1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Triple boot - Linux e 2 Windows XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por madafakapc, 3 de Novembro de 2005. (Respostas: 11; Visualizações: 1949)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Ora bem, depois de instalar um Linux após 2 XP Pro no mesmo disco, fico sem a cena do hal.dll de um dos Windows XP....da-me corrupto e tal, deve ter sido alterado...assim sendo
    no caso por ex. do Linux Ubuntu, como posso instalar no mesmo disco os 3 SO sem dar buraco e que tipo de partições devo escolher: primary,logical para o Linux pq este permite-me escolher na altura da instalção, e ja agora o XP nao reconhece os boots do Linux, ie, nao consigo ter o Windows instalado depois de um Linux!?!?!?

2. Condez

Condez [email protected] Member

Se o teu problema é não conseguires escolher qual o SO que queres no arranque do pc, exprimenta instalar um Boot Manager.

Caso não seja esse o problema, peço desculpa pois entendi errado.

3. Exup

Exup Power Member

Vê a explicação abaixo (sorry o double post, mas tive que o fazer para poder postar uma foto)

Cumps.

4. Exup

Exup Power Member

É isto que pretendes:

Num disco já com Windows, não convem andar a inventar com bootloaders (para quem não sabe).
    O ideal é instalar o linux e na altura que ele pergunta se quer instalar um bootloader, dizem que não. e dizem para para criar a diskette de arranque (deste modo nunca se estraga a MBR do Windows).

Depois fazes isto:

iniciar com a diskette boot Linux (não instalar o lilo no disco)
    -instalar depois já dentro do linux, o lilo na partição / (cuidado para n se enganarem na partição e instalarem na do windows...)
    -Definir no Lilo os SO(Windows e Linux) e muito importante, o Linux como default (senão n resulta)
    -copiar para uma diskette o BootLoader do Lilo usando o comando em modo root: "dd if=/dev/hda5 bs=512 count=1 of=/mnt/floppy/linux.bin" (fica um ficheiro de 512Bytes chamado Linux.bin)
    -Ir ao Windows e copiar o ficheiro bin da diskette para a raiz do disco (c:\linux.bin)
    -Editar o Boot.ini e acrescentar a linha: c:\linux.bin="Mandrake10.1"

e assim nunca precisam de estragar nada...boa??

Cumps.

5. xtr3me

xtr3me Power Member

Consegues.
    Tens é de, depois, voltar a instalar um dos bootloaders que vêm com o linux (lilo ou grub), através do cd da distro correspondente ;)

Cumps

6. PrOdG

PrOdG Power Member

Se já tiveres a partição para o segundo SO feita antes de instalar o Windows, tens tantos problemas em instalar um bootloader como em instalar o próprio SO. Ou seja, nenhum.

madafakapc, instala um bootloader (aconselho o grub em vez do lilo, mas aí já é questão de gosto) na partição do linux, e configura-o de maneira a aparecerem os 3 SO. Se precisares de ajuda na configuração, apita aqui ;)

7. madafakapc

madafakapc Power Member

O meu problema é mesmo que apos instalar 2 SO Winxp e ao instalar o Linux (Ubuntu por exemplo) quando vou arrancar aparecem realmente os 3 SO, mas um dos XP nao esta OK, ie, ta com o tal ficheiro marado, que significa certamente ter sido escrito por cima do seu boot...e como tal so posso arrancar ou o linux ou um dos XP que tinha antes...

Moral da historia, posso sempre instalar primeiro os XP e so depois o Linux tendo em conta a cena do bootloader que me dizem

?????

8. madafakapc

madafakapc Power Member

Ganda maluco pá! Na era preciso tanto!!! Mas obrigado na mesma! Fica a tua recomendação que vou aki arquivar...no entanto, sou capaz de nao conseguir a cena da diskette pq axo que nao tenho drive em condições...
    CD de arranque nao ha pois nao?!?!?!

9. Exup

Exup Power Member

Sem ser em diskette não sei fazer :-( sorry.

Para quem disse atrás que não há problemas em Bootloaders e afins:
    Experimentem instalar (como eu fiz) à cerca de 1 ano, Linux e companhias em sistemas RAID (IDE e SATA) como eu tinha (e tenho), para ver o que o Lilo, Grubs e companhia fazem com os seus "maravilhosos" bootloaders.
    Talvez agora já estejam melhores, mas na altura cada tiro cada melro...MBR estragada (quando reconhecia o RAID).
    Claro que tudo se recompõe mas, quando uma pessoa não tem os conhecimentos, fica enrascado.

A "minha" solução é a solução que envolve menos risco (nenhum) pq o Linux não interfere em nada com MBR. Simplesmente o que deveria estar escrito pelo LILO na MBR, irá ser escrito na diskette.
    Depois é só criar o ficheiro *.bin e que nada mais fará do que ser um apontador para as partições indicadas do Linux.

Desta forma podem instalar e reeinstalar o LINUX sem nunca dar cabo de nada no Windows.

P.S. (uma drive de diskettes é baratinha ;) )

10. Condez

Condez [email protected] Member

Quando referi Boot Managers, não me estava a referir especificamente ao lilo ou grub.

Existem outras soluções no mercado.

Um abraço.

11. AlfaBoy

AlfaBoy Power Member

Isto devia de funcionar com o grub?? É que eu tentei não fiz exactamente isto :"dd if=/dev/hda5 bs=512 count=1 of=/mnt/floppy/linux.bin" mas sim "dd if=/dev/sda1 bs=512 count=1 of=/home/alfaboy/desktop/linux.bin" ou mais ou menos isto não tenho a certeza do dev que mas eu editei o /etc/fstabs e vi qual era a partição de boot.

Eu crirei muitas partiçoes e a maioria estão em RAID0 só o boot é que esta numa partição de 50MB num dos discos, tenho /boot ext3, / raid0, /home raido0, swap raid0. Quando copiei o ficheiro para o windows para por no arranque, reiniciei o PC quando escolho o linux o ecra fica todo preto não da nada, se isto funcionace era mesmo excelente...

12. Sempre podes fazer o seguinte:

Instala uma só versao so winxp na makina, em seguida instalas o m$ virtual pc, este permite criar maquinas virtuais em ke podes instalar quantos os so ke tu quizeres, inclusivé a m$ lançou recente os additions de linux para o virtual pc ( por mais incrivel ke possa parecer a m$ permitir instalar so da concorrencia estes additions funcionam mto bem)

Isto faz com ke tenhas mtos so ma makina mas so um e realmente fisico todos os outro sao virtuais.

Em qualquer dos casos consegues tirar todo o rendimento que precisas duma Virtual Machine.

Espero que isto te ajude...............

Abraço.

Partilhar esta Página