1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Transferir Gentoo para outro disco...riscos?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por raVemjr, 19 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 527)

1. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Boas, eu instalei Gentoo num disco velho de 30GB. Entretanto arranjei um de 80GB, e como tal, usei o PartImage para criar uma imagem do sistema e passá-la para o novo disco. Entretanto esse disco de 80GB pifou, mas criei um backup do sistema novamente com o PartImage.

A questão é, será que a transferência poderá ter causado o mau estar ao disco, e subsequente avaria? Qualquer coisa relacionada com super-blocos inválidos, ou até o facto das tabelas de partições estarem diferentes?

2. PrOdG

PrOdG Power Member

A transferência por si só não te avariou o disco. Podias inclusivamente ter utilizado ferramentas que vêm incluídas, como o dd, tar, rsync ou até mesmo a cópia dos ficheiros de uma partição para outra.

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Agora percebi. A questão resume-se em se, ao transferir ficheiros para o disco o estragaste?
    Não tem uma coisa a ver com a outra :) Se já estava estragado (ou a ficar) qd passaste...
    Se usaste o PartImage ele copia a estrutura como tal, dificilmente terias erros nos "superblocos", e mesmo que os tivesses, uma verificação manual resolveria (a não ser que te acontecesse como me aconteceu uma vez, em que o "superblocos" tinha sectores danificados e aí sim foi uma dor de cabeça)

4. raVemjr

Com o RSYNC? Mas eu não tenho os dois discos na mesma máquina sequer(portátil), mas desde que dê para passar tudo como está de um lado para o outro não há problema. Fiz a pergunta porque não sei se haveria problemas pelas partições não terem o mesmo tamanho. A questão nem era tanto em relação à transferência mas mais ao facto de ter feito uso prolongado do sistema com dados do disco antigo (suponho que seja inteligente o suficiente para se o disco for diferente não causar problemas físicos, mas nunca se sabe).

5. raVemjr

Só para informar que correu tudo sobre rodas...mesmo com layout de partições diferentes, com um disco de tamanho diferente...tudo na boa. Tive apenas que alterar uns detalhes no menu.lst e no fstab (este último ainda andei à nora uns tempos)...

Partilhar esta Página