1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trigger calcular

Discussão em 'Programação' iniciada por helderhjp, 10 de Março de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 976)

1. helderhjp

helderhjp Power Member

Boas, estou a tentar fazer um trigger que calcule um valor de uma venda.
    Tenho a tabela artigos e vendas. Fiz esta parte do código, mas não sei até que parte está bem.
    Alguém me pode ajudar como faço para calcular o valor se forem vários produtos na mesma venda?

CREATE TRIGGER venda_I
    AFTER INSERT ON vendas
    FOR EACH ROW SET
    NEW.TOTAL = artigos.PRECO

2. slack_guy

slack_guy Power Member

Provavelmente vais precisar de uma tabela que relacione as duas: t_vendas_artigos. Uma venda pode incluir vários artigos. Esta tabela terá, além das chaves estrangeiras para o artigo e para a venda, informação da linha da venda: quantidade, preço, observações, desconto, iva, etc.

No final, calcular o valor da venda é uma questão de somar os valores (preços, quantidades, descontos, ivas) dos registos (referentes à venda) existentes nesta tabela.

3. reise

reise Power Member

Não podes fazer o total assim porque ele executa a seguir cada linha inserida. Nem sei como consegues fazer isso com um trigger...

4. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Podes sempre criar uma view com a informação que necessitas.

5. arpinacio

arpinacio Power Member

Nem mais, crias uma view onde mandas cá para fora somente os valores da venda (ou seja o valor de cada produto dessa venda), depois podes fazer algo como

Código:
    SELECT SUM(preco)
                FROM viewVendas

Partilhar esta Página