Trafego Sapo, Hacker

Eu posso estar a dizer aqui uma asneira mas... as contas ADSL não são só utilizáveis no nº de telefone no qual foram instaladas? Ou seja, eu posso ter os vossos logins e passwords, se me ligar de uma residência diferente não vou conseguir patavina. Isto é verdade ou nem por isso?

De resto, não sei até que ponto a tua tia é ignorante ou não nestas coisas de net e se a culpa é dela ou não, mas não é preciso muito para ultrapassar 8GB de tráfego com Youtube, TV online, rádios online e coisas dessas. Eu sei que é preciso muito Youtube, mas a televisão e a rádio consomem muito. Será o caso dela?
Actualizações do Windows? Muitas transferências pelo MSN? Skype?
 
Eu posso estar a dizer aqui uma asneira mas... as contas ADSL não são só utilizáveis no nº de telefone no qual foram instaladas? Ou seja, eu posso ter os vossos logins e passwords, se me ligar de uma residência diferente não vou conseguir patavina. Isto é verdade ou nem por isso?

O sapo e a telepac não, podes usar uma conta qualquer, basta a linha estar activada com uma conta sapo/telepac.

Conheço de "alguém" que tinha em casa sapo 256Kbps pré-pago e usava ao fim de semana a conta do escritório (Telepac ADSL)
 
O sapo e a telepac não, podes usar uma conta qualquer, basta a linha estar activada com uma conta sapo/telepac.

Conheço de "alguém" que tinha em casa sapo 256Kbps pré-pago e usava ao fim de semana a conta do escritório (Telepac ADSL)
Nesses casos como o que especificas até dá jeito, mas eu acho que é uma grande falha de segurança. Não devia ser possível.
 
Só provando que o IP que fez esse trafego não é o dela, é que te dão razão.....e provar isso só com as mãozinhas da PJ !

Se o IP foi atribuído pelo ISP quando o computador se ligou à rede Wi-fi da PT então como é que provas que a ligação não foi feita pelo computador da tia dele? Ainda se falasses de Mac adresses (não era fiável, mas ao menos seria possível).
 
O sapo e a telepac não, podes usar uma conta qualquer, basta a linha estar activada com uma conta sapo/telepac.

Conheço de "alguém" que tinha em casa sapo 256Kbps pré-pago e usava ao fim de semana a conta do escritório (Telepac ADSL)

isso nao é verdade, já à uns tempos que nao dá
que me lembre à pelo menos um ano(ou 2, n tenho a certeza) e tal que isso deixou de funcionar

os logins so funcionam no nr de telefone respectivo
 
Última edição:
imagina k vais a casa de alguem e ele tem a conta bloqueada ou ultrapassou o trafego...da jeito nessas alturas :)
seria bom era cada pessoa poder escolher se bloqueia ao seu n.º de telefone ou nao :)

e nao te eskecas k tens (e vais deixar de ter) tb acesso ao pt-wifi em ***** ponto do pais usando o teu user e password, trafego extra e tb creditado na tua conta, por isso mm k tivesses bloqueado ao n.º telf se alguem a usasse para aceder ao pt-wifi tb te lixavam...
 
Última edição:
Ela usa MSN?
Se usar há muitos programas de hackers que dá para entrar pelo MSN e fazer downloads sem ela saber...

Podes especificar? Nunca tinha ouvido falar de tal coisa!

*

Entre Junho e Julho eu não tive internet em casa (era SAPO ADSL), e como o meu primo também era SAPO, eu usava a net dele uma hora por dia (geralmente da 1 às 2 da manhã), e a única coisa que era necessária era ele desligar o router. Quando ele se atrasava e eu entrava à hora, aparecia uma página a avisar "Sessão Duplicada" e a ligação era cortada.
Era net "emprestada" uma vez por dia. Muito jeito me deu, sinceramente, porque foi a minha única forma de vir à net, por isso não acho que seja tão mau assim deixarem o mesmo login ser usado por vários locais diferentes, desde que seja sessão única. É como entrar num mail - é preciso é proteger os dados de acesso.
De qualquer forma, eu passei a ser CLIX e ele passou a ser MEO :P a SAPO já me chateou o suficiente.

edit - o parágrafo anterior é mais ou menos o que o Warlord acabou de dizer, mas numa situação um pouco diferente :P

Quanto ao tópico em si, a única coisa que me ocorre é
- wireless ligado, ainda que sem se saber.
- exceder o tráfego involuntariamente (webcams no MSN a mais? YouTube a mais? Deixar alguém usar o computador fisicamente?)
- alguém exceder o tráfego remotamente (SAPO/SAPO com ligação roubada)
- algum programa no computador que esteja a permitir acesso remoto ou a agir como proxy para outras ligações.

E para resolver,
- desligar o wireless :P
- ter controlo sobre o que se faz
- alterar a password de acesso á net
- limpar o computador (anti-virus/adware/spyware)

Quanto aos 200€, não sei mesmo o que fazer agora =\ acho que tens de pagar, mas não sou a melhor pessoa para falar disso.
 
Se não é wireless, então mais um voto para o "ela fez os downloads sem saber". Para isto é muito importante sabermos que tipo de limite ela tem - porque ADSL 8Mb + 8 Gb de limite + Youtube = tragédia.

200 Euros extra correspondem apenas a 13 Gb, o que a uma velocidade de sacanço média de 600kb demora apenas 6 horas para efectuar...

Hoje em dia a internet tem conteúdos tão "pesados" que me parece mais provavel download acidental que propriamente alguém a roubar os dados.
 
Se não é wireless, então mais um voto para o "ela fez os downloads sem saber". Para isto é muito importante sabermos que tipo de limite ela tem - porque ADSL 8Mb + 8 Gb de limite + Youtube = tragédia.

[..]
Também não é bem assim... eu especifiquei mais acima e repito-o: para gastar 8Gb em Youtube é preciso ver muuuuuito filme!
 
Se o IP foi atribuído pelo ISP quando o computador se ligou à rede Wi-fi da PT então como é que provas que a ligação não foi feita pelo computador da tia dele? Ainda se falasses de Mac adresses (não era fiável, mas ao menos seria possível).

pois realmente a sapo deve ter registos do mac adress do gajo que se ligou com os dados da tua tia... e pode fazer o "match" com o mac adress através da outra ligação que esse gajo deve ter... isto é se a mac adress n tiver sido aldrabada... mas quem é burro ao ponto de usar os dados de outro sabe-se la..
 
Bem, como o post original diz "a última factura q apareceu lá em casa" suponho que não tenha FE+DD, e que portanto os limites sejam os baixos.

O youtube tem um encoding de 42kb/s. 13Gb correspondem então a 85 horas, o que faz uma média de 2h46 minutos por dia, o que nem é assim tão impossível, especialmente tendo em conta que:

-2h46 é o tempo de youtube downloadado, não tem de ser propriamente o tempo que ela passa a ver os filmes, visto que muitas vezes uma pessoa vê uma parte do filme e depois para (quando o computador já fez o download do filme todo)

-Estou a contar apenas o tráfego do youtube, há milhões de outros sites que comem imenso tráfego.

Claro que isto serve só para exemplificar o quão fácil é fazer mais 13Gb de downloads hoje em dia, se calhar a tia dele nem vê o youtube!
 
Back
Topo