1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tratamento acústico – paineis DIY

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por silva741, 2 de Dezembro de 2018. (Respostas: 22; Visualizações: 676)

  1. Aqui na ZWAME esta secção é dedicada maioritariamente à imagem, mas julgo fazer sentido criar um tópico dedicado ao tratamento acústico das salas, e em particular aos paineis de absorção broadband. Infelizmente a maioria das pessoas não dá a devida importancia a esta faceta.

    Há várias empresas portuguesas dedicadas ao fabrico de material de tratamento acústico, aliás uma delas com sucesso internacional – a Vicoustic – mas actualmente é possivel fazermos nós próprios paineis adequados, e por um custo razoável. Basta apenas termos madeira, lã de rocha, tecido, e algum tempo livre.

    A colocação é também bastante simples, devem idealmente ser colocados nos ‘first reflection points’, que podemos encontrar em poucos minutos com a ajuda de um espelho.

    Normalmente as nossas caras-metade não são muito favoráveis a que lhes estraguemos o décor com grandes paineis monocolores, mas felizmente hoje já é possível fazer paineis com tecido imprimido, seja com padrões ou imagens totalmente personalizadas, a baixo custo.

    No início deste ano decidi tratar a minha sala, fazendo vários paineis, e foi um processo longo e com muita aprendizagem, mas que valeu a pena.
    Se houver interesse posso explicar os passos necessários.

    Logo colocarei algumas imagens ilustrativas.
     
  2. systo

    systo Power Member

    Ainda hoje andei a pesquisar sobre isto e agora aparece este post ;)

    Estou muito interessado em saber como se fazem esses painéis e se notaste claras diferenças antes e depois.
     
  3. HugoBB

    HugoBB Power Member

    Por coincidência também está semana andei a pesquisar, inclusiva usar telas pintadas com lá de rocha ou espuma no interior. Mas pelo que li, uma tela pintada normalmente cria reflexos acústicos.

    Explica pfv o truque do espelho. :)
     
  4. systo

    systo Power Member

  5. miguelbarroso

    miguelbarroso Power Member

    Atenção que isolamento acústico é diferente de tratamento acústico
     
  6. ruiestevess

    ruiestevess Power Member

  7. ruiestevess

    ruiestevess Power Member

  8. systo

    systo Power Member

    Estive a ver diy bass trap, que pelo que li são os mais importantes e existe um coisa que me está a fazer uma confusão enorme.

    Estes painéis usam ou painéis lã rocha ou vidro com um tecido respirável.

    O enorme problema é que tanto a lá rocha como a de vidro só se podem usar em espaços completamente isolados do meio onde nós estamos, porque as minisculas partículas fazem muito mal aos pulmões, aliás acho que quem faz estes diy bass traps no YouTube nem devem ler as precauções que devem ter ao manipular estes materiais.

    Ainda pensei que a lá rocha vidro estivesse enclausurada nesses painéis por uma cofragem de madeira mas não, é apenas tecido respirável. Medo...

    Os painéis da viscoustic quase de certeza que não levam nada de lã rocha / vidro.
     
  9. miguelbarroso

    miguelbarroso Power Member

  10. systo

    systo Power Member

    Silva741 depois quando tiveres vagar explica como fizeste os teus painéis.
     
  11. systo

    systo Power Member

  12. HugoBB

    HugoBB Power Member

    Uma coisa é lá de vidro, que foi provada ser cancerisna, inclusiva acho que já não é comerciavel, outra é lá de rocha que é mineral é creio que não faz mal. Como não será para sacudir, ou abanar, creio que não crie irritação aos pulmões. Também tens as espumas que a nível de correção acústicas são bastantes eficazes.
     
  13. systo

    systo Power Member

    Eu até pensava que mesmo a la vidro provocar cancro era mito.

    A la rocha provocar cancro isso sei que já foi provado que não é verdade.
    O problema é com as finas partículas que ao serem inspiradas provocam irritação mas como tem aquele tecido a proteger e é para ficarem quietos se calhar não tem qualquer problema.

    As espumas são boas para bass traps?
     
  14. E uma tematica vasta, vou ter de fazer isto por partes. Mas posso começar pela questão da saúde, que me preocupava bastante - tal como foi referido nos posts acima há grande e muito longa discussão sobre o assunto, mas está mais ou menos provado que a lã de rocha não é cancerígena. Causa no entanto grande irritação nos olhos, pele, e pulmões, e deve SEMPRE ser usada máscara quando é manuseada.

    Os estúdios de gravação e muitos milhares de outras salas estão repletas deste material há décadas, e pode-se argumentar que as fibras QUASE não saem de dentro dos paineis, excepto se forem abanados, mas eu quis jogar pelo seguro e dei-me ao trabalho de garantir que os meus paineis seriam de facto saudáveis.

    Contrariamente a todos os outros paineis deste género, que simplesmentete cobrem a estrutura e a lã de rocha com tecido, cada painel que fiz tem uma camada de 2cm de espuma acústica, seguido de 6cm de lã de rocha. Isto porque eu queria envolver a lã de rocha em plástico, para garantir que as fibras não se soltassem. E para isso usei thincling, plástico alimentar, que é finissimo, e para ter certeza que não iria reflectir as altas frequencias coloquei os tais 2cm de espuma acústica na frente do painel. Simples, mas eficaz.

    É um design provavelmente único, e os paineis são ligeiramente mais grossos que o habitual, mas assim garantidamemte são também mais saudáveis.
     
  15. Depende das espumas. Algumas são boas, com cerca de 60 por cento de eficácia comparadas com boa lã de rocha. Portanto pode ser utililizada, desde que a bass trap seja mais grossa.
     
  16. MUITAS diferenças. A minha sala tinha imensos ecos, em boa parte porque o chão é tijoleira, e consegui controlá-los. O painel que mais impacto teve foi a ceiling cloud, até pelo tamanho - 240cm x 150cm - mas os restantes paineis também ajudaram.
     
  17. Sim, tem mesmo de ser tecido imprimido, uma tela pintada não iria resultar.

    Quanto ao truque do espelho, aqui explica detalhadamente.
    http://arqen.com/acoustics-101/reflection-free-zone/#mirror-trick
     
  18. systo

    systo Power Member

    Última edição: 5 de Dezembro de 2018 às 00:12

Partilhar esta Página