Discussão Traffic Shaping

Sabes muito bem onde quero chegar, eu estou a falar de TS em P2P.
Se consideram Throttling TS porque é que estão sempre a dizer que a Vodafone não pratica, sabendo que existem estes casos? Curioso quando se fala na Vodafone nunca há TS, mas os mesmos problemas no MEO já é TS...
 
TS não é exclusivo de P2P. P2P é apenas um dos protocolos mais afectados pelo TS.

Eu pessoalmente não conheço ninguém afectado pelo TS da Vodafone. Já li aqui um relato neste mesmo tópico de uma situação especifica. Se é uma prática da empresa ou problema local não sei. Mas de forma geral não vejo ninguém a queixar-se. O que não quer dizer que não haja porque ninguém aqui sabe como está cada zona destes serviços.

Agora Throttling é TS. Se tens dúvidas podes consultar a wikipédia.

Qualquer forma de limitar, retardar, bloquear, etc o tráfego e/ou a velocidade do cliente é TS. Depois este pode ser feito de forma periódica ou apenas em períodos de maior tráfego.

Eu percebo o porquê do TS ter ficado associado ao P2P porque durante anos praticamente todos os ISPs limitavam este protocolo das 14h-2h. Mas o ISP tem capacidade para limitar o que lhe apetecer e não apenas o P2P.
 
Última edição:
Certo, assim fico esclarecido, mas nesse caso temos de parar de dizer que a Vodafone é a única operadora a não praticar TS quando há relatos de throttling (há pelo menos dois neste tópico, mas o número pouco importa, podia até ser um, no universo de clientes será certamente mais).
 
Normalmente é dito isso porque não há queixas generalizadas sobre essa situação. Este tópico tem vários anos e tens 2 casos isolados que nem conclusivos são. Tu lês aquilo e não sabes de onde está o problema sequer. Podes concluir que é da operadora, mas relembro que num desses casos bastou o utilizador trocar de router e voilá foi-se o TS. Obviamente que não era TS!

Se me perguntarem se a Vodafone faz TS? Eu digo que não. Não tenho TS e não conheço ninguém que seja afectado. Se me perguntarem se aderir na zona XPTO não vão ter TS? A resposta é não sei!

Cada um não deve falar em nome destas empresas. No máximo limita-se a responder com base naquilo que conhece.
 
Última edição:
Na MEO não me posso queixar. Desde que entrei para ela há coisa 7/8 meses, nem TS nem PUA. Aquilo que tenho é aquilo que dá. Lufada de ar fresco para quem veio da Cabovisão.
 
Queria ver A VDF com os clientes da meo ou da nos em rede e falávamos ;) E só digo isto !
Qualquer um isp faz ts nem que seja de leve para x de fator ou objetivo dependendo de zona e etc .
Aqui com a meo não me posso queixar também nesse requisito . Quanto tinha nos antes também andava nas ordens ultimamente .


Cumps
 
O que é que esses dois problemas têm a ver com TS? Isso acontece é verdade, mas não é TS.

Quanto às condições, também a Vodafone diz isso no contrato e eu não me lembro de alguma vez a VDF ter praticado Traffic Shaping. Faz Throttling como o MEO, em algumas zonas mais congestionadas (no MEO houve um post que falava de Matosinhos, na Vodafone era em Telheiras - Lisboa), mas nada disto é TS. Aliás, estou a falar de posts com quase um ano, não quer dizer que ainda faça nestas zonas, atenção.
What? Portanto faz mas ao mesmo tempo não faz? Explica lá isso melhor.

Todos o fazem e até vem descriminado nos contratos isso mesmo já para se salvaguardarem.

Estou à espera dos links que indiquem que a Meo não faz e que contradigam o que vem nos contratos.
 
Ainda não tinha lido os últimos posts, mas também podias ter dito simplesmente que te enganaste :). Ok já ficou esclarecido então, claro que pratica como as outras e tal como está no contrato (e mesmo que não estivesse fazia na mesma como sempre fez). Dizer que não pratica é errado, obviamente.
 
A questão é que nós referimo-nos normalmente ao TS por limitação em P2P, e sobre isso não há qualquer relato que pratique (tal como na VDF), aliás um bom exemplo é o @PanterA, também ele diz que não há TS e é um dos clientes (se não estou enganado) afetados pelo problema no Twitch (throttling). Por isso o meu “não há TS” é em P2P, entenda-se.
 
Eu sei mas a pergunta do user não foi essa. Foi se existia TS e a resposta objectiva e correcta é que sim. Claro que cada operadora deverá aplicar o seu consoante as suas necessidades e consoante as zonas, tenho ideia que neste momento também existem zonas do país onde a Vodafone está com dificuldades e como tal vê-se obrigada a praticar "ginástica" para garantir os mínimos a toda a gente.

Eu neste momento não sofro no youtube mas já cheguei a sofrer, ver vídeos acima de 720p à noite, principalmente ao fim de semana era mentira, de manhã e de tarde até em 4K dava com uma perna às costas. Presumo que seja similar ao que acontece nesse tal Twitch. Aliás, nessa altura até no facebook se notava dificuldades a navegar, depois a coisa lá estabilizou.
 
A questão é que nós referimo-nos normalmente ao TS por limitação em P2P, e sobre isso não há qualquer relato que pratique (tal como na VDF), aliás um bom exemplo é o @PanterA, também ele diz que não há TS e é um dos clientes (se não estou enganado) afetados pelo problema no Twitch (throttling). Por isso o meu “não há TS” é em P2P, entenda-se.

Mas os problemas do Twitch estão ligados directamente ao TS? Pensei que fosse um problema de rotas ou algo do género.
 
Tenho MEO fibra.

Desde há umas semanas (3? 4?) que todos os meus downloads de sites tipo "uploaded.net", "rapidgator", etc, começaram a ser bastante lentos e a vir corrupidos. Os RARs nunca vinham iguais, com o CRC (md5) diferente de tentativa para tentativa de download.

Achei que era o PC que estava estragado (SSD? Placa de Rede? RAM?), depois achei que era o router que estava estragado. Fiz mil e uma experiências para tentar diagnosticar o problema.

Em desespero, tentei instalar uma VPN e fazer um teste, e voilá! Os ficheiros vinham impecáveis a uma velocidade incrível (tenho premium).

Portanto, serve este post para aviso à navegação: Não só a MEO está a fazer um traffic shaping escandaloso aos sites de file hosting, como está também a corromper as comunicações desses sites.

Não sei se é de proposito, se é BUG do hardware/software que eles instalaram para este novo traffic shaping, mas que está a corromper as comunicações, é um facto.
 
No mega consigo sacar 110mb/s nos outros se tens versão normal e não paga normal que é limitado em velocidade como é óbvio por isso haver versao premium para quem quer velocidades sem limites e etc.

Cumps
 
Tenho MEO fibra.

Desde há umas semanas (3? 4?) que todos os meus downloads de sites tipo "uploaded.net", "rapidgator", etc, começaram a ser bastante lentos e a vir corrupidos. Os RARs nunca vinham iguais, com o CRC (md5) diferente de tentativa para tentativa de download.

Achei que era o PC que estava estragado (SSD? Placa de Rede? RAM?), depois achei que era o router que estava estragado. Fiz mil e uma experiências para tentar diagnosticar o problema.

Em desespero, tentei instalar uma VPN e fazer um teste, e voilá! Os ficheiros vinham impecáveis a uma velocidade incrível (tenho premium).

Portanto, serve este post para aviso à navegação: Não só a MEO está a fazer um traffic shaping escandaloso aos sites de file hosting, como está também a corromper as comunicações desses sites.

Não sei se é de proposito, se é BUG do hardware/software que eles instalaram para este novo traffic shaping, mas que está a corromper as comunicações, é um facto.
Supostamente só deveria tornar a ligação mais lenta mas nunca corromper o conteúdo. Isso a ser verdade é de facto grave.
 
Mas aconteceu a ti, ou viste no Aberto Até de Madrugada? Não sei o que aconteceu na NOS, mas no MEO não houve nenhum abrandamento "por causa dos streams ilegais", até porque os problemas começaram muito antes do jogo começar. Não acredites em tudo o que dizem nesse site, ultimamente quando falam do MEO são mais "fake news" que outra coisa...

Está aqui a explicação sobre o que se tem passado:

Porque a discussão que está a ser feita em dois tópicos de tecnologias distintas, ADSL e FTTH, mas a situação evidenciada é a mesma.
Bem, se há falta de capacidade dos links internacionais?! Provavelmente existe, e bem há cerca de uns meses foi aumentada essa capacidade num dos links dos IX públicos. Se é suficiente? Não, nem para hoje quanto mais para amanhã. A situação de hoje, do ontem, dos dias anteriores tem haver com n factores, alguns dos quais responsabilidade direta, e outros de responsabilidade indirecta.
Directa na falha de análise atempada dos riscos e disponibilidades de rede a médio/longo prazo.
Indirecta no que limita à inexistência por quase dois anos, de iniciativas de investimento devido ao reboliço dos últimos anos: constituição de equipas e formulação de roadmaps, i.e, não é só adquirir o equipamento XYZ da marca XPTO só porque outros o fazem, uma empresa que pensa assim não é uma empresa. As questões: será que faz falta? Onde faz falta ( que ponto de rede está em falência de capacidade) ? Será que está em falta de capacidade ou a rede secundária é demasiado abrangente para a capacidade desse ponto?

A questão do internacional na ALTICE/Meo está evidenciada desde as primeiras ligações a sério com o resto do mundo. Houve até um tempo, onde esta mesma equipa, que hoje é criticada indirectamente em razão da ineficiência e ineficácia da rede, foi a mesma que procedia à publicação do trabalho por eles desenvolvido. Esta mesma equipa, é na sua essência a mesma que há anos. Se é um problema? Provavelmente não, as grandes empresas mantêm os seus "velhinhos" por várias ordens de razão, a primeira das quais, é sem dúvida, o conhecimento adquirido que, não se adquire, nem por sombras, nas universidades ou institutos de formação profissional.
Os problemas estão identificados, e existe muito a fazer! Se o fazem de um dia para o outro? Não
Então porque é outros o "fazem"? Será que são mais ágeis? Não, e isso tem haver com a dimensão da própria mudança organizacional que varia de empresa para empresa.
A empresa Altice/meo vai então mudar? Vai. Amanhã? Não, tal como todas as empresas. Vai ter melhores latências? Provavelmente. Vai ter melhores rotas? Provalmente. Vai ter mais capacidade de gestão de tráfego? Provavelmente
São tudo hipóteses, e delas depende o próprio processo contínuo da actividade produtiva, porque um princípio é claro para a economia: Os recursos são escassos.
 
Mas aconteceu a ti, ou viste no Aberto Até de Madrugada? Não sei o que aconteceu na NOS, mas no MEO não houve nenhum abrandamento "por causa dos streams ilegais", até porque os problemas começaram muito antes do jogo começar. Não acredites em tudo o que dizem nesse site, ultimamente quando falam do MEO são mais "fake news" que outra coisa...

Está aqui a explicação sobre o que se tem passado:
Aconteceu-me a mim e a pelo menos mais duas pessoas com meo/nos. Não conseguia abrir um video do youtube nem a 360p. Obrigado pela explicação. Tinha lido a noticia do site que referiste sim
 
Back
Topo