Discussão Traffic Shaping

Se tiveres meo fibra na tua zona como és utilizador intensivo , deverias ir para esta. Caso não tenhas , aconselhava-te a mudar para pack nos 200Mbps que tens maior liberdade .

E sim a nos tem Ftth na Madeira de raiz , S.Vicente( recente ) e Santana e se não me engano havia mais uma zona, nas zonas green, novas .

Cumps
 
@Ronaldo Pestana

Pelo teu perfil vi logo que és da Madeira, a NOS Madeira não tem fibra.. É HFC na maioria dos casos ou seja fibra por fora, cabo coaxial até dentro de casa.

A Única operadora que tem cobertura na Madeira e com fibra real é a MEO. A NOS não tem "fibra real"

Isso são as prioridades, são aplicadas sempre que sacas muito é aplicado uma restrição na velocidade ou em certos protocolos e não existe maneira de contornar isso.
Apenas comprando uma VPN, isso é traffic shapping (prioridades neste caso) aplicam-te devido a teres feito um consumo mesmo que não seja elevado é te aplicado.

Podes reclamar, não há nada a fazer.. A NOS Madeira sempre foi assim desde o tempo da ZON Madeira eu também já fui cliente da ZON Madeira e ainda bem que não sou mais!
Se tiveres cobertura MEO Fibra muda podes fazer o teste aqui https://www.meo.pt/fibra metes o código postal.

Enquanto isto tens um tópico oficial sobre a NOS Madeira
Certos concelhos ainda não dispõem da MEO Fibra apesar de eles estarem a expandir.

Podes ver um artigo (que já é antigo mas indica a situação que estas a ter +/-)
http://abertoatedemadrugada.com/2012/04/traffic-shaping-na-zon-o-desespero.html


Sim passou me pela mente por meo , mas infelizmente onde vivo não há é o melhor que poderiam fazer era 8mbps, com respeito ao tema de NOS , entendo o porquê eles fazem isto , mas também acho que é muita "punição " ,

No caso dos clientes como eu de 100mbps , deveriam ajustar a velocidade de acordo com o pacote; não acho justo alguém ter 16mpbs e eu ter 100 e sermos " cortados " a velocidades de 1 mpbs , é desproporcional, eu pagando mais e tendo em conta que tenho 100 deberíamos ajustar o corte talvez a 50-70% deixando me com 20-30 mbps ,


Há planos da meo para a minha zona para este ano , se adquiro ao MEO fibra , irei sofrer também estes ajustes ?
 
No caso dos clientes como eu de 100mbps , deveriam ajustar a velocidade de acordo com o pacote; não acho justo alguém ter 16mpbs e eu ter 100 e sermos " cortados " a velocidades de 1 mpbs , é desproporcional, eu pagando mais e tendo em conta que tenho 100 deberíamos ajustar o corte talvez a 50-70% deixando me com 20-30 mbps ,
e se todos na tua zona tiverem 100mbps ? E se fizerem todos grandes volumes de trafego em simultaneo ?


Seja cabo ou ftth, a largura de banda não é ilimitada . à medida que os clientes forem passando para ftth , se mantiverem o mesmo perfil de utilização , é razóavel assumir que será apenas questão de tempo que os estrangulamentos aconteçam.

Mas claro que somente se o perfil intensivo for quase permanente e generalizado, já que velocidades mais baixos tornam os tempos de download/upload tambem mais rápidos o que a juntar à maior largura de banda disponivel tornam menor a duração da quebra
 
e se todos na tua zona tiverem 100mbps ? E se fizerem todos grandes volumes de trafego em simultaneo ?


Seja cabo ou ftth, a largura de banda não é ilimitada . à medida que os clientes forem passando para ftth , se mantiverem o mesmo perfil de utilização , é razóavel assumir que será apenas questão de tempo que os estrangulamentos aconteçam.

Mas claro que somente se o perfil intensivo for quase permanente e generalizado, já que velocidades mais baixos tornam os tempos de download/upload tambem mais rápidos o que a juntar à maior largura de banda disponivel tornam menor a duração da quebra

Incrível como consegues estar ao lado da NOS mesmo sabendo que esta não está a fornecer o contratado ao cliente.

Incrivelmente o Meo Fibra nas ilhas não tem problemas de "congestionamento". Só a NOS... Mas a culpa é do cliente. Provavelmente até é, mas não é pela sua utilização, mas sim por ser cliente NOS! Muda de operador (se tiver alternativa) e o assunto fica "resolvido".
 
Incrível como consegues estar ao lado da NOS mesmo sabendo que esta não está a fornecer o contratado ao cliente.

Incrivelmente o Meo Fibra nas ilhas não tem problemas de "congestionamento". Só a NOS... Mas a culpa é do cliente. Provavelmente até é, mas não é pela sua utilização, mas sim por ser cliente NOS! Muda de operador (se tiver alternativa) e o assunto fica "resolvido".

Se tivesse escolha teria adquirido o MEO mas infelizmente não minha zona não era possível, mas depois de investigar um pouco , fiquei a saber que vão investir no meu sector , e já está planeado trazerem fibra para o final de este ano

Até lá o meu contrato com a nós já terá expirado , o que facilitará a adesão ao MEO
 
Incrível como consegues estar ao lado da NOS mesmo sabendo que esta não está a fornecer o contratado ao cliente.

lá estás tu.

a maneira como interpretas os factos objectivos, cansa-me .

eu até te perguntava onde está isso de estar do "lado da NOS", mas acho que não vale a pena dar-te troco. fica no teu canto que fico no meu.
 
lá estás tu.

a maneira como interpretas os factos objectivos, cansa-me .

eu até te perguntava onde está isso de estar do "lado da NOS", mas acho que não vale a pena dar-te troco. fica no teu canto que fico no meu.

Basicamente estás a culpabilizar a utilização do utilizador quando a culpa é da falta de investimento da NOS.

Se tivesse escolha teria adquirido o MEO mas infelizmente não minha zona não era possível, mas depois de investigar um pouco , fiquei a saber que vão investir no meu sector , e já está planeado trazerem fibra para o final de este ano

Até lá o meu contrato com a nós já terá expirado , o que facilitará a adesão ao MEO

Se meterem Fibra do Meo ai na tua zona muda. A NOS no continente é má, mas nas ilhas é péssima. Pois para além de todos os problemas do continente nas ilhas têm como "bónus" o "sistema de prioridades" onde reduzem a velocidade para valores ridículos após "x" tráfego. Isto acontece porque a NOS não quer pagar mais pela capacidade do cabo submarino que liga ao continente.
 
Última edição:
Vodafone entra para o grupo "Bandwidth throttling" e "Bit Cap"

Desde Fevereiro sou alvo desde tipo de situação. Não sei se é apenas nesta zona, considero que não realizava tráfego suficiente para que me fosse imposta tal medida. Há que ter responsabilidade quando se trata de uma ligação com tráfego não limitado. Até mesmo na ligação móvel mantenho o mesmo critério.
Durante uns tempos a internet, nomeadamente o web browsing andou aos solavancos, ora lento ora normal. No entanto quando fazia um download, fosse por que protocolo, a velocidade estava cá.

Começaram por aplicar throttling e bit cap às transferências upstream e neste momento já me deparo com o mesmo mas no downstream.
No fim-de-semana, esta situação é agravada!

Estamos em 2017, um comportamento destes numa ligação de 100Mbps FTTH deixa-me apreensivo.
Recomendei o serviço deles a diversos amigos e utilizadores.
 
Última edição:
Vodafone entra para o grupo "Bandwidth throttling" e "Bit Cap"

Desde Fevereiro sou alvo desde tipo de situação. Não sei se é apenas nesta zona, considero que não realizava tráfego suficiente para que me fosse imposta tal medida. Há que ter responsabilidade quando se trata de uma ligação com tráfego não limitado. Até mesmo na ligação móvel mantenho o mesmo critério.
Durante uns tempos a internet, nomeadamente o web browsing andou aos solavancos, ora lento ora normal. No entanto quando fazia um download, fosse por que protocolo, a velocidade estava cá.

Começaram por aplicar throttling e bit cap às transferências upstream e neste momento já me deparo com o mesmo mas no downstream.
No fim-de-semana, esta situação é agravada!

Estamos em 2017, um comportamento destes numa ligação de 100Mbps FTTH deixa-me apreensivo.
Recomendei o serviço deles a diversos amigos e utilizadores.

Se até tens problemas na navegação o problema não é TS (que serve para evitar isso). A tua zona pode estar com problemas ou até mesmo a tua instalação.
 
Se até tens problemas na navegação o problema não é TS (que serve para evitar isso). A tua zona pode estar com problemas ou até mesmo a tua instalação.

Os problemas de navegação, que permaneceram durante semanas, entretanto desapareceram uma vez que foi aplicado throttling.

Tenho conhecimentos técnicos suficientes para avaliar uma situação de "bandwidth throttling" e "bit cap", resumindo é TS, desconheço se é apenas nesta zona.
Problemas com instalação que começaram ao fim-de-semana e agravaram-se para um período de 24 sobre 24h? Domingos então é para esquecer, o download também já tem constrangimento.
A Vodafone não fez quaisquer intervenções técnicas. Diz que não existe nada de anormal com o sinal.

O serviço que tenho neste momento nada têm de semelhante ao serviço que tinha no ano passado.
Quando os operadores de telecomunicações aplicam este tipo de metidas, a possibilidade de retorno é pouco provável.

A "zona" pode estar com problemas mas como os clientes são apenas números para os operadores esta situação pode-se manter indefinidamente. Como é óbvio, não posso continuar a recomendar o que não é bom ou sequer normal!

Para quem não tem conhecimento, os sites de speed test são geralmente marcados como prioritários em QoS (e.g. tag exempt from shaping), uma avaliação feita com base neste tipo de sites não tem relevância e o seu resultado é distorcido.

Trabalho no sector e subscrevo serviços de internet desde o tempo da Esoterica (acessos dial-up e rdis), fui dos primeiros clientes da TVCabo e acesso internet da mesma.
TS detectado enquanto cliente: Vianetworks (nos últimos anos antes da venda); TVCabo/Zon (após spin-off); Cyclopnet; Novis Telecom, Portugal Telecom.
 
Última edição:

Paço do Lumiar/Telheiras (ex-zona optimus)
OH-Colombo3 xpon

Mera curiosidade, vale o que vale: o staff que veio instalar o serviço disse-me que a infraestrutura não era grande coisa, para me manter no operador (naquela data) actual.

Tive que lhes dizer onde estava o PDO. Normalmente está no exterior ou no piso 0, este está no 3º andar, enfiado na coluna completamente entupida pelos cabos da NOS.
 
Última edição:
Ligação 100/100Mbps FTTH Vodafone

Imagem (08.43h): upstream bandwidth throttling (TS)

Situação que se verificava somente no fim-de-semana, neste momento não existe distinção de horário.


pkjfWVL.png
 
Última edição:
Testes fidedignos envolvem servidores dedicados e cyberlockers com peering de contratação elevada.
Tudo o que é site de speedtest não é fidedigno, operador que se preze anda em cima deles, levam com prioridade máxima para tapar os olhos ao cliente.
Apesar de pouco ou nada usar (falta de tempo) tenho acesso a muita coisa não gratuita, vpns, proxys, servidores dedicados.
 
Última edição:
Isto também vale o que vale, no dia 20 recebi um contacto por parte da vodafone, a ideia era venderem o smart router e mais 2 anos de fidelização (suponho que tudo a pagar com aumento de preço no tarifário), reparem como estava a ligação pouco antes da chamada e durante a mesma.
Por acaso estava a fazer uns teste e quando vi isto pensei logo, devem estar para ligar.


FI42pju.png
 
Back
Topo