Trabalho da escola!

andre619

Power Member
Boas,

Pessoal, eu estudo no politecnico de viseu e foi me porposto este trabalho.

A empresa “InternetViseu” pretende adquirir uma solução informática que permita o
reforço da sua presença no mercado da Internet. Além do actual desenvolvimento de
páginas Web, a empresa pretende passar a fornecer os seguintes serviços aos seus
clientes:​
−​
Registo de domínios;

−​
Alojamento das páginas Web encomendadas pelos seus clientes;

−​
Manutenção Web;

−​
Fornecimento do serviço de correio electrónico;

−​
Serviço de backup diário de ficheiros;
A solução informática em causa, deverá prever a integração na estrutura informática

existente na empresa.

Ou seja eu vou ter de falar do hardware e software necessario, mas para poder tem um site que faça estas coisas todas preciso de um servidor, certo? onde posso encontrar informaçao sobre isto? deem me ideias de que falar neste relatorio.

e levara la na bibliografia em lugar de destaque a techzone :001:.

Desde ja obrigado ;)
 
Registo -> Escolher o registrar para os dominios (enom,goddady,directi, name.com etc etc etc)
Alojamento -> Servidor (hardware) com software por exemplo Linux -> centOS5 com painel de controlo para os clientes por exemplo cPanel OU Windows Server 2008 (ou 2003) com painel de controlo para os clientes por exemplo Plesk ou Helm
Manutenção Web como assim?
Email -> Incluído no alojamento?
Backup -> Servidor externo ao do alojamento de preferencia com discos fiáveis montados em RAID e depois é aplicar software. Se for por exemplo para backup ao alojamento ve em www.r1soft.com

Dispoe
 
Eu tenho exactamente o mesmo trabalho para fazer alguem me sabe indicar uma maneira de o fazer ?
Agradecia se assim o fizessem desde já obrigado!

Não sei como há gente que vêm perguntar isso.. quando a resposta foi dada a cima....
E claro, não foste tu que fizeste o trabalho, foram os outros que fizeram por ti.

A pesquisa têm como motivo tu próprio entenderes por palavras tuas e por ti mesmo como funciona o mercado, e não os outros a explicar como o mercado funciona.

That's it... mas pronto.. já que estas aqui nada a fazer uma fez que a resposta cá esta.

Registo -> Escolher o registrar para os dominios (enom,goddady,directi, name.com etc etc etc)
Alojamento -> Servidor (hardware) com software por exemplo Linux -> centOS5 com painel de controlo para os clientes por exemplo cPanel OU Windows Server 2008 (ou 2003) com painel de controlo para os clientes por exemplo Plesk ou Helm
Manutenção Web como assim?
Email -> Incluído no alojamento?
Backup -> Servidor externo ao do alojamento de preferencia com discos fiáveis montados em RAID e depois é aplicar software. Se for por exemplo para backup ao alojamento ve em www.r1soft.com

^ Isto esta mais que correto, pode é ser bem melhor trabalhado em termos de detalhes.
 
Hmm visto eu estar nesse mesmo curso, diria que uma é numa cadeira de iniciação onde os trabalhos práticos é mais para aprender a fazer relatórios como deve ser.

Nesse trabalho têm basicamente de pesquisar as várias soluções em cada tópico, dizer alguns pros e cons, etc e depois ver a solução mais viável :)

Eu fiz pelas linhas que o @asturmas disse.

A manutenção web também não me lembro o que era, assumi que fosse bugfix, atualizações, etc.
Optei por dizer que podia ser feita pela própria empresa ou outsourced.

Aplica as normas como deve ser e tens meio caminho andado.

Edit: Tópico de 2008????
 
Hmm visto eu estar nesse mesmo curso, diria que uma é numa cadeira de iniciação onde os trabalhos práticos é mais para aprender a fazer relatórios como deve ser.

Nesse trabalho têm basicamente de pesquisar as várias soluções em cada tópico, dizer alguns pros e cons, etc e depois ver a solução mais viável :)

Eu fiz pelas linhas que o @asturmas disse.

A manutenção web também não me lembro o que era, assumi que fosse bugfix, atualizações, etc.
Optei por dizer que podia ser feita pela própria empresa ou outsourced.

Aplica as normas como deve ser e tens meio caminho andado.

Edit: Tópico de 2008????

A manutenção web é basicamente ter tudo actualizado desde o SO, a todos os plugins e/ou extensões (depende da plataforma) actualizados, e claro instalar scripts para proteger contra Ataques mais comuns tipo Brute force nomeadamente Fail2ban e CSF

No entanto há um contra nisso, é que se for mal configurado irá bloquear as ligações de conexão, é importante por IPs ignorados, bem como por as portas que iram usar SFTP, FTP SSH abertas para que consigam entrar la.
O outro contra é que vai consumir do CPU, caso tenha algo agendado ou pré configurado.. Exemplo se quiser bloquear a China de entrar no meu site, se entrarem ou tentarem entrar 300 chineses a maquina o uso do CPU vai aumentar como deves calcular

Resumindo Manutenção Web, é melhorar, improvisar, retocar(imagens), design.. ajustar, verificar e corrigir e obviamente melhorar a performance do site e a experiencia do utilizador.
 
Back
Topo