Troca Casio ex-h30 por Sony hx20v ou 10v

Doraemon02

Power Member
Boas.

Como o título do tópico indica, estou a pensar trocar a minha Casio ex-h30 por uma das Sony que referi, isto porque não me sinto satisfeito com a Casio. As fotos ficam espetaculares na máquina, isto em modo automático, mas quando chego ao pc, aí chega a desilusão... As fotos não têm muita cor e nota-se muito ruído nas mesmas, especialmente em condições de pouca luz, enganando-me sempre que tiro fotos, pois fico a pensar que as mesmas estão boas quando as vejo no ecrã da máquina mas quando chego a casa, vejo que afinal devia era ter levado era a minha Olympus com metade dos MP e do zoom óptico lol

Vejo que por aqui recomendam muito as canon, mas para mim estão fora de questão, pode ser picuinhas, mas não gosto do aspecto exterior das mesmas.

Já pensei na Panasonic TZ30 mas nas reviews internacionais que já vi, a Sony HX20V é superior, pelo que essa seria a minha primeira escolha, contudo, à pouco reparei que a HX10V é idêntica à HX20V, diferenciando apenas no zoom óptico máximo, que é 16x em vez de 20x, no modo macro, que é 5cm em vez de 1cm, e, por fim, na abertura da lente, que é f/3.3 em vez de f/3.2. Sendo que a diferença de preço que consigo entre uma e outra, onde as consigo comprar, não chega a 100€.

Posto isto, acham que compensa a diferença de preço entre a HX20V para a HX10V e devo optar pela primeira? Ou para um fotógrafo amador como eu que apenas gosta de tirar fotos bonitas e com qualidade, a HX10V chega? Ou deixo-me estar quieto com a Casio? É que toda a gente me diz que é uma excelente máquina, mas não consigo mesmo atinar com aquilo... A única coisa de bom que aquela máquina tem, para mim, é a bateria, que dá para cerca de 1000 fotos lol

Sem outro assunto,

Cumprimentos

P.S. - Fui logo para a Sony, porque num site famoso de fotografia, elegiam a HX20v como a melhor compacta traveller.
 
Última edição:
Curiosamente, aqui dizem que a Casio é a melhor http://www.photographyblog.com/reviews/casio_ex_h30_review/conclusion/ (na altura da review :p).

"Nota-se ruído nas mesmas", isso é normal em máquinas compactas, e exactamente por essa razão é que são compactas e baratas. Pelo que vejo nesse site, a Sony é melhor mas apenas ligeiramente, como aliás seria de esperar pois ambas têm de obedecer às leis da Física.

Duas dicas:
- A corrida aos megapixels levou a que estas máquinas tenham resoluções absurdamente altas, com o proporcional aumento do ruído. Não se deve ver ou sequer usar as imagens à escala 1:1. Experimenta fazer resize para metade ou um quarto do tamanho e o ruído tornar-se-à muito mais aceitável ou até desaparece.
- A baixa luz nenhuma máquina compacta consegue tirar boas fotografias em modo automático. Simplesmente não há luz suficiente, e tem de ser o fotógrafo a tomar medidas para conseguir "espremer" alguma coisa, nomeadamente baixar o ISO para valores menos ruidosos (400 no máximo) e usar tripé ou outra forma de imobilizar a máquina durante a exposição.
 
Já tinha visto essa review, mas o problema é que eu não "revejo" a minha máquina nessas palavras, e para além disso, a Sony não estava incluída naquele grupo, porque nesse site, no ano de 2011, a máquina que ganhou o prémio de melhor traveller foi a HX9.

Quanto às dicas que me falas, obrigado, vou ter isso em mente, mas vou-te enviar fotos por pm para perceberes isso de que falo no que toca ao ruído e nem sequer foram tiradas na resolução maxima de 16MP, mas sim em 10MP.
 
Última edição:
Back
Topo