Traficantes de sonhos uma proposta livre para Linuxeiros.

Minguno

Power Member
Com este post gostaria de partilhar algumas notáveis páginas, projectos e pessoas que marcam uma diferença, não de conceito ou proposta há muitos/as que é o que mais se vê mas sim em actos.

São traficantesde sonhos,- traficantes- porque traficam com coisas que a maior parte da sociedade nem sonharia ou repele pois não são a moda e são não alinhados com o bom parecer tecnológicas (do iphone ou do windows) e -de sonhos- porque concretizam o contrário do que alguns dizem que é que: o SL e toda a comunidade livre são uma utopia.
Devem ainda ter em contar que são apenas uns quantos exemplo uma gota neste Oceano Livre.
Espero que vos ajude a descobrir mais e migrarem a GNU/Linux porque é daqui que melhor se descobrem certas paragens paradisíacas...

Vou começar pelo Framasoft , certamente me perderei no que vou escrever, misturar-se-à tudo como se de vento em folhas de Outono que decoram chão se tratasse mas pelo menos o principio sabemos já qual é - Framasoft.

Tenho por adquirido que Framasoft devia ser página de ligação obrigatória de todo Linuxeiro ou pessoal deste grémio leia-se , cultura livre , movimento digital etc etc etc... enfim já nos conhecemos.

O Framasoft é um portal de interesses e projectos vários ele oferece-nos desde serviços livres como hospedagem de imagens a cultura livre como vídeos ebooks guias e celebrações de festas Software Livre é de cunho Francês e marca esta comunidade com as suas próprias comunidades de projectos distintos.

https://framasoft.org/

pingouinVolantRefait.png


Sobre ele encontramos na página oficial :

Un réseau dédié à la promotion du « libre » en général et du logiciel libre en particulier.
De nombreux services et projets innovants mis librement à disposition du grand public.
Une communauté de bénévoles soutenue par une association d’intérêt général.
Une invitation à bâtir ensemble un monde de partage et de coopération.

Ora uma comunidade dedicada ao livre em geral e ao software livre em particular, com numerosos serviços e projctos inovadores à disposção do grande público uma comunidade de bem feitores mantida por uma associação de interesse geral.
Um convite a debater o mundo de partilhas e cooperação.
[mais ou menos é isto que dizem]

Quando abrirem a página citada vão reparar que têm um grande montão de links e opções e menus só me resta convidar a abrirem e verem vocês mesmos pois a labor é incrivel!
Por exemplo no menu Culture libre têm o Framatube e ali encontram muitos vídeos sobre conteúdo diverso de temática SL ou afim.
https://framatube.org/
Por exemplo se abrirem o Framablog vão encontrar diversos posts de interesse geral , o último post é : →
https://framablog.org/2016/08/04/a-la-recherche-du-telephone-libre-et-sans-google/

E assim por diante se abrirmos o menu Services Libres encontramos uma panóplia de serviços da comnidade desde o Framapad ao Framagit.
Se abrirmos o menu Libr 'n vac encontramos muitos canais de comunicação.
E se abrirmos o Nous suivre encontramos redes sociais e demais campo para encontrar pessoal do grémio eu por exemplo sigo e tenho conta no Framasphere que é um nó derivado do que será o meu tema de seguida!

Tema de seguida - Redes livres ...

Redes livres dependem de nós descentralizados ou seja que qualquer um possa ser o hóspede por onde fluem os dados e comunicações dos integrantes de um canal, ora é isso que oferecem os nossos 2 projectos que tocamos agora um o Diáspora outro o Gnusocial!

Diáspora oferece uma rede estilo Facebook onde não há comércio de dados de utilizadores e onde o utilizador é dono do que inscreve na rede para além disso a rede cumpre um requisito fundamental , nós diferenciados conjuntamente com códig aberto passivel de reuso para novos nós, o Framasphere é um nó diferenciado do Diáspora por exemplo.
https://framasphere.org/u/framasoft
https://joindiaspora.com/

O Gnusocial é uma rede com estilo Twitter funcional e fomentada pela FSF , cumpre o requisito de nós diferenciados e código livre passivel de reusar, um exemplo de nó diferenciado seria o massivamente usado por comunidades de Espanha https://gnusocial.net/main/all
Mas têm muitos nós em que se podem inscrever por exemplo
http://federation.skilledtests.com/select_your_server.html

Certo é que aqui não esperem encontrar muita gente porque simplesmente preferem as redes mais conhecidas o porquê não se entende bem , mas têm esas nossas a vantagem, se forem Linuxeiros ou defenderem isto da "cultura livre" , de poder encontrar muita gente com os mesmos interesses simplesmente porque são aqueles que se dão ao trabalho de procurar estas redes sociais descentralizadas.
Na verdade "campamos" melhor e evita-se o tipico tópico do facebook - ai como vai a chuva que cai...

Ora das redes livres passamos às redes de coisas mais proveitosas como Distros estilo Emmabuntus , uma distribuição carregada de software que se envolve no espírito Emmaus e se concreta na reutilização de pcs com SL.
http://emmabuntus.sourceforge.net/
É certamente uma das distribuições que marcam a actualidade , com oferta base Ubuntu e Debian Jessie derivadas porta uma instalação fácil para computadores de mediana idade para um enfoque de instalação comunitária ou de reuso , reutilidade com fim associativo , individual ou promoção de integração de comunidades locais http://emmabuntus.sourceforge.net/mediawiki/index.php/Reemploi_Linux .

Se virem a página do Emmaus https://fr.wikipedia.org/wiki/Mouvement_Emmaüs descobrem que também é um outro movimento com enfoque :
Le mouvement Emmaüs est un ensemble d’associations et groupements de solidarité présents dans 39 pays. ... Les divers groupes Emmaüs actuels, en France et à l'étranger, sont sans attache religieuse et ont pour objet la lutte contre la pauvreté et l'exclusion, par des moyens divers et adaptés au contexte des pays où ils se trouvent.

Mais ou menos a tradução é - são movimentos presentes em 39 países ... Os vários grupos atuais de Emaús em França e no estrangeiro, não têm afiliação religiosa e são destinadas a lutar contra a pobreza e a exclusão, por vários meios e contexto dos países onde elas estão.

Portanto o Emmabuntus é como uma mistura dos movimentos fazendo do potencial SL e comunidades livres um meio de activação para projectos distintos.

E falando de projectos distintos poderiamos citar um muito próximo do Emmabuntus e do Framasoft é ele o Jerry Do It , um projecto cheio de Jerrycans que gosta muito de África!

http://youandjerrycan.org/

Em resumidas contas o Projecto é uma ideia original de reutilizar computadores, compor ou criar novos com Jerrycans ou o que apareça pela frente , é ter ideias.
O projecto tem marcado distintos actos de promoção e oferta digital no Continente Africano e em França e tem sido determinante para quem não possa dispender muito dinheiro com tecnologias TI.

Uma breve descrição que encontram na sua página →
2012
Doing It Together

Jerry experienced its attractive superpower during the workshops organized in Paris. Gathering people from tech to artist and eco-minded communities was revealed as part of its nature. Jerry also flew to Innov'Africa where he inspired some local tech activists.

Thanks to Afriworkers and free software communities mobilization, the first Jerry born overseas was made in Yamoussoukro, Ivory Coast.

That led us to the organization of two one-week-long workshops in Algiers in December.

Numa tradução rápida o projecto advém de uma ideia inicial que com base nas demonstrações em Paris a partir de 2001 inspirou as pessoas numa ideia de eco tecnologia que passaria a ser também génese do projecto, assim iria dar-se o inicio de uma derivação para projectos diferentes ao redor do mundo onde em África inspirou comunidades e activistas locais ligadas ao teconológico , que logo com a ajuda do SL dariam inicio aos famosos Jerrycans a preço de saldo ou oferecidos com a entreajuda de comunidades e esforços locais ou mais internacionais. Não é de estranhar que os Jerrycans em algumas partes do mundo sejam determinantes para algumas pessoas usarem um computador...

https://www.perpinux.org/presentation-demmabuntus-et-du-projet-jerry-can-jeudi-soir/
http://open-source.developpez.com/a...ire-un-ordinateur-dans-un-bidon-en-plastique/

a


Hoje em dia a moda é mesmo ensinar a pescar ou seja ensinar às pessoas a fazer Jerrycans com hardware usado ou novo em demonstrações abertas ao público.

Tanto o Emmabuntus Distro como o colectivo Emmabuntus como os envolvidos em Jerrycans desenvolvem uma forte frente de luta contra a incapacidade de comunidades em poder ter acesso a computadores ou tecnologias digitais uma vez que recolhem e oferecem computadores reutilizados e quando digo oferecer é mesmo oferecer apenas dependem da força comunitária de colocar mãos à obra e fazer o que sabem - jerrycans...

a


Poderia também aqui mencionar projectos muito parecidos em Espanha por exemplo a Universidade de Vigo através do Galpon Minino https://minino.galpon.org/es também já ofereceu computadores a famílias ou pessoas desfavorecidas sem dinheiro para comprar um computador, são pequenos esforços que muito dizem e já sabem muitas vezes esse hardware que têm por aí em casa e já não usam pode servir outros que não possam comprar é só procurar o técnico linuxeiro capaz de lhe dar um reuso!

Não poderia fechar aqui o post sem colocar aqui o meu amigo Emmanuel Engelhart ou Kelson , detem o desenvolvimento de um projecto monumental e muito importante , o Kiwix!

O Kiwix é um misto de duas partes uma pré software , indexar toda o conteúdo Wiki por tipo e outra lê-lo e portar através do software chamado Kiwix.
Trabalho dá mas é sumamente proveitoso pois permite a muitos portarmos a wikipédia por exemplo em modo totalmente offline .
http://www.kiwix.org/wiki/Main_Page/pt

O Kiwix permite que por exemplo em escolas de África se possa ter professores e alunos a consultar a wikipédia e o melhor de tudo em escolas que nem internet têm ....

Agora já perceberam porque o Kiwix é um traficante e sonhos... acho eu.

Queria terminar agora mas ficaria mal não falar dos Dead Drops Kiwix ou outros , são uns projectos interessantes muito dados à referência "punk" Linuxeira , consiste em colocar uma pen numa parede com algo que outros depois podem baixar da pen ligando-se "na parede" http://www.usb-memorias.com/blog/noticias/movimiento-dead-drops-vuelve-actualidad/
Com o Kiwix temos Dead Drops pelo mundo um exemplo Costa Riquense 32 GB de Kiwix puro toma carga...
https://deaddrops.com/db/?page=view&id=1509

Espero que gostem e usem e se puderem sejam traficantes de sonhos por muito que vos persigam ... se forem hackers claro está. Até outra.
 
Back
Topo