1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trabalhar em Portugal

Discussão em 'Web Development' iniciada por avanche, 12 de Janeiro de 2009. (Respostas: 40; Visualizações: 4707)

  1. Bom Dia,

    Sou um programador senior de php, com 9 anos de experiencia, nao tenho curso superior, apenas o 12o ano de escolaridade.
    Neste momento estou a trabalhar numa empresa de web design na Irlanda, no entanto tenho a minha familia (mulher + filha) a viver em Portugal, e custa-nos muito estar assim separados.

    A minha questao, e que estou a pensar voltar para portugal, mas para isso, gostava de saber quanto e o salario medio para um programador com 9 anos de experiencia.

    Eu sei que nunca vou ganhar tanto em portugal como ganho na irlanda, mas preciso saber se consigo ganhar pelo menos o suficiente para viver/sobreviver com a minha familia em portugal.

    Obrigado
     
  2. Alguem que possa dar alguma ideia dos salarios de programacao php em portugal? Nomeadamente para alguem com 9 anos de experiencia...

    Obrigado
     
  3. fil79

    fil79 Power Member


    isso é sempre relativo, em lisboa ou Porto tens um ordenado na provincia terás outro...com nove ano de experiência comprovada diria que podes esperar algo dentro dos 2000 e tal euros em Lisboa ou Porto (na provincia menos)
     
  4. Mavors

    Mavors Power Member

    Trabalhas em php?
    Esses valores que falas são liquidos? Não estou a questionar a tua fonte, mas isso parece-me exageradamente alto para um programador em PHP pelo panorama que tenho visto (pelo menos em Lisboa) nos últimos tempos. Se fosse um programador em Java com 9 anos de experiencia diria que 2000 limpos é um ordenado minimamente normal, mas para PHP eu não arriscava mais de 1300/1400 limpos, mesmo atendendo aos 9 anos de experiencia.

    Mas é a minha perspectiva, posso não conhecer todas as empresas da área.
     
  5. Bem, ao que parece nao ha la grandes expectativas para mim em portugal entao... :(
     
  6. fil79

    fil79 Power Member

    sim, trabalho em php e flash..eu sei que o .NET e o JAVA é melhor renumerado mas nas duas empresas que passei em Lisboa os programadores séniores de php já ganhavam de 2000 para cima..

    se vieres tens de estar preparado para ganhar bem pior...mais a mais com a me### da recessão
     
    Última edição pelo moderador: 12 de Janeiro de 2009
  7. the_killer

    the_killer Power Member

  8. Manuel Oliveira

    Manuel Oliveira Power Member

    até podias ter 30 anos de experiencia...nao tendo curso superior muitas empresas nao te pagavam sequer mais de 700€.agora se tivesses a sorte de entrar para empresas tipo b2f ai sim, ja ganharias mais.
     
  9. fil79

    fil79 Power Member


    não concordo...na minha anterior empresa o programador mais bem pago era o único que não tinha curso...mas tinha já um óptimo curriculo e dominava como mais ninguém...mas estmos a falar de uma pequena empresa...nas grandes talvez seja diferente
     
  10. tomassantos

    tomassantos To fold or to FOLD?

    Se calhar entrou a ganhar menos.
     
  11. fil79

    fil79 Power Member

    estou a falar de alguém que foi contratado enquanto eu lá estava e sei que foi ganhar (muito)mais que qualquer um...também é um programador de 41 anos e com 21 anos de experiência....tanto que ficou lá 2 meses e a seguir foi convidado para ir para uma multinacional..
     
  12. Mavors

    Mavors Power Member

    Eu tb não concordo com essa cena da licenciatura. Onde trabalho, que é uma multinacional na área de consultoria, atende-se mto mais à experiência do que ao canudo. Prefere-se alguém que já tenha 8 ou 9 anos em Java por exemplo, do que um gajo que saiu agora da faculdade, ou mesmo que esteja no mercado há 1 ou 2 anos e seja licenciado.

    Quanto a mim é uma perspectiva correcta. Best practices e conceitos aprendem-se em casa, a postura, gestão de conflitos e reconhecimento de padrões são coisas que são inerentes à experiência e a não ser que queiras fazer uma software factory a experiência prima sempre acima da licenciatura. E remuneração é em factor disso mesmo.

    Pelo menos é a sensação que tenho com uma experiência de mercado a caminhar para os 4 anos na área de development.
     
  13. XiriX

    XiriX Banido

    Não tenho curso superior, "apenas" 12 anos de experiência em programação (cerca de 6 com .NET), e na minha última mudança de emprego, entrei a ganhar 1800 limpos. Por isso acho que não é por ai... No entanto neste caso, sendo programador só de PHP, é mais complicado pagarem bem, já que há muito pessoal recem formado que deve fazer o "mesmo" (segundo a lógica de gestor) por 1000€ ou menos....


    Abs e boa sorte
    XiriX
     
  14. dppako

    dppako Power Member

    Só falta dizer que as licenciaturas não servem para nada...
     
  15. miguelsantunes

    miguelsantunes Power Member

    boas, acho que não podes comparar realidades diferentes ( Irlanda e Portugal ) a nível dos salários..., Portugal nos últimos anos tem sofrido um aumento de procura e de oferta nas TI´s,

    mas penso que tens uma boa aposta, a experiência, hoje como os outros colegas dizem as empresas apostam na experiência 1º e depois no facto de seres ou não licenciado.

    agora comparação salarial...nem penses em faze-lo... vais ficar triste :'(

    nota: PHP e muito usado em portugal...ou seja , tem mercado.
     
  16. fil79

    fil79 Power Member

    não é isso que está em questão...só afirmei e volto a afirmar que para ganhar bem nas TI não é necessário ter uma licenciatura..
     
  17. KiKas

    KiKas Power Member

    Olha que não. O mercado de php em portugal é muito fraco a nivel de quantidade mas principalmente a nivel de $$$
     
  18. theforbidden1

    theforbidden1 Banido


    Vamos lá a ver se tu e os outros entendem de uma vês por todas, o que é valorizado nem é a licenciatura, nem a experiência. O que é valorizado é a competência. A competência é a arte de fazer e fazer bem, ter uma licenciatura ou um mestrado não é sinonimo de competência, ter experiência também não é sinonimo de competência.


    O que certos apologistas da experiência ainda perceberam é que se o tal programador de 21 anos de experiência tive-se antes 15 anos de experiência e uma licenciatura em cima certamente estaria a ganhar o dobro ou o triplo.

    E esses apologistas da experiência esquecem-se que há 20 anos atrás a % de pessoas que ia para a universidade era muito mais baixa que agora, dai existirem algumas "maquinas" sem curso.

    Por outro lado os defensores da licenciatura esquecem-se que sai muita gente da universidade que nem para ir trabalhar para o Mister PC serve.

    Há uma coisa muito muito importante que toda a gente está a esquecer na cadeia do software o programador é o elo mais mal pago de toda a cadeia. Quem está de olho aberto sente isso e mal pode salta para o galho do lado. Os programadores sem curso, pela sua falta de competências noutras áreas não tem esta opção tão acessível.
     
  19. miguelsantunes

    miguelsantunes Power Member


    se calhar para quem quer começar... recém licenciado... , mas com 9 anos de experiência...e outra coisa totalmente diferente, é outra liga...
     
  20. XiriX

    XiriX Banido

    Depende da pessoa. No meu caso, posso dizer que não. Pelo menos como sou auto-didacta, não preciso da pressão de professores, testes e avaliações para aprender. Aprendo de acordo com as minhas necessidades. E como até já fui gestor de projecto, em que tinha a equipa composta por pessoal formado, não vejo isso como um "handicap". No fundo acho que depende da pessoa.
     

Partilhar esta Página