1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Transferir Gentoo para outro disco...riscos?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por raVemjr, 19 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 527)

  1. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Boas, eu instalei Gentoo num disco velho de 30GB. Entretanto arranjei um de 80GB, e como tal, usei o PartImage para criar uma imagem do sistema e passá-la para o novo disco. Entretanto esse disco de 80GB pifou, mas criei um backup do sistema novamente com o PartImage.

    A questão é, será que a transferência poderá ter causado o mau estar ao disco, e subsequente avaria? Qualquer coisa relacionada com super-blocos inválidos, ou até o facto das tabelas de partições estarem diferentes?
     
  2. PrOdG

    PrOdG Power Member

    A transferência por si só não te avariou o disco. Podias inclusivamente ter utilizado ferramentas que vêm incluídas, como o dd, tar, rsync ou até mesmo a cópia dos ficheiros de uma partição para outra.
     
  3. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Agora percebi. A questão resume-se em se, ao transferir ficheiros para o disco o estragaste?
    Não tem uma coisa a ver com a outra :) Se já estava estragado (ou a ficar) qd passaste...
    Se usaste o PartImage ele copia a estrutura como tal, dificilmente terias erros nos "superblocos", e mesmo que os tivesses, uma verificação manual resolveria (a não ser que te acontecesse como me aconteceu uma vez, em que o "superblocos" tinha sectores danificados e aí sim foi uma dor de cabeça)
     
  4. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Com o RSYNC? Mas eu não tenho os dois discos na mesma máquina sequer(portátil), mas desde que dê para passar tudo como está de um lado para o outro não há problema. Fiz a pergunta porque não sei se haveria problemas pelas partições não terem o mesmo tamanho. A questão nem era tanto em relação à transferência mas mais ao facto de ter feito uso prolongado do sistema com dados do disco antigo (suponho que seja inteligente o suficiente para se o disco for diferente não causar problemas físicos, mas nunca se sabe).
     
  5. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Só para informar que correu tudo sobre rodas...mesmo com layout de partições diferentes, com um disco de tamanho diferente...tudo na boa. Tive apenas que alterar uns detalhes no menu.lst e no fstab (este último ainda andei à nora uns tempos)...
     

Partilhar esta Página