Discussão Traffic Shaping

Os problemas de navegação, que permaneceram durante semanas, entretanto desapareceram uma vez que foi aplicado throttling.

Tenho conhecimentos técnicos suficientes para avaliar uma situação de "bandwidth throttling" e "bit cap", resumindo é TS, desconheço se é apenas nesta zona.

Que testes efectuaste? Postar um gráfico e, com base no mesmo, afirmar com certeza absoluta que estás a sofrer TS, tudo isto baseado nos teus "conhecimentos técnicos suficientes", não é suficiente.
Para que servidor estás a fazer upload? É um servidor dedicado sob o qual tu tens total controlo? Caso não seja, o teste é completamente inválido.
Relativamente ao host que estás a usar para fazer o teste, já tentaste utilizar outro host, para isolar eventuais problemas de hardware/software do mesmo?
Já verificaste o peering para o servidor que estás a testar?
E a lista continua.
 
Uma vez que a discussão não se resume ao tópico mas envolve ataques pessoais, abstenho-me de participar neste tópico dessa forma.
A minha colaboração para com o ZWAME e respectiva comunidade, quando o tempo me permite, incide somente em ajudar, de forma neutra, imparcial e construtiva, utilizadores com questões, nomeadamente relacionadas com software, equipamentos e configurações.
Para bem de quem recorre a este fórum, agradeço que, para ataques pessoais ou descredibilizar, recorram às mensagens privadas.

"Condições de Oferta do Vodafone Tv Net Voz e do Net Voz

A Vodafone trata equitativamente todo o tráfego,
sem discriminações, restrições ou interferências e independentemente do emissor e do recetor do

conteúdo acedido ou distribuído, das aplicações ou serviços utilizados ou prestados,
ou do equipamento terminal utilizado."

No meu acesso, isto não se verifica desde Fevereiro.
 
Uma vez que a discussão não se resume ao tópico mas envolve ataques pessoais, abstenho-me de participar neste tópico dessa forma.
A minha colaboração para com o ZWAME e respectiva comunidade, quando o tempo me permite, incide somente em ajudar, de forma neutra, imparcial e construtiva, utilizadores com questões, nomeadamente relacionadas com software, equipamentos e configurações.
Para bem de quem recorre a este fórum, agradeço que, para ataques pessoais ou descredibilizar, recorram às mensagens privadas.

"Condições de Oferta do Vodafone Tv Net Voz e do Net Voz

A Vodafone trata equitativamente todo o tráfego,
sem discriminações, restrições ou interferências e independentemente do emissor e do recetor do

conteúdo acedido ou distribuído, das aplicações ou serviços utilizados ou prestados,
ou do equipamento terminal utilizado."

No meu acesso, isto não se verifica desde Fevereiro.


A situação continua a manter-se?

A Vodafone também escreve, aliás à semelhança dos outros ISPs:

"A Vodafone poderá ter de adotar medidas excecionais de gestão de tráfego, apenas durante o tempo necessário, para:
...
c) prevenir congestionamentos iminentes da rede e atenuar os efeitos de congestionamentos excecionais ou temporários da rede (eg. em caso de aumento súbito e imprevisível do número de utilizadores para além dos utilizadores regulares)."

Tks
 
A situação continua a manter-se?

Durante os últimos dias não tive tempo de testar, vou ver se hoje tenho tempo.

---Edit

Continua na mesma 24h sobre 24h.


Hoje, um simples upload para o google drive, peering no gigapix

iM8N9Zb.png
 
Última edição:
Nas ultimas 2 semanas tenho ficado sem net algumas vezes do nada, tive que reiniciar o router para voltar a ter net.
E tmb nesse periodo tenho notado algo que me deixa mesmo mal:
Hb1F9r3.png


Deduzo que a vodafone está me a fazer throttling, certo ?
Antigamente não tinha nada disso, era sempre lá nos 8 MBps a oscilar minimamente
Tenho esta velocidade no speedtest:
CWVYM2t.png


Velocidade contratada acho que são 100/10 (mas não tenho a certeza), tenho há uns 7 anos vodafone e nunca mudei (nem de router).

Curioso que se for fazer download de algum ficheiro via browser e com o torrent a fazer download ao mesmo tempo a velocidade do via browser é super lenta, mas se entretanto desligar o torrent, o ficheiro via browser passa a ser sacado em segundos.
Estou a ter TS, tenho quase a certeza, mas confirmem-me se estou enganado sff se puderem
 
TS é exactamente o oposto que descreves. TS limita protocolos secundários (p2p, etc) para que possas ter velocidade nos protocolos primários (HTTP, o browser..). Olhando para o gráfica não tens grande limitação no p2p e pelo contrário sentes lentidão no http. Se tivesse que adivinhar diria que é o teu router que está a dar as últimas e não aguenta com as ligações que tens abertas. Por isso é que o teu browser fica lento quando tens os torrents (várias ligações) abertos.

A juntar isso dizes que a net vai abaixo. TS não manda a net abaixo. Isso é algo no router ou na ligação. Tens que reportar a situação (16913 ou e-mail).
 
Obrigado PWP pelo feedback. Acho que não me expressei bem. Ao dizer TS queria dizer throttling. E quando ficava sem net nem tinha o computador ligado, portanto fiquei sem net do nada, mas tinha as luzes todas ligadas no router (wireless inclusive) como se tivesse tudo normal. Ja agora o que tenho são 2 aparelhos, um que é o router e outro acho que é o que descodifica o sinal, tem o cabo de fibra óptica ligado. Sim não tenho grande limitação, mas sabes que quando estas (mal) habituado a fazer downloads a 7 ou 8 MB/s e depois passares do nada a fazer 3 ou 4MB/s é um downgrade pouco agradável.
Ja agora sabem qual é o email para reportar esse tipo de situações da vodafone ?
 
Bandwith Throttling - regula a quantidade de informação que um dispositivo pode enviar ou receber
Capping - limita a capacidade total da rede em upstream ou downstream
Traffic Shaping - regula a prioridade dos diversos protocolos de comunicação
 
Bandwith Throttling - regula a quantidade de informação que um dispositivo pode enviar ou receber
Capping - limita a capacidade total da rede em upstream ou downstream
Traffic Shaping - regula a prioridade dos diversos protocolos de comunicação


Onde resido, Vodafone, aplicam os 3 desde Fevereiro, 24 sobre 24horas.
P2P leva com BT, oscila nos 50Mbps, antes esgotava a conexão.
Cap é aplicado em transferências upstream via http, o que esgotava a ligação, tal como P2P, anda limitado a valores mais baixos mas não oscila. (não é dos servidores)
basta abrir um site que as velocidades das 2 anteriores caiem a pique.

Isto a dividir por mais que um equipamento torna o serviço numa valente treta.

Ainda hoje fiz um teste com duração de 30mins, media de upload 39Mbps.

WcwMmYc.png


até já tem quebras!

Começou mais ou menos assim algures em Fevereiro!
Ut6Ht3u.png




Nas ultimas 2 semanas tenho ficado sem net algumas vezes do nada, tive que reiniciar o router para voltar a ter net.
E tmb nesse periodo tenho notado algo que me deixa mesmo mal:


Deduzo que a vodafone está me a fazer throttling, certo ?
Antigamente não tinha nada disso, era sempre lá nos 8 MBps a oscilar minimamente



Velocidade contratada acho que são 100/10 (mas não tenho a certeza), tenho há uns 7 anos vodafone e nunca mudei (nem de router).

Curioso que se for fazer download de algum ficheiro via browser e com o torrent a fazer download ao mesmo tempo a velocidade do via browser é super lenta, mas se entretanto desligar o torrent, o ficheiro via browser passa a ser sacado em segundos.
Estou a ter TS, tenho quase a certeza, mas confirmem-me se estou enganado sff se puderem

Confirmo o que dizes nomeadamente a oscilação e o ultimo paragrafo.

Na altura que coloquei o post caiu tudo em cima, tenham calma que há de chegar a mais malta!

---Edit

Hoje, 1 de Maio, afecta download e upload.

DPW3sFc.png
 
Última edição:
@PWP a minha situação parece quase perseguição, não tenho sequer tráfego que justifique isto noite e dia sempre assim.
Algum tipo lá na área de gestão de redes que não me grama, porquê não faço ideia!
 
As condições de prestação do serviço de internet Vodafone foram alteradas (29-04-2017) vou colocar somente o que diz respeito a gestão de tráfego, mais concretamente fechar a torneira aos clientes, quando lhes apetecer e por tempo indeterminado (ex. minha situação):

8 - De modo a assegurar uma otimização da qualidade global na prestação do(s) Serviço(s) à generalidade dos Clientes, permitindo-lhes tirar o maior proveito possível da sua experiência enquanto utilizadores dos serviços, bem como a garantir a segurança da rede, a Vodafone reserva-se o direito de:

(ii) aplicar medidas razoáveis de gestão de tráfego, não discriminatórias e proporcionadas, não exercendo qualquer controlo sobre o conteúdo da informação transmitida através da sua rede, nem mantendo tais medidas por mais tempo do que o necessário.

10. A Vodafone poderá ter de adotar medidas excecionais de gestão de tráfego, apenas durante o tempo necessário, para:

a) dar cumprimento a atos legislativos da União Europeia ou legislação nacional, bem como às medidas conformes com o direito da União Europeia que dão execução a esses atos legislativos ou legislação nacional, incluindo decisões dos tribunais ou de autoridades públicas investidas de poderes relevantes (eg. bloqueio ou restrição de acesso a determinados conteúdos ilícitos);

c) prevenir congestionamentos iminentes da rede e atenuar os efeitos de congestionamentos excecionais ou temporários da rede (eg. em caso de aumento súbito e imprevisível do número de utilizadores para além dos utilizadores regulares).


Isto no papel aparenta ser muito bonito mas a realidade como sabem é bastante diferente.
5 meses disto é razoável, não discriminatório e proporcional?, qual é o tempo necessário?
Alteram-se as condições sem dar cavaco a ninguém e bastante tempo depois de executarem este tipo de gestão, excepcional diz a Vodafone.
 
Última edição:
As condições de prestação do serviço de internet Vodafone foram alteradas (29-04-2017) vou colocar somente o que diz respeito a gestão de tráfego, mais concretamente fechar a torneira aos clientes, quando lhes apetecer e por tempo indeterminado (ex. minha situação):

8 - De modo a assegurar uma otimização da qualidade global na prestação do(s) Serviço(s) à generalidade dos Clientes, permitindo-lhes tirar o maior proveito possível da sua experiência enquanto utilizadores dos serviços, bem como a garantir a segurança da rede, a Vodafone reserva-se o direito de:

(ii) aplicar medidas razoáveis de gestão de tráfego, não discriminatórias e proporcionadas, não exercendo qualquer controlo sobre o conteúdo da informação transmitida através da sua rede, nem mantendo tais medidas por mais tempo do que o necessário.

10. A Vodafone poderá ter de adotar medidas excecionais de gestão de tráfego, apenas durante o tempo necessário, para:

a) dar cumprimento a atos legislativos da União Europeia ou legislação nacional, bem como às medidas conformes com o direito da União Europeia que dão execução a esses atos legislativos ou legislação nacional, incluindo decisões dos tribunais ou de autoridades públicas investidas de poderes relevantes (eg. bloqueio ou restrição de acesso a determinados conteúdos ilícitos);

c) prevenir congestionamentos iminentes da rede e atenuar os efeitos de congestionamentos excecionais ou temporários da rede (eg. em caso de aumento súbito e imprevisível do número de utilizadores para além dos utilizadores regulares).


Isto no papel aparenta ser muito bonito mas a realidade como sabem é bastante diferente.
5 meses disto é razoável, não discriminatório e proporcional?, qual é o tempo necessário?
Alteram-se as condições sem dar cavaco a ninguém e bastante tempo depois de executarem este tipo de gestão, excepcional diz a Vodafone.

Pelo que dizes no fórum da Vodafone ainda não te trocaram nenhum equipamento, ainda não te fizeram nenhuma inspecção à fibra nem ao OLT que estás ligado. Tu basicamente assumiste que te estão a limitar e pronto vais te resignar assim? Ao menos dá trabalho aos gajos. Até porque pode ser outra coisa diferente daquilo que tu achas. Tu não estás no OLT para perceber como aquilo está.
 
Back
Topo