Tripé para pesos pesados.

MylleZ

Power Member
Boas, preciso mesmo de um tripé que seja bem firme e seguro para meter a minha D810 + 200-500mm VR em cima (mais de 3kg).

Tenho um Vanguard Veo, que é jeitoso, mas que diz suportar apenas 4kg.
Acho arriscado para um uso mais "abusivo".
Daí estar à procura de um tripé mais robusto.

Não queria nada super pro, mas quero algo que seja bom.

Depois de muito pesquisar apareceu-me este, que achei jeitoso.

MeFOTO GlobeTrotter Titanium (Aluminum)

list.png




Relembrar que o que eu pretendo é a versão maior e mais robusta - o Globetrotter.

Key specifications
Length range 41 - 163 cm
Maximum weight 12 kg
Manufacturer no. A2350Q2T

EDIT: Ah, de referenciar que este tripé (o mais pequeno também) tem uma perna que desmonta para formar um monopé com a coluna central.
Pode dar jeito também...
 
Última edição:
Adivinha quem tem esse tripé? :berlusca:

O tripé é muito fixe. Gosto bastante dele, mas não é para essa lente! Pelo menos o de alumínio. O de carbono nunca testei.
Se aguenta com a máquina + lente? Aguenta. Mas deixa vir um bocado de vento e tu vês para onde vai a estabilidade. E esse foi o motivo que me levou a comprar outro, não como substituto, mas como complemento. Longas exposições com a 70-200 F4 na 6D fica complicado. Tenho imensas fotos que foram para o lixo por estarem tremidas, com este conjunto.

Assim sendo, e porque já fiz essa pesquisa que estás agora a fazer, cheguei a 2 ou 3 tripés possíveis: Manfrotto xpro055c (a versão carbono), Gitzo GT3532S (ou GT3533S, novo modelo...) e um Benro/Induro que agora não me recordo do modelo, mas depois posso ver.
O Manfrotto é o mais barato deles todos, mas fiquei MUITO agradado com esta versão. Quem diz que a diferença para o de alumínio é só o peso, não sabe o que diz. A estabilidade/rigidez do tripé não tem nada a ver!

Acabei por comprar o Gitzo GT5532S porque arranjei novo em loja por 450€ (Custava mais de 1100 ou 1200€). No entanto é muito pesado/grande. Admito que o factor € foi decisivo na escolha. Caso contrário teria ido para o GT3532S.

Tens maneira de ver os tripés em mão?
 
Bem, não sabia que o tinhas.
O facto de gostares dele já me anima...

Mas com falta de estabilidade referes-te a quê?
Pequenas vibrações? Usavas peso no gancho?
Eu não vou fazer longas exposições com a 200-500mm, acho :P
O principal objectivo é vida selvagem e algum desporto (mais virado para vida selvagem até).

Queria, portanto, uma boa cabeça que me permitisse ajustes rápidos. Uma cabeça de esfera é o indicado, acho - mas tem que ser das boas.
A do meu Vanguard, apesar de dizer que aguenta com 4kg, com os 3kg e tal do conjunto D810 + 200-500mm vai abaixo (a máquina começa a tombar).
Como é a cabeça do Globetrotter?

Esses tripés que recomendas são muito caros para o que eu quero, para já...
Sim, bem sei que investi muito neste sistema, e que também é importante investir num bom tripé...
Mas eu não sou muito das longas exposições - gosto de usar tripé, é sempre bom para paisagem, mas não preciso da coisa mais estável do mundo (tu deves fazer exposições de minutos :P).

Não tenho como ver os tripés "ao vivo" infelizmente.
Só os encontro mesmo online.

Cumps
 
A cabeça do tripé é muito boa. Nesse aspecto não tens problemas. O máximo que já vi nessa cabeça foi uma D750 com uma 70-200 2.8 e estava a suportar sem esforço nenhum.

Ora bem, a forma que arranjei para melhorar a estabilidade do tripé foi tapar o vento com os casacos. Tenho uma foto de Bragança que só foi possível assim. E claro, o peso na coluna central (toda para baixo). Por vezes nem abria a última secção (a mais fina). É uma forma de contornares o problema. Para mim é que não servia.

A questão é: tens um excelente conjunto de lentes, e uma máquina com 36mpx. Isso merece um tripé do mesmo nível.
 
Concordo, mas não me apetecia gastar 900€ num tripé, nesta altura do campeonato...
O Vanguard é bom para viagem, mas não é para a D810...
O Globetrotter também cabe na mala de porão e já aguenta com mais.

Acho que vou começar "por baixo".
Compro este Globetrotter e mais tarde, se ficar viciado em paisagens e tal e se vir que tenho problemas de estabilidade, compro um mais a sério.

Dentro deste range (arranjo o globetrotter aluminio por 170€) achas que conseguia algo melhor?
 
Dentro desse range o Globetrotter parece-me uma excelente escolha. Então para viagem é muito bom. Aliás, eu voltava a comprar o mesmo se fosse hoje.

Mas pensa seriamente em adquirir outro. Vai estando atento aos preços pela europa fora. O meu a 450€ foi um autêntico achado. A cabeça 220€.
 
Sim, mas se fores estando atento ao preço dos tripés vais ver que os arranjas por bem menos. Claro que podes sempre contar com valores a rondar os 700€ para o conjunto. Mas é tripé para a vida.
 
E material da Sirui?
Tenho um monopé da marca, e fiquei muito bem impressionado com a qualidade do material...
Vê o Sirui N-3004X que diz aguentar com 18kg
Em portugal está a pouco mais de 200 euros... depois falta a cabeça ;)
 
Back
Topo