Travel Camera / Mirrorless / Compacta - até 500€ +ou-

Freisobrado

Power Member
Boas amigos,
venho pedir a vossa ajuda na decisão.

Uma boa camara para viagem, ou seja, que não seja volumosa e que dê para várias condições (boa/pouca luz)

  1. O QUE: Máquina c/objetiva
  2. POR QUANTO: 500€ aproximadamente
  3. PARA FAZER O QUE: Retratos, paisagens...viagem sobretudo.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, rostos.
  5. COMO ÉS: Tenho bons conhecimentos de fotografia, mas a camara é para a minha mulher levar em viagens de férias ou assim, pelo que alguns modos de cena, são boa ideia para ela também se desenrascar em situações de maior dificuldade. Ela já teve uma nikon d3200.
  6. ONDE COMPRAR: Loja física ou online, indiferente.
Tenho em vista estas camaras, penso que preenchem os requesitos.

- Fujifilm x-t100 + 15-45mm
- Olympus OM-D E-M10 markiii + 14-42mm
- Panasonic TZ200

Agradeço desde já o vosso feedback e outras sugestões que possuam.
Abr.
 
Última edição:
Vê Panasonic Lx100, Sony Rx100, Canon G7x. Acho que a melhor opção será com lente fixa. Por exemplo a Olympus EM10 tem tantos settings e menus que é fácil ela alterar alguma definição e estragar as fotos de um dia inteiro. As compactas avançadas são normalmente melhores para point n shoot.
 
Vê Panasonic Lx100, Sony Rx100, Canon G7x. Acho que a melhor opção será com lente fixa. Por exemplo a Olympus EM10 tem tantos settings e menus que é fácil ela alterar alguma definição e estragar as fotos de um dia inteiro. As compactas avançadas são normalmente melhores para point n shoot.

Sim também são hipótese, mas ela gosta mais do aspeto da fuji ou Olympus... Aquele aspeto retro...

Por um lado essas também não deverão ser problema para ela já que ela também já tem alguns conhecimentos de fotografia, pouco mais que básicos mas tem. Ela teve uma nikon d3200...

Obrigado.
 
Eu também voto em algo como uma Panasonic LX100 ou Canon G7x.
Se desse para uma LX100 II, aí nem pensava em mais nada (é pesquisar no mercado de usados).

Cumps
 
A TZ200 que colocaste aí é um bicho muito diferente das outras. Já tem um sensor de 1", mas a lente não sendo muito luminosa, tem um zoom muito maior do que as restantes opções.

Tens de perceber se o maior zoom faz falta ou não. Se fizer, esta é sem dúvida uma boa opção (e compacta). Se não precisam de tanto zoom, também apostava numa LX100 ou na Sony RX100

Se quiseres algo com mais zoom, mas com uma lente mais luminosa, mas não tão compacta, tens a Panasonic FZ-1000 II
 
Sim também são hipótese, mas ela gosta mais do aspeto da fuji ou Olympus... Aquele aspeto retro...

Por um lado essas também não deverão ser problema para ela já que ela também já tem alguns conhecimentos de fotografia, pouco mais que básicos mas tem. Ela teve uma nikon d3200...

Obrigado.


Sabes que uma lente decente, custa bem mais que a máquina. Se fores usar uma máquina dessas com uma lente de kit (especialmente a Olympus, porque as da Fuji até são bem competentes) faz muito mais sentido um dos outros modelos que te sugeriram.

Se é só para o estilo, apesar de estética ser altamente discutível, procura uma Olympus E-M10 II (praticamente igual à III) que por vezes se encontram novas pelos 300 €. Mas acredita no que te digo (eu tinha uma Nikon D5200 em simultâneo com a E-M10 II), os menus e inúmeras opções da Olympus são bem complicadas e por vezes altera-se um definição e depois é muito difícil voltar a encontrá-la. A melhor opção é gravar presets com definições e sempre que se liga a máquina fazer reset ou load de um preset.
 
A LX100ii sem dúvida seria a tal, mas os valores estão acima do orçamento, não consigo encontrar dentro do valor pretendido, assim como a G7x e a RX100 (só versões mais antigas).
A LX100 já será um pouco antiga, tendo em conta que foi lançada em 2014...

Nas pesquisas, encontrei a LX15 ou a GX880, falam bem delas, o que acham? estas consegui valores até um pouco abaixo do orçamento máximo...
 
Última edição:
A Olympus E-M10 também foi lançada em 2015 e não é por isso que não é uma boa máquina.

Mais recente com preços iguais não significa necessariamente pior (nem melhor). Essa lógica só funciona se andares a trocar de máquina todos os anos.
 
A Olympus E-M10 também foi lançada em 2015 e não é por isso que não é uma boa máquina.

Mais recente com preços iguais não significa necessariamente pior (nem melhor). Essa lógica só funciona se andares a trocar de máquina todos os anos.

Ora no fator idade tens total razão...mas no caso da LX100 há mais uma coisa que ela dá importância (e eu também) e essa versão não tem, monitor articulado...
As outras duas hipoteses que coloquei, não acham boa opção? (LX15 ou GX880) Ambas consegue-se abaixo dos 500€...
 
A LX15 no papel parece-me muito boa, uma concorrente da RX100 ou da G7x. Na prática não sei.

A G880 seria para usar com que lente?

A gx880 inicialmente seria mesmo com a lente de kit (Lumix Vario 12-32mm / F3.5-5.6). Está por 350€ numa loja online. Se eventualmente ela precisar de trocar de objetiva, faria a troca depois para uma outra conforme as necessidades.

Ideal ideal era mesmo as caracteristicas da LX15 no desenho da GX880. Aí, tenho a certeza que ela ia adorar, porque ela gosta daquele tipo de design...mulheres... :) Se fosse para mim era bem mais fácil porque só olhava às especificações.
 
Uma máquina com lentes amovíveis é sempre significativamente maior do que uma máquina de lente fixa. Eu tive essa lente (a 12-32 Panasonic) e não gostei do desempenho e desfiz-me dela. Dentro do que procuras a Canon G9 X mark II castanha não seria uma boa opção (não tem ecrã articulado acho eu)?

Para ir para a GX880 com uma lente fraca só pelo design, mais depressa ia para a E-M10.
 
Uma máquina com lentes amovíveis é sempre significativamente maior do que uma máquina de lente fixa. Eu tive essa lente (a 12-32 Panasonic) e não gostei do desempenho e desfiz-me dela. Dentro do que procuras a Canon G9 X mark II castanha/silver não seria uma boa opção (não tem ecrã articulado acho eu)?

Para ir para a GX880 com uma lente fraca só pelo design, mais depressa ia para a E-M10.

Pois... És capaz de ter razão. Vi também uma promo à pouco da GX80 mas pelo que percebi a objetiva é a mesma.
A g9xmarkii também já vi e preenchia tudo... Excepto o ecrã... É pena...

Esta mesmo complicado decidir... E já tenho poucos dias... A fuji x-t100 também seria hipótese juntamente com a Olympus... Tendo em conta os designs...
Falta é a parte compacta, mas se tiver que ser uma dessas... A diferença de tamanho também não é mt grande.
 
A diferença de tamanho é a de conseguires meter no bolso ou não e isso é uma diferença bem grande. Se não usares a zoom compacta então a máquina fica bem maior.

Mas a xt100 não tem um sensor APS-C? Vai ficar quase do tamanho de uma DSLR com a lente.

As únicas APS-C com lentes mais pequenas são as mount canon EOS-M.
 
A diferença de tamanho é a de conseguires meter no bolso ou não e isso é uma diferença bem grande. Se não usares a zoom compacta então a máquina fica bem maior.

Mas a xt100 não tem um sensor APS-C? Vai ficar quase do tamanho de uma DSLR com a lente.

As únicas APS-C com lentes mais pequenas são as mount canon EOS-M.

Sim, é APS-C, mas é basicamente do tamanho da Olympus, ligeiramente mais pequena até (o corpo).

A verdade é que estou num dilema que não sei o que faça. Eu ligo muito as especificações, sou profissional da imagem, para mim era muito fácil escolher, como aparte, a minha câmara é uma a7iii.

A questão aqui é para quem é e o que ela gosta. Uma vez numa grande superfície, eu a tentar apalpar terreno a ver o que ela pretendia e ela só olhava para a estética, não queria saber se era uma boa lente, boa abertura, que tipo de sensor...

Basicamente estou eu agora com esse trabalho de balancear a coisa e ter o design que ela gosta aliado à melhor prestação possível para que ela nas viagens não tenha qualquer problema.

Eu reduziria a lista à Lx15, gx880, gx80 ou Olympus omd-10, x-t100.
Top era a g9x ter articulado, facilitava mt.
Todas estas consigo na casa dos 500euros ou menos...

Que achas? Consideravas alguma que não coloquei na lista tendo em conta os valores?
 
Mas vais usar a X-T100 com lente, por isso o tamanho do corpo é irrelevante. As lentes APS-C são todas iguais, excepto as Canon EOS-M. A x-t100 não pode entrar aí, porque é praticamente do tamanho de uma DSLR quando está com lente.

Eu sou suspeito porque tenho uma, mas a E-M10 é para mim de longe a mais bonita e isso pesou-me na escolha face às Panasonic por exemplo. A E-M10, como todas as mirrorless de entrada de gama tem um autofocus fraquinho. Julgo que a gx80 seja melhor neste aspecto e os menus mais simples. Não a acho particularmente bonita.

Qualquer MFT só é pequena com as fracas lentes de kit compactas ou com primes (o que eu uso), mas as primes são muitas vezes pouco práticas.

Da tua lista, a escolha racional é a LX15.
 
Uma das camaras que ela viu e achou piada foi precisamente a E-M10... por isso sempre a equacionei.
Só hesito no sentido que se ela quer algo para viagens, fins de semana, basicamente uma coisa para ter à mão e disparar se necessário, ela prefere ter uma camara a usar o tlm....a M10 não é já um pouco grandinha para essa utilização? transporta-se fixe?
já que a tens...como é o uso? sem problemas?

Obrigado pela ajuda @Meje !
 
Não chegaste a dizer qual o zoom range que procuras. Se é apenas um range 24-70 (ou parecido), recomendo uma Sony RX100 mk3 ou mais recente (a que o orçamento der) - já tive uma Mk1, e uma Mk3, e esta era sem dúvida fenomenal. Cabe dentro do bolso de umas calças de ganga, e se fores ver reviews, é sem dúvida das mais bem cotadas. A LX15 é equivalente, perde numas coisas, ganha noutras: https://www.apotelyt.com/compare-camera/panasonic-lx15-vs-sony-rx100-v Ou a Canon G7x II

Sinceramente para o uso que estás a falar, acho que é um disparate investir numa máquina de lentes intermutáveis - a não ser que penses em abdicar do zoom e andar apenas com uma lente do estilo pancake (20/1.7 ou 12/2.5 da panasonic por exemplo) - tudo o resto ou são lentes grandes ou são lentes manhosas (12-32 da panasonic por exemplo).

Estas compactas, com sensores de 1" e lentes premium e rápidas, são mesmo a melhor escolha.
 
A X-T100 não é mais pequena que a E-M10. Vi-as lado a lado na loja do tio Belmiro do Colombo.
Vai a uma loja ver e pegar nelas ao vivo, na Internet não é possível ter noção da volumetria.
 
Back
Topo