Tratamento correcto para baterias MP3

Lanegan

Power Member
Bom, queria pedir Truques e dicas sobre a melhor forma de estimar a bateria de um leitor de MP3.. (possuo um Sony NW-E005 2gb)

(2 questôes)
- o uso frequente do MP3 como PEN é nocivo?
- deve-se deixar sempre a bateria esgotar completamente?


Obrigado.
cumps.
 
Bom, queria pedir Truques e dicas sobre a melhor forma de estimar a bateria de um leitor de MP3.. (possuo um Sony NW-E005 2gb)

(2 questôes)
- o uso frequente do MP3 como PEN é nocivo?
- deve-se deixar sempre a bateria esgotar completamente?


Obrigado.
cumps.

-nao tenho 100% certeza, mas posso-te afirmar com 99% dela que nao.
-da ultima vez que fiz isso o meu ipod nao ligou mais. Nunca mais fiz isso. Quando tiver quase a acabar, carrego. Pode nao ser o mais correcto, mas tenho medo que ele nao ligue outra vez, lol

quanto a dicas. Uma das que posso dar, e que nao o deixes a temperaturas muito elevadas nem a muito altas. Tenta sempre te-lo num ambiente ameno.
abraço
 
Última edição:
Não tenho a certeza como funciona a bateria desses Sony, mas sei que não há problema em deixar a bateria descarregar totalmente. Quanto ao uso como pen é que não sei dar respostas concretas, mas se há algum player que resista mais tempo a esse tipo de uso são esses modelos pois repara que foi fabricado para esse propósito, e a bateria é daquelas que permite carregar apenas durante 3m para ter 3h de reprodução.

De qualquer forma, para aumentar a vida da bateria, é sempre bom minimizar as vezes em que o player é posto a carregar. E deixar a carregar até ao fim também deve ajudar. ;)

Cumps.
 
-da ultima vez que fiz isso o meu ipod nao ligou mais. Nunca mais fiz isso. Quando tiver quase a acabar, carrego. Pode nao ser o mais correcto, mas tenho medo que ele nao ligue outra vez, lol

Tenho conhecimento desse facto e sei que é verídico, embora no "Suport" da Apple refira isto: "You should charge iPod when it has fully discharged even if it won't be used right away."

Podes-me dizer se posso fazer isto tendo em conta que estou a deixar descarregar o meu Nano pela primeira vez?

Obrigado desde já!
 
Já li em vários sítios que as baterias de iões de lítio podem ir à vida se descarregarem completamente. Mas nunca me aconteceu.
 
eu pessoalmente tenho um sony nw-a3000 e deixo sempre a bateria dar as ultimas para depois a carregar e nunca me deu problemas.
mas tenta manter o numero dos carregamentos ao minimo pra nao viciar a bateria(ja e raro mas ainda acontece) e tenta ligar o mp3 ao pc so qd ele precisar de ser carregado e nao qd ele tiver a bateria no maximo(o pc tb carrega o mp3 e cm tal pode ajudar a estragar,penso eu)
 
Obrigado pelas respostas.

Deixo também ligação a um manual completo sobre baterias que encontrei.. aqui
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Part One - Basics every battery user should know
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Part Two - Getting the most from your batteries[/FONT][/FONT]


cumps.
 
Tenho conhecimento desse facto e sei que é verídico, embora no "Suport" da Apple refira isto: "You should charge iPod when it has fully discharged even if it won't be used right away."

Podes-me dizer se posso fazer isto tendo em conta que estou a deixar descarregar o meu Nano pela primeira vez?

Obrigado desde já!

Ups.....So li isto agora, soz :/. Pois, mas eu tava a ouvir musica, a bat acabou, eu liguei-o ao pc segundos a seguir e ele nao ligou mais. Eu nao o deixo descarregar totalmente, ponho-o a carregar quando a bat ta mesmo no minimo. Depois do que me aconteceu, nao o descarrego totalmente outra x.
cumps
 
Já li em vários sítios que as baterias de iões de lítio podem ir à vida se descarregarem completamente. Mas nunca me aconteceu.




Sim .. morrem .. podem inchar .. e até explodir .

Tem de ficar sempre com um pouco de energia , para tal não ocurrer .

Isto é .. deixa a bateria descarregar até ao fim .. quando o aparelho desliga é porque executou essa segurança (guardou essa réstea energética ) .. o proprio aparelho faz a segurança .

Se carregarem apenas quando o aparelho não liga .. vão encher a bateria na totalidade .. de forma homogenea .. logo vão-lhe poupar e prolongar alguns ciclos de vida .

Tenho um sony er t630 e um k 750i .. sempre agi assim sem nenhum problema .
 
Todos os aparelhos que tive até à data e que utilizam baterias de lítio, nunca me deram problemas por deixar a bateria ir até ao fim.
Quanto à questão do uso de mp3 como pen, também me interessa, se alguém tiver info fidedigna, não se acanhe.

cumpz
 
As baterias de Litio não têm efeito de memória, como tal podes carregar a bat sem esta chegar mesmo ao fim. Alias, é aconselhavel que a bateria seja carregada, antes desta chegar a ficar completamente descarregada. Por isso, podes ligar como PEN pois isso nao causa qq efeito.
 
ya, tambem penso que devem ser carregadas antes de ficarem totalmente descarregadas.
A vdd e que comprei um MP4 no ebay e a bateria tava mais viciada que sei la o que!
Mas acho que ja vinha assim de fabrico!
 
Já li em vários sítios que as baterias de iões de lítio podem ir à vida se descarregarem completamente. Mas nunca me aconteceu.

Leste e leste bem. Nunca se deve deixar uma bateria de lítio descarregar completamente, da mesma maneira que não se deve deixar de a utilizar quando ela está a menos de 40% (ou seja, se trocarmos de bateria e quisermos guardar a antiga convem dar-lhe alguma carga).
 
Bem li aqui várias incorrecções sobre as "litios"

Então é assim.

Estas baterias perdem vida essencialmente por existir e pela sua temperatura. Assim um bateria de lítio vai perdendo capacidade a partir do momento que é fabricada e perde essa capacidade mais rapidamente quanto mais alta tiver a sua temperatura.

Quanto a se se deve deixar descarregar totalmente, não existe essa necessidade o que se deve é de vez em quando deixar descarregar para que o chip que controla a bateria perceber até que ponto esta pode ir. Estas baterias não sofrem do mal de "memória" e tenham sempre cuidado de comprar um produto já antigo com desconto com baterias litio pois estas como já disse só de existirem já perderam eficiência.
 
As baterias de Litio não têm efeito de memória, como tal podes carregar a bat sem esta chegar mesmo ao fim. Alias, é aconselhavel que a bateria seja carregada, antes desta chegar a ficar completamente descarregada. Por isso, podes ligar como PEN pois isso nao causa qq efeito.

Têm sim efeito de memória, apesar de não tanto como as Ni-MH.
 
eu com o meu telemovel e ipod tenho carregado sempre quando a bateria destes fica quase descarregada (praí 20 ou 30% +/-) e só de vez em quando é que deixo descarregar completamente antes de carregar (quando calha).
ha uns 2 anos quando pesquisei sobre o assunto foi este o tratamento correcto que me "aconselharam" (sendo essa parte do descarregamento completo da bateria por volta de 1vez por mês, consoante a utilização claro)

é isso que tenho feito e não tenho tido quaisquer razões de queixa a nivel de baterias.


claro que tento sempre usar o mínimo de luminosidade de ecra possive etc etc de modo a poupar.
 
Back
Topo