Discussão Traffic Shaping

Tenho um serviço novo meo fibra 30mb desde sexta, não sabia que a meo aplicava um TS agressivo a várias horas do dia, hora do almoço agora e estou com a torneira aberta 3.5MB/s em p2p mas por volta das 10h andava nos bytes, nunca tinha visto nada assim, ontem durante a noite também senti o mesmo, não sei a que horas começou mas como por magia as 00:30h a torneira voltou abrir 3.5MB/s em p2p, eram os mesmos files, comecei a sacar ontem por volta da meia noite e andou nos bytes ate ás 00:30h, fui dormir e desliguei o pc, hoje de manha quando tentei voltar a sacar os mesmos files andava nos bytes, lembrei-me de testar depois de almoçar e a torneira estava aberta e já acabei de sacar tudo.

Estou a sacar de uma fonte confiável, cerca de 50 seeds, na casa dos meus pais a 1.5km daqui com meo fibra 100mb batia nos 10mb/s a qualquer hora do dia desta mesma fonte.

Seria bom saber se a norma Europeia já foi aprovada por cá...
 
nao percebi se percebeste o que quis dizer ou nao. Pode haver TS á bruta mas nao haver dentro da rede onde estás e seres enganado. Basta um gajo estar a semear e serem do mesmo operador. Nao é com um torrent que se vê se ha ou nao TS, seja ele qual for por este motivo.

É com vários torrents e a várias horas, e verificar que users te estao a semear, pode ser só tugas com o mesmo operador.

Vale mais um torrent de qualidade mesmo com poucas sementes que o Ubuntu onde está lá meio mundo.

Nao vale a pena alongar mais esta discussao.

Sim é possível e acontece frequentemente em trackers nacionais. A questão aqui é que o ubuntu é de uma comunidade internacional. Esse argumento não faz sentido, porque encontrares lá Portugueses e ainda por cima em número suficiente para te conseguirem debitar 25 MB/s na tua ligação vamos concordar que é bastante improvável.

Depois como referi existem trackers privados internacionais onde há torrents cheios de seedboxs. É impossível não debitar a velocidade contratada (a qualquer hora do dia). Aliás possível até é, mas aí é porque tens TS.

Avaliar a performance de torrents com poucas sementes é errado, porque tu não sabes quem está do lado de lá e a disponibilidade da sua ligação.

Concordo sim em testar o mesmo torrent em diferentes horários. Por exemplo, se de manhã conseguem debitar a velocidade contratada e à tarde não é porque o operador está provavelmente a limitar a velocidade nesse horário (TS). Isto acontecia-me quando tinha NOS.

É importante que isto fique esclarecido para as pessoas perceberem como funciona o TS.

Seria bom saber se a norma Europeia já foi aprovada por cá...

Muito improvável... Como sempre muita conversa, mas pouca ou nenhuma execução.

O único ISP que não prática TS em Portugal e até parece ser contra essa prática é a Vodafone: https://ajuda.vodafone.pt/system/se...D=109859&LEFT_NAV_ID=110223&ARTICLE_ID=358528 Estando inclusive referido no site OFICIAL da empresa.
 
Última edição:
Mas isso é de confiar? Eu quando estava na NOS também me diziam que não faziam TS (pelos vistos torrents com 1000 seeds a sacar a 20 bytes/s era normal, e mudando para uma VPN a velocidade misteriosamente subia para 1mb/s). Quando mudei para a MEO disseram-me o mesmo, e embora o TS da Meo não seja tão agressivo como o da NOS nota-se claramente quando a torneira abre e fecha. Pelo que vi até agora a ausência de TS parece ser nada mais que uma utopia aqui em Portugal
 
eu por aqui não sei bem se é TS ou o que é, tenho meo e até consigo sacar a mais de 1Mb/s a qualquer hora. no entanto reparo que nos torresmos enquanto que na vodafone aquilo subia logo para velocidades altas, agora no meo vai indo devagarinho e ao fim de uns bons 10Min é que começo a obter velocidades decentes...
não considero TS pois consigo boas velocidades (para mim tudo o que passa 1Mb/s considero bom), no entanto demoro muito mais tempo que na vodafone a atingir essas velocidades.
Não sei se será ou não alguma configuração, mas julgo que não pois o computador é o mesmo.
 
1 Mb/s ou 1 MB/s? Mesmo assim é uma velocidade muito baixa.

Aqui com Vodafone saco por torresmos (desde que haja sementes) a 25 MB/s a qualquer hora do dia.
 
1 Mb/s ou 1 MB/s? Mesmo assim é uma velocidade muito baixa.

Aqui com Vodafone saco por torresmos (desde que haja sementes) a 25 MB/s a qualquer hora do dia.
1MB.
Ele depois vai atingindo mais velocidade, normalmente anda pelos 3,5MB, mas demora mais a lá chegar.
Volta e meia lá vai aos 5-6MB.
Tenho 200Mb mas só utilizo wireless e o wireless na minha casa é uma bosta.
Não passa dos 50-60Mb.
No entanto como só vou aos torresmos 1-2x por semana e só um ficheiro de cada vez.
Mas normalmente vou sempre depois do jantar.
 
Eu tenho MEO e notei que a torneira parece fechar mais para a noite.
Normalmente deixo a fazer downloads durante o dia e chega facilmente a 15-25 MB/s, mas quando chega a noite è raro passar dos 10.
 
Eu tenho MEO e notei que a torneira parece fechar mais para a noite.
Normalmente deixo a fazer downloads durante o dia e chega facilmente a 15-25 MB/s, mas quando chega a noite è raro passar dos 10.
10MB à noite nem considero TS.
Fosse esse o TS em todos os operadores e 99% dos utilizadores eram felizes
 
10MB à noite nem considero TS.
Fosse esse o TS em todos os operadores e 99% dos utilizadores eram felizes

É TS no sentido de não ser a velocidade prometida... embora 8-10 MB seja perfeitamente razoável.

Agora o meu problema é fazer streams para o twitch. Todos os speedtests que uso acusam ter 15-20 MBs upload mas no entanto tenho buffering em 5 em 5 segundos a fazer um mero stream de 720p...
 
Isto é fantástico.... Nunca tive um unico problema com TS em tantos anos de internet e com os ISP´s sapo e clix na altura. Á 16 meses atrás +/- pus NOS cá em casa 100mb pago perto de 60€ mensais, nunca notei TS nenhum, no entanto hoje deparo-me k cada vez k ligo o Bitorrent as torrents sacam a 100kbs num somatorio k nunca excede os 200kbs! Quando a dias atras estava a sacar uma torrent normalissima sem grandes seeders a 10mbps!

Achei estranho, reiniciei o modem fiz um speedtest e a velocidade era a prevista de 120mb download e 12 de upload, liguei as torrents novamente e mais uma vez não passavam dos 200kbps, pausei as torrents fiz um speedtest tava-me a dar 7mb!!!!!! passado uns 20 segundos volta ao normal e assim sucessivamente. Tentava ver um stream ou video atraves do browser estava sempre a travar era tempo perdido. Fiz o teste http://netmede.pt/ dizia que não tinha TS....o k é TANGA da grossa.
Sakei a torrent do ubuntu recomendada aki neste tópico uns posts atras e claro....não passava dos 200kbps...alias estava sempre entre os 100/120/130 kbps. Ora mais óbvio que isto era impossivel de maneira a que confirmei que pago 60€ a estes chulos para me barrarem o P2P mesmo a descarada, coisa que uso tão raramente!

TL/DR
A NOS faz Traffic Shaping na minha ligação de 100mb comprovei hoje mesmo.
Estou a tentar perceber como contornar esta situação atraves de VPN e se é possivel, visto nunca ter experimentado tal solução.

Cheers
 
Última edição:
Isto é fantástico.... Nunca tive um unico problema com TS em tantos anos de internet e com os ISP´s sapo e clix na altura. Á 16 meses atrás +/- pus NOS cá em casa 100mb pago perto de 60€ mensais, nunca notei TS nenhum, no entanto hoje deparo-me k cada vez k ligo o Bitorrent as torrents sacam a 100kbs num somatorio k nunca excede os 200kbs! Quando a dias atras estava a sacar uma torrent normalissima sem grandes seeders a 10mbps!

Achei estranho, reiniciei o modem fiz um speedtest e a velocidade era a prevista de 120mb download e 12 de upload, liguei as torrents novamente e mais uma vez não passavam dos 200kbps, pausei as torrents fiz um speedtest tava-me a dar 7mb!!!!!! passado uns 20 segundos volta ao normal e assim sucessivamente. Tentava ver um stream ou video atraves do browser estava sempre a travar era tempo perdido. Fiz o teste http://netmede.pt/ dizia que não tinha TS....o k é TANGA da grossa.
Sakei a torrent do ubuntu recomendada aki neste tópico uns posts atras e claro....não passava dos 200kbps...alias estava sempre entre os 100/120/130 kbps. Ora mais óbvio que isto era impossivel de maneira a que confirmei que pago 60€ a estes chulos para me barrarem o P2P mesmo a descarada, coisa que uso tão raramente!

TL/DR
A NOS faz Traffic Shaping na minha ligação de 100mb comprovei hoje mesmo.
Estou a tentar perceber como contornar esta situação atraves de VPN e se é possivel, visto nunca ter experimentado tal solução.

Cheers

Com VPN a velocidade máxima que consegues dependerá sempre do débito total que o VPN provider te conseguir dar.

Eu recomendo uma seedbox se usas bittorrent.
 
Acredito Marcio mas sacar a 1, 2 ou até 10mbs, não é a mesma coisa que um estrangulamento a 150/200kbps de cada vez que ligava o programa.
O meu intuito não é sacar a 10mb, nunca tive pressa quando saco, mas é sacar a uma velocidade correspondente a 2016 num valor de 55€.

Obrigado pela dica 2xtreme vou informar-me melhor, até porque existe bastantes beneficios em usar um VPN, descobri eu após a necessidade de pesquisar mais informação no assunto(ha males que vem por bem).
 
descobri a uns dias atrás que a meo faz traffic shapping no site abelhas.pt tava a fazer downloads a +/- 200kb-500kb e achei estranho, instalei uma vpn no browser daquelas grátis, para meu espanto o download aumentou e muito entre 1500-5000kb... bem enfim por isto tudo a meo faz traffic shapping em http...
 
Back
Topo