1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Transferencia de Dados

Discussão em 'Programação' iniciada por SFSS, 18 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1085)

1. SFSS

SFSS Power Member

Bom dia a todos,

estou a desenvolver 2 aplicações em VB.Net 2. Uma aplicação Back-Office e um Front-Office. Tenho de transferir alguma informação do Back-Office para a base de dados do Front-Office remotamente. Qual a melhor forma?!?!

Exportar para ficheiro XML e importar no front-office?!
    Exportar para uma Base de Dados na WEB e importar no front-office?!
    Que soluções posso ter para realizar esta tarefa?! Alguem pode-me ajudar com uma dica?

Já agora, retirando eu o SQLExpress 2005 da Microsoft posso usar este motor de Base de Dados numa empresa com fins lucrativos?! Sei que tenho limitações a nível de tamanho da base de dados, numero de Instâncias, CPU's, etc.

Obrigado.
    Abraços

2. Armadillo

Armadillo Folding Member

nao seria melhor teres as duas BDs "unificadas" (isto se nao for para a web)?
    Se tiveres mesmo que importar/exportar dados, usa XML.

Em relaçao ao SQLExp, julgo que sim, podes redistribui-lo com o teu software, mas nada como ler a licença do SQLExpress para tirares todas as duvidas

cumpz

3. SFSS

SFSS Power Member

DB Unificadas

O que são DB's Unificadas?!

Já desenvolvi na aplicação a parte de import e export em XML com codificação. Falta uns acertos na gravação dos dados depois.

Abraços

4. Armadillo

Armadillo Folding Member

Ao dizer bds unificadas, referia-me a apenas uma bd ou bd's com atachments.

5. SFSS

SFSS Power Member

DB Unificadas

Ok. Não consigo fazer isso.
    A cede vai ter uma Base de Dados para o Back-Office as lojas vão correr o Front-Office. No final do dia ou mês o pessoal da loja faz o "fecho" e envia para a cede os registos.

Mas ainda estou a estudar a melhor solução para isto. Neste momento não é para desenvolver em Web, talvez no futuro a aplicação seja web.

Abraços

6. Armadillo

Armadillo Folding Member

ja pensaste em usar uma vpn para as lojas? assim podes ter apenas uma base de dados sem necessidade de sincronização.

Última edição: 18 de Fevereiro de 2008
  7. SFSS

SFSS Power Member

VPN

Já me lembrei de VPN's, mas se a ligação cair fico sem aplicação.

8. Boxxer

Boxxer Power Member

A VPN é a solução mais "profissional", mas apenas se os POS's das lojas tiverem que ligar a um único host na sede.

Geralmente isso corre mal em mediadores de seguros que trabalham com várias seguradoras, por exemplo: uma ligação VPN à seguradora Y impede que estejam ligados ao mesmo tempo à seguradora Z. Se um cliente anda ali a fazer simulações, torna-se chato andar a ligar e desligar VPN's para vários sítios. Para esses tipos de negócio geralmente substitui-se a VPN por um acesso via web. E pode aceder-se à BD da sede na mesma, trabalhando directamente sobre ela (com as devidas validações e seguranças).

9. Armadillo

Armadillo Folding Member

Eu falei em VPNs porque onde estou temos uma aplicação pré historica (o core é de 1994) no nosso servidor no Porto e em Lisboa eles usam a nossa app por VPN, sem problemas (1 ou 2 vezes por ano é que a ligação cai, no maximo e isto por 5/10min no maximo). A app funca maravilhosamente :)

10. SFSS

SFSS Power Member

Vou fazer aqui alguns esquemas das várias soluções/custos que podemos ter para o cliente ver. Depois decido com ele pelo melhor relação custo/qualidade.

Para mim era fantástico só com uma Base de Dados, normalmente é assim que trabalho em todos os softwares que desenvolvo.

Obrigado pela vossa ajuda.
    Abraços

11. SFSS

SFSS Power Member

Caso vá pela solução da VPN, que cuidados ter na ligação a base de dados??! Normalmente uso DataReader para mexer na Base de Dados. Até ao momento só trabalhei com bases de dados locais nunca usei o Transact-SQL para controlar os dados enviados para a base de dados.

O ideal era por Terminal Services, carregar a Aplicação no servidor ligado localmente a Base de Dados assim se a ligação cair a sessão do terminal continua.

Mais algumas ideias para me dar?!?!

Abraços

12. Armadillo

Armadillo Folding Member

Nós usamos essa solução, atraves do Terminal ha já alguns anos. nada a apontar ;)

13. SFSS

SFSS Power Member

O problema do terminal é as licenças. Um custo mais elevado que neste momento o cliente não quer. Por este motivo tenho de pensar em outras soluções eficazes e mais baratas.

Que mais ideias têm? O que usariam numa situação destas?!

O meu obrigado pela vossa ajuda... ;)

14. Armadillo

Armadillo Folding Member

Sabes para quantos users irá ser a tua aplicação?

15. SFSS

SFSS Power Member

Para já 2(Porto) ligados por VPN a Lisboa. Se a base de dados tiver remotamente. Em Lisboa mais 3, mas estão ligados por Ethernet.

16. Armadillo

Armadillo Folding Member

A nivel de licenças, sempre se pode optar por um MS Action Pack - julgo que o mais barato é muito acessível - ou pelo "volume Licensing". nada como entrar em contacto com a MS

Ora bem, se (ainda) sao poucos clientes, se calhar a melhor opçao seria a da sincronização por XML, visto que o volume de dados (ainda) será pouco. Sei que na banca usam um sistema semelhante, em que cada dependencia tem um servidor local de dados e depois os dados sao sincronizados. Mas os bancos devem ter VPNs para fazer essas transacções de forma segura.

Se ha perspectivas de os users aumentarem e as sedes tambem, tens que ter atenção a isso, porque se depois o teu sistema de sincronização é moroso ou se tem outra fallha qualquer, depois caiem-te em cima :p

Última edição: 18 de Fevereiro de 2008
  17. SFSS

SFSS Power Member

Ok. Vou continuar analisar a melhor das hipótesses.

O meu obrigado pela ajuda.

Abraço

18. Armadillo

Armadillo Folding Member

Nao me parece que só usando o DataReader venhas a ter problemas, se a MS o disponibilizou, temos que acreditar que aquilo funciona bem, mas o melhor é averiguares.

Cumpz

Partilhar esta Página