triple crossfire

A minha motherboard é a P5Q3, portanto o crossfire será apenas de 8x... Se calhar, nos termos que expuseste, seria melhor optar por uma 4870 x2.
Esse é um dos casos que tanto dá X2 ou duas 4870, uma vez que a largura de banda em qualquer dos casos será no máximo PCIe 16x (8+8 com duas placas; 16 com switch pelo meio para a X2).

Neste caso, convém também olhar para outras coisas, como por exemplo slots de expansão que fiquem livres e que possas precisar, consumos dos dois setups (Crossfire de 4870 é um bocado puxadote para qualquer fonte, não sei se X2 será mais contida...), etc.

Em termos de performance devem andar a par, sendo que por vezes a X2 passa à frente de CF com 2x4870, e vice-versa, e não esquecendo a potencial diferença por causa dos switches.

Não sabia era que as mesmas placas poderiam ter diferentes switch PCIe (que presumo ser a forma de ligação em crossfire) e não sei se alguma daquelas possibilidades de switch poderia até trazer algum benefício à concretização de crossfire na minha mobo. Penso que não, correcto?
Como há vários fabricantes de switches PCIe, e vários fabricantes de placas gráficas, invariavelmente vai haver várias implementações do mesmo esquema básico, com consequências distintas a níveis de performance e preço final.

O switch PCIe apenas faz uma coisa: dividir as linhas PCIe por mais do que um dispositivo. Como numa 4870X2 (ou qualquer placa gráfica com dois ou mais GPUs) tens mais do que um GPU que precisa de ter acesso ao bus de dados (PCIe), e não podem estar ligados ambos simultaneamente ao bus (como acontecia no PCI, por exemplo, embora aí houvesse outros mecanismos para controlar acessos múltiplos) porque o bus PCIe é ponto-a-ponto (um dispositivo em cada ponta do bus), tem de haver um intermediário que receba faça a gestão do sinal PCIe do bus de dados e disponibilize mais acessos para outros dispositivos.

Estes switches PCIe começaram a ganhar popularidade com a X2 original, a 7800GX2 (ou já foi a série 6000 que teve uma destas? Já não me lembra...), e que tanto celeuma deu por causa das BIOS que não sabiam reconhecer switches PCIe em vez de GPUs... Entretanto, e como é hábito, há IMENSA variedade nos switches, com funções para todos os gostos, desde (para gráficas com dois GPUs) pegar em 16 lanes PCIe 1.1 e transformá-las em 2x8 lanes PCIe (esta é uma forma usada para "forçar" o Crossfire "real" - e não o 16+4 - em boards P35, por exemplo), passando por 16lanes PCIe 1.1 -> 2x 16lanes PCIe 1.1 (para gráficas que não gostam de ser montadas em slots com menos lanes do que o convencional, embora na prática a largura de banda seja apenas equivalente a 8x), e chegando a opções do tipo 16lanes PCIe 2.0 -> 2x16lanes PCIe 1.1 ou 2x16lanes PCIe 2.0.

Idealmente, as 4870X2 deveriam ter switches 16PCIe2.0 -> 2x8/16PCIe2.0 (ou seja, switches PCIe 2.0 nativos em ambos os lados). O problema é que, pelo que li, e se a memória não me falha, pelo menos uma das X2 do mercado (ou pelo menos aquele modelo de testes) tinha um switch PCIe 1.1 16x de três portas, o que significava que os GPUs se estavam a ligar só por uma ligação PCIe 1.1, o que dava uma machadada enorme na largura de banda, e a consequente perda de performance...

Convém que leias sobre isso com atenção, a ver se não te calha uma dessas na rifa.

Entretanto, o CF nas X2 faz-se normalmente, através de bridges. Só que, como os GPUs estão no mesmo PCB, os bridges são apenas traços extra no PCB.

Teoricamente, pelo menos, as X2 poderiam ser bastante mais performantes que um CF normal de 4870. É que as dies destes GPUs (todos os 4870, entenda-se) têm um segmento específico dedicado a um interconnect extremamente rápido que, pensa-se, daria por exemplo para partilhar o framebuffer (e outros dados) entre os núcleos num mesmo PCB. Acontece, porém, que a ATI até hoje não activou essa parte do chip, nem se sabe se alguma vez o fará (e se poderá haver algum problema se alguém se decidir a não cumprir os guidelines todos da ATI ao fazer uma X2 e a gráfica ficar "capada" se os drivers ou uma BIOS nova activarem essa funcionalidade...). Se bem me lembra, o grande problema está nos consumos deste interconnect, que são uma brutalidade, e fariam disparar o consumo já não muito comedido da X2, podendo mesmo chegar demasiado próximo, ou até ultrapassar, os limites das três ligações (board+6+6pinos)...

Ok, como de costume o post já está gigante. Mas acho que vale a pena falar nisto tudo. Recolhi esta informação na altura do lançamento das X2, e convém que as pessoas fiquem o mais informadas possível sobre o produto que querem arranjar.

Cumps.

Miguel
 
Esse é um dos casos que tanto dá X2 ou duas 4870, uma vez que a largura de banda em qualquer dos casos será no máximo PCIe 16x (8+8 com duas placas; 16 com switch pelo meio para a X2).

Neste caso, convém também olhar para outras coisas, como por exemplo slots de expansão que fiquem livres e que possas precisar, consumos dos dois setups (Crossfire de 4870 é um bocado puxadote para qualquer fonte, não sei se X2 será mais contida...), etc.

Em termos de performance devem andar a par, sendo que por vezes a X2 passa à frente de CF com 2x4870, e vice-versa, e não esquecendo a potencial diferença por causa dos switches.


Como há vários fabricantes de switches PCIe, e vários fabricantes de placas gráficas, invariavelmente vai haver várias implementações do mesmo esquema básico, com consequências distintas a níveis de performance e preço final.

O switch PCIe apenas faz uma coisa: dividir as linhas PCIe por mais do que um dispositivo. Como numa 4870X2 (ou qualquer placa gráfica com dois ou mais GPUs) tens mais do que um GPU que precisa de ter acesso ao bus de dados (PCIe), e não podem estar ligados ambos simultaneamente ao bus (como acontecia no PCI, por exemplo, embora aí houvesse outros mecanismos para controlar acessos múltiplos) porque o bus PCIe é ponto-a-ponto (um dispositivo em cada ponta do bus), tem de haver um intermediário que receba faça a gestão do sinal PCIe do bus de dados e disponibilize mais acessos para outros dispositivos.

Estes switches PCIe começaram a ganhar popularidade com a X2 original, a 7800GX2 (ou já foi a série 6000 que teve uma destas? Já não me lembra...), e que tanto celeuma deu por causa das BIOS que não sabiam reconhecer switches PCIe em vez de GPUs... Entretanto, e como é hábito, há IMENSA variedade nos switches, com funções para todos os gostos, desde (para gráficas com dois GPUs) pegar em 16 lanes PCIe 1.1 e transformá-las em 2x8 lanes PCIe (esta é uma forma usada para "forçar" o Crossfire "real" - e não o 16+4 - em boards P35, por exemplo), passando por 16lanes PCIe 1.1 -> 2x 16lanes PCIe 1.1 (para gráficas que não gostam de ser montadas em slots com menos lanes do que o convencional, embora na prática a largura de banda seja apenas equivalente a 8x), e chegando a opções do tipo 16lanes PCIe 2.0 -> 2x16lanes PCIe 1.1 ou 2x16lanes PCIe 2.0.

Idealmente, as 4870X2 deveriam ter switches 16PCIe2.0 -> 2x8/16PCIe2.0 (ou seja, switches PCIe 2.0 nativos em ambos os lados). O problema é que, pelo que li, e se a memória não me falha, pelo menos uma das X2 do mercado (ou pelo menos aquele modelo de testes) tinha um switch PCIe 1.1 16x de três portas, o que significava que os GPUs se estavam a ligar só por uma ligação PCIe 1.1, o que dava uma machadada enorme na largura de banda, e a consequente perda de performance...

Convém que leias sobre isso com atenção, a ver se não te calha uma dessas na rifa.

Entretanto, o CF nas X2 faz-se normalmente, através de bridges. Só que, como os GPUs estão no mesmo PCB, os bridges são apenas traços extra no PCB.

Teoricamente, pelo menos, as X2 poderiam ser bastante mais performantes que um CF normal de 4870. É que as dies destes GPUs (todos os 4870, entenda-se) têm um segmento específico dedicado a um interconnect extremamente rápido que, pensa-se, daria por exemplo para partilhar o framebuffer (e outros dados) entre os núcleos num mesmo PCB. Acontece, porém, que a ATI até hoje não activou essa parte do chip, nem se sabe se alguma vez o fará (e se poderá haver algum problema se alguém se decidir a não cumprir os guidelines todos da ATI ao fazer uma X2 e a gráfica ficar "capada" se os drivers ou uma BIOS nova activarem essa funcionalidade...). Se bem me lembra, o grande problema está nos consumos deste interconnect, que são uma brutalidade, e fariam disparar o consumo já não muito comedido da X2, podendo mesmo chegar demasiado próximo, ou até ultrapassar, os limites das três ligações (board+6+6pinos)...

Ok, como de costume o post já está gigante. Mas acho que vale a pena falar nisto tudo. Recolhi esta informação na altura do lançamento das X2, e convém que as pessoas fiquem o mais informadas possível sobre o produto que querem arranjar.

Cumps.

Miguel

obrigado pelo reply!!! :)

cumps
 
@__Miguel_

Fiquei bastante satisfeito com o teu post. É notório que essa informação é útil e importante para a escolha de uma vga; mas também para entender o mecanismo das mesmas.

Confesso que ainda sei pouco sobre hardware, e que fiquei confuso ao ler o que escreveste. Porém, em traços gerais, entendi o conteúdo e percebi que tenho de analisar as características da minha 4870 rapidamente.

Decerto irei optar pela opção mais barata (entenda-se entre CF de 4870 ou single 4870x2), pois a banda será a mesma (por força da motherboard); E tendo em conta o switch de cada uma. Agora vou reparar nisso.

Uma vez mais, obrigado pela disponibilidade e pelo post! ;)
 
@__Miguel_

Fiquei bastante satisfeito com o teu post. É notório que essa informação é útil e importante para a escolha de uma vga; mas também para entender o mecanismo das mesmas.

Confesso que ainda sei pouco sobre hardware, e que fiquei confuso ao ler o que escreveste. Porém, em traços gerais, entendi o conteúdo e percebi que tenho de analisar as características da minha 4870 rapidamente.

Decerto irei optar pela opção mais barata (entenda-se entre CF de 4870 ou single 4870x2), pois a banda será a mesma (por força da motherboard); E tendo em conta o switch de cada uma. Agora vou reparar nisso.

Uma vez mais, obrigado pela disponibilidade e pelo post! ;)

de nada Miguel!!!

dispõe sempre!!!

:D

boa sorte com a hd4870! :D
 
Última edição:
mais uma vez tenho de agradecer aos "forumnistas" pelas respostas dadas!

este post vai servir tambem para actualizar outros users!

n se esquecam que ha um motor de pesquisa! escusam de criar novos sempre com o mesmo tipo de pergunta
 
Confesso que ainda sei pouco sobre hardware, e que fiquei confuso ao ler o que escreveste. Porém, em traços gerais, entendi o conteúdo e percebi que tenho de analisar as características da minha 4870 rapidamente.
(...)
E tendo em conta o switch de cada uma. Agora vou reparar nisso.
De nada para os agradecimentos.

@YesMaster: pareceu-me que no teu post te referias ao switch PCIe das 4870 normais. Ora, os switches PCIe só se usam quando é preciso ligar mais do que um dispositivo PCIe numa das pontas do bus. Quando só há um GPU na gráfica, isso só conta como um dispositivo, por isso NENHUMA gráfica só com um GPU tem switch PCIe, liga-se directamente ao bus.

O switch PCIe só está presente em gráficas com dois GPUs, nomeadamente as X2 da ATI e as GX2 da NVIDIA, e só nessas é que se pode pôr o problema de o switch não ser o mais adequado.

Entretanto, creio que em algumas boards da Asus (e na Skulltrail, com os chips da NVIDIA que lá tem para ser SLI-ready) há switches para espremer um bocadinho mais do chipset. Sei que houve uma P35 com switch para poder ter CF 8+8 (o chipset não é capaz de fazer esta separação, como acontece noutros, tipo o 975X e o P45), e acho que me lembra de uma P45 com switch para ter CF 8+4+4 (mas não tenho a certeza desta, sinceramente).

Cumps.

Miguel
 
Uma coisa: Crossfire não é quando há 2 placas gráficas a trabalhar em conjunto? Se for, não devia ser triple crrosfire, mas sim, 3 placas gráficas. Se fosse Triple Crossfire eram 6...
Crossfire era, inicialmente, definido como o uso de dois GPUs da ATI para processamento da mesma cena com destino ao mesmo monitor. O termo sempre se referiu a GPUs, e não a placas gráficas, muito embora inicialmente nem sequer se considerasse a hipótese de meter mais do que um GPU no mesmo PCB para ter Crossfire em soluções single-card.

Isso mudou quando a ATI se decidiu a fazer as X2. Como já havia muitas boards com a opção de fazer crossfire pelo menos em 16+16 PCIe 1.1 (975X, mais umas quantas com chipsets AMD), e a NVIDIA andava há bastante tempo a "alumiar" com SLI de GX2 e tri-SLI com as 8800GTX+780i/790i, a ATI não se podia deixar ficar atrás, e abriu também a possibilidade a fazer Crossfire com mais de dois GPUs.

Então o Crossfire com mais de dois GPUs (até 4, de momento), passou simplesmente a ser chamado de "CrossfireX", com o "X" a significar um número indefinido de GPUs (já estava a pensar no futuro... :P), independentemente de serem "pares perfeitos" como o Crossfire original (duas placas idênticas). O nome também engloba, creio, a possibilidade (ainda não disponibilizada em drivers) de utilizar um GPU dedicado ao processamento de física (deve acontecer assim que NVIDIA e ATI se entenderem com o PhysX e/ou Havok).

No entanto, é comum, e uma vez que as "X2" são single-card (embora façam Crossfire internamente), a expressão "3870X2/4850X2/4870X2 em Crossfire", referindo-se ao CrossfireX entre os quatro GPUs. Outra expressão, essa mais comum em sistemas com quatro placas gráficas em CrossfireX é "Quadfire". De resto, CrossfireX genericamente é o nome usado.

SonicMayhem, passa por aqui: Portugal@Folding.

Davas uma GRANDE ajuda...
Resta saber é se tem CPU e memória que chegue para aguentar quatro clientes Folding ao mesmo tempo... hehehe :004: É que alimentar esses bichos todos com processamento molecular não é para qualquer CPU... E pelo menos 4 a 6GB de memória, sff!

Cumps.

Miguel
 
muito embora inicialmente nem sequer se considerasse a hipótese de meter mais do que um GPU no mesmo PCB para ter Crossfire em soluções single-card.
Miguel

Não quero corrigir o que disses-te, mas lembrei-me desta:
RAGE Fury MAXX
http://en.wikipedia.org/wiki/ATI_Rage

Bons tempos, em que tudo era mais simples...e mais lento... ROFL

Desculpem o offtopic...


EDIT:
TRIPLE-CROSSFIRE!!!!?!???!???!?!?!??!!?!?!?!?
Porque é que sou pobre... snif
 
so em graficas eram uns 1500€ OMFG. 6gb de grafismo meu deus. xD
Por acaso, e graças à forma como o Crossfire é implementado, o framebuffer total de uma solução dessas (ou mesmo só "Quadfire", ou ainda se estivessem disponíveis 10 placas com 2GB de memória) será 1GB, uma vez que o framebuffer tem de ser copiado para a memória de todos os GPUs.

Enquanto não se conseguir partilhar o framebuffer entre vários GPUs (o que pelo menos teoricamente seria possível se o interconnect que referi há uns posts estivesse activado), esta vai ser uma grande limitação nas soluções multi-GPU.

Btw, para os que tiverem interessados em comprar uma 4870X2, a Tom's Hardware hoje fez uma review a quatro, aqui.

Cumps.

Miguel

EDIT: @Judas: Pois, tinha-me esquecido dessa, e também das Voodoo com vários chips. Bem lembrado!
 
Back
Topo