Travel / Alternativa DSLR

Vibe_99

I'm cool cuz I Fold
Boas Pessoal.
Ando a procura de uma alternativa valida para o “problema” do costume, abri o topico so para nao “invadir topico alheio” xD
Gostava de comprar uma camara para a “Maria” usar com mais comodidade quando estamos em passeio, ao principio achei que ela queria uma camara bastante compacta mas ontem estive com ela a ver camaras e percebi que nada disso, ela quer algo para substituir a 500D mas nao quer as compactas muito pequenas, o que me deixou como alternativa as Mirrorless e pouco mais. Certo?

O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina.
POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
Se possivel abaixo de 600€
PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens.
PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, pavilhão. Nao retirei nenhuma hipotese pois quero algo All Around.
COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Entusiasta
JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
Varias maquinas analogicas de 36 e 120mm, fuji instax, GoPro, Canon 500D
COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Loja física ou online.


Ela gosta invariavelmente do design das fuji.
Do que andei a ver: Serie X (o que o orcamento premitir)
Lumix GX80/85 (“apenas” 16 MP)
Sony A6000 (antiga??)
CANON EOS M6 MARK II (se apanhar a bom preco)


A solucao tb pode passar por uma compacta maior genero a XT100.

Se me puderes dar uma ajuda agradecia imenso.
 
@Vibe_99 a A6000 é antiga, mas continua à venda (e produção) por alguma razão ;)

Sobre o titulo de "travel" para depois dizer pavilhão fica 1 mix feelings para o uso da camera.

Para travel, sem dúvida algo como uma sony rx100 é do melhor (ou identico). Compacto, só precisa de meter cartão de memória e batera, siga.
 
Compacto seria a M6, mas a falta de lentes é um grande ponto negativo. Que distâncias focais pretendes ter?

Tirando a M6, tudo aquilo que comprares APS-C vai ter lentes do mesmo tamanho o que faz com que um corpo mais pequeno não seja assim tão relevante se um dos requisitos for de facto reduzir o tamanho.

Com MFT consegues ultrapassar estes problemas todos. Ficas com um sensor mais pequeno. Eu tenho tido em simultaneo MFT com 16mp e DSLR APS-C 24mp e a unica limitação que sinto é quando faço crops grandes por falta de distância focal nas lentes (por exemplo fotografar a lua com uma lente de 300m em APS-C e querer a lua a ocupar toda a foto). No resto os 16mp nunca me limitaram. Se não fores imprimir muito grandes formatos também não acho que te venham a limitar.
 
@Vibe_99 a A6000 é antiga, mas continua à venda (e produção) por alguma razão ;)

Sobre o titulo de "travel" para depois dizer pavilhão fica 1 mix feelings para o uso da camera.

Para travel, sem dúvida algo como uma sony rx100 é do melhor (ou identico). Compacto, só precisa de meter cartão de memória e batera, siga.

Fiquei exactamente com essa ideia sobre a A6000, mas sempre na duvida.

Em relacao ao pavilhao foi como escrevi a frente, apenas nao tirei nenhuma opcao por procurar algo all around mas sem duvida a prioridade eh travel.

Em relacao a RX100 ela nao gosta do tamanho, eh demasiado compacta por assim dizer, e o preco a bater nos 1000€ ja foge um pouco.
 
Compacto seria a M6, mas a falta de lentes é um grande ponto negativo. Que distâncias focais pretendes ter?

Tirando a M6, tudo aquilo que comprares APS-C vai ter lentes do mesmo tamanho o que faz com que um corpo mais pequeno não seja assim tão relevante se um dos requisitos for de facto reduzir o tamanho.

Com MFT consegues ultrapassar estes problemas todos. Ficas com um sensor mais pequeno. Eu tenho tido em simultaneo MFT com 16mp e DSLR APS-C 24mp e a unica limitação que sinto é quando faço crops grandes por falta de distância focal nas lentes (por exemplo fotografar a lua com uma lente de 300m em APS-C e querer a lua a ocupar toda a foto). No resto os 16mp nunca me limitaram. Se não fores imprimir muito grandes formatos também não acho que te venham a limitar.

O facto de ser APS-C pode nao ser eliminatorio pq por exemplo ela gosta do tamanho da fuji e sao maiores, nao gosta fo tamanho da rx100 por exemplo ou da g5x


Nao pretendo grandes zoom, dai ter dado o exemplo de uma viagem.
 
Se queres algo mais compacto que uma DSLR, apostava mesmo nas MFT... Uma GX80 ou uma E-M10 III, APS-C tem quase sempre lentes iguais às das DSLRs, ou seja, a câmara até pode ser mais pequenota, mas com uma lente decente, fica enorme. As Fuji conseguem ser um pouco mais compactas (algumas lentes), mas pesadas na mesma.

Para mim uma LX100 seria uma boa opção para quem procura algo compacto mas não muito, com uma lente muito boa. E muita atenção às lentes de kit... Há umas bem porreiras, outras muito fraquinhas...

Usa este site para comparares tamanhos: http://j.mp/2tyHEPd (dá para trocar as lentes e comparar)
 
Última edição:
O único sistema que tem lentes mais pequenas em APS-C é o EOS-M (mas tem poucas lentes), mas ele parece não estar preocupado com o tamanho porque continua a meter maioritariamente Fujis na lista.
 
Sinceramente o tamanho das fuji nao assusta muito.
Lembrei me de mais um dado comparativo, a maquina que um familiar muitas vezes nos empresta para as viagens eh uma samsung nx3000 e o tamanho agrada.
Agora a minha pergunta eh...se o tamanho das fuji nao for eleminatorio, sao “superiores” as restantes?
 
Para quem goste do sistema, são boas. Eu testei uma X-T20, e gostei de umas coisas, não gostei de outras - o maior senão foi mesmo a ergonomia da mesma - algumas pessoas adoram, eu não me habituei (tive-a comigo 2 semanas). Sinceramente, os modelos de entrada de gama não me entusiasmaram muito. Já a X-T2 era outra conversa, e estive quase a embarcar nesse comboio - mas era um investimento muito grande face à mudança que eu pretendia fazer.

Uma das coisas boas da Fuji, são as lentes em geral... não são baratas, mas mesmo a 16-50 de kit é bastante boa. Mas não sei como as coisas evoluíram nos últimos 2 anos desde que andei a informar-me.

Por fim continuo a dizer que uma LX100 é a melhor escolha (e mais barata) para quem quer ter uma máquina compacta só com uma boa lente de kit.
 
Para quem goste do sistema, são boas. Eu testei uma X-T20, e gostei de umas coisas, não gostei de outras - o maior senão foi mesmo a ergonomia da mesma - algumas pessoas adoram, eu não me habituei (tive-a comigo 2 semanas). Sinceramente, os modelos de entrada de gama não me entusiasmaram muito. Já a X-T2 era outra conversa, e estive quase a embarcar nesse comboio - mas era um investimento muito grande face à mudança que eu pretendia fazer.

Uma das coisas boas da Fuji, são as lentes em geral... não são baratas, mas mesmo a 16-50 de kit é bastante boa. Mas não sei como as coisas evoluíram nos últimos 2 anos desde que andei a informar-me.

Por fim continuo a dizer que uma LX100 é a melhor escolha (e mais barata) para quem quer ter uma máquina compacta só com uma boa lente de kit.

Eu gosto da LX100 atencao, secalhar se a escolha fosse so minha era por ai que embarcava, tou com medo de ela nao gostar e de a axar demasiado “pequena”... pois esta dentro daquela gama de tamanho da G5x por exemplo da qual ela nao gostou por ser demasiado pequeno.


Em termos de “qualidade” essas fuji sao superiores à M50 e a A6000 com a objectiva de kit?
 
Não conheço a objetiva de kit da M50, mas a objectiva de kit 16-50 da Sony li que não é nada de especial.

Quanto a tamanho, a LX100 não é assim tão compacta - é praticamente do tamanho da GX80+12-32 ou da A6000 com a 16-50.

Volto a dizer, usa o site que indiquei acima para comparares o tamanho das câmeras com as diferentes objectivas. E permite também saber os pesos de cada coisa
 
Back
Topo