É pena que tenham desistido de fabricar chips. Se bem percebi, os processadores podiam ser x86, como podiam ser outra coisa qualquer e essa ideia em teoria parece fantástica. Também apostavam no consumo baixo. Na prática não teve sucesso. P.S. - Eles ainda têm uma licensa para fabricar processadores x86? Poderia a nVidia estar interessada só por esse facto?
Transmeta Microprocessor Chip Business for Sale Link: Eweek.com nVidia ao ataque!! Acho que se estes gajos têm licença x86, então a nVidia deve comprar os tipos... a nVidia está a ser entalada entre a AMD e a Intel... era a altura mais propícia a poder desenvolver o seu próprio sistema (cpu+graficas+ chipsets)... Golden Age de certeza...
1 - A Nvidia não tem qualquer interesse em produzir CPU's x86 modernas, porque diverge do seu "core business" e também porque já tem duas empresas enraízadas (competir ali seria muito difícil, especialmente sem fábricas próprias para garantir o volume de produção necessário). 2 - A Nvidia já tem uma licença x86, aplicada a esta CPU mais antiga que estava integrada na compra da ULi (sim, CPU) indicada no seu site: http://www.nvidia.com/page/uli_m6117c.html Sem uma licença x86 (que foi transferida da Acer para a ALi, da ALi para a ULi, e da ULi para a Nvidia), esta CPU não poderia continuar ser vendida, muito menos anunciada no site oficial. P.S.: A Nvidia comprou há poucos meses uma licença permanente para grande parte das patentes da empresa (semelhante ao acordo agroa feito com a Intel), pelo que o interesse para eles numa aquisição total da Transmeta seria ainda menor.