Trash

tambem costumo usar isso que o ric07 esta a dizer, mas ja me arrependi varias vezes... (mas continuo a fazer :D)

em relacao ao topico, quando se liga uma pen no mac e se apaga um ficheiro da pen, esse apontador vai pa lixeira do OS e depois antes de tirar a pen e' que se deve la ir apagar tudo e'?
(isto se nao houver aquele comando que faça com que o apontador nem sequer passe pela lixeira)
 
Esvazias o trash quando quiseres...ate pode ser noutra utilizaçao da pen...e penso eu que ate noutro qualquer mac, tipo nos macs dos teus amigos, que calculo que sejam mts hehe :P

Agora, eu so acho isso do empty trash uma coisa chata, pq ha ficheiros que eu à partida sei que n os quero mesmo...dai que devia haver uma maneira de apagar sem deixar registo.

Agora chega aqui a minha namorada, vai ver o meu trash, e no meio dos ficheiros de trabalho, acha videos improprios...nao pode ser :P
 
LOl videos improprios e' chato...

mas pelo que disseste ha um trash para cada disco?


Nao ha nada melhor que ver para perceber.

- Mete uma pen no mac.

- Apaga uns ficheiros da pen.

- Vai ver ao trash o que ha por la.
(Vais ver que os ficheiros que apagaste na pen estao no trash junto a todos os ficheiros que apagaste no computador)

- Tira a pen do mac.

- Vai ver ao trash se os ficheiros que apagaste da pen ainda estao la.
(Vais ver que ja n estao)

- Volta a colocar a pen.

- Vai de novo ao trash.
(Vais ver que os ficheiros estao de novo la)


Resumindo...o trash tem a indicaçao de todos os ficheiros, que foram apagados...de todos os discos/pens que tens ligado nesse computador.
Mas os ficheiros...esses estao sempre no disco/pen onde os apagaste.
 
Para que serve então a opção de escrever x zeros do DISK UTILITY? Ora se dizem que o secure empty trash apaga tudo, então a função do DISK UTILITY seria inútil.
Se por outro lado é possível recuperar os ficheiros apagados com o sucure empty trash software especial (suponho que é com secure empty trash, se não não era software especial - bastava puxar do trash) ora volto a perguntar - instalar coisinhas, por no disco e apagar.. não diminui performance? - afinal de contas se é recuperável, algo está lá não?

Obrigado e peço desculpa pela nova turra na parede.
 
@aclaud, a não ser que sejas um interessado pela área, explicar-te os pormenores é complicado. Garanto-te que depois de eliminar o ficheiro da lixeira com ou sem "secure ..." não há qualquer impacto de performance posterior.
Se calhar a degradação que tu notas é por causa da fragmentação dos ficheiros, mesmo assim com o sistema ficheiros do MAC OS havendo uma quantidade razoável de espaço no disco isso acontece pouco.
 
Para que serve então a opção de escrever x zeros do DISK UTILITY? ora volto a perguntar - instalar coisinhas, por no disco e apagar.. não diminui performance? - afinal de contas se é recuperável, algo está lá não?
Bem, isto é uma resposta que suponho também se aplicar ao OSX, mas não tenho a certeza.

Não há razão nenhuma para diminuir a performance.
Quando algo vai para o tash, deixa de aparecer no finder mas continua no mesmo local no disco. Assim, podes mandar para o Trash tudo o que quizeres que não ficas com mais espaço em disco.

Quando esvazias o trash, o espaço ocupado pelos ficheiros fica marcado como livre, independentemente do seu conteúdo.
Se depois fizeres um download o OSX vai guardá-lo nos espaços marcados como livres. Se por acaso ocupar os espaços dos ficheiros que havias eliminado do trash, então esses ficheiros (que nunca foram verdadeiramente apagados) deixam de ser recuperáveis, porque foi escrito algo por cima deles. Se o download for escrito noutra parte qualquer do disco rígido, os ficheiros que havias eliminado do trash continuam no disco e são recuperáveis.

Em termos de performance, o espaço marcado como livre, independentemente do que está lá escrito, continua a poder ser utilizado livremente pelo SO, por exemplo para memória virtual.
 
Última edição:
Nao me fiz entender. Isso sao os atalhos de apagar e de esvaziar o trash.

O que eu estava a tentar dizer era se por acaso nao existe nenhum atalho que faça um apagar+esvaziar da trash na mesma operaçao. Ou por outras palavras apagar&nao ir para a trash.

Para apagar um ficheiro sem o enviar para a reciclagem uso um pequeno finder plugin criado no automator:

1- Ask for confirmation "tem a certeza que quer apagar permanentemente o(s) Ficheiro(s) ?"

2- Get selected finder items

3- Run shell script

Shell: "/bin/bash"
Pass input as arguments

Código:
#! /bin/sh
for i in "$@"
do
srm -rmf "$i"
done

:)
 
O secure empty trash equivale a que operação no Disk Utility? Zero Out Deleted Files? Ou ai para além disto?

É mesmo isso. Ele escreve zeros nos sectores marcados como apagados.
Mesmo assim para os mais paranoicos ainda é possível recuperar esses ficheiros, há empresas que fazem isso :)
 
(O "Secure empty trash" só serve para uma questão que aches que o que estás apagar não pode ser recuperado por ninguém. Caso contrário é "overkill" .)

..."Mesmo assim para os mais paranoicos ainda é possível recuperar esses ficheiros..."

Desculpem a minha ignorancia mas...

-Afinal existe alguma maneira de eu eliminar um ficheiro "mesmo" do genero como queimar um documente de papel :-), tornar IMPOSSIVEL de RECUPERAR! _ Obrigado!


-E podem explicar-me (como para miudos) como faço o "Secure empty trash"?
 
....
..."Mesmo assim para os mais paranoicos ainda é possível recuperar esses ficheiros..."

Desculpem a minha ignorancia mas...

-Afinal existe alguma maneira de eu eliminar um ficheiro "mesmo" do genero como queimar um documente de papel :-), tornar IMPOSSIVEL de RECUPERAR! _ Obrigado!

É queimares o disco do computador :004: .
Quando falei disso referia-me que existem empresas que conseguem recuperar coisas impressionantes dos discos seja por causa de dados perdidos ou fins de investigação judicial.
Precisas ir tão longe assim?
 
Realmente não, mas se sim tambem não podia dizer, podes sempre ser da judiciaria :-)

É que eu tinha lido numa dessas "empresas" que se torna impossivel no caso de sobrescrita(tambem não sei o que isso é)

Mas tenho umas duvidas:

-No caso de guardar um documento substituido-o por outro, como por ex. num doc. de texto; ficam então as fazes do documento todas possiveis de recuperar? Ou só a ultima?

-E se formatar a minha pen continuo la como o "lixo"

-Como faço então o "security empty trash"
 
Back
Topo