1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trash

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por aclaud, 27 de Março de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 2837)

  1. aclaud

    aclaud Power Member

    Viva.
    Li algures numa thread que utilizadores de macintosh estavam "imunes" ao acto de formatar o disco, pois seria algo inútil - o simples empty trash bastaria. Estive a ler alguns artigos sobre como "apagar" o lixo correctamente e surgiram as seguintes questões:

    1- Se a quantidade de ficheiros que o disco tem afecta a sua velocidade, ao estar constantemente a instalar e apagar não se está a perder em performance do computador ao longo do tempo (uma vez que os ficheiros são quase sempre "recuperáveis" - acabam por ficar lá)?

    2- Para apagar tudo mesmo, a opção mais "drástica" são é a "35-Pass Erase of Deleted Files", o que pode demorar mais de um dia. Ora se assim é, não entendo como formatar o macintosh a partir do disco original pode demorar menos que uma hora. Pergunto, fica mesmo como vem de fábrica? Como se explica esta diferenca monumental de horas (afinal de contas o cd apaga tudo e instala, e o disk utility faz menos do que isso em muito mais tempo)?

    3- Um secure empty trash proporciona o mesmo desempenho ao computador que essas "Zero Out Deleted Files", "7-Pass Erase Deleted Files" ou "35-Pass Erase Deleted Files" que o Disk Utility possibilita ao fazer "Free disk space"?

    Muito confuso. Obrigado.
     
  2. bruno_eg

    bruno_eg Banido

    Que confusão vaí aí nessas tuas ideias.
    Sem querer entrar com termos tecnicos, eliminar o ficheiro da lixeira com/sem "secure empty trash" têm o mesmo inpacto de performance no teu disco, ou seja, nada. A única diferença é que com o "secure" empty ninguem consegue recuperar os ficheiros mais tarde, o que pode ser útil no caso de ter dados confidenciais que não queres que mais ninguém recupere caso ponha a mão no teu computador. No entanto perdes muito mais tempo ao apagar o ficheiro me modo seguro.

    O disco duro contém um especie de indice que indica os sectores do disco onde estão os ficheiros, ao apagar o ficheiro (sem o secure ...) apenas apaga o indicador para este ficheiro no indice, que em termos práticos é como se o ficheiro não existisse.
     
  3. Meje

    Meje Power Member


    Então e o espaço no disco?
     
  4. johncool

    johncool Power Member

    O espaço no disco fica o mesmo, só que, simplesmente, essa área onde o(s) ficheiro(s) apagado(s) estavam fica marcada como livre.

    Mas isto é igual, seja em OS X, seja em Windows.
     
  5. engcris

    engcris Power Member



    Mas é aconselhavel fazer de vez em qdo esse "secure empty trash"?? Como se faz?
     
  6. bruno_eg

    bruno_eg Banido

    O "Secure empty trash" só serve para uma questão que aches que o que estás apagar não pode ser recuperado por ninguém. Caso contrário é "overkill" .
     
  7. engcris

    engcris Power Member

    OK... então só mesmo por motivos de segurança. Fora isso é completamente desnecessário, certo?
    Mas gostava de saber como se faz! :wavey:
     
  8. ric07

    ric07 Power Member

    Já agora, visto que tambem esta meio relacionado.

    Nao sei se ja repararam, mas quando usam por exemplo uma pen, e lhe apagam alguma coisa...apesar de desaparecer, o espaço parece continuar ocupado.

    As tantas ele queixa-se que a pen esta cheia...e a gente abre e nao tem la nada.

    Por exemplo, neste momento tenho aqui uma pen de 128M.
    La dentro tem uma pasta de 2M.

    E espaço livre...tem 56M.

    :)

    Se eu apago as coisas...pq é que elas ficam por lá a ocupar espaço?


    Quais as varias maneiras de apagar ficheiros e quais os atalhos?

    Obrigado
     
  9. JedWar

    JedWar Power Member

    Já me aconteceu o mesmo!!! Verifiquei depois que foi criada uma pasta trashes onde permaneciam os ficheiros apagados... tipo lixo...
    Consegui limpar esvaziando o lixo, e andei a pesquisar aplicações encontrei a tb esta: superemptyTrash que permite esvaziar o lixo de todos os discos activos!!!
     
  10. engcris

    engcris Power Member

    Ja que estamos a falar de lixo... nunca vos pareceu que o computador tem mais espaço gasto do que o que estavam a contar?? Tipo... eu tenho 120 GB... deixei 20 para o bootcamp/Windows e os restantes, qse 100 GB para o MAC OS... ora, somei o espaço que ocupa cada pasta, desde aplicativos aos meus ficheiros guardados... e dá-me cerca de 30 GB (arredondando para cima) e tenho 40 GB ocupados....

    Agora a minha questão é... onde param esses 10GB??... terá a ver com o trash... com registos que tenha para lá?? Eu esvazio regularmente o trash...
     
  11. strikereg

    strikereg Power Member

  12. engcris

    engcris Power Member

  13. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Quanto a perceberes onde param esses GB, engcris...
    Os discos são divididos em sectores para que se possa escrever lá informação. É assim como um papel branco que, para ser escrito, precisa que lhe desenhem umas linhas ;)
    Os sectores, nos discos do Mac, ocupam, salvo erro, 512 bytes cada um. Portanto se, por exemplo, um ficheiro ocupar 4700 bytes, vai ocupar 9 sectores e depois vai ocupar 92 bytes de um sector de 512, desperdiçando 420 bytes.
    Agora multiplica isso por uma quantidade de ficheiros e respectivos "desperdícios" de bytes e vais ver que, infelizmente, muito do espaço do teu disco está a ser desperdiçado.
    Não há solução para isso. Sectores de 512 bytes já é uma medida bem pequena e acredita que há sistemas que têm sectores bem maiores, nos quais o desperdício é ainda pior.

    Rui Batista
     
  14. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    O MAcosX apesar de ter um ícone único para o trash, ele cria trashes em cada unidade de disco... ou seja o trash é do computador, mas os ficheiros ficam na chave USB (lá está a explicação correcta de se apagar o "apontador" para o ficheiro, e não o ficheiro em si) pois o trash é simplesmente uma directoria de armazenamento de apontadores para ficheiros com um comando associado de delete all.

    Sempre que acharem que estão com falta de espaço, façam restart do computador... O macosx deixa todos os programas que voces abrem carregados em algum lado para apressar o lançamento caso volte a ser necessário, e o swap file cresce abusivamente me algumas situações (Iphoto com muitas fotos, itunes etc com grandes libraries)

    Se fizerem um shutdown estas "coisas" são apagadas e volta tudo ao normal... Comigo pelo menos já me safou duas vezes ...( MAcbook com 60 GB e com 1 GB disponível normalmente)

    JPCarvalhinho
     
  15. ric07

    ric07 Power Member

    Acabei por nao entender uma parte.

    Entao no caso das pens, que pelos vistos fica la uma pasta de trash escondida...como fazemos para apagar um ficheiro numa pen?
     
  16. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Do mesmo modo que num disco. O que é necessário é fazer "Empty Trash" sempre.
    Já aqui na agência uma colega minha está sempre a dizer "Bolas pá!! Apaguei os ficheiros da pen e mesmo assim não posso gravar mais coisas para lá!!". É porque se esquece SEMPRE de esvaziar o lixo!!!

    Rui Batista
     
  17. ric07

    ric07 Power Member

    Pronto, ja entendi. Julgava que isto funcionava de modo diferente.

    Quando ligamos a pen, os ficheiros todos que tinhamos apagado na pen aparecem no trash.
    Ou seja, estao sempre na pen e so aparecem no trash se ligar-mos la a pen.

    Eu julgava que quando apagavamos o que quer que fosse, que eles deixavam de existir onde estavam (pen neste caso) e iam para o trash.


    Eu no windows raramente utilizava a reciclagem, ou seja, forçava sempre o apagar de modo a n ir para a reciclagem...acho que era shift+del ou assim.
    No caso do Mac, existe forma de fazer isso?
     
  18. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Para apagar, Command+Backspace
    Para esvaziar Shift+Command+Backspace

    Rui Batista
     
  19. engcris

    engcris Power Member

    Obrigado pelas respostas... isto aprende-se mto por estes lados! Espero depois tb poder ajudar... :)



    Esses atalhos vão dar cá um jeitaço ;)
     
    Última edição: 29 de Março de 2007
  20. ric07

    ric07 Power Member

    Nao me fiz entender. Isso sao os atalhos de apagar e de esvaziar o trash.

    O que eu estava a tentar dizer era se por acaso nao existe nenhum atalho que faça um apagar+esvaziar da trash na mesma operaçao. Ou por outras palavras apagar&nao ir para a trash.
     

Partilhar esta Página