1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: A partir das 9:00 (8:00 nos Açores) deste Sábado, 15 de Dezembro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Troca da minha Bridge HS10

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por johnypmr, 19 de Agosto de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 1917)

1. johnypmr

johnypmr Power Member

1. O QUE: Máquina Bridge Superzoom
    2. POR QUANTO: Até cerca de 400, mas se for menos melhor
    3. PARA FAZER O QUE:Retratos, paisagens.
    4. PARA USAR ONDE: De tudo um pouco, mas mais: Exteriores de dia/noite, interiores mal iluminados, etc.
    5. COMO ÉS: Aficionado
    6. JÁ TENS: Fujifilm HS10
    7. COMO É A TUA "REDE": Fujifilm (HS20 e HS30, Cannon's) mas não tenho "preconceitos" com marcas
    8. ONDE COMPRAR: Tanto faz, mas em local de confiança
    Boas. Tenho uma Fujifilm HS10 de 10 mpx e 30 de zoom optico. Até estou satisfeito com ela, mas apesar de estar em muito bom estado, já tem algum uso e gostava de actualizar-me um pouco. Pretendo manter-me nas Bridge pois acho-as muito polivalente (excetuando o tamanho), não me atrai andar com muitas lentes e ter de as andar a trocar, e gosto de dispor de um bom zoom.

Com esta HS10 habituei-me bastante ao facto do zoom ser manual o que permite operar com ela muito rapidamente (utilizo bastante o zoom), pelo que estou ligeiramente inclinado para a Fujifilm HS25 ou a HS30.

Relativamente a estas duas, pelo que li a diferença entre elas é o facto de a HS25 nao gravar em RAW (percebo a importância, mas não uso este formato), o visor eletronico tem pior definição e utiliza 4 pilhas AA enquanto que a HS30 é de bateria e a HS25 não trás o Parasol. Sendo a diferença cerca de 100€ entre ambas (280€ vs 380€) acham que justifica a HS30? ou existem mais diferenças do que as que referi, p. ex. na focagem e na velocidade de processamanto?

Apesar de estar mais inclinado para as Fuji não descarto outras bridge, tais como a Panasonic Lumix DMC-FZ150 (tenho lido muito bem dela mas só tem 24x de zoom), a Nikon CoolPix P510 ou a Cannon PowerShot SX40. Digam o que acham.

Entendo perfeitamente que mesmo com um zoom ligeiramente inferior seja possivel obter uma foto que quando ampliada tenha tanta ou mais qualidade que uma maquina com o zoom superior (aliás pelo que tenho lido é o caso da panasonic, que apesar de ter menos zoom compensa com qualidade de imagem). Quando aos Megapixeis também não é uma questão demasiado séria, uma vez que muitas vezes os mpx publicitados não têm necessariamente uma igual correlação com a qualidade da imagem (não pretendo fazer impressões de grande dimensões).

Desde já obrigado e desculpem a extensão do texto, Cumps

Última edição: 19 de Agosto de 2012
  2. Wildstar

Wildstar Power Member

A questão do zoom é, quantas fotos tiraste com o zoom no máximo? Assim vês logo se precisas de um zoom tão longo ou não. Pessoalmente acho que 600-700mm é o limite de usabilidade (com estabilizador e sem tripé), cerca de 25x.
    Não esquecer que quanto maior o zoom, maior a perda de qualidade de imagem (nitidez, contraste, aberrações cromáticas).

Se puderes esperar um mês (supostamente) e pagar provavelmente um bocadinho mais, vai sair a Panny FZ200, que deverá ser substancialmente melhor que as existentes.

Fora isso, actualmente nesta gama as máquinas são extremamente semelhantes, nomeadamente a FZ150, SX40, P510 e Sony HX100. A HS30, infelizmente, parece que tem um sensor mauzinho em comparação (começa a fraquejar aos ISO 400, ao passo que as outras se aguentam).

3. johnypmr

johnypmr Power Member

Obrigado pela opinião. De facto ate usei ainda bastante vezes o zoom no maximo. Mas desconhecia que estava para sair a FZ200.Já andei a pesquisar e parece-me uma excelente máquina, vou esperar pelo menos ela sair e surgirem as primeiras reviews com modelos de produção para me decidir, mas se corresponder ás expectativas quase de certeza vai ser a minha próxima maquina :)Só é pena se calhar vir com um preço bastante alto ( pelo que vi na ***** francesa mais de 600€) mas enfim a Panasonic sabe o produto que fez e o que ele valeCumps

Última edição: 22 de Agosto de 2012
  4. MeTa

MeTa Power Member

Eu ando de olho nas baixa gama reflex (nikon d3100 e canon 1100d) mas bridges como a lumix FZ150 deixam-me de pé atrás...para o meu nivel amador actual, parece-me ser a melhor opção, o zoom que não terei nas reflex sem comprar lentes à parte, despesas a mais para a minha carteira e para o meu nivel de fotografia, que é básico.

Pelo que li, a FZ150 é a melhor bridge do momento. A FZ200 sai quando? Supostamente se isso fizer baixar ainda mais o preço da FZ150, melhor...não quero gastar mais que 400 euros.

5. johnypmr

johnypmr Power Member

Boas. Já à informação da fz200 ate no site da Panasonic, segundo o que vi na ***** francesa esperavam ter para entrega a 28/09/2012. Quanto ao preço da fz150, na pix esta por volta dos 425€. Cumps

6. MeTa

MeTa Power Member

Pois...por esse preço compra-se uma canon 1100d...enfim, o meu dilema está aí...

7. Wildstar

Wildstar Power Member

Não, não se compra. Porque (em minha opinião) as lentes de kit são um embuste, sobretudo na era digital*. A lente de kit só existe porque é a coisa mais barata que se pode fabricar, não por ter utilidade fotográfica, e é uma autêntica castração das possibilidades criativas de uma máquina (e fotógrafo).
    Na realidade, o orçamento mínimo para se optar por uma DSLR é cerca de 1000€ (máquina + 18-55 + 55-200 + 50 f/1.8). Isto para ser polivalente, claro.

*Isto porque em 35mm uma 28-80 f/5.6 ainda dava para umas brincadeiritas com a profundidade de campo, mas em APS-C uma 55 f/5.6 não dá para nada, parecem fotos de compacta.

Última edição: 23 de Agosto de 2012
  8. johnypmr

johnypmr Power Member

Eu também ainda cheguei a pensar numa reflex, mas cheguei à conclusão que é necessário fazer muito investimento para ter um conjunto com o mínimo de qualidade. Para alem disso e tendo em conta que sou apenas um amador curioso e a foto é mesmo só um hobby voltei a decidir-me pelas bridge. Tenho clara noção que as reflex têm, à partida, mais qualidade mas as bridge, para as minhas necessidades são óptimas, têm qualidade suficiente, são versáteis e nao necessito de andar com mais lentes. E depois do que tenho lido da FZ200 acho que vai ser a minha escolha, pois como ate o Wildstar referiu, dizem que estará noutro nivel das actuais. Assim vou esperar e provavelmente comprar esta apesar de ser mais de 600€, mas pode ser que no lançamento desça qualquer coisa

Última edição: 23 de Agosto de 2012
  9. MeTa

MeTa Power Member

Compreendo e é mesmo isso que me leva a ficar de pé atrás quando vejo aqueles kits da 1100d à venda por pouco mais que 400 euros...porque já sei que vou ter de gastar mais e isso eu não quero e sinceramente, para o meu nivel actual, não me parece que fosse usufruir 100% do investimento. Sendo assim, estou mais virado para uma boa bridge mas agora vem ai outro dilema, há muita oferta no segmento, tudo muito semelhante, embora a lumix me parece a melhor, também é a mais cara. Fujifilm talvez com melhor preço/qualidade...

COm uma boa bridge, posso fotografar o que quero, tenho o zoom que dá sempre para safar em certas ocasiões e portanto, vai dar para as minhas fotos ocasionais de férias, saidas e paisagens e ainda dá para evoluir já que eu venho de uma point and shot.

Pessoalmente já acho que dar 600 euros por uma bridge é um exagero, com esse orçamento já pensava num kit reflex para desenrascar de inicio...o meu orçamento são 400 euros, portanto, no meu caso faz mais sentido uma boa bridge para os proximos anos.

10. marcoabreu

marcoabreu Power Member

então explica-me uma coisa pois sou muito leigo nisto.
    as lentes não valem nada mas entre as que vem de origem e as de uma super zoom (bridge) qual a melhor?
    é que uma dsrl fica quase ao mesmo preço de uma bridge das melhores

11. MEIA

MEIA Power Member

Atenção que onde se gasta mais dinheiro, muito mais dinheiro, não é na máquina, são nas objectivas. Quando uma pessoa sabe que não pode gastar mais que X e esse X é para a máquina mais 1 ou 2 objectivas sem a possibilidade de continuar a investir, o melhor caminho é mesmo a bridge.
    Quanto a lentes de bridge boa vs SLR de kit acho que a da bridge tem vantagem. Em termos de qualidade de imagem talvez fique ela por ela se se colocar em causa os diversos compromissos que ambas têm que fazer.
    Se se colocar uma objectiva de kit das dSLR numa bridge tenho a certeza que terás melhores resultados, mas como as dSLR conseguem captar bastante detalhe vais começar a ver falhas nessa mesma objectiva.

12. Wildstar

Wildstar Power Member

Não se podem comparar assim, porque:
    - Na gama onde funciona (28 a 80mm, equivalente), a lente de kit da DSLR é melhor que qualquer bridge (excepto as de entusiastas como a Fuji X10);
    - No resto da gama (~24-28 e 80-800mm, equivalente), a lente de kit... Não tem imagem! Logo nessas gamas qualquer outra máquina (seja bridge, seja uma caixa de cartão) é melhor!

A questão é que 80mm (equivalente) é curto. Por exemplo, um retrato de cabeça e ombros tem de ser a para aí metro e meio de distância do sujeito. Pessoalmente considero que, para emular a visão humana, se precisa de ir até uns 100, talvez 120mm. É por isso que as compactas têm geralmente minimo de 4x de zoom, que corresponde a 28-112mm ou algo do género.

13. marcoabreu

marcoabreu Power Member

desculpa mas não percebi.
    queres dizer que comprar uma maquina com esta lente 18-55mm is II é mesma coisa que comprar uma bridge tipo a PowerShot SX40 HS?

14. Wildstar

Wildstar Power Member

Não, o que escrevi é exactamente o contrário... Não estou a ver como me explicar melhor.

Essa lente 18-55mm é equivalente (numa máquina de rolo) a 29-88mm.
    A SX40 tem uma lente equivalente a 24-840mm.

Portanto com a SX40 podes tirar fotos na gama de 24 a 28mm e na gama de 89 a 840mm, coisa que não podes com a DSLR, em que ficas limitado à gama 29-88mm. Ora, estes 88mm são curtos (em minha opinião) porque, por exemplo, tens de te "encostar" às pessoas se quiseres fazer um retrato de cabeça e ombros.

15. hprimo

hprimo Power Member

O que acham da nikon P510 em alternativa a pan FZ200 visto que esta ultima sairá a preço bastante elevado? Existem sites em que dizem que é melhor.

Obrigado

16. Wildstar

Wildstar Power Member

17. Wildstar

Wildstar Power Member

Esse site é uma comparação automática e a FZ200 tornou-o desactualizado porque ignora a sua melhor característica: a abertura f/2.8 em toda a gama de zoom!

Mas sobretudo o comparador considera a P510 melhor porque é quase metade do preço. E nisso tem razão. Mas em termos absolutos (ignorando o preço), não há comparação -- a P510 é um brinquedo e a FZ200 já é (quase) uma máquina fotográfica a sério.

O que eu estou a dizer é que a P510 não é "alternativa" à FZ200 como tu escreveste. São coisas diferentes.

18. hprimo

hprimo Power Member

ok, obrigado pela explicação. Também estava muito interessado na fz200 mas o preço é muito elevado.

Abraço

19. MeTa

MeTa Power Member

A FZ200 já é de outro campeonato...quanto muito vê a fz150, considerada a melhor bridge entre os 400-500 euros...claro que tinhas a fuji x1 (acho eu) mas essa ia para os 600euros...

Epah inicialmente, com orçamento 350-400 euros, estava virado para essa p510 mas tive a ler melhor e fiquei indeciso entre a fz150, a sony 200 e a fujihs30...a canon descartei-a porque não gostei do feeling na mão mas aqui é puramente gosto pessoal (a máquina é bastante boa para o preço). No final apesar da fz150 ser a melhor, optei pela fujifilm hs30 por uma questão de preço e pelas features que vem com ela.

Mandei vir da camaraNU, comprei na quinta à noite, na quarta-feira seguinte já cá estava. Impecável.

Ainda pouco posso dizer dela, mas estou satisfeito, tem um bom handling e o zoom manual é rápido, divertido e apelativo.

Partilhar esta Página