Trabalho no EXcel

Brian 7

Power Member
Boas precsio de ajuda num trabalho em Excel.

O que é pedido é o seguinte ao ser introduzida uma data de nascimento, o excel dános automaticamente

a) O signo da pessoa

b) A idade que tem

c) O dia da semana em que nasceu

Podem dizer como se faz estas tres alineas?

Obrigado e bons posts.
 
Para os signos é criar uma tabela com os signos e as datas e usar VLOOKUP (PROCV em português, acho eu).
Para a idade é simples: YEAR / ANO
O dia da semana... deve existir uma função tipo WEEKDAY ou DIASEMANA ou assim... clica lá no clip e procura na ajuda...
 
Desculpa mas só conheco formulas em inglês


a)
Fazes uma tabela com os signos/datas e usas o vlookup (como já foi referido) ou através de VBA

b)
=DATEDIF(A1;NOW();"y")

c)
=WEEKDAY(A1)

Em que 1 = Domingo; 7 = Sábado e A1 é onde está a data de nascimento


Nota: Tens de instalar o Analysis ToolPak (Tools - Add-ins)
 
Bem, podias usar com arrays mas é mais complicado e ia dificultar a explicação. Vou tentar explicar por fazer. Depois podes optimizar ou reduzir ás formulas mas é só para entenderes.

Colocas a data em A1 e em A2 colocas:
=VALUE(MONTH(A1) & TEXT(DAY(A1);"00"))

Nas colunas E,F,G colocas
e = data_inicio, f = data_fim, g = descrição

O formato é mês e dia: ex: 105 = 1 de Maio, 530 = 30 de Maio

Depois na coluna H colocas e copias até ao final dos signos:
=IF(AND(E1<$B$1;F1>=$B$1);ROW(F1);0)

No final dos signos na coluna H colocas o sumatório:
=SUM(H1:H12)

Para terminar utilizas na C1 (onde vai mostrar o resultado) a seguinte formula:
=INDEX(G1:G12;H13)

Se tiveres dúvidas or problemas a implementar diz qq coisas.
 
Desculpa mas não dá :(

Pode ser que alguem saiba ou ... envia-me uma pm com o teu email que eu envio-te o ficheiro de excel. Não com tudo feito, porque não terminei, mas as formulas já te aparecem em pt.
 
o mais difícil parece o dos signos, o resto é fácil. só com fórmulas simples, consegues os signos desta maneira:

excelpz3.jpg


basicamente tens uma tabela auxiliar com o início de cada signo. depois comparas o mês do nascimento com o mês do signo, e depois verificas o dia, e devolves a posição adequada. existe uma excepção no se(mês(f2)=1) porque aí ele ia subtrair uma posição à posição 1 e dava borrada, pois terias de ir para o signo do mês 12.

é confuso mas dá resultado e não tem fórmulas complexas.
 
o mais difícil parece o dos signos, o resto é fácil. só com fórmulas simples, consegues os signos desta maneira:

excelpz3.jpg


basicamente tens uma tabela auxiliar com o início de cada signo. depois comparas o mês do nascimento com o mês do signo, e depois verificas o dia, e devolves a posição adequada. existe uma excepção no se(mês(f2)=1) porque aí ele ia subtrair uma posição à posição 1 e dava borrada, pois terias de ir para o signo do mês 12.

é confuso mas dá resultado e não tem fórmulas complexas.

ok eu mandeit uma PM com o mail mas entao nao vale a pena adicionares. Obrigadao pela ajuda!
 
é só uma proposta, interessa é que percebas e não que faças só copy paste. vê tb a solução que o jpaulino te vai dar para começares a abordar problemas de diferentes formas.

se não perceberes algo desta solução diz, mas tenta percebê-la decompondo as fórmulas.
 
Back
Topo