1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trabalho Remoto

Discussão em 'Programação' iniciada por vcunhaa, 3 de Julho de 2018. (Respostas: 13; Visualizações: 1006)

1. Boa tarde malta,

Estou neste momento a pensar numa mudança profissional. Trabalho na mesma empresa desde que sai da faculdade (trabalho aqui há 5 anos). Estou um pouco farto da empresa visto ser uma empresa focada em serviços e pouco valor dá aos empregados (sou dos poucos).

O problema é que tenho tido dificuldade em ter empresas que me ofereceram valor que compense sair daqui:
    - Vivo a 5 minutos do trabalho e aqui perto tem muito pouca coisa. O mais perto é Porto a +/- 40 KM
    - Recebo 1450€

Este ano já tirei duas certificações: SCRUM e PHC.

O patrão gosta de mim por agarro as oportunidades, ao contrário do resto da equipa.
    Também já tive temporariamente a chefiar a equipa de programação quando a chefe foi despedida.

Posto isto o que eu ando a pensar é abraçar o trabalho remoto porque uma solução é trabalhar para o estrangeiro mas sem sair do país pelo menos durante os próximos tempos.

O meu inglês verbal não é perfeito e gostava de "praticar" e tirar um curso para melhorar a parte de comunicação verbal visto que percebo perfeitamente.

Quem me puder esclarecer umas dúvidas ficaria agradecido:
    - Onde pesquisar trabalhos deste tipo? (tenho passado pelo stackoverflow e weworkremotely)
    - Como funcionam as entrevistas ?
    - Vale a pena tendo em conta o meu contexto?

Obrigado a todos desde já ;)

2. Acho que devias manter o teu trabalho pois o teu salario é bastante alto, vives perto do teu trabalho e o teu chefe gosta de ti.

3. coldfire

coldfire Power Member

Boas

Qual o teu objectivo em trabalhar remoto ? Primeiro tens de entender qual e o teu (ganhar tempo, ganhar dinheiro, mudar estilo de vida ?)

Depois la esta esta em PT e arranjar remoto nao e facil e ainda mais pode ser se o teu know how tecnico for de uma area com pco procura. Imagina PHC e um ERP certo ? Dificilmente arranjas remote nisso, mesmo em SAP remote nao sera assim facil pois ja mete mt processos de negocio.

Impostos pagas em PT ? ou tens uma boa rate senao nao te compensa mt. Agora se fores remote / partial remote para outro pais ja e outra musica. Mas mesmo assim primeiro teras de sair da zona de conforto e fazer connects e depois arranjar algo porreiro.

Abraco

4. Boas. Obrigado pela resposta.

A minha ideia era mudar um pouco de estilo de vida, ou seja, gostava de mudar de emprego mas não queria fazer cerca de 100KM por dia.

Para além disso as entrevistas que tenho ido não me pagam tanto como estou a receber. As pessoas que conheço e tenho falado também não conseguem muito mais que 1200€ no Porto com 3-5 anos de experiência.

Eu até agora sempre fui FullStack Developer. Agora é que ando a fazer umas coisas no PHC.

A minha ideia era mudar para remote para "compensar" a distância.

Abraço e obrigado mais uma vez ;)

5. rafaelmf14

rafaelmf14 Power Member

Que barbaridade.

------------------

80Km (ida e volta) não me parece assim tão mau desde que houvesse um aumento salarial que compensasse isso. Outra opção é ir viver para perto do Porto/Lisboa mas aí o aumento terei de compensar tmb o valor gasto nas rendas que têm um peso elevado no valor de gastos mensais... Sendo um bocado mais radical, e não sei a tua vida para saber se isto é possível ou não, e que tal ir para fora? Fica mais fácil conseguir obter contactos e ter oportunidades de seguir para trabalho remoto.

6. Sem dúvida que os 80 KM não são problema.

O problema é que as empresas não estão a pagar para compensar essa mudança.

O que ando a pensar é mesmo o que disseste na última frase. Já ando em contactos com uma empresa para ir para o estrangeiro e depois de lá estar analisar o mercado e alternativas que posso ter.

Obrigado pela tua resposta ;)

7. Apenas dei a minha opinião.
    Mas ja agora porque é que consideras uma barbaridade?

8. rafaelmf14

rafaelmf14 Power Member

Existe uma coisa chamada ambição e nesta área quanto mais te habituares pior é, até porque com 5 anos de experiência já se consegue salários iguais ou superiores ao que ele está a receber de momento, por isso, dizer que é um salário bastante elevado não concordo de todo. Para complementar no trabalho passamos 1/3 (ou mais...) do nosso dia, se não te sentes satisfeito no trabalho uma boa parte do teu dia vai ser uma valente chatice, para não lhe chamar outra coisa.
    "How you make your money is more important than how much you make."

9. Totoro

Totoro Folding Member

Nao te deixes deter só porque o teu ingles nao é perfeito... As empresas oferecem cursos para aperfeicoar a lingua. Tens que experimentar trabalhar com indianos ou pessoal de leste, o ingles deles é regra geral bastante sofrível :)

10. Esses 1450€ são brutos base ou líquidos com algum subsídio?

11. Este valor é base

12. Parece-me ser um valor baixo para esse tempo todo de experiência. Talvez se justifique por não ser um emprego no Porto ou Lisboa. Isso do teu patrão gostar de ti, eles dizem sempre isso para nós nos sentirmos especiais em troca de um mau salário. Se fosse a ti procurava já um salário acima dos 2000€ base bruto no Porto ou em Lisboa. Se tens 5 anos e tens a noção das tuas competências acho que consegues. No Porto poderás conseguir em empresas como por exemplo:

Talkdesk, Farfetch, Blip ...

Ainda assim percebo o teu problema de querer ter trabalho remoto, a mim também me interessa, sou de Viana do Castelo e tenho de alugar um quarto e tenho outras despesas de transporte associadas, por isso, não sei até que ponto é que os valores líquidos que já deverias estar a receber acabariam por ser vantajosos financeiramente.

Ainda assim, aqui fica uma ajuda, tens este site que agrega oportunidades de trabalho remoto, talvez consigas sacar uma posição de sénior: https://workaline.com

Boa sorte!

13. É mesmo esse o "meu problema". Já consegui 1600 no Porto mas tendo em conta as despesas não compensa.

Obrigado pelo feedback ;)

14. coldfire

coldfire Power Member

Sim o Porto para quem ja nao morar la esta caro. Rendas absurdas para o valor dos salarios. Quem tiver disponibilidade o ideal e ir para fora na minha opiniao onde consegues uma relacao salario/custo de vida mt melhor

Partilhar esta Página