1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Transformar duvidas em tutoriais

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Jammin @, 20 de Junho de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 874)

1. Jammin @

Jammin @ Power Member

Quantas vezes são colocadas duvidas que ja foram respondidas muitas vezes?

Quantas vezes duvidas ao qual a resposta e dificil e demoram muito tempo a responder sem existir uma alternativa coerente?

Acho que se podia catalogar e secções e por linguagens duvidas respondidas no web development e programação, apagando dos tópicos a palha deixando só o problema e a resolução.

Que acham?

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a ideia é boa... e se os tuturiais forem indexados melhor.
    e isso vale não so para a secção de desenvolvimento, como para as duvidas em geral..

no entanto, ha que contar com 2 coisas:
    1- dá um trabalhão desgraçado adaptar tudo a tutorial;
    2- vai haver sempre gente que vai achar mais facil abrir uma thread nova e espetar la a duvida, do que fazer uma pesquisa em primeiro lugar.

3. Pedrocas

Pedrocas Banido

Se há gente que abre, por exemplo, tópicos a pedir opiniões sobre o Nokia 5800 quando já existe um tópico para esse telemóvel com o mesmo nome e que até está sempre nos primeiros lugares na primeira página da secção de telemóveis, duvido que essa mesma gente se dê ao trabalho de usar a pesquisa para saber se já há tópicos ou tutoriais sobre a duvida que têm. O que é pena porque evitava-se o repost. Mas 80% das pessoas são preguiçosas por natureza.

4. Jammin @

Jammin @ Power Member

Mas se houvesse uma secção só para isto nem era preciso usar a pesquisa basta haverem sub-secções com as linguagens. Muitos tópicos eram evitados, logicamente nunca com um sucesso de 100%

5. Pedrocas

Pedrocas Banido

Quase ninguém se dá ao trabalho de ler seja o que fôr que já esteja escrito. Querem é chegar, perguntar e ter as respostas de imediato à disposição. Por isso é que nos titulos dos tópicos aparecem coisas como "ajuda precisa-se", "ajudem-me depressa", "urgente", etc... até nisso não se dão ao trabalho de escrever um titulo mais explicito.

6. K0mA

K0mA Power Member

Já tive para sugerir isto há muito.
    Ainda agora aconteceu precisamente isso.
    EDIT outra

...

Última edição: 21 de Junho de 2009
  7. Jammin @

Jammin @ Power Member

Mas porque é que generalizas sabes quantos users tem a zwame? Que mania. Eu procuro sempre antes de abrir um tópico se não acharm abro. E muita gente também o faz senão era 100 mil tópicos em cada secção.

8. Armadillo

Armadillo Folding Member

Boas,
    E quem iria fazer esses tutoriais?

cumps

9. Jammin @

Jammin @ Power Member

Não é dificil, é apagar os posts de palha, deixar a dúvida e a resolução no primeiro post e bloquear o tópico. Os moderadores ou colaboradores podiam fazer isso, mas logicamente tem de ser quem perceba do assunto, digo eu.

Cumprimentos

10. K0mA

K0mA Power Member

Apagar não concordo, mesmo os que respondem mal pelo menos tentaram ajudar.
    Concordo sim em se fazer um apanhado das questões que se repetem e fazer tipo FAQ/tutorial.

11. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Boas

Mas isso tipo FAQ ja existe pelo menos nas secções de Hardware e do Windows (são as que modero por isso sei :D)

Cumps

12. Armadillo

Armadillo Folding Member

É totalmente inexequível, dada a subjectividade das questões que foram já colocadas bem como o trabalho que iria dar seria hercúleo e o retorno seria mínimo. O mais próximo disso e que já temos é o "Repositório de código".
    Mas, se quiseres fazer esses ou outro tipo de tutoriais ninguém vai criar objecções e tentaremos ajudar no que for possível. ;)

cumps

13. Jammin @

Jammin @ Power Member

E isso vai ficar arquivado no meio dos outros topicos tudo misturado? torna-se desorganizado

14. Baderous

Baderous Banido

Não tenho visto palha na Programação. Ou então temos um conceito de "palha" diferente.

15. Armadillo

Armadillo Folding Member

Existe desde 2006 um sticky com um index de, precisamente, Tutoriais;
    Por isso, o enterranço é relativo.

Sub-foruns só são criados quando existem tópicos em quantidade razoável e movimento que justifique essa acção.

cumps

16. K0mA

K0mA Power Member

Bom, então vou dizer o que EU queria como utilizador de Programação e Web Development:
    Vejo que de de facto há perguntas que, volta e não volta aparecem, mesmo que não as consiga enumerar, tenho esta ideia.
    Queria um "sitio" com a resposta a estas perguntas de modo a que quando surgem bastaria meter o link para a resposta.
    É só uma sugestão, até porque já o venho a fazer há muito tempo.

Dois exemplos (já citados na resposta que dei anteriormente)
    http://forum.zwame.pt/showpost.php?p=4863785&postcount=4
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=442691

17. Armadillo

Armadillo Folding Member

Lembrem-se que estamos numa comunidade e que TODOS devem tomar iniciativas e não esperar que o Staff faça tudo. Se quiserem, criem um tópico-index com os tópicos que achem mais importantes para figurarem neste e depois tenta-se encaixar nos stickys, se for possível.

cumps

18. Jammin @

Jammin @ Power Member

Coments do tipo: "explica melhor a tua dúvida"

Sim é isto, amanhã se ningué tiver criado eu criarei um tópico

19. Apagar o que tu consideras "palha" não me parece uma boa opçao.
    O que para ti é palha, para mim pode não ser e um tópico de dúvidas não se resume a um post com pergunta e com a resposta.
    É um conjugar de post's por vezes, e mesmo os que nao postaram e não foi a solução do problema serviu para alguém que leu aprender.

20. Jammin @

Jammin @ Power Member

lê o post de cima geez

Partilhar esta Página