• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Trabalhos pesados (Aerofotogrametria)

S Maru

Power Member
O questionário foi feito para o tópico de computadores fixos, mas o que interessa é o objetivo para que o computador vai servir, e quem me pediu para averiguar prefere portátil por isso estou a postar aqui o mesmo questionário.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?


Não existe ainda orçamento fixo para já mas a base seria à volta dos 1300 podendo subir se necessário.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Completo sem periféricos.



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)

- O objetivo é mapear através de imagens captadas via drone. Aerofotogrametria.

- Softwares: pix4d e/ou agisoft photoscan.

Maior necessidade:
- Capacidade de processar um elevado número de cálculos e imagens de grande resolução.
- O software organiza e sobrepõe imagens captadas pelo drone de forma a criar ortofotos georreferenciados e modelações de terreno 3d tal como o google earth 3d.



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Apenas será decidido após as sugestões dadas. Caso exista uma configuração adequada a compra será feita o mais brevemente possível.


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não vai ser nada aproveitado.

6) Vais fazer Overclock?
Não sei.

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Tanto faz à partida.

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Provavelmente não.

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> O mais adequado e que possibilite focar o investimento no hardware necessário.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tanto faz desde que seja o mais adequado para o feito.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Tanto faz.

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não sei.

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD.

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
> Sim.

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Tanto faz.

10) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?

Não.

11) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?

Wireless provavelmente.

12) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

13) Contexto, comentários adicionais.

O computador não é para mim, foi-me pedido para averiguar as possibilidades tendo em conta o orçamento base, por isso não tenho ideia do que é adequado para este tipo de trabalhos, por isso peço ajuda de alguém que perceba.

Se existir algum portátil que seja bom o suficiente para este tipo de trabalhos, quem quer o computador prefere o portátil, mas se necessário ser fixo irá optar pelo fixo pela necessidade destas funções.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Para esse tipo de trabalho intensivo no CPU o ideal era mesmo um desktop.

Mas se tiver de ser portátil, procura os com o Intel® Core™ i7-8750H, que são da nova geração e têm mais núcleos.

Por 1200€ tens o Portátil MSI 17.3" GL73 8RD-022XPT, adicionas + 8gb de ram para ficares com 16gb e ficas com uma boa máquina por menos de 1300€.

Também tens o Portátil MSI 17.3" GP73 Leopard 8RE-038XPT por 1500€, já traz 16gb de ram e traz uma gráfica cerca de 50% melhor que a 1050ti, a 1060 6gb.
 
"Isso é apenas o suficiente para fazer o trabalho, mas é pouco fluido não? Porque pela conversa que me foi feita, nesta área de trabalhos, os computadores costumam ser mais caros, falaram à pessoa em questão em mais de 2000 € e tudo. Mas eu como não tenho conhecimento nenhum sobre este tema não faço mesmo ideia se está correcto ou não."

Escrevi isto no tópico do desktop e serve também para o portátil, mas neste caso tenho ainda mais uma dúvida, se mais trade em vez de querer 16gb de ram for preciso mais, também irá dar para adicionar ?
 
Como deves calcular praticamente ninguém aqui no fórum a fazer recomendações lida com esse tipo de trabalhos. A melhor coisa que podemos fazer é recomendar o melhor para o uso e orçamento que nos dão.
O intel é um CPU bom para tarefas pesadas como essas, melhor só mesmo um ryzen que tem mais cores, só que os portáteis com ryzen 1700 (CPU de desktop) já se mandam para os 1800€...e do lado do desktop já saíu os novos ryzen que ainda são melhores, e o desktop fica mais em conta por isso é melhor opção.

Quanto à ram depende dos slots que o portátil tem e de quanta ram suporta, tens que ver nas especificações, mas assumo que esse dê para até 32gb.
 
Olhando para os requisitos do software que referes, pix4d e photoscan, não me parece boa ideia investir num portátil para desempenhar esta função. Se a portabilidade for mesmo necessária lá terá que ser, mas estarás a abdicar de bastante poder de processamento para tal.

Não sei bem que tipo de modelos 3d queres criar, e o tamanho dos datasets de imagens. Se for algo grande, penso que ganharias bastante em investir um pouco mais (principalmente tendo em conta os preços atuais das gpu).

Diria que no mínimo escolheria algo como um ryzen 2700 ou Intel 8700, 16gb ram (mínimo dos minimos) e uma 1070 ti. No entanto, ganharias bastante em ter uma gpu melhor, apesar dos preços absurdos atuais.
 
Penso que com estas sugestões (contanto com as do tópico de desktops) já consiga sugerir algo à pessoa em questão. Não tenho ideia do tipo de modelos e datasets mas com a informação dada, a pessoa já irá poder escolher mais ou menos o que quer. Obrigado :)
 
Back
Topo