Tripé para FUJI X-T3

kronnuz

Power Member
Olá malta. Preciso de sugestões para comprar um tripé para usar com a X-T3.
A oferta é tanta que honestamente não consigo decidir... com este orçamento sei que não vai ser possível chegar às marcas de topo, mas como não sou profissional, não tenho essa pretensão. No entanto, já que vou investir algum dinheiro, queria fazê-lo da forma mais inteligente possível... das marcas que tenho pesquisado, vi alguns Manfrotto, Rollei, Sirui, Vanguard, K&F, Neewer, etc, que poderão ser interessantes. Mas lá está, como decidir entre eles?

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Flash. Se possível em carbono. Não pretendo algo ENORME, mas também não quero comprar algo super compacto.
  2. POR QUANTO: Entre os 100 e os 150€ (se justificar, há alguma margem para subir o orçamento)
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, fotografia de produto, eventualmente paisagens e também longas exposições
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Amador
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
  7. Fuji X-T3 + Fujinon 35mm 1.4
  8. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
  9. Tenho um amigo que também fotografa com Fuji
  10. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online, é indiferente.
Obrigado!
 
Tenho ideia que a Sirui terá melhor qualidade de construção. Mas não experimentei esses modelos em específico.
Ainda assim, o esse Rollei parece interessante.

Eu tenho um Rollei Compact Traveller em alumínio, e cumpre bem, dentro dos compactos.
E tenho um monopé Sirui, também em alumínio, e a qualidade de construção é muito boa.
 
@solrac611 - na ***** está a um preço porreiro. A diferença para o 7A valerá os 30€? Penso que seja só mesmo o material (e respectivo peso, +/- 300G). De resto é igual.

Bom, neste momento estou indeciso entre:
Sirui Traveller 7C/7A - 99/129€;
Rollei C6i Carbon - 140€;
3 Legged Thing Travis Punk - 146€ (mas não há stock para já).

Está difícil de decidir... as queixas que vou vendo em relação a estes modelos são essencialmente em relação às cabeças que não serão muito capazes na fixação da máquina...
Gosto bastante do da Sirui, só tenho pena que não se consiga retirar a coluna central para fotografar baixo... terá sempre de se fotografar invertido... a cor da cabeça do 3 Legged Thing também me deixa assim um bocado de sobrolho no ar... não está fácil! lol
 
Última edição:
Mais do que a diferença dos 30€ eu tentava saber qual deles é mais estável.
Se o de carbono for bem feito, será mais estável que o de alumínio. (A menos que usem ligas de alumínio aeroespacial:D)

Eu entre esses, sem ver comparativos, ia para o Sirui de carbono. Mas tenta ver comparativos no YouTube.:coolshad:
 
Tenho andado a ver umas atrás de outras... Livra que até chateia!
Isso e a ler reviews na Amazon e afins... O problema é que chega-se a uma altura em que é difícil distinguir uma má review por uma má utilização do comprador de uma má review porque o material apresenta realmente falhas...

Entretanto já ando a piscar o olho a modelos um pouco mais acima...

O Vanguard Alta Pro 2+ 263AB caiu-me no goto e provavelmente será esse o escolhido. Só lhe falta uma (pequena) coisa: não tem um gancho na coluna central para adicionar um peso.

Já agora, qual a vossa opinião sobre isto? Deve-se fazer, não deve?
Na prática poderá até ser contraproducente ao funcionar como um pêndulo?
Cumprimentos
 
Última edição:
Ja tive um Vanguard Alta Pro (anterior ao Alta Pro 2) e o simples monopé da Sirui, parece-me melhor construído que o Vanguard...
Mas isto só se tem real noção, experimentando :berlusca:
 
Hmmm... Estive toda a tarde à procura de opiniões sobre este Alta Pro 2+ e há várias referências ao facto de a coluna central e o mecanismo que permite a rotação da mesma, serem pouco estáveis... O que para mim derrota o propósito de um tripé... Pena, gosto mesmo do aspecto do tripé!

Bem, a pesquisa continua.

Continuarias a apostar no 7C, certo @solrac611? Tenho de procurar a ver se não há uma coluna central mais pequena para venda...
 
Última edição:
Se comprasse um tripé agora, sim, iria para esse.
Mas atenção que nunca o experimentei.

Tens também o 5C. Mais pequeno um pouco. Não sei se a altura máxima é um requisito importante para ti..
 
Eheh penso que não deveria ser grande problema porque só tenho 1.67cm :facepalm:

EDIT:
Pronto, já está encomendado!
Depois de muito ler e ver videos, lá fui para o Rollei C6i de Carbono.
Estive MUITO indeciso sobre se havia de comprar a versão em alumínio ou carbono, mas apesar da diferença de preço ser o dobro para o de alumínio, achei que meio kilo ainda faria diferença.
Como quero comprar algo que, não sendo espectacularmente bom, seja o mais versátil possível, considero que valeria a pena esticar um bocadinho a corda.
Mesmo assim, por 140€ acho que foi um bom preço.
O Sirui não o arranjava a este preço, para comprar "já" (está esgotado em vários sítios e onde os há, estão mais caros).
O que também ajudou a decidir foi o facto de a Rollei ter uma coluna central pequena como acessório, que posso comprar depois (a Sirui também tem, mas não é tão pequena).
Isto era algo que queria, como já tinha dito atrás... não era ESSENCIAL, mas poder ter a flexibilidade que essa opção permite, é porreiro para mim.
 
E esse Rollei chegou a tempo do Natal? :D
Chegou pois! Chegou 4 dias depois ;)
Ainda não tive hipótese de o testar fora de casa, nem tenho termo de comparação, mas parece-me que é bastante robusto, apesar de leve e parece-me bem construído.
Não noto grande flexão nas pernas (o facto de terem um diâmetro grandinho ajuda, claro). A cabeça também é porreira (para quem nunca teve nenhuma...), a rotação é suave mas ainda algo "dura" (é provável que com o tempo melhore) e a fixação da bola funciona sem qualquer problema com a X-T3+35mm 1.4. Fica mesmo fixa, sem ter de se rodar com muita força para apertar.
Não gosto muito da integração do gancho na coluna central - impede que se retire a coluna facilmente de baixo para cima, obrigando a ter de se desenroscar a cabeça para depois então retirá-la.
Tendo em conta a forma como prevejo utilizar o tripé vou mesmo ter de comprar a coluna central mais curta, para poder abrir totalmente as pernas e fotografar bem lá em baixo.
Até ver estou satisfeito.
Terei de o levar para o terreno para o testar em condições mais difíceis
 
Impecável então. :beerchug:
Até ver! ;)

Ficam 2 fotos

50761968162_a8697d7421_z.jpg


50761967567_cd4818cb3f_z.jpg
 
Tem boa pinta.

Neste momento também estou à procura de um tripé com mais capacidade.
E apesar de estar inicialmente inclinado para o Sirui, este Rollei começou a ganhar terreno...
A ver se me consigo decidir.
O meu Compact Traveller N1 não é pau pra toda a obra. Com a 70-200 dá medo :facepalm:
 
Back
Topo