1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Troca, ajuda, sugestoes, obrigado!

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Arrakis_Dune, 31 de Agosto de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 1395)

1. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Bem, chegou a altura de vender a D40, excelente máquina, mas pretendo realmente evoluir e dedicar mais do meu tempo a esta "situação" chamada fotografia.

Apos análise in loco da 450D, serei sincero, não me encaixa bem na mão, o que me levou a ficar desiludido.. Não sei se é por ter mãos pequenas, mas é um facto, e fiquei com a sensação que a 450D ficou excluida.

A questão agora é, começo do 0. Estou a ponderar a D80, na Nikon, e ainda mais tarde a aquisição de uma D300 ou 700.

Isto é acima de tudo se eu realmente conseguir dedicar-me mais a serio á fotografia, o que espero sinceramente conseguir.. Pode-se ponderar que é uma jogada pensada, e fotografia de estudo, devo de começar a praticar a serio quando for para uma casa minha, no inicio do ano, nos primeiros meses de 2009 se tudo correr bem. Depois se conseguir estudar, praticar mais, etc, talvez num futuro consiga uma D300 ou 700, mas para já é uma "gama de entrada.."

A D90 era uma boa jogada, mas sinceramente vou apenas comprar o corpo desta vez, fica-me mais a jeito, prefiro mais tarde ver as lentes, sendo que para já devo de comprar a 70-300 apo dg com ou sem motor, isto se for para a D80 ou 90, se bem que apesar das inovações da D90, não vejo onde terei os 1000€ para o corpo, quando consigo a D80 por cerca de 550€ nova.. Precisava de uma opinião sincera relativamente a esta situação. Se houver alguma falha minha relativamente á canon, digam-me, estava a pensar trocar de sistema, mas relativamente ao que tenho lido, e visto ir montar um sistema relativo ao futuro, estou mesmo extremamente indeciso..

Depois existe a situação de lentes, preços, compras actuais versus futuro. Como podem ver, tenho mesmo muitas duvidas, e preciso mesmo de ajuda, para fazer uma compra ponderada, quer na máquina, quer depois grips, flashes, qualidade, lentes, acho que já coloquei alguns tópicos, sabe-se mais ou menos o que pretendo, e o que gostp de fazer, sendo que nunca testei mesmo canon em Slr, logo preciso de bastante ajuda.

Em relação a tudo isto, a D40 é excelente, mas prefiro uma D80 ou 90 para corpo actualmente primario e depois secundário, e depois uma D700 ou parecido para máquina primária e a D80 para secundaria, etc.

Se são situações para o futuro ambiciosas? São, especialmente pelos valores envolvidos, mas eu gosto a serio, actualmente não tenho tempo, mas no futuro espero mudar isso.

Obrigado por tudo e pelas opiniões que creio venham a ser bastante construtivas e sinceras, como sempre verifiquei no fórum e em conversas no msn que tenho com alguns membros.

PS: Blue, enviei hj o teu mail, logo falamos no msn ;)

2. computador000

computador000 Power Member

Boas.

Eu estava numa situacao muito semelhante a tua aqui a uns tempos. Tinha comprado uma D40 nem fazia um mês e já me estava a sentir mal com a falta de escolha de lentes com motor pelo que estava a pensar trocar. Ainda andei uns dias com essa ideia mas rapidamente mudei. O que eu te pergunto é: Fotograficamente, o que é que a D80 trará de novo que é assim tão essencial para ti ?

No meu caso eu decidi optar por "upgradar" a lente de kit por uma Tamron 17-50 e digote, que troca!! É uma lente brutal e a diferença é quase como da noite para o dia sendo que assim posso dizer que me sinto com uma máquina asério nas mãos e não com um brinquedo :P. Agora é usufruir da lente ao máximo ( sendo que esta gama de focais é a que uso em 80% das fotos que faço pelo que me dou por muito satisfeito ) e talvez mais tarde comprar uma zoom tipo 70-200 2.8 e um dia uma macro ou uma 10-20. Quando chegar essa altura, aí sim pensarei em trocar de corpo mas até lá penso que estou mais do que bem servido para o tipo de fotos que faço e não pagaria nada agora para trocar de corpo.

Pensa bem e não o faças simplesmente porque sim ( bom vidro é bem melhor que outro corpo e digo isto por mencionares coisas como a 70-300 apo que na minha opinião não é dinheiro muito bem gasto, sendo que isto depende obviamente do tipo de fotos que fazes e do $ ).

Última edição: 31 de Agosto de 2008
  3. Barata

Barata I folded Myself

Bom. Então quer dizer que eu tenho mãos grandes! :lol: Digo isto porque experimentei nikons, canons e sonys, e apenas as duas ultimas me serviam. E da canon só os corpos da 40D para cima. Acabei por comprar uma 40D.

Bom, neste nivel de exigência muitas das vezes estás mais limitado ao vidro que usas, que aos aspectos tecnológicos do corpo da máquina. Sendo assim eu dou mta importância à ergonomia. A minha escolha foi primeiramente baseada na ergonomia e só depois na disponibilidade de vidro e etc. E só te posso dizer que não estou nada arrependido. Pensei que andar com a máquina de um lado para o outro na mão seria mto custoso, mas a tal ergonomia faz com que seja apenas mais uma extensão de mim.

Posto isto, e tendo em conta que já andaste a experimentar máquinas, se calhar deverias manter-te pela Nikon. Ok. Dentro da Nikon estás indeciso entre a D80 e a D90. É fácil, pega num comparativo das duas, no dpreview tens lá isso com mta facilidade. E logo comparas. Se achares que o que a D90 tem a mais que a D80 vale os 400€ mais... força, D90 é a tua máquina. Caso contrário, ficas mto bem servido com a D80. Isso é claro como a água.

Quanto ao vidro. A Nikon tem mta variedade e quem faz para canon também faz para nikon (estou a falar de third parties), por isso o maior problema será escolher as lentes que queres e não as marcas que façam o mount que vais usar.

Isto já vai longo... e talvez confuso... se assim for, chama-me à atenção que eu tento tornar mais claro! :D

Abraço.

4. chamaco

chamaco I folded Myself

Olá.
    Olha eu optei por uma D80 que apareceu usada. Comprei a D80 + 18-135, Kit de venda, usada por 450€.tinha 2700 fotos tiradas. aconselho-te a ir ver estes dois sitios pois tem muito bons negocios.
    Demorou um pouco a convencer o vendedor a enviar-ma contra reembolso mas compreendeu e aceitou.

Nikon aqui so material da nikon

varias aqui tem muita coisa canon. tem neste momento muita coisa de 40D

A D80 é realmente uma maquina espetacular. Tem um manuseamento que nas Canon só da 40D para cima.

cump.

5. Arrakis_Dune

A sigma é temporaria.. Eu admito que quero melhor, mas para já serve.. Eu quero uma 50-500 (bigma) logo esta é so para desenrascar.. Estou mt indeciso relativamente aos kits, quer lentes, quer qualidade. Sempre li e vi fotos mt boas da Nikon, mas nunca consegui testar Canon.. Todos os meus amigos dizem para eu ir para Canon, quer pelas lentes, quer pela velocidade ou quer pela alta qualidade em isos altos.

Depois leio hj em dia sobre a Nikon, e pelo que vejo, está melhor.. Esta indecisão mata-me dass..

Eu só vou comprar o corpo, prefiro comprar em primeira mão, mas não descarto em segunda ;)

6. Barata

Barata I folded Myself

Arrakis: se te preocupares primeiro com a ergonomia, não te vais arrepender nem por um segundo, quando estiveres a utilizar o corpo.

7. computador000

Porque queres trocar de corpo?

8. Arrakis_Dune

Sim, o problema é mesmo o que oferece um melhor qualidade/futuro.. Eu quando investir agr, é em lentes de qualidade, estou mais preocupado se o conjunto que irei depois realizar terá pernas para andar, só uma bigma é 1200€ :\

Apenas sondo opiniões, para verificar o que comprar, especialmente porque não sei muito de canon, sei o excelente nome, sei que todos os jornalistas usam Canon, etc, mas gostava de saber realmente para um futuro, profissionalizante ou não, um que me permitisse não me arrepender, escolhendo realmente um kit que me permitisse um futuro sem problemas de consciencia, ate pq como disse, esta maquina seria para primaria, aprender, viagem, etc. Talvez escolha uma via mais profissionalizante no futuro, finalmente gosto de algo a sério, mas para já seria mesmo uma compra mais pensada, com a ajuda do pessoal do fórum para esse objectivo!

9. HorusPhoto

HorusPhoto Power Member

Já sabes que quando tomares uma decisão podes contar comigo para a aquisição do material. :)

Não sei bem se te consigo ajudar na escolha pois tem muito de pessoal a compra de uma camera nova. Por vezes esquecemo-nos do que precisamos e somos levados pelo instinto e pelo momento.

Ficas bem servido com uma D80, ficarias também com uma D90. Com uma D200, uma D300. Uma 400D, 450D, 40D...

Depois tens o vidro, isso sim importante.

Eu tou a acabar o curso de fotografia e continuo com a minha 400D que tanta boa fotografia me realiza.

10. Arrakis_Dune

O que procuro é mesmo algo da gama da D450, D80/90, mais nao preciso, ainda preciso primeiro de aprender a fotografar.. De qualquer forma, explica: "Já sabes que quando tomares uma decisão podes contar comigo para a aquisição do material. " que não percebi :D

Ainda assim, eu sempre soube que o virdo importa, mas teremos de ser honestos, a maquina tambem ajuda.. O que quero para já é algo que se safe minimamente bem em ISO razoavel, visto fotografar algumas coisas de noite, com bulb, com boa qualidade, que permita motor interno (d80 para cima ou canon) e tudo o que já referi..

Mais opiniões são bem vindas ;)

11. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Eu ficaria com a d40 e comprava uma tamron 17-50 2.8, para tirares fotos melhores do que aquelas que tiras com d40+lente de kit terás que comprar d80 + lente boa e ai já passa dos 550€ do corpo, com a tamron 17-50, podes mais tarde mudar para uma d90 ao preço que a d80 está agora e mesmo que não vendas a d40, pode ficar como 2º corpo.

d80+tamron-d40
    555+347-290=612 investimento (pensando que vendes a d40 por 290€).
    tamron 17-50=347 Investimento.

Outra opção seria a Pentax k200d com lente de kit e com a 55-300 que fica em volta dos 777 / 780 na pix ou digiwowo, agora o sistema Pentax não é o ideal para desporto devido às FPS baixas.

... qualquer que seja a tua escolha aguarda um pouquinho que a photokina está ai e os preços tendem a baixar com as novidades.

Última edição: 1 de Setembro de 2008
  12. computador000

Porque é que tu dizes isto
    e já queres trocar de corpo ?

13. Arrakis_Dune

Pq se reparares não comprei as lentes que queria pq as que quero 90% delas não têm motor interno.. A aprendizagem torna-se tb dificil, pq não tenho tempo.. É um conjunto de factores. Chegou a altura de investir mais, e de certeza que a compra que vou fazer me alarga bastante os horizontes, especialmente pelas lentes que sp quis adquirir.. As mesmas versões, 90% não estão motorizadas, e ao estarem, custam mais 25% em média..

Prefiro mudar para uma máquina que me dê outras hipoteses. A minha duvida não flutua tanto na Nikon, mas na Canon, sistema e marca da qual ainda possuo inumeras duvidas, e que tenho dificuldades em perceber se é uma boa aposta..

Abraços

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem, acima de tudo, a primeira coisa que te digo é que se estás a considerar vias profissionais, mesmo que num futuro algo distante, só tens dois sistemas a considerar: Canon ou Nikon.
    Que me perdoem os utilizadores de outros sistemas, mas são sistemas que simplesmente não são minimamente competitivos numa gama avançada/semi-profissional, nem tão pouco existem em gamas profissionais.

Posto isto, se queres um corpo melhor, reduziria as hipóteses a três máquinas: 40D, D80/D90.

Aqui, a D80 é sem dúvida o corpo mais fraco. Já a usei bastantes vezes, agora tenho uma 40D e nota-se bem as diferenças.

Entre a 40D e a D90... Epah, a 40D tem as vantagens habituais da gama semi-pro da Canon, enquanto a D90 tem as vantagens de uma tecnologia mais recente. Tens que as comparar, side-by-side e ver qual é que tem mais vantagens para o teu tipo de fotografia, ou qual te sentes melhor a usar (e olha que a 40D não tem nada a ver com a 400D/450D).

Em relação aos sistemas, pah, tanto num como no outro, não tens muito com que te preocupar. Ambos são bons, juntos têm todo o mercado profissional e por isso nenhum se pode dar ao luxo de ser limitado.
    Em termos de oferta, julgo que a da Canon é maior, até pela própria capacidade de produção (é uma empresa muito maior que a Nikon), mas a Nikon também tem uma oferta mais que suficiente e com muito boa qualidade.

Quanto a preços, o que te aconselho a fazer é: Imagina-te a trabalhar, pensa num corpo, 3 ou 4 lentes e um flash. Depois vê qual sai mais barato.

Btw, tem em mente também que a 40D é a máquina semi-pro mais barata que há. Com uma diferença baixa para a D80, eu não hesitava em descartar a D80.

15. Arrakis_Dune

Obg, em principio consigo comprar a 40D na Pix pro, Em stock por volta dos 700€, se assim for parece-me uma excelente opção, irei analisar a situação, até pelas caracteristicas da máquina, que já tinha conhecimento e que tinha gostado.

Obg.

16. HorusPhoto

HorusPhoto Power Member

Eu vendo material fotográfico :) Mas se tens possibilidade de comprar na Pix Pro com cartão de empresa então consegues mais barato que eu alguns dos produtos. No caso da 40D consegues.

17. Arrakis_Dune

Irei analisar, comprar pro significaria pedir ao patrão, e eu não gosto, mas admito que ainda é uns 200€ de desconto quase.. Dá para uma prime 50mm 1.8 :\

Poderias-me indicar valor por pm e ainda loja onde trabalhas? Obg

18. bluei16_

bluei16_ Banido

My friend a minha humilde opinião:

Preço: Canon pouco mais barata
    Especifícações: ela por ela mas gosto mais da D80 com 11 pontos de focagem vs 9 da 450D
    Ergonomia: ganha a D80 por ter dial a frente e atras (um dedicado a exposição e outro a abertura)
    Robustez: D80 mais sólida e durável
    Qualidade de imagem: ela por ela
    Disponibilidade de lentes: tens que ver o que preferes... por norma as Nikkor são mais luminosas, mas mais caras. Tanto uma marca como outra teem uma vasta gama de lentes e ainda podes complementar com lentes de marca branca tipo sigma, tamron e afins, que custam o mesmo tanto para Nikon como Canon

Eu sinceramente nunca tinha usado uma slr na vida, nunca a testei, nunca a vi ao vivo antes de comprar. Simplesmente pesquisei muito e encontrei o que queria: a D80. É uma máquina mais velha mas que a meu ver equivale a muita coisa nova que aí anda. E já podes ver que a marca atravessa um bom momento quando implementa o modo video na D90 quando por exemplo a própria Sony que está no mercado das máquinas de filmar ainda não o fez.

Quando a adquirir uma D90... eu não acho que o live view e modo video compensem a diferença de preço. É uma máquina com mais qualidade que a D80 sem dúvida mas acho que para uma pessoa como nós não vale a pena investir em mais. O que não faltam por aí são grandes fotos tiradas com D80's e até inferiores. Vais ser mais tu a definir a qualidade das fotos do que a máquina. A não ser que vás fotografar para condições extremas ou precises de muitos fps, não invistas em máquinas de gamas depois desta. Gasta antes esse dinheiro em lentes ou guarda para fazer férias num sítio porreiro para onde possas levar a máquina ;). Se queres imagens mesmo fantásticas vais precisar sempre de um bocado de pós produção, com qualquer máquina, portanto é este o meu conselho

Abraço e boa compra

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, por 700€ não me parece que arranjes melhor. E ainda te sobra algum para começares já a pensar numa boa lente como a Tamron.

PS: blue16_ lentes mais luminosas?!

20. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

realmente n entendi....
    as mesmas "versoes" normalmente teem as mesmas aberturas em cada ponta, agora se me disseres que uma vai fexando mais uniformemente que outra ai talvez acredite, mas n sei em qual é capaz de fazer isso melhor.
    cumps =)

Partilhar esta Página