1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Transformar duvidas em tutoriais

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Jammin @, 20 de Junho de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 874)

  1. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    Quantas vezes são colocadas duvidas que ja foram respondidas muitas vezes?

    Quantas vezes duvidas ao qual a resposta e dificil e demoram muito tempo a responder sem existir uma alternativa coerente?

    Acho que se podia catalogar e secções e por linguagens duvidas respondidas no web development e programação, apagando dos tópicos a palha deixando só o problema e a resolução.

    Que acham?
     
  2. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    a ideia é boa... e se os tuturiais forem indexados melhor.
    e isso vale não so para a secção de desenvolvimento, como para as duvidas em geral..

    no entanto, ha que contar com 2 coisas:
    1- dá um trabalhão desgraçado adaptar tudo a tutorial;
    2- vai haver sempre gente que vai achar mais facil abrir uma thread nova e espetar la a duvida, do que fazer uma pesquisa em primeiro lugar.
     
  3. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Se há gente que abre, por exemplo, tópicos a pedir opiniões sobre o Nokia 5800 quando já existe um tópico para esse telemóvel com o mesmo nome e que até está sempre nos primeiros lugares na primeira página da secção de telemóveis, duvido que essa mesma gente se dê ao trabalho de usar a pesquisa para saber se já há tópicos ou tutoriais sobre a duvida que têm. O que é pena porque evitava-se o repost. Mas 80% das pessoas são preguiçosas por natureza.
     
  4. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    Mas se houvesse uma secção só para isto nem era preciso usar a pesquisa basta haverem sub-secções com as linguagens. Muitos tópicos eram evitados, logicamente nunca com um sucesso de 100%
     
  5. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Quase ninguém se dá ao trabalho de ler seja o que fôr que já esteja escrito. Querem é chegar, perguntar e ter as respostas de imediato à disposição. Por isso é que nos titulos dos tópicos aparecem coisas como "ajuda precisa-se", "ajudem-me depressa", "urgente", etc... até nisso não se dão ao trabalho de escrever um titulo mais explicito.
     
  6. K0mA

    K0mA Power Member

    Já tive para sugerir isto há muito.
    Ainda agora aconteceu precisamente isso.
    EDIT outra

    ...
     
    Última edição: 21 de Junho de 2009
  7. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    Mas porque é que generalizas sabes quantos users tem a zwame? Que mania. Eu procuro sempre antes de abrir um tópico se não acharm abro. E muita gente também o faz senão era 100 mil tópicos em cada secção.
     
  8. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Boas,
    E quem iria fazer esses tutoriais?

    cumps
     
  9. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    Não é dificil, é apagar os posts de palha, deixar a dúvida e a resolução no primeiro post e bloquear o tópico. Os moderadores ou colaboradores podiam fazer isso, mas logicamente tem de ser quem perceba do assunto, digo eu.

    Cumprimentos
     
  10. K0mA

    K0mA Power Member

    Apagar não concordo, mesmo os que respondem mal pelo menos tentaram ajudar.
    Concordo sim em se fazer um apanhado das questões que se repetem e fazer tipo FAQ/tutorial.
     
  11. Madcaddie

    Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

    Boas

    Mas isso tipo FAQ ja existe pelo menos nas secções de Hardware e do Windows (são as que modero por isso sei :D)

    Cumps
     
  12. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    É totalmente inexequível, dada a subjectividade das questões que foram já colocadas bem como o trabalho que iria dar seria hercúleo e o retorno seria mínimo. O mais próximo disso e que já temos é o "Repositório de código".
    Mas, se quiseres fazer esses ou outro tipo de tutoriais ninguém vai criar objecções e tentaremos ajudar no que for possível. ;)

    cumps
     
  13. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    E isso vai ficar arquivado no meio dos outros topicos tudo misturado? torna-se desorganizado
     
  14. Baderous

    Baderous Banido

    Não tenho visto palha na Programação. Ou então temos um conceito de "palha" diferente.
     
  15. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Existe desde 2006 um sticky com um index de, precisamente, Tutoriais;
    Por isso, o enterranço é relativo.

    Sub-foruns só são criados quando existem tópicos em quantidade razoável e movimento que justifique essa acção.

    cumps
     
  16. K0mA

    K0mA Power Member

    Bom, então vou dizer o que EU queria como utilizador de Programação e Web Development:
    Vejo que de de facto há perguntas que, volta e não volta aparecem, mesmo que não as consiga enumerar, tenho esta ideia.
    Queria um "sitio" com a resposta a estas perguntas de modo a que quando surgem bastaria meter o link para a resposta.
    É só uma sugestão, até porque já o venho a fazer há muito tempo.

    Dois exemplos (já citados na resposta que dei anteriormente)
    http://forum.zwame.pt/showpost.php?p=4863785&postcount=4
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=442691
     
  17. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Lembrem-se que estamos numa comunidade e que TODOS devem tomar iniciativas e não esperar que o Staff faça tudo. Se quiserem, criem um tópico-index com os tópicos que achem mais importantes para figurarem neste e depois tenta-se encaixar nos stickys, se for possível.

    cumps
     
  18. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    Coments do tipo: "explica melhor a tua dúvida"

    Sim é isto, amanhã se ningué tiver criado eu criarei um tópico
     
  19. Apagar o que tu consideras "palha" não me parece uma boa opçao.
    O que para ti é palha, para mim pode não ser e um tópico de dúvidas não se resume a um post com pergunta e com a resposta.
    É um conjugar de post's por vezes, e mesmo os que nao postaram e não foi a solução do problema serviu para alguém que leu aprender.
     
  20. Jammin @

    Jammin @ Power Member

    lê o post de cima geez
     

Partilhar esta Página