Trabalho programacao c++

bvm

Power Member
Boas pessoal

Tenho um trabalho de programaçao para fazer em c++ cujo objectivo é simular a admissão de um utente num serviço de urgência.

O problema é que o professor deu a matéria em 2 aulas e mandou-nos fazer um programa assim do nada =/

Vocês sabem algum site onde possa arranjar programas já implementados do género ou livros que possam explicar aquilo que eu pretendo?

Tenho aproximadamente 3 semanas para fazer este trabalho porque em Junho tenho de implementar exactamente a mesma coisa mas em Java (o problema é que só vou dar Java nessa altura!:confused:) para não falar que começa agora a época de frequências....

Será que alguém me poderá dar dicas para me orientar, assumindo apenas que tenho noções muito muito básicas de C pois fiz exactamente a mesma implementação em C no primeiro semestre.

Um abraço,
bvm
 
Boas

Se fizeste a mesma implementação em C não deverás ter grandes problemas, visto que já tens a aplicação estruturada, e so precisas de a voltar a codar em C++, para isso apenas muda a sintaxe, e na net existem milhares de tutoriais com a sintaxe de C++, e apartir daí é so veres qual a função que densempenha o mesmo papel, em C e em C++...

Boa Sorte

PS: Se quiseres ir colocando aqui o codigo que vais conseguindo, assim o pessoal pode ver se tens alguns erro e ajudar-te melhor...

Cumps
Psycop
 
Ok, vou tentar fazer isso então mas vai ser bastante complicado pois o conceito mete apontadores e estruturas.. e por aquilo que o prof apresentou a cena ainda vou complicar bastante em C++... :s

Tipo, eu em C baseei-me no livro do Damas e ajudou-me bastante a perceber as cenas porque tinha lá um exemplo bastante identico ao que eu tinha de implementar que estava muito bem explicado. Eu gostava de saber se em C++ existe algum livro que seja semelhante ao Damas em termos de organização e estrutura... Ajudava bastante!

Mesmo assim vou seguir a tua dica e tentar implementar em C++ a base que eu tinha feito em C. Pode ser que consiga fazer alguma coisa do meu trabalho :)

Obrigado.
 
Sabem dizer-me se ha algum livro que diga quais as funções de C++ que equivalem às de C?

Obrigado.
bvm
 
Sim, é para usar objectos! porque é que dizes que torna tudo muito mais fácil?

Alguém me pode indicar um livro que diga as funções de C++ que correspondem às funções de C?
 
Sim, é para usar objectos! porque é que dizes que torna tudo muito mais fácil?

Alguém me pode indicar um livro que diga as funções de C++ que correspondem às funções de C?

Porque podes criar funções específicas para cada objecto, coisa que em C não pode fazer (a menos que tenhas usado estruturas, que têm um comportamento semelhante aos objectos.)
se é para tratar Utentes numa urgência, básicamente tens o objecto utente.
Tens que criar os dados do objecto (nome, morada, mais o que axares necessário), e dpois os métodos do utente (entrada de utente, saida de utemte, tratamentos, etc).
Podes usar todas as vantagens que os objectos permitem.
Mais alguma coisa apita.
Boa sorte com isso.

EDIT: eu não me metia a "traduzir" isso de C para C++, pois são conceitos muito diferentes, e podes ser prejudicado em termos de nota final.
 
EDIT: eu não me metia a "traduzir" isso de C para C++, pois são conceitos muito diferentes, e podes ser prejudicado em termos de nota final.

Completamente de acordo.
Se fosse só traduzir qual era o interesse? :P A sintaxe "servia a mesma", e as "funcoes" de uma ou outra biblioteca do standard c estavam noutra em c++ ao qual era so substituir.

Claro que agora que estas na posse de conhecimentos de programacao orientada a objectos tens que analizar e resolver o problema doutra forma (Object Oriented).
 
Eu usei estruturas no programa que fiz em C! Uma para utentes, outra para médicos e outra para eventos (que seriam as ocorrências do serviço de urgência) e cada estrutura tinha as suas funções específicas, como por exemplo adicionar utente, eliminar, procurar, etc...

O problema é mesmo a falta de tempo que vou ter para estar a elaborar o código todo de raiz sem ter bases de C++ e a ideia do Psycop pareceu-me bastante boa pois facilitava-me muito o trabalho! :/

Abraço
 
A ideia do Psycop parece-me bastante má, com o devido respeito.
E garanto-te que se entregares um ajuste do codigo c para c++ (e olha que è um ajuste bem pequenino), vais ter negativa de certeza absoluta nem que o programa faça tudo o que deve fazer.

3 semanas são mais que suficientes, se dedicares 1 semana a aprender e dois dias a fazer não tens dificuldade alguma.

Primeiro estuda um pouquinho do conceito POO e depois vens aqui tirar as duvidas.

Procurar por este ou aquele livro para retirar código daqui ou dali e tal se o projecto for semelhante não ajuda em nada.
 
Ok, vou seguir as vossas dicas então! Mas contém comigo daqui a umas semanitas a fazer umas perguntas porque as minhas bases de C++ no presente momento são praticamente nulas!

Um abraço e obrigado a todos vocês.
bvm
 
Eu usei estruturas no programa que fiz em C! Uma para utentes, outra para médicos e outra para eventos (que seriam as ocorrências do serviço de urgência) e cada estrutura tinha as suas funções específicas, como por exemplo adicionar utente, eliminar, procurar, etc...

O problema é mesmo a falta de tempo que vou ter para estar a elaborar o código todo de raiz sem ter bases de C++ e a ideia do Psycop pareceu-me bastante boa pois facilitava-me muito o trabalho! :/

Abraço

Se usaste as estruturas em c, só tens que criar os objectos semelhantes âs estruturas. Como disse antes, as estruturas têm um comportamento semelhante aos objectos, mas não igual.
Por isso se usaste estruturas, não terás grandes dificuldades em utilizar objectos.
 
Ok, vou seguir as vossas dicas então! Mas contém comigo daqui a umas semanitas a fazer umas perguntas porque as minhas bases de C++ no presente momento são praticamente nulas!

Um abraço e obrigado a todos vocês.
bvm

Nada melhor que a pratica para passar do nulo a um belo conhecimento.
É que só a teoria cateia...
 
Boas , o essencial que o teu prof quer é verificar s etu sabes afinal trabalhar com a parte de objectos em c++, visto que o c++ ao contrario de c é uma linguagem virada aos objectos... tudo que tens em estruturas pode ser convertido em objectos/classes e usadas de uma maneira mais pratica e logica. pesquisa por ai de certeza que tens varios exemplos.. blibliotecas bla bla bla.. analisa e passa a implementação :) boa sorte
 
Só um pormenor: se sabias que ias ter de implementar a mesma coisa em C, C++ e Java, eu acho que teria sido benéfico teres feito algum planeamento "no papel" antes de partires para a programação. Simplesmente porque assim não andavas a traduzir (coisa que também acho ser má ideia, btw), e simplesmente re-escrevias código novo em linguagens diferentes.
Ainda vais a tempo de fazer isso, e agora ainda te vai facilitar mais o trabalho, uma vez que usas objectos tanto em C++ como em Java.

Quanto a livros, tens um tópico sobre isso ;)
 
Sim, eu tive que fazer uma análise em papel! Não vou começar a programar do nada. No primeiro semestre eu não sabia que teria de fazer a mesma implementação em c++ e java. Só soube neste semestre!

Eu tenho o relatório do primeiro semestre e a implementação para me orientar, mas neste tenciono fazer algo muito mais simples.

Cumps,
bvm
 
Back
Topo