Tripé compacto

MEIA

Power Member
1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Só tripé com menos de 50cm de comprimento quando fechado, sem contar com a cabeça.

2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
Máximo 300€, quanto menos melhor.

3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens, desporto, longas exposições...

4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores.

5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Entusiasta

6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
O peso mais alto deve de ser com a Canon 7D + Canon 70-200mm f/2.8 L IS II

7. COMO É A TUA "REDE": Não usam

8. ONDE COMPRAR:
Loja física ou online.

Preciso de um tripé com menos de 50cm de comprimento quando fechado sem contar com a cabeça. A razão é porque mais que isto não cabe na mala da mota.
Queria algo robusto, o mais alto possível quando aberto e não me importo com o peso.
Estou familiarizado com a marca Manfrotto, já tive alguns, mas estou aberto a mais sugestões.
Estou muito inclinado para o Manfrotto MT190XPRO4(comprimento fechado 49mm)
https://www.manfrotto.com/190xpro-aluminium-4-section-camera-tripod
Acho 4 secções demasiado, mas temos sempre que trabalhar com compromissos.
Alguma recomendação diferente ?
 
Muito obrigado pela info !
Não conhecia nenhuma das marcas, mas até me parece que usam o mesmo sistema. Terão o mesmo OEM ?
Vou investigar um pouco mais, mas do pouco que vi, fotografias ao alto é para esquecer mesmo com a 6D quando com a 70-200mm f/2.8.
Vou ter mesmo que fazer alguns compromissos.
 
Porque dizes isso das fotos ao alto? A cabeça original do Mefoto permite meter a 90 graus e podes sempre comprar acessórios para isso se o sistema nativo não te agradar.
 
Pois, não sei, acho estranho que este tripé, com a qualidade que tem, possa ser vendido a 50€ (200/4). De facto há vários modelos parecidos. Se meteres aí os modelos, posso dar uma olhada nas fotos para perceber se são iguais ao meu ou não. Independentemente de poder ser vendido mais barato noutras marcas, é um bom tripé. Procura umas reviews no youtube e poderás confirmar.
 
Porque dizes isso das fotos ao alto? A cabeça original do Mefoto permite meter a 90 graus e podes sempre comprar acessórios para isso se o sistema nativo não te agradar.

Eles no site dizem que ao alto aguenta até uma máquina mais uma 70-200mm f/4. Não sei se estão a falar da cabeça(eu já estou bem servido neste ponto) ou do próprio tripé, mas ponho facilmente a hipótese de ser o tripé porque já tive um que acho que se virava, com material mais pesado ficava estupidamente instável.
 
Isso é uma questão de abertura das pernas (que só têm uma posição regular e uma muito aberta) e se necessário de pendurar um peso no gancho do tripé (uma mochila, um saco com pedras).

Mas onde estás a ver essas informações? É um tripé que está preparado para aguentar com 12 kg! O meu é só de 8kg e é bastante robusto.
 
a mim parecem-me exatamento os mesmos tripes aqui vão ao fotos:

A2350Q2R_main.jpg


O Neewer em Carbono até está em flash sale a 75.99€ mas os de aluminio andam a 55€ +/-

71f6dh9HW-L._SL1500_.jpg
 
Pois parecem. Comprei o meu há uns anos e acho que não havia essas "réplicas". É questão de procurares feedback e veres especificações (nomeadamente as capacidades de carga de cada 1).

Duvido que tenham a mesma qualidade de construção, mas a Neewer costuma ter bons produtos low cost.
 
Pois parecem. Comprei o meu há uns anos e acho que não havia essas "réplicas". É questão de procurares feedback e veres especificações (nomeadamente as capacidades de carga de cada 1).

Duvido que tenham a mesma qualidade de construção, mas a Neewer costuma ter bons produtos low cost.

Eu também ando para comprar um destes, por isso me pareceram iguais, mas no amazon há muitas marcas e são todos iguais, só muda mesmo a marca. Deve ser tudo feito no mesmo sítio
 
Isso é uma questão de abertura das pernas (que só têm uma posição regular e uma muito aberta) e se necessário de pendurar um peso no gancho do tripé (uma mochila, um saco com pedras).

Mas onde estás a ver essas informações? É um tripé que está preparado para aguentar com 12 kg! O meu é só de 8kg e é bastante robusto.

Diz mesmo no próprio site "As the largest of the MeFOTO family, the GlobeTrotter holds larger DSLR bodies, and up to a 70-200 f/4 lens, steady." (aqui não sei porquê deu-me a entender que era ao alto, falha minha). Mas se for na posição ideal, pior ainda.
Quando eles dizem que aguenta até "20kg" é na posição ideal. Tive cabeças chinesas que dizem que aguentavam 20 kg, mas se colocar num ângulo pouco favorável (objectiva a apontar um pouco para o chão) com uma 7D + 300mm f/2.8 até a vês a escorregar e se o tripé não for bom fica instável. Quando colocas a máquina na vertical, vais tirar o peso do centro do tripé e aí o máximo peso suportado será uma fracção do que eles dizem que é o máximo, mesmo que coloques um dos pés do tripé para o lado em que a máquina está inclinada.
Já devo de ter dado a entender que já saí algumas vez queimado com produtos de marcas duvidosas. Até já me aconteceu apanhar um tripé em queda, até tive suores frios ver a minha 24-70mm a cair.

A minha busca não anda fácil, no fim acabo sempre no site da Gitzo :014:
 
O meu kit máximo no roadtrip pesa 1,5 kg, num tripé para 8 kg (D5200+Tamron 70-300 VC). É um tripé com muitos segmentos, para poder encolher bastante, por isso os segmentos mais finos, são razoavelmente finos (quando quero mais estabilidade encolho os segmentos mais finos e dobro-me um pouco). Não acho que seja estável como uma parede, apesar de não ter termos de comparação em tripés leves/pequenos. Tu vais meter-lhe o dobro do peso e muito mais valor em cima. Quando meto a lente nos 300mm e ainda amplio a imagem no LCD para focar (na lua por exemplo), muito frequentemente noto um escorregamento muito ligeiro, que não percebo a olho nú, mas julgo que se apertar com bastante força, estabiliza.

Colocar um peso grande em cima de um monte de varas leves é a pior coisa que podes fazer criar instabilidade, tanto quanto mais alto for o tripé. Se o peso não estiver centrado no tripé (o que queres fazer), muito pior. Isto não vem da qualidade do tripé, é física e aplica-se a qualquer tripé. Acho que com material mais pesado com estabilidade, tens mesmo de ter um tripé pesado e para isso só pendurando peso considerável no gancho do tripé... Não sei se esse peso conta para a capacidade de carga anunciada, mas acho que não.

Eu acho que o tripé tem de se comprar com boa folga, porque um tripé arrumado num canto, ou uma máquina no chão, saem caros.

Acho que o @xukuru tem um Globetrotter. Talvez ele te possa dar umas luzes sobre a estabilidade.
 
O maior problema dos tripés não é a capacidade de carga, mas a estabilidade. E isso só se vê testando.

Tenho um MeFoto Globetrotter e é um excelente tripé de viagem. Super compacto, é razoavelmente leve e bastante polivalente no que diz respeito à sua forma de utilização. Já o usei de todas as maneiras e feitios, monopé incluído.
Mas apesar de gostar bastante do tripé (para o propósito dele), tem limitações. A maior delas sendo a estabilidade com telezooms. A menos que estejam a fotografar em ambientes controlados ou sem ponta de vento, então aguenta bem com qualquer equipamento que lhe metam em cima. Os 8 ou 12kg chegam e sobram!
Não é um bom tripé para longas exposições com telezooms. Percebi isso quando há uns anos estava a fotografar na Serra da Estrela com vento (e não estou a falar de rajadas de vento forte...). Quando cheguei a casa e vi as fotografias só me apetecia atirar para o chão :P
Hoje talvez escolhesse a versão em carbono, apesar do preço. É que ao contrário do que se vai lendo pela internet, a diferença entre versões de alumínio e carbono não está só no peso. Carbono é muito mais estável.

Apesar disto tudo, eu continuo a gostar bastante do tripé. Conhecendo esta limitação, só me resta arranjar estratégias para a ultrapassar: seja colocando peso no gancho do tripé, seja protegendo-o do vento com casaco, por exemplo.
E não é por neste momento ter também um Gitzo GT5532S que deixei de usar o MeFoto.

É uma excelente aposta tendo em conta o preço e aquilo que oferece.

Relativamente aos 3LT: são bastante apetecíveis! O problema é meter as mãos num cá em Portugal.

(...)

A minha busca não anda fácil, no fim acabo sempre no site da Gitzo :014:

Como eu te percebo! :berlusca:
 
Pois, esse Manfrotto também me parece porreiro. É sem duvida a marca que mais confio, mas também não testei muitas.
Ainda não comprei nada porque já estou a pensar que se calhar vou mesmo para um Gitzo, mas é mesmo muito dinheiro e como já não trabalho na área, parece demasiado dinheiro.
 
Bom dia.

Tenho uma camcorder Canon Legria GX10.
Neste momento estou a operar com o tripé Weifeng 532T+5316BH (WF-5316), mas apesar de ser funcional, não estou muito satisfeito com a performance.

Assim, coloco aqui o que pretendo.

1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Tripé com menos de 50cm de comprimento na posição de transporte para não ocupar muito espaço

2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
Máximo 200€.

3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes filmar?
Fazer vídeos curtos e longos.
Gravo muito jogos de futebol de formação mas também gosto de fazer pequenos vídeos com alguma qualidade com alguns efeitos e filmado de ângulos não convencionais

4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes filmar?
Exteriores de dia (paisagens, campos de futebol) e interiores.

5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de camera man?
Entusiasta, amador e apaixonado pela arte.

6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
Canon Legria GX10

7. COMO É A TUA "REDE": Não aplicável

8. ONDE COMPRAR:
Loja física ou online.

Preciso de um tripé até 50cm de comprimento por uma questão de transporte e questão prática.
Algo fácil de montar e de desmontar e capaz de mudar a disposição do tripé durante as gravações sem perder muito tempo e sem complicações. Nada de muitos parafusos e afins.

Pretendo um tripé robusto, consistente, mas que não tenha muito peso.
De preferência em carbono. Tenho uma ideia mas não sei será o mais adequado para a minha Canon.
Falo do tripé K&F Concept Profissional TM2534T

Quem me puder aconselhar melhor sobre o tipo de tripés para o meu caso, agradeço desde já.

Obrigado.
 
Para vídeo sugeria uma cabeça adequada a esse uso. Tenho dois tripés, um com rótula para fotografar, e outro com cabeça de 2 eixos com braço para video. É muito difícil fazer pan&tilt decentemente com uma rótula
 
Back
Topo