Discussão Traffic Shaping

Aqui meo fibra e nada de stress .
Já agora para estatística és de onde?

Qq dia faço um mapa e começo a assinalar as áreas para ver se chego a alguma conclusão looool

Mas também pelo que vi não é assim tão linear, aqui hoje a NOS por exemplo na zona esteve boa, coisa rara, no entanto tive malta desde o algarve ao norte com problemas, vá se lá perceber isto, para a semana se for preciso troca, tá o algarve bom e aqui mau LOL
 
Já agora para estatística és de onde?

Qq dia faço um mapa e começo a assinalar as áreas para ver se chego a alguma conclusão looool

Mas também pelo que vi não é assim tão linear, aqui hoje a NOS por exemplo na zona esteve boa, coisa rara, no entanto tive malta desde o algarve ao norte com problemas, vá se lá perceber isto, para a semana se for preciso troca, tá o algarve bom e aqui mau LOL

Isso é que era, um mapa onde cada user podia dizer de sua justiça sobre a qualidade da Internet do seu operador.

Como já tive metido em mapas como se sabe, dou toda a ajuda com o projecto.
 
Já agora para estatística és de onde?

Qq dia faço um mapa e começo a assinalar as áreas para ver se chego a alguma conclusão looool

Mas também pelo que vi não é assim tão linear, aqui hoje a NOS por exemplo na zona esteve boa, coisa rara, no entanto tive malta desde o algarve ao norte com problemas, vá se lá perceber isto, para a semana se for preciso troca, tá o algarve bom e aqui mau LOL

Ilha da Madeira. Tenho serviço a vários meses e nunca tive problemas de p2p, YouTube, twitch, único dia que senti lentidão foi apenas durante um jogo grande e foi no Facebook que demorava abrir a página.

Cumps
 
O TS é regra geral uma coisa boa, faço uso em casa, faço uso no trabalho de uma forma possitiva, pode claro ser mal aplicada e por vezes é o que acontece, mas uma boa percentagem dos ultimos a deixarem pelo forum fora é so e exclusivamente por causa de streams ilegais...
 
Última edição pelo moderador:
O TS é regra geral uma coisa boa, faço uso em casa, faço uso no trabalho de uma forma possitiva, pode claro ser mal aplicada e por vezes é o que acontece, mas uma boa percentagem dos ultimos a deixarem pelo forum fora é so e exclusivamente por causa de streams ilegais...
O TS é bom? epá a sério?
 
Última edição pelo moderador:
Sim é bom, pode ser usado de forma positiva, tal como um bastão de baseball, não é so para arrear na malta...

Packet Queuing / TS / SFQ / etc são varias maneiras de controlar a rede, e a maioria das empresas com mais de 50 computadores certamente o fazem, obviamente que os ISP também.
 
Sim é bom, pode ser usado de forma positiva, tal como um bastão de baseball, não é so para arrear na malta...

Packet Queuing / TS / SFQ / etc são varias maneiras de controlar a rede, e a maioria das empresas com mais de 50 computadores certamente o fazem, obviamente que os ISP também.
Fazem de tal forma que ver videos de youtube se torna impossível.
As operadores tem é de aumentar a capacidade para os utilizadores não ficarem com a net restringida em determinados periodos.
 
Fazem de tal forma que ver videos de youtube se torna impossível.
As operadores tem é de aumentar a capacidade para os utilizadores não ficarem com a net restringida em determinados periodos.

Por isso mesmo que QoS / TS / SFQ é necessário, porque é empensavel garantir a velocidade para todos os clientes a velocidade maxima a toda hora, para um leigo é na boa, mas na pratica isso não funciona.

Numa empresa que tenha uma ligação mesmo que seja gigabit, a hora de almoço e ao fim do dia é 50% da malta com streams do youtube abertos em 1080p nem que seja para ouvir musica, ora isso lixa o resto da rede, logo TS e QoS são necessidades, não pode ser apenas aumentar a velocidade ao ISP.

Não quero estar aqui a discutir isto, TS QoS e afins são coisas necessárias em redes, ponto.
 
Última edição pelo moderador:
Por isso mesmo que QoS / TS / SFQ é necessário, porque é empensavel garantir a velocidade para todos os clientes a velocidade maxima a toda hora, para um leigo é na boa, mas na pratica isso não funciona.

Numa empresa que tenha uma ligação mesmo que seja gigabit, a hora de almoço e ao fim do dia é 50% da malta com streams do youtube abertos em 1080p nem que seja para ouvir musica, ora isso lixa o resto da rede, logo TS e QoS são necessidades, não pode ser apenas aumentar a velocidade ao ISP.

Não quero estar aqui a discutir isto, TS QoS e afins são coisas necessárias em redes, ponto.
Não, o tópico desta thread é mesmo Traffic Shaping.

Essa conversa não pega, desculpa. As operadoras dizem que está disponivel uma largura de banda, tem de ser isso. Senão conseguem manter sempre a largura de banda, que reduzam o valor. Tem de ter um valor sempre minimo. Quanto muito criam algo como 10-100mbps. Que é a ordem de valor, mas não andam com publicidade enganosa.

Porque é que a Vodafone consegue sempre mais largura de banda?
 
Última edição pelo moderador:
estou a dizer que os ISPs não suportam todos os clientes a velocidade maxima e nem sempre é isso que atrofia a rede para todos como ja disse anteriormente.
A tua solução de aumentar a capacidade da rede não é solução, e pensei que que com a analogia podia ser que percebias.

largura de banda vendida = limite de velocidade da IC19
limite da rede = limite de faixas
p2p/ups rapidos/scans etc/ = imbecil que apesar de andar a 40kmh na faixa da direita consegue provocar uma acidente e limitar o resto das faixas.
 
estou a dizer que os ISPs não suportam todos os clientes a velocidade maxima e nem sempre é isso que atrofia a rede para todos como ja disse anteriormente.
A tua solução de aumentar a capacidade da rede não é solução, e pensei que que com a analogia podia ser que percebias.

largura de banda vendida = limite de velocidade da IC19
limite da rede = limite de faixas
p2p/ups rapidos/scans etc/ = imbecil que apesar de andar a 40kmh na faixa da direita consegue provocar uma acidente e limitar o resto das faixas.
A questão é que muito mais facil aumentar a capacidade de rede e hardware dos ISP's para permitir a largura de banda do que aumentar fisicamente faixa na IC19.
Eu percebo a anologia, mas não é muito realista diga-se, porque efectivamente é possível às operadores investir em mais capacidade.
 
Eu, a única coisa que quero, é ter o serviço que pago disponível, independentemente de o utilizar ou não.

Posso nunca o utilizar na totalidade, mas também pode haver alguma vez que o queira utilizar, e não o ter disponível, o que seria muito desagradável para mim, pois pago para o ter.
 
Não concordo nada que o TS seja necessário quando as empresas apresentam lucros de MILHÕES. Não estamos a falar de empresas com margens reduzidas que coitadas mal conseguem sobreviver. Estamos sim a falar de empresas MULTIMILIONÁRIAS que só não adquirem mais largura de banda para aumentar as margens de lucro. Isto é desonesto e um total desrespeito pelo cliente. Ponto!

Relembro que nos EUA já houve empresas processadas e que tiveram que indemnizar os clientes por causa destas práticas! Aqui em Portugal é aquela coisa... Muito bla bla bla, mas ninguém mexe uma palha!
 
Se a velocidade da Internet fosse tão boa á noite como é de manhã estava eu bem :(
Os meus míseros 15 ou 20mb(no pico) de manhã parece que tenho 1GB!
 
Os headlines regra geral não contam a historia toda, como sempre disse, TS é uma ferramenta util e necessária em redes.

https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/open-internet-net-neutrality

...Under these rules, blocking, throttling and discrimination of internet traffic by Internet Service Providers (ISPs) is not allowed in the EU, save for three exhaustive exceptions (compliance with legal obligations; integrity of the network; congestion management in exceptional and temporary situations)...
 
Última edição pelo moderador:
Penso ter lido que os ISPs não podem bloquear tráfego mesmo que seja de streams de conteúdo duvidoso, na altura referindo-se a P2P. Penso que o mesmo se deve aplicar a streams piratas, mas I am not a lawyer.
 
Back
Topo