1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Transformar 12v em 9v

Discussão em 'Electrónica' iniciada por mk$, 19 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 7770)

1. mk$

mk$

Pessoal, alguém tem algum esquema para transformar 12v em 9v? Precisava ligar um aparelho 9v no carro! como faço?

a corrente de saída tem que ter estas características:
    - 9v
    - 600 mA

Mas agradecia que me dessem uma solução simples porque não percebo muito de electrónica.
    O será melhor usar uma pilha alcalina de 9v??
    Obrigado!!

2. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Precisas de um 7809... É um regulador com 3 pinos, e só precisas mais de um dissipador + parafuso e porca.

Em relação à pilha, ela não aguenta com 600mA durante muito tempo, talvez 3 horas.

Cumps

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  3. mk$

mk$

e como monto isso? podias fazer um esquema? tipo no paint ou assim

obrigado!!

4. ag393

ag393 Power Member

pois o 7809 era o ideal... mas filtrar a entrada e a saída era boa ideia, não? e fazer um circuito ja com tudo era fixe mas a pessoa em questão não sabe de eletronica, soldar, etc, o que torna tudo + complicado...

cumps

5. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Filtrar é aconselhável mas não obrigatório, e vai complicar ligeiramente o circuito (+ 2 condensadores)

Podes ver aqui na pág.4 http://www.farnell.com/datasheets/68540.pdf

Não sei o que possa fazer mais... :(

Cumps

6. mk$

mk$

pessoal eu queria uma coisa simples..mas obrigado na mesma

7. ag393

ag393 Power Member

opa numa loja de eletronica pode ser que arranjes uma solução pre montada. porem irá ficar mais cara...

onde fica a apulia?

cumps

8. Tyran

Tyran Power Member

Provavelmente olhaste para o esquema equivalente ao regulador... Vai mais a baixo que tens aí o tal com os condensadores.

cumpzz

9. ag393

ag393 Power Member

e um diodo de zenner na saida nao? é pedir muito?:lol:

cumps

10. Tyran

Tyran Power Member

Pk um zenner?

cumpzz

11. ag393

ag393 Power Member

O diodo zener quando polarizado inversamente (anodo a um potencial negativo em relação ao catodo) permite manter uma tensão constante aos seus terminais sendo por isso muito utilizado na estabilização/regulação da tensão nos circuitos.

Convem que o diodo Zener se encontre normalmente associado com uma resistencia em serie, para a limitar a corrente a um valor admissivel.

cumps

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  12. faiscanet

faiscanet Power Member

Eu também estou de acordo contigo. Ao menos o regulador de tensão com dissipador de calor aguenta 1 Ampére.

Partilhar esta Página