Tripé Compacto para viajar - 70€

É um valor bastante baixo para um tripé. Pesquisa pelo fórum se já houve recomendações para esses valores.

Um tripé não é uma coisa em que se deve poupar dinheiro. Lembro-me de encontrar várias vezes as pessoas a dizer isto quando fiz a pesquisa para a compra do meu.

Vais colocar uns 1.000 euros lá pendurados e se o lock de alguma perna falha, partes aquilo tudo porque quiseste poupar 30 ou 40 € (ou 100€).

Por outro lado, se for muito frágil e quiseres fazer longas exposições, vai abanar e vai estragar as fotos. Tens de usar algo minimamente robusto para longas exposições.
 
Tripés altos péssima ideia, se não tens 90 anos dobra as costas que até as fotos ficam melhores. Coluna central para cima é mt bom se gostares de fotos tremidas, então num tripé de 40€ que já nao deve ser grande coisa.

Por isso digo, escolhe um tripé mais baixo para teres algo melhor pelo preço, ve o peso máximo que ele suporta e o peso do material que vais colocar para te permitir pendurar peso no tripé para ganhar estabilidade. Mas seriamente devias procurar e ver numa loja (mm q depois compres online) pq nem imagino quão mau será um tripé com cabeça por 40€. Basta abanar um pouco e nem percebes na foto nada tremido mas não tem aquela nitidez pq a exposição foi afectada.
 
Estou de acordo...40 euros para longas exposições é muito pouco.

O meu Triopo custou-me 75€ e, apesar de se portar bem (no sentido de que nunca fiquei mal com ele), basta eu exigir mais um bocadinho dele e já não chega. Lembro-me de estar há uns meses a 900 metros de altitude, a usar a 55-250mm na 1200D...e aquilo abanava para tudo o que era lado. Recolhi um ou dois segmentos das pernas, pus a mochila no gancho e ainda estive a segurá-lo com as mãos para ajudar. Consegui as fotos que queria por sorte, porque ele continuou a abanar.

E quando fiz longas exposições com as pernas do tripé na água ou à beira-mar, acabei por usar quase sempre a 10-18 (nota-se menos a vibração) e com estabilização ligada (precisei de estabilização no tripé com uma grande angular!).

Entretanto acho que nunca fiz nenhuma longa exposição desde que passei para a 80D (que é mais pesada), e como tenho feito cada vez menos fotografia com tripé, acabei por não comprar um novo/melhor.

O meu conselho é duplicares ou triplicares esse orçamento para o tripé. Mas pelo menos duplicares.



Quanto a filtro, se é para longas exposições de dia, precisas "sempre" dum de 10 stops (ND1000), que podes posteriormente acompanhar dum kit tipo os da Neewer que trazem ND2, ND4, ND8 e ND16. Mas o de 10 stops é o mais importante, os outros durante o dia nem se notam.
 
Última edição:
Pois, compreendo o que dizem... E dou vos toda a razão. Se aumentar o orçamento para 60€ e na altura do tripé ficar me por 150 cm ou algo do género aconselham alguma coisa?
 
Eu cá não, não sugiro nada...porque já não estávamos a falar de fotografar a 1,75 nem 1,5m.

O meu Triopo dá para cerca 1,75m e recolho dois segmentos das pernas, o que lhe corta a altura para metade. Mesmo assim, é o que falei acima: se eu inventar exigir mais um bocadinho dele, chego ao cúmulo de precisar de estabilização numa grande angular (esquece lá uma teleobjectiva).

Para o que dizes, vais precisar duma coisa decente. Especialmente quando já abres o tópico a falar de usar filtros nas longas exposições durante o dia.
Por ex, se quiseres suavizar o mar durante o dia precisas de exposições de vários minutos (plural).

Isto são dois minutos e tal de exposição com o tripé nas rochas, a cerca de um metro de altura (dois segmentos recolhidos), a usar a 10-18mm aos 10mm, com filtro ND de 10 stops. Como foi nas rochas não devo ter precisado de estabilização, mas se fosse na areia, ou se estivesse a usar uma lente mais longa...esquece, provavelmente já não tirava a foto.

Para o que dizes, precisas de melhor.
 
É difícil de recomendar algo, no teu perfil diz que és de Vagos, se conseguires vai ao estudiopt, ou outra loja lá por Aveiro, eles na antiga loja tinham grande variedade de tripés à venda, assim já vias e testavas alguns.
 
Boas pessoal,
Após alguns meses ainda não comprei o tripé. E, sinceramente, não foram muitas as vezes em que senti necessidade de um.
No entanto, agora nas férias de Verão vou até ao estrangeiro e de certeza que o tripé me irá dar jeito.

Tendo em conta a situação, neste momento o que quero é o seguinte:
  • tem que ser compacto (o mais pequeno possível para poder transportar na bagagem e em passeios por montanhas)
  • o peso não é uma prioridade (poderá ser em alumínio)
  • pretendo que já tenha cabeça incluída, mas não é obrigatório. caso não tenha aceito sugestões

O orçamento são cerca de 70€

Neste momento, dos que já estive a ver, os que mais me agradaram foram o Rollei Compact Traveler No. 1 e o K&F Concept TM2235
 
ambos os tripés têm 5 segmentos, sendo que o mais grosso é de 22mm em ambos os casos, e pelo menos no tripé da Rollei os segmentos têm 22, 19, 16, 13 e 10 mm de diâmetro. já no K&F só informa o diâmetro do mais grosso (22mm) - no site da marca também não tem lá a informação relativa ao mais fino - pelo que os restantes segmentos deverão ter o mesmo diâmetro do outro tripé.

o Rollei pesa menos 50g, é mais alto 5cm, mas nas specs do fabricante diz que suporta 5Kg enquanto que o outro suporta 10Kg

neste momento o Rollei está mais caro (82€) e o K&F está a 70€, sendo que ambos já estiveram a 70€

por este valor há mais algum tripé em ter em consideração?
 
de facto parece o mesmo. tenho um monopé dessa marca e estou bastante satisfeito.
será que é mesmo igual? as alturas parecem ser as mesmas (penso que diferem 1cm - isso pode ser erro de medida deles? ) e o peso acho que era o mesmo
 
Sim, eu sei. Por acaso a minha pesquisa ainda não tinha passado por aquele que referiste

Edit: @marcio800 mas tens algum dos modelos que referi?
 
Última edição:
Boas pessoal,
Após alguns meses ainda não comprei o tripé. E, sinceramente, não foram muitas as vezes em que senti necessidade de um.
No entanto, agora nas férias de Verão vou até ao estrangeiro e de certeza que o tripé me irá dar jeito.

Tendo em conta a situação, neste momento o que quero é o seguinte:
  • tem que ser compacto (o mais pequeno possível para poder transportar na bagagem e em passeios por montanhas)
  • o peso não é uma prioridade (poderá ser em alumínio)
  • pretendo que já tenha cabeça incluída, mas não é obrigatório. caso não tenha aceito sugestões

O orçamento são cerca de 70€

Neste momento, dos que já estive a ver, os que mais me agradaram foram o Rollei Compact Traveler No. 1 e o K&F Concept TM2235

Estou na mesma situação, acabaste por comprar algum destes ?
 
Boas!

sim cheguei.
na altura comprei este em promoção a 50€.

Opinião acerca dele?

muito compacto, se o quiser meter da minha mochila ponho (é esta), embora não seja prático. normalmente uso-o no bolso de fora da mochila e prendo-o. é muito mais prático assim.
não tem um feel de barato, nem o acho muito instável, no entanto se o estenderes ao máximo, mesmo com a coluna central para baixo, devo dizer que não é o tripé mais seguro para se ter, no entanto desde que não esteja nenhum temporal, ele também não te vai cair.
as pernas estendem-se e encolhem-se muito facilmente e de forma rápida.
a cabeça do tripé também não me convence muito, no entanto não posso dizer que já me tenha deixado mal.

Concluindo, pelo preço a que o comprei, não me posso queixar, considero que foi uma boa compra. Se quiseres um tripé para poderes enfiar dentro de uma mala para viajar, levando dentro da mala de porão até podes considerar alternativas mais robustas e de maiores dimensões.
Se quiseres algo para vídeo, penso que o melhor mesmo é veres outras opções ou então comprar outra cabeça para este tripé
 
Uma vez que não posso (ou não devo) contar com ele na máxima extensão não será preferível considerar um mini tripod ou algo como isto ou ainda um realmente compacto como este? Sei que não servem o mesmo propósito mas uma vez que o objectivo é "compactness"/usabilidade são uma hipótese.
 
Back
Topo