1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

triple crossfire

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SonicMayhem, 17 de Novembro de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 1744)

1. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

boas "tecladores"

eu tenho duas HD4870x2´s
    era possivel por outra?

eu sei que na minha board j n da...
    acho que nem cabe :P

mas se houvesse espaco e outra slot...
    era possivel?

ou o triple crossfire nunca foi feito? :O

obrigado pelas respostas de avanco :D

cumps

2. ScapeGoat

ScapeGoat I'm cool cuz I Fold

1º - É triste ser pobre
    2º - Não dá visto que como é uma x2 (dois GPU's) duas já faz quad crossfire (crossfireX), sendo assim não dá para colocares mais gráficas em crossfire.
    3º - Porque raio precisas de outra 4870x2? Queres jogar Crysis a 3000x2570 em ultra high com 32x AA? :D
    4º - É mesmo muito triste ser pobre :(

3. blackcupra

blackcupra Power Member

4. RSC

RSC Power Member

Isso ele já tem. Ele tem duas 4870x2 e queria meter mais uma. Mas não dá, pelo menos por agora.

5. blackcupra

blackcupra Power Member

pois já tem não tinha reparado :p

ja tens as duas melhores gráficas do momento a trabalhar em conjunto e não tas satisfeito queres mais!! :eek::eek:

jogas num LCD de 52!! :x2:

6. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Actualmente, o limite do Crossfire está em 4 GPUs por sistema. Ou seja, podes ter quatro placas com 1 GPU, uma com 2 e mais duas com 1 cada, ou duas com dois.

Isto actualmente, pode ser que mais para a frente a ATI se lembre de aumentar o limite, já que, segundo eles próprios, a tecnologia é altamente escalável.

Depende do layout da board, e do espaço na caixa. Para três placas, e tendo em conta que o standard ATX suporta até sete slots de expansão, pelo menos teoricamente deveria ser possível ter três placas dual-slot sem violar as regras de expansibilidade.

No entanto, convém salientar que já há protótipos de boards com pelo menos oito slots de expansão (quatro placas de dois slots nativamente), e também há caixas com um slot extra, o que permite por exemplo ter quatro placas de dois slots numa board ATX normal em que o 1º, 3º, 5º e 7º slots a contar do fundo sejam PCIe 16x.

Como disse, e já tinha sido dito na thread, o CrossfireX é altamente escalável. Actualmente o limite está em 4 GPUs, e já houve várias experiências com dois, três e quatro GPUs, inclusivé de linhas diferentes (tipo 3870+3850, quando saíram as primeiras gerações de drivers com suporte para Crossfire assimétrico).

Neste momento, e pelo menos em princípio, desde que se cumpra a regra do número de GPUs (e da existência de conectores Crossfire nas placas, as de entrada de gama nunca se deram bem com as topo de gama neste aspecto) não deverá haver problemas, escalando a performance de acordo com o(s) GPU(s) que se juntem, e atendendo aos limites normais do CF, obviamente.

Btw, quer seja por limitações no campo do CPU, quer por limitações de drivers ou no paralelismo dos jogos, o CF (e SLI também) não costumam escalar demasiado bem para cima de dois GPUs. Tri-SLI vê ganhos marginais (quando vê, às vezes o overhead extra faz diminuir a performance), e "QuadFire" vai pelo mesmo caminho. Neste momento, o "sweet spot" é mesmo dois GPUs. Já agora, o micro-stuttering nota-se muito, actualmente?

Cumps.

Miguel

P.S.: De facto é muito mau ser pobre... Eu aqui a tentar desunhar-me para tentar desencantar uma GTX260, e ele com duas 4870X2 e ainda quer mais... snif, snif...

Última edição: 17 de Novembro de 2008
  7. RSC

RSC Power Member

Já arranjas as antigas (192 cores) por 250. E se arranjares 277 já compras uma das novas (216 cores) da Gainward na *****.

8. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

LOL

quem pode pode :)

e para adquirir este equipamento tive que trabalhar por ele :)

eu nesta questao estava mais direccionado a perguntar se era possivel por exemplo por 3 hd4870 1gb

ate porque a nova intel skulltrail cabe la 4 gpu´s :O

sli ja e possivel 3

agora crossfire n sei (e se desse era pa ver se cabia 3 hd4870x2´s :D

9. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Sim, é perfeitamente possível 3xHD4870. Ou então 1xHD4870X2 + 2xHD4870. Ou 4xHD4870, se a board aguentar em termos de número de slots e de disposição.

Agora o que não dá é para 3xHD4870X2, porque cada HD4870X2 já tem dois núcleos.

Btw, ninguém disse que não trabalhaste para ter essas gráficas. Mas há muitos de nós que, mesmo esfalfando-nos a trabalhar, não nos dá nem para uma... ;) Mas parabéns por as teres!

Cumps.

Miguel

10. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

obrigado pelo apoio miguel e pelo esclarecimento :)

espero que um dia tenhas o teu equipamento de sonho :D

cumps

11. arconada

arconada Power Member

Só depende da tua generosidade, heheh ( e era...)

12. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

De nada, também é para isso que cá estou.

Quanto ao equipamento de sonho, talvez o "Pai Natal" este ano ajude um bocado. O problema é decidir o que arranjar, uma vez que as coisas andam um bocado a fugir para o "carotas"...

Estava a pensar em 730i, GTX260+ e E8400, mas é capaz de ficar complicado tanta coisa (as GTX260+ andam a variar de preço de dia para dia... Ontem estavam a €320...); outra hipótese era 730i+HD4870 (que pelo menos para a Anandtech é melhor que GTX260+ no grosso dos programas, e é tendencialmente mais barata...), mas perco a vantagem que teria com o conjunto NVIDIA (PhysX dedicado no IGP... :D). E trocar a 730i pela DFI JR P45 é capaz de ser um bocado "pesado" na carteira, também...

Cumps.

Miguel

13. SergioRoadster

SergioRoadster Power Member

Queres entrar pró livro do guiness pelo record mundial de FPS do Crysis? :bounce:

14. Yes Master

Yes Master Banido

Eu não punha 3, punha 30!!! Mas só de imaginar a performance de 3 4870 x2 a trabalhar em conjunto dava para me deixar a suspirar o dia todo.... E eu a fazer contas para trocar a minha 4870 por uma 4870x2....quanto mais x3. :)

Btw, aproveitando o topic, que seria melhor, uma 4870 x2 ou 2 4870?

@ SonicMayhem - Se um dia quiseres postar fotos do teu sistema, ficaríamos maravilhados!! ;)

15. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Depende de vários factores.

Primeiro, da board de destino. Se for P45, pelo menos teoricamente não deveria haver grande diferença; se for X38/X48, em princípio duas 4870 deveriam dar melhor conta do recado, por causa da largura de banda extra - a ligação de uma 4870X2 é PCIe 2.0 16x dividida em dois, tal como no P45 em Crossfire.

Segundo, da quantidade de memória. Como as 4870X2 geralmente têm 2GB de RAM, se as duas 4870 tiverem só 512MB cada provavelmente ficas limitado com solução dual-card.

Terceiro, e acho que tremendamente importante, do switch PCIe que te calhar na rifa na 4870X2. Quando a 4870X2 saíu, dei conta que os vários fabricantes (e até a própria ATI, nas samples que enviava) variavam muito no switch PCIe da gráfica. Umas vezes era PCIe 2.0 16x para 2xPCIe 16x, outras era só um switch PCIe 1.1 16x para 2xPCIe16x, etc., etc.. Claro está que, dependendo do switch, mais ou menos largura de banda a 4870X2 terá quer no geral quer por GPU, e vai influenciar (bastante, acreditem, vi diferenças bastante significativas em sistemas semelhantes...) o resultado final. Além disso, e também dependendo do switch PCIe, a latência extra introduzida pode negar as vantagens de um Crossfire normal com duas placas.

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel

16. Yes Master

Yes Master Banido

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta, foi útil.

A minha motherboard é a P5Q3, portanto o crossfire será apenas de 8x... Se calhar, nos termos que expuseste, seria melhor optar por uma 4870 x2. Assim percebi. Não sabia era que as mesmas placas poderiam ter diferentes switch PCIe (que presumo ser a forma de ligação em crossfire) e não sei se alguma daquelas possibilidades de switch poderia até trazer algum benefício à concretização de crossfire na minha mobo. Penso que não, correcto?

17. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

LOL

era so mera curiosidade :D

18. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

eheheheh ^^

vou pensar no caso :P

ate porque mais incrivel que seja n tenho maquina digital xD (ainda :D)

mas! o sistema n ta modificado nem nada...
    parece se com os outros (completamente normal! :P)

mas eu ate tava a pensar em emprestar uma hd4870x2 ao meu irmao :O

compra se um E8400 e uma board que aguente pci-E e ele fica com aquela grafica :O (ele vai contribuir para o orcamento :P... n sou rico xD apesar das aparencias... andei mesmo muito tempo a juntar ;))

Última edição: 18 de Novembro de 2008
  19. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

:)

20. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

eu estou satisfeitissimo!!!!

so perguntei isto por mera curiosidade!!!

ate porque isto tambem e um forum de ajuda :D

Partilhar esta Página