Triple boot:Windows xp, mac os X, linux ubuntu

Status
Fechado a novas mensagens.

pulups

Power Member
Boas noites pessoal

Antes de expor o meu problema vou já dizer uma coisa antes que me bloqueiem o tópico

Eu sei que o mac os X é exclusivo para mac's e que não devia ser possível ser usado em pc's mas tal como no forum do insanelymac, eles la falam sobre mac os X, mas ninguém diz onde arranja-lo, porque tal é ilegal, logo ao me ajudarem neste tópico falando só de como fazer o triple boot correr as mil maravilhas, mas sem cometer a ilegalidade de dizer onde arranjar o mac os X para pc , penso que não haverá problemas :)

O meu problema é, que eu tenho windows xp profissional, que corre perfeitamente, mas quando instalo linux ubuntu hardy heron( 8.04) pelo Wubi (ou seja usando o loader do windows) ele passado uns minutos acaba sempre por encravar, e no outro dia instalei o mac os X, e passado também uns minutos ele acaba sempre por encravar também!:( (no caso do mac os X as vezes aparece uma janela com varias línguas a dizer que tenho de reiniciar o pc outra vezes nem isso)

Se calhar é só coincidência, mas já me passou pela cabeça( e dai a razão deste tópico) que há algo errado quanto ao loader do windows xp, pois o único que funciona perfeitamente com o loader do windows xp é o próprio windows xp8|

Quanto ao linux, o install é que fiz foi meter o cd original( mandei la vir do site) e confirmar que queria instalalo dentro do windows, quanto ao mac os X, segui um tutorial que encontrei na wikipedia correspondente a minha versão de mac os X

Acham que o que digo faz sentido? ser algo errado com o loader do windows? teem alguma ideia do que possa ser??!? ajudem-me por favor :rolleyes:

Ps: a maquina em questão é um portatil da e-escolas
Hp-530
Disco rigido hitachi 120 gigas sata
Core duo 2.16
2 gb ram
grafica intel gma 945


Ps2:Caso falar esteja a cometer alguma infracção ao estar a pedir ajuda de como correr mac os X em pc por regra do forum peço ja as minhas desculpas e obrigado de qualquer forma
 
Ilegal não é. Por uma razão muito simples (pelo menos até à uns tempos): A Apple não reconhece oficialmente que seja possível instalar o Mac OS em hardware que não o seu próprio.

Aliás, há uma loja de informática bem conhecida cá em Portugal, que colocou no seu fórum imagens de Mac OS X Tiger a correr num 8-core. Até hoje não ouvi falar de nenhum processo contra eles. Porquê? Porque a Apple não reconhece que tal seja possível.

Acredito que o que te vou dizer não vai ir contra regras nenhumas, pois apenas vou dar informação, e informação é algo, que eu acredito, deveria ser livre e dada quando pedida. (Além do mais não estou a "roubar" o pequeno almoço de ninguém). Portanto, para conseguires o Mac OS X próprio para PC, tenta pesquisar no google por ""nome do programa" torrent".

Duas coisas posso desde já garantir:

1ª Não é pêra doce instalar apenas o Mac OS X num PC (muito hardware não funciona correctamente ou não funciona à primeira vez).

2ª Não uses o Mac OS X para navegar pela Internet, pois havendo falhas no sistema, essas não são corrigidas, tal como seriam se usasses o "verdadeiro".

Eu por acaso há uns tempos estava com a ideia de comprar um macbook pro e instalar lá, além do mac os x como é óbvio, instalar linux e windows. (bem mais "díficil" que num pc ... curioso).

Antes de instalares o mac os x faz uma pesquisa para ver se tens hardware compatível.

Quanto ao teu problema em específico, talvez primeiro instalasses o Linux e depois o Windows. Quando tudo trabalhar em harmonia, tentaria o Mac OS X.

Devo também alertar para o facto que um colega meu quase ía dando cabo do portátil por apenas ter instalado mac os x (mas uma vez que hoje já há mac os x intel, talvez não haja tantos problemas).

Tens aqui um link que talvez te possa ser útil quanto ao problemas windows xp e linux.
 
Última edição:
From MacOSX Leopard EULA:

2. Permitted License Uses and Restrictions.
A. Single Use. This License allows you to install, use and run one (1) copy of the Apple Software on a single Apple-labeled computer at a time. You agree not to install, use
or run the Apple Software on any non-Apple-labeled computer, or to enable others to do so. This License does not allow the Apple Software to exist on mcomputer at a time, and you may not make the Apple Software available over a network where it could be used by multiple computers at the same time.

http://images.apple.com/legal/sla/docs/macosx105.pdf


Apple files lawsuit against "Mac cloner" Psystar


Agradece-se um bocado mais de informação sobre o que se fala.




Quanto à dúvida do utilizador pulups, é favor instalar o GRUB ou o LILO.
 
Como o fEiO disse, e muito bem, é ilegal usar o Mac OS X (seja a versão x86 ou PPC) em hardware que não o da Apple. Como tal, instalares Mac OS X no teu portátil é cometer uma ilegalidade. Anyway, o facto do PC crashar no Mac OS X parece-me culpa do EFI emulator, mas não te fies no que disse.

Em relação ao Ubuntu crashar ao instalares com o Wubi, agarra num PC velho e experimenta fazeres umas instalações do Ubuntu lá, depois instalas normalmente no teu portátil. Atenção que não me responsabilizo por qualquer problema que tenhas.
 
Exactamente, convém saber do que se fala.

O artigo que falas, menciona um processo da Apple contra Psystar - empresa que produz entre outras coisas, computadores e lucra ao usar mac os x nos seus computadores.

Isto é completamente diferente de uma comunidade que usa o mac os x num pc de uso normal, para uso próprio, sem qualquer interesse monetário. Apenas o faz pelo desafio...

E é sobre isto que eu falo. Não sobre empresas que clonam computadores apple.

Além do mais, é óbvio que a Apple não dá muita importância a este tipo de uso, pois se alguém usa este tipo de "mac os x" e precisa dele a um nível profissional, então a pessoa irá adquirir pelas vias legais. Até é uma forma de a Apple ganhar mais visibilidade. Faz todo o sentido que a Apple não "tenha conhecimento" de tal comunidade. Nunca me viste referir empresas que clonam computadores Apple.

Mais uma coisa, a comunidade InsanlyMac (do que se fala, não empresas) já existe há bastante tempo, e nunca foi fechada pela Apple, nem por lei alguma. Nem sequer os seus utilizadores são alvo de processos. Isto pela razão que mencionei atrás. É publicidade gratuita para a Apple. A Apple sabe muiito bem, que os utilizadores desta comunidade e outros, precisando de um sistema para o trabalho, e vendo que o Mac OS X lhes agrada, então irão adquir computadores Apple, por uma questão de legalidade... É a alma do negócio... só não entra nele quem não quer ...

Havia também mencionado que um colega meu quase tinha dado cabo do portátil dele ao tentar colocar mac os x. A verdade é que hoje em dia, ele possui um macbook pro. Coisas da vida... tal como eu vou adquirir um por questões legais.
 
Última edição:
DarkButterfly, não interessa se a Apple dá ou não importância, é ilegal usar Mac OS X em máquinas que não as vendidas pela Apple.

Parece-me que não sabes o que é uma EULA, lê o que está abaixo.

in http://en.wikipedia.org/wiki/EULA:
A software license agreement is a memorandum of contract between a producer and a user of computer software which grants the user a software license. Most often, a software license agreement indicates the terms under which an end-user may utilize the licensed software, in which case the agreement is called an end-user license agreement or EULA.

Ou seja, tu para usares o Mac OS X tens de aceitar a sua EULA, e como tal tens de respeitar o ponto 2.A. que o fEiO citou e eu passo a traduzir:
Esta licensa permite-lhe instalar, usar e correr uma (1) cópia do software da Apple num único computador da marca Apple de cada vez. Você concorda em não instalar, usar ou correr o software da Apple em qualquer computador que não seja da marca Apple, ou permitir terceiros a fazê-lo. Esta licensa não permite que o software da Apple exista em mais de um computador de cada vez, e não poderá disponibilizar o software da Apple através de uma rede onde poderia ser usado por múltiplos computadores ao mesmo tempo.
 
Sim, há um EULA. E não precisavas de o traduzir, pois foi perca de tempo da tua parte.

Tal como há um EULA ou espécie de EULA para tudo.

Há é uma diferença. E aposto que lá vão vocês tornar ao mesmo. Mas essa é a velha história de sempre...

A diferença é que o EULA aplica-se entre Fabricante e Utilizador. Logo uma pessoa que adquira/compre um programa, à partida sabe que existe um contrato, e que tem de acordar com esse contrato antes de prosseguir com a instalação. Ao quebrar parte do contrato, a pessoa em causa está de facto a cometer uma ilegalidade. Seja produto pago ou disponibilizado gratuitamente.

Neste caso, usar Mac OS X em computadores, que não Apple, seria ilegal, pois a pessoa havia concordado com o EULA.

O que eu estou a falar é de um projecto chamado OSX Project, na qual se insere o InsanelyMac, e ao qual aderem imensas pessoas no sentido de aprederem como instalar Mac OS X em computadores não Apple.

Neste situação, caso a Apple, "reconhecesse" este projecto/comunidade, então de facto todas as pessoas que fazem parte dele, estariam a cometer uma ilegalidade constatada.
Mas o que acontece é que a Apple não "reconhece". E é preciso que o "prejudicado" "reconheça" tal situação para que haja ilegalidade.

É certo que o EULA protege algo, seja esse algo o que for, mas é também verdade que, se quem detém X EULA, não reconhecer algo, que de facto esteja a violar esse EULA, então não está a haver ilegalidade alguma.

Para que uma ilegalidade seja tida em conta como tal, o prejudicado tem de reconhecer que essa ilegalidade está a acontecer. Se não reconhece, então é porque não quer considerar que tal ilegalidade esteja a acontecer, seja qual for a ou as razões que levam a tal.
 
Última edição:
Isso é tudo muito bonito na teoria, a posição da apple tem a ver que a não divulgação desse tipo de práticas. Está a cometer uma ilegalidade, mas não vai ser processado por tal, no entanto não deixa de ser ilegal. É como um download de um mp3 com copyright, não têm como saber quem faz o download, não podem processar, a questão é que à apple não interessa sequer processar, seria publicidade apenas. Logo é ilegal, apenas não punível por lei devido à posição da apple.

E mesmo que a tua teoria tivesse fundamento, aconselho a que leias a posição deste forum relativamente a este assunto nas regras da secção "Apple World", acho que dirá tudo.
 
Isso é tudo muito bonito na teoria, a posição da apple tem a ver que a não divulgação desse tipo de práticas. Está a cometer uma ilegalidade, mas não vai ser processado por tal, no entanto não deixa de ser ilegal. É como um download de um mp3 com copyright, não têm como saber quem faz o download, não podem processar, a questão é que à apple não interessa sequer processar, seria publicidade apenas. Logo é ilegal, apenas não punível por lei devido à posição da apple.

E mesmo que a tua teoria tivesse fundamento, aconselho a que leias a posição deste forum relativamente a este assunto nas regras da secção "Apple World", acho que dirá tudo.

Segundo o teu ponto de vista, mesmo que a minha teoria tivesse fundamento, e que a Apple, de tal forma não reconhecesse tal como sendo uma ilegalidade, as pessoas estariam na mesma a cometer uma ilegalidade, isso só porque quem está à frente deste fórum, assim o constata.

Tudo bem, nada contra isso. É um ponto de vista. Tal como o meu é, e como é o de muita gente. Todos temos direito à nossa expressão, e foi o que apenas fiz, expressei algo que considero ser como é... e acredito ter esse direito, pois como também mencionei, não estou a roubar o pequeno almoço de ninguém ...

Também como mencionei, esta é de facto uma discussão que seria bastante longe se alguém abrisse uma thread, sobre o que é ou não legal, e o que as empresas reconhecem ou não como sendo legal ou ilegal.

Como esta não é uma thread dessas, ficarei por aqui nos meus comentários.

Abraços.
 
Para utilizares o Mac OS X tens de aceitar a sua EULA, excepto em versões alteradas no mesmo, versões essas que são ilegais uma vez que o DMCA e outros tratados do género proíbem. Como tal, continua a ser ilegal.

Dês as voltas que deres, usares Mac OS X num computador que não seja Apple é ilegal. No entanto, o projecto OSx86 (acho que mudou de nome, not sure) não é ilegal porque não quebra a EULA do Mac OS X, não fomenta a partilha de cópias ilegais do Mac OS X, nem a sua alteração. Limita-se a alojar informação de utilizadores, informação essa que não pode alterar se quer manter-se protegida nos USA por uma lei qualquer que os desresponsabiliza pelo acto dos seus utilizadores se não tiver meios para controlar as suas acções. A única coisa ilegal que é feita em tudo o que se discutiu neste post é o uso de Mac OS X em PCs que não os da Apple, e a única pessoa que está a cometer esse crime são os utilizadores de Mac OS X em PCs que não os da Apple, como tal, a Apple não tem que reconhecer ou deixar de reconhecer o OSx86 como "alvo a abater", porque eles não estão a cometer nenhum crime.

Isto não se trata de pontos de vista, são leis, que só têm uma interpretação possível.
 
bem, desculpem causar tanta discussão, mas acho que tal como disse quando iniciei o tópico, enquanto for falar sobre como se faz para instalar e deixarmos a parte de onde arranjar fora disto, não há nada que a apple possa meter em causa :)

Quanto a:

Em relação ao Ubuntu crashar ao instalares com o Wubi, agarra num PC velho e experimenta fazeres umas instalações do Ubuntu lá, depois instalas normalmente no teu portátil. Atenção que não me responsabilizo por qualquer problema que tenhas.

Eu não tenho um pc velho para experimentar isso infelizmente, mas já li algo sobre o que tentas que quer que faça.
O que eu sei é que ao instalar o ubuntu numa partição sem ser pelo wubi vou ficar sem o loader do windows, e se instalar um windows depois de instalar o ubuntu fico sem loader nenhum. sei também que se desinstalar o ubuntu num dual boot: windows+ubuntu vou ficar sem o loader e depois tenho de estar a compilar o loader manualmente , coisa que um amigo meu já passou, que ele me disse que dá imenso trabalho, e é coisa que eu nem sei o que se tem de fazer para tal lool

obrigado na mesma pela dica, mas acho que com o meu nível de conhecimentos ainda ia estragar alguma coisa xD

Quanto à dúvida do utilizador pulups, é favor instalar o GRUB ou o LILO.

Quanto ao GRUB penso que seja o loader do ubuntu, logo penso que se o instalar ia ter todos aqueles problemas que acabei de referir no quote anterior :(
Quanto ao LILO não conheço, dá tantos problemas como o GRUB?


Só mais uma coisinha, a versão que estou a usar de mac os X é a kalyway 10.5.2 que pelo tutorial que li e que fiz tudo passo a passo devia funcionar perfeitamente :(
(se poder meto aqui o link do tutorial, eu acho que posso meter mas não tenho a certeza)
 
Arranjas uma partição para o Ubuntu, e instalas-o lá. Ele vai-te instalar o GRUB que vai trocar-te o bootloader do XP. Se não funcionar, basta pegares no CD do Windows XP original, ir à consola de recuperação e fazer fixmbr e voltas a ter o XP (mas apenas o XP, deixas de poder iniciar o Ubuntu).
 
Se de facto pretendes os 3 SO num só computador, o ideal seria comprares um mac e instalares lá os 3. Só terias que usar o refit.

Há muitos artigos na net sobre como colocar os 3 sistemas num mac.
 
Quanto ao GRUB penso que seja o loader do ubuntu, logo penso que se o instalar ia ter todos aqueles problemas que acabei de referir no quote anterior :(
Quanto ao LILO não conheço, dá tantos problemas como o GRUB?

Só mais uma coisinha, a versão que estou a usar de mac os X é a kalyway 10.5.2 que pelo tutorial que li e que fiz tudo passo a passo devia funcionar perfeitamente :(
(se poder meto aqui o link do tutorial, eu acho que posso meter mas não tenho a certeza)

- Bootloader do Vista instalado na partição do Windows XP, para configurar uso o EasyBCD

- Bootloader do GRUB instalado na partição do Linux

- Bootloader Darwin do OSx instalado na partição do OSx, antes de instalares tens q usar o Gparted Live CD para meteres o boot na partição em q vais instalar o OSx, de maneira q no install o bootloader se instale nessa partição e não na do Windows

Quando ligo o portátil, arranca o bootloader do Vista onde tenho acesso a XP/VISTA/Linux/Mac OSx, as 2 primeiras arrancam para o OS respectivo, a 3ª vai para o GRUB e a 4ª para o Darwin (Mac OSx)

Mas olha q o meu boot do Darwin, aparece-me lá os 4 OS, inclusivé o de Linux q foi o último a ser instalado (ainda n experimentei se por aqui carrega os outros OS também)

Quanto a mim, esta foi a maneira mais segura q encontrei, para n lixar bootloader nenhum, já q a minha confiança no Darwin n é muita...
 
ehehe DarkButterfly sim tenho ideias disso, mas a intenção deste portátil é ser usado para a faculdade, logo teria de comprar um macbook, e apesar de o macbook ser mt giro acho que 13.3 nao me ia chegar logo ia ter que dar 1700 € por um macbook pro e sinceramente não tenho dinheiro suficiente nem que que ronde la perto para dar por um macbook pro neste momento lol, obrigado pela dica na mesma :),alem de que isto do mundo da informatica e dos pcs é giro é saber por as coisas a funcionar com o que tem =)

bseixas, de facto eu quando instalei o mac os X tive de gravar um gparted live cd que era preciso para alguns passos do tutorial, e quando ligo o portátil ele aparece me windows xp professional e mac os X ( que foi o nome que eu escolhi) e depois quando carrego no mac os X ele vai para o tal darwin e aparece me dois HDD para escolher ( que é as duas partições que tenho no disco) uma chamasse mac( que foi o nome que lhe dei pra saber que esta la o mac os X) a outra ja nem sei que nome tem no darwin lol mas pronto e ai é que eu tenho de escolher a mac para carregar o mac os X :)

Mas essa tua configuração funciona perfeitamente? usaste Kalyway ou iaktos para instalar mac os X?
Se foi kalyway, foi a versão 10.5.2 ?
Se foi iaktos, tens algum tutorial por onde me possa guiar para instalar sff?
 
Última edição:
ehehe DarkButterfly sim tenho ideias disso, mas a intenção deste portátil é ser usado para a faculdade, logo teria de comprar um macbook, e apesar de o macbook ser mt giro acho que 13.3 nao me ia chegar logo ia ter que dar 1700 € por um macbook pro e sinceramente não tenho dinheiro suficiente nem que que ronde la perto para dar por um macbook pro neste momento lol, obrigado pela dica na mesma :),alem de que isto do mundo da informatica e dos pcs é giro é saber por as coisas a funcionar com o que tem =)

Lá nisso tens razão. Mencionei o macbook pro (o que tinha em mente) por 2 razões. 1ª - terias os 3 sistemas operativos que pretendes de acordo com a lei, o que seria bem vindo, caso precisas de usar para o trabalho (fosse qual fosse). 2ª razão é que actuamente o mackbook pro é o melhor portátil para se instalar o Vista, mas havia-me esquecido que mencionaste o XP. ;)

Eu por acaso estou com ideias de comprar um assim que me for possível, e à partida vou apenas pô-lo a funcionar com Linux. Quando quiser posso sempre instalar Mac OS X e Windows. É preciso é dar algumas voltas para se conseguir ter a funcionar a 100% em Linux. Mas tal como dizes, e muitissimo bem, o desafio é bem-vindo.

Mac OSX num computador que não Apple nunca funciona a 100%, mas sim a 99%. O que é muito bom.

Há uns tempos atrás era para fazer o que queres, mas num 8-core com hardware semelhante ao de um Mac Pro. Mas acabei por não concretizar por falta de guito. O estudo estava e está todo feito, falta é concretizar. :zzz:
 
bseixas, de facto eu quando instalei o mac os X tive de gravar um gparted live cd que era preciso para alguns passos do tutorial, e quando ligo o portátil ele aparece me windows xp professional e mac os X ( que foi o nome que eu escolhi) e depois quando carrego no mac os X ele vai para o tal darwin e aparece me dois HDD para escolher ( que é as duas partições que tenho no disco) uma chamasse mac( que foi o nome que lhe dei pra saber que esta la o mac os X) a outra ja nem sei que nome tem no darwin lol mas pronto e ai é que eu tenho de escolher a mac para carregar o mac os X :)

Mas essa tua configuração funciona perfeitamente? usaste Kalyway ou iaktos para instalar mac os X?
Se foi kalyway, foi a versão 10.5.2 ?
Se foi iaktos, tens algum tutorial por onde me possa guiar para instalar sff?

Se percebi bem, o bootloader q tens agora instalado é o Darwin, como disse antes, n confio a 100% nele, n sei até q ponto será boa ideia tê-lo como principal, acho preferível usar o do Vista/XP ou o GRUB...

A configuração de boot q te descrevi acima funciona a 100%, instalação do OSx com o Kalyway 10.5.2...a minha sugestão é, repõe o bootloader do XP, crias as 2 partições, uma para Linux e outra para o OS x (activa o boot nesta partição com o Gparted, qd fores instalar este OS, depois voltas a usar o Gparted para meter o boot na partição do XP ou Linux), no fim instalas o Linux com o Grub (de preferẽncia na partição do Linux) e utilizas este no arranque do PC para escolher os vários OS...

Se tiveres tempo e paciẽncia é o melhor a fazer... ;)
 
bseixas, eu tenho +- como tu, tenho 1 bootloader por disco: Disco 1 - GRUB para arch linux e o antigo Ubuntu; Disco 2 - Bootloader do XP para a instalação configurada e para uma limpa.
 
Se percebi bem, o bootloader q tens agora instalado é o Darwin, como disse antes, n confio a 100% nele, n sei até q ponto será boa ideia tê-lo como principal, acho preferível usar o do Vista/XP ou o GRUB...

A configuração de boot q te descrevi acima funciona a 100%, instalação do OSx com o Kalyway 10.5.2...a minha sugestão é, repõe o bootloader do XP, crias as 2 partições, uma para Linux e outra para o OS x (activa o boot nesta partição com o Gparted, qd fores instalar este OS, depois voltas a usar o Gparted para meter o boot na partição do XP ou Linux), no fim instalas o Linux com o Grub (de preferẽncia na partição do Linux) e utilizas este no arranque do PC para escolher os vários OS...

Se tiveres tempo e paciẽncia é o melhor a fazer... ;)


Não eu acho que tenho mais ou menos como tu, tenho o bootloader do xp e dps quando escolho mac os X é que ele vai po boot loader darwin e depois é que carrego o mac os X
Eu queria fazer era mesmo um triple boot de Xp/ubuntu/mac os X, até porque não gosto do vista, e o portatil só tem 120 gigas e o que eu faço no vista faço no xp :), mas de qualquer forma achas melhor que eu arranje o bootloader do vista para fazer o triple boot de xp/ubuntu/mac os X?
Quanto ao usar o gparted live cd para meter o grub na partição do linux e o darwin na partição do mac os X, ainda vou ter de estudar bem como se faz pois eu consegui fazer isso com o mac os X mas era porque tinha o tutorial ao lado a explicar passo a passo ehehe
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo