1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

TriplePlay VODAFONE |BREVEMENTE|

Discussão em 'Vodafone' iniciada por guest_rf, 20 de Abril de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 5498)

  1. guest_rf

    guest_rf Power Member

    Alcatel-Lucent suporta serviço DSL da Vodafone

    A Vodafone conta com o apoio da Alcatel-Lucent para a implementação de uma solução capaz de suportar a rede com capacidade de serviços triple-play para fornecimento de DSL, a mesma que suportará a oferta de banda larga fixa proposta pela operadora na semana passada.

    O comunicado emitido pela fabricante adianta que as duas empresas estão juntas através de um contrato de três anos que implica, numa primeira fase, que a Alcatel-Lucent disponibilize uma solução que permita oferecer serviços de voz e Internet.

    A arquitectura TPSDA (triple play service delivery architecture), da fabricante, foi implementada pela Vodafone que, desta forma, consegue "responder a todas as necessidades de comunicação dos seus clientes, complementando o portfólio de serviços móveis já existentes com serviços interactivos de rede fixa de alta qualidade".

    A mesma nota à imprensa refere ainda que a Alcatel-Lucent forneceu a sua plataforma de acesso IP para triple-play ISAM - Intelligent Services Access Manager - , o Network Analyser e a solução de Home Network Management para a gestão dos equipamentos instalados nos clientes residenciais e empresariais. O Service Router de próxima geração, o Service Aware Manager e do Access Gateway Controller foram igualmente fornecidos pela fabricante europeia.

    A Alcatel-Lucent já participou em diversos projectos nesta área e está actualmente envolvida em mais de 40 projectos triple-play e em mais de 40 projectos de transformação de redes.

    É de salientar que a fabricante foi também escolhida pela PT Comunicações para o seu serviço de televisão sobre IP, o meo.

    LINK DA NOTICIA
    http://tek.sapo.pt/4O0/751791.html
     
  2. chumbawamba

    chumbawamba Power Member

    Não sei se já reparaste mas a notícia é de Junho 2007. Esta notícia é antiga, e sempre foi dito que a Vodafone já poderia arrancar com o serviço triple-play, penso k mm pelo gestor da Vodafone, mas optaram numa fase inicial apenas por telefone+net.
    Vamos aguardar, mas penso k já eram horas de Vodafone lançar este serviço :P
     
  3. skysurfer88

    skysurfer88 Power Member

    A versão que eu ouvi é que eles têm tudo para sair com o TriplePlay e não saiu ainda por falta de aprovações dos gastos que isso acarreta.
    Mas como será de esperar, a vodafone também terá o seu TriplePlay brevemente...
    E assim lá se vai tendo mais concorrencia, senão for para baixar os preços que seja para melhorar a qualidade de serviço.

    Um abraço
     
  4. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    Pode ser que sejam inteligentes e façam alguns testes "á seria" do serviço deles em vez de experimentarem em meia duzia de pessoas e lançar-se de cabeça como o Clix ou o MEO que ainda têm cada um deles os seus problemas de implementação.

    Um pixeliza, tem paragens e problemas com a instabilidade da internet depois de instalado o IPTV, o outro limita o acesso, de forma a garantir um melhor serviço, quando esse limite é alterado, começa a sofrer de problemas como o primeiro.

    Será que finalmente vamos ter um serviço sobre IP decente? ou teremos que nos submeter ao monopolio da tecnologia cabo/Satelite para ter alguma qualidade constante na TV?

    Resta aguardar para ver.

    Melhores Cumprimentos
     
  5. skysurfer88

    skysurfer88 Power Member

    Sendo ADSL tens sempre a limitação do Par de Cobre...
    Enquanto não se evoluir, podes ir esquecendo...
     
  6. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    Pois tem limitação mas pode ser resolvido de varias formas.

    Sei de algumas tecnologias que existem já em utilização em França ou mesmo Espanha, que ainda não se usa em Portugal, usando um algoritmo de compressão mais avançado cujo conteúdo não se perde caso mesmo existindo ruído na linha, o que garante claro menos perda de pacotes.

    - perda de pacotes = - quebras
    - quebras = serviço + estável
    - perda de pacotes = + velocidade.

    E que não é assim tão caro a aquisição das licenças para a utilização do mesmo.

    Desta forma seria perfeitamente possível garantir um melhor serviço até aos 3 km's (diminuindo drásticamente as quebras e aumentando consideravelmente a velocidade) alias existem ISP's noutros paises que garantem o serviço até aos 5Km, enquanto que em Portugal é até aos 3, e mesmo assim vêm-se aflitos.

    E para implementar bastava licença de utilização e alteração do firmware do DSLAM, para começar a usar esse algoritmo, sendo o mesmo compativel com cerca de 70/80% do equipamento já existente.
     
  7. Skracth

    Skracth Power Member

    Mais um sério problema de instalação....já as caixas vodafone clix novis e tele2 na central da PT tão sempre a dar barraca...má configuração dos portos etc etc.....
     
  8. skysurfer88

    skysurfer88 Power Member

    Sim compreendo esse teu ponto de vista.
    Mas sabes que prefiro que as coisas mudem para melhor, e o melhor é a fibra. E como as coisas já estão a evoluir em Portugal por essas bandas é só esperar para ver os resultados.
    A ver como ficará depois o pessoal :).

    PS:. Olha que o comentarios que eu tenho visto sobre a net nos nossos hermanos são um pouco maus, mas claro nunca testei não posso falar por mim.

    Um abraço
     
  9. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    A fibra em principio e em regra geral nas grandes cidades em principio, chegará em principio de 2009 e ficara implementada até 2012.

    Podes ver aqui por exemplo.

    Melhores Cumprimentos
     
  10. Nephilin

    Nephilin Power Member

    Vodafone IPTV

    Alguém já tem alguma informação sobre a iptv da vodafone. Vai haver, não vai? Está em fase de testes, nem por isso?

    Alguém que saiba alguma coisa que vá postando por aqui.

    Obrigado.
     
  11. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    Mais do que isto nao existe informação por agora

    Cumprimentos
     
  12. guest_rf

    guest_rf Power Member

    "Vodafone estuda fornecimento de TV"

    "Operadora de telemóveis decide até ao fim do ano se lança serviço no país

    ANA GASPAR
    A Vodafone portuguesa pode seguir o exemplo da congénere espanhola e lançar-se no serviço de Televisão, tendo assim uma oferta de triple play (Internet, telefone e TV). Mas só vai decidir no final do ano.
    Já se tornou comum para os consumidores a adesão ao mesmo serviço de televisão, Internet e telefone. A maior parte dos operadores foi construindo aos poucos as ofertas. Outros, como o Meo da Portugal Telecom, surgiram com todas integradas.
    A Vodafone está a estudar a possibilidade de começar a distribuir o sinal televisivo por IPTV (através do fio do telefone) e satélite, como acontece com o Meo. Juntando assim esta mais-valia ao telemóvel, Internet e telefone fixo. Em declarações ao JN, fonte da operadora explicou que "a Vodafone Portugal conta tomar uma decisão sobre o lançamento do serviço de Televisão até ao final deste ano". Até para não perder força no mercado, uma vez que conta actualmente com 36% da quota de clientes de telemóvel.
    Esta aposta faz parte da estratégia da multinacional "designada por Mobile Plus" que está a "analisar todas as tecnologias para disponibilização do serviço de Televisão, de modo a explorar a possibilidade de lançamento de ofertas integradas e convergentes de 'triple play'", acrescentou. No seguimento desta estratégia, a Vodafone espanhola anunciou que se associou à Digital Plus para começar a operar na área da televisão. No caso português, o serviço pode estar disponível no decorrer de 2009 com tecnologia diferente da espanhola.
    Dados divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), citados pela agência Lusa, revelam que o mercado de televisão por subscrição atinge actualmente os 2,2 milhões de assinantes. "

    In "Jornal de Noticias"
    Link Original : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1048314
     
  13. Tag351

    Tag351 Power Member

    o adsl não tem futuro ,se a vodafone iniciar com fibra ,ainda vai a tempo,se apostar no adsl para o serviço triple vão-se dar mal. mas eles é que sabem.
     
  14. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    ADSL tem tanto futuro como fibra ou cabo, se for utilizado o equipamento correcto e feita uma gestão correcta da rede e infraestrutura.

    Na Fibra estás limitado a 64 clientes por fibra, para poder aumentar o numero de clientes, tens uma despesa bastante superior do que comparada com o cobre ou cabo, nomeadamente devido ás licenças necessarias para passagem de cablagem, assim como mais OLT's e ODF's.

    Cumprimentos.
     
  15. Seavoices

    Seavoices Power Member

    A ADSL não tem futuro para ligações superiores a 1KM de distancia entre um ponto de distribuição e a casa do cliente. Nem uma estrutura perfeita em ADSL, basta uma distancia acima de 3/4 KM para por em causa qualquer qualidade de serviço

    Na Fibra, esta limitação quase não existe. Existe sim a necessidade de ter muitas fibras primárias para alimentar uma urbanização. O cobre, como se vê no serviço de telefone está condenado á morte. O mesmo não acontece com o cobre da Televisão por cabo e à fibra óptica como serviço global
     
  16. mBiT

    mBiT Power Member

    Qualquer ISP que use cobre vai ter os mesmos problemas...

    A menos que se neguem a instalar IPTV com menos de 12M, mas ai, reduziam bastante a cobertura.


    Não querendo parecer do contra, o ADSL não tem tanto futuro como a fibra. Já o cabo não posso falar porque não sei. A longo prazo o ADSL vai ser a escolha de recurso, para quem a fibra não chegar à porta. E bem podem vir normas novas todas XPTO, a grande limitação vai ser sempre a distancia. Mais que 2000metros e os débitos vão para baixo de 10M e mais susceptível a problemas.
    O bom no ADSL, e que com o arranque do meo começou a acontecer com mais regularidade, é a instalação de dslams mais proximos do cliente, passando um cliente que estava a 3km ou mais, a ficar apenas a umas centenas, ou menos de 2000m do DSLAM, desta forma, aumentando a cobertura, debito fornecido e reduzindo os possiveis problemas das linhas longas.

    A despesa na fibra é mais rentavel porque não precisa de tanta manutenção como o cobre. A fibra não enferruja, não apanha interferencias externas, consegue ir muito mais longe sem perder debito, etc. A longo prazo vai ficar muito mais barato, com a massificação dos acessos. Vai acontecer o mesmo que com cabo e adsl. Ao inicio era tudo muito caro, passado uns anos, até oferecem os terminais.

    Discordo completamente, trabalho com ADSL todos os dias e não faz sentido o que dizes...

    O que te estás a referir, é o RE-ADSL ou G992.3 Anexo L, que aumenta a potencia de emissão e sacrifica upload para fornecer mais download, mas, isto só faz sentido em linhas nos 5km, para fornecer mais 1M (se tanto) de download.

    A nivel de debitos, acessos normais nestas distancias, raramente teem mais de 1/256 ou 1/512, com o anexo L, passam a conseguir um pco mais. Depois o RE-ADSL tem outro problema, que é a principal razão que não é usado (apesar de alguns dslams o suportarem). Pode provocar ruido no serviço de voz, dos clientes no mesmo cabo.

    E depois, não é compativel com os tais 70/80% que tu dizes. Só os routers/modems mais recentes (menos de 1 ano) é que suportam (geralmente são os que tambem suportam o anexo M).
     
    Última edição pelo moderador: 23 de Novembro de 2008
  17. a vodafone atrasou-se.

    acertou o preço certo no adsl (20 eur está ok) mas no iptv está atrasado um pedaço.

    entrar no mercado igual ao meo o que significa? mensalidade habitual de 50€ em cobre? já temos e não gostamos.

    fica á espera da fibra? já temos uma cama - já não chega um banco.

    satelite? possivelmente saturado.

    oferta de canais tipo smartv free? está ok mas terá que abrir a oferta das escolhas de canais.
     
  18. Nephilin

    Nephilin Power Member

    Já há alguma previsão próxima para quando (ou se ) a Vodafone vai ter triple-play?
    Se viesse agora, era um natal mesmo à maneira.
     
  19. userN

    userN Power Member

    in your dreams :P
     
  20. mojorisin

    mojorisin Banido

    mesmo que venha, até que seja massificado ao país inteiro, ou quase todo, é mesmo para esquecer. basta olhar para o clix, so existe nos grandes centros.
    por isso é que a PT continua sem concorrencia e faz o que quer. nos grandes centros podem perder muitos clientes, mas no resto do país são reis e senhores, infelizmente...

    na minha terra, net ou é sapo ou é sapo.

    se quiser tv tenho ou meo ou zon satelite, mas se quiser tv e net tenho que ir para a PT porque senão os preços disparam logo. tenho meo há 1 ano, bem queria mudar, mas não tenho alternativa nenhuma que não me fique mais caro
     

Partilhar esta Página