ultrauploader
Power Member
Ao início, quando comecei, o que tinha medo era do que não sabia (e era muita coisa) e ao mesmo tempo das exigências deste mundo (o querer as coisas "para ontem").
Nesta área diria que a parte de não saber é de certa forma positivo pois quando sentes que já sabes tudo na função que desempenhas é sinal que já estás a estagnar.
Agora o que mais me mete receio são as exigências e a pressão constante do querer o software para ontem.
No meu caso, sou de suporte e manutenção, lido com vários clientes, tenho que fazer desenvolvimentos (fora da óptica de um projeto) e misturado com resolução de situações críticas na hora (erros e bugs). Quem me faz pressão são os clientes.
Mas também vejo aqui relatos de casos em que chega trabalho ao fim do dia para ser entrega no dia seguinte. Isso causa-me confusão em termos de como é possível em software e me causa ansiedade em relação a esta área.
Isto é 100% cultura da empresa. Se tivesse que adivinhar diria que é uma empresa portuguesa e que andam frequentemente atrás do prejuízo a apagar fogos. Como é tudo urgente e não há tempo para fazer nada bem dá-se umas marteladas para resolver o problema e o ciclo continua.
O management provavelmente não percebe em que consiste desenvolvimento de software com qualidade e opta sempre pelo "rápido e barato" e nunca por fazer as coisas bem. O turnover é alto e os melhores acabam por sair porque rapidamente percebem que ali vão estagnar.
Fiquei muito longe?
A melhor forma de resolver o teu problema é pensares nos problemas que estas a ter, ir a entrevistas e fazer perguntas certeiras para não caíres noutra armadilha. Mas tem em mente que empresas portuguesas que fazem as coisas bem são a excepção e não a norma.