Troca de corpo Canon 700D pela 80D

JCmendes

Power Member
Para os mais dentro do assunto vale a pena a troca de corpo acima mencionada..mantendo a mesmo lente de origem a 18-135mm da canon.

Objectivo: mais detalhe nas fotos....fotografar à noite cenas em movimento (corrida a pé) e de dia óbviamente, e de um modo geral paisagens.
 
Última edição:
Se e' por esses motivos nao troques o corpo. Podes ganhar muitas features mas nada do que falaste. Compensa mais trocar essa lente por algo melhor.
 
+1...a grande limitação não está na câmara, mas sim na lente. Fotografar movimento à noite com uma 18-135mm não vai dar bom resultado...especialmente nas distâncias focais mais altas.

Eu olharia mais para uma Tamron 70-200mm f/2.8, Canon 70-200mm f/2.8, ou talvez a Sigma 50-100mm f/1.8 (não sei como andam as reviews da Sigma). São objectivas que têm um preço não muito distante da 80D e trariam muito mais vantagens para essa tarefa, uma vez que conseguem meter 4 a 10 vezes mais luz do que a 18-135 no lado tele.
 
Bom, eu resolvi experimentar a 80D vindo da amazon, se por acaso me arrepender ou vir que não vale a pena, vai de volta....mas tenho de experimentar.
 
Foi um bom uso do forum entao :P

Foi um misto de leitura que andei a fazer, visto a lente que tenho ser de uma forma geral multifacetada para tudo um pouco e tb uma forma de aproveitar algumas features interessantes que a 80D já tras em relação à 700D, não quer dizer que nao tenha lido a vossa opinião, para isso que serve o forum, mas bem ou mal cabe a mim a decisão final. E se por acaso vir que não valeu a pena, posso sempre remediar a situação.
 
Foi um misto de leitura que andei a fazer, visto a lente que tenho ser de uma forma geral multifacetada para tudo um pouco e tb uma forma de aproveitar algumas features interessantes que a 80D já tras em relação à 700D, não quer dizer que nao tenha lido a vossa opinião, para isso que serve o forum, mas bem ou mal cabe a mim a decisão final. E se por acaso vir que não valeu a pena, posso sempre remediar a situação.
Já agora, notas muita diferença a nivel da qualidade das fotos entre as duas câmaras e a velocidade de focagem?
 
Foi um misto de leitura que andei a fazer, visto a lente que tenho ser de uma forma geral multifacetada para tudo um pouco e tb uma forma de aproveitar algumas features interessantes que a 80D já tras em relação à 700D, não quer dizer que nao tenha lido a vossa opinião, para isso que serve o forum, mas bem ou mal cabe a mim a decisão final. E se por acaso vir que não valeu a pena, posso sempre remediar a situação.
Certo, mas não vai ajudar-te a atingir os teus objectivos como uma lente adequada iria ajudar. Está aqui alguém que deu precisamente o salto 700D --> 80D.

supercar1 - Em termos de qualidade não notei nada de mais, para não dizer nada. Em termos de velocidade de focagem depende também da lente que metes à frente. Enquanto o foco na 17-55mm é quase instantâneo e correcto em 99% das vezes, na 55-250mm demora um pouco mais e por vezes anda perdido.
 
Ainda não tenho a máquina ...provavelmente amanhã.

Não notares nada de nada , mesmo com a lente igual, isso é normal? Pelo que li o corpo é substancialmente melhor que a 700D, e sabemos todos a influência de uma boa lente, mas as melhorias da maquina em si deve fazer algumas mossas+, não?

Eu juro que não sou nada expert em fotos, mas à uns 3 ou 4 anos quando saiu a 700D , fui de férias para a Suíça e sendo esta a Minha 1 maquina minha deste género andei a ler e até comprei um famoso livro do Joel santos....e nessas férias tirei cerca de 600 fotos ...todas, mas todas em modo MANUAL , totalmente manual e olha que grande percentagem sairam muito boas ..para mim!
 
A melhoria de sensor há de fazer-se sentir mais não seja em ISO mais alto. No entanto, sensores melhores e com mais megapixel, normalmente pedem melhor vidro para extrair todo o sumo.

Mas já vem a caminho, portanto agora poderás ver por ti mesmo se a coisa vai melhorar ou não.

Depois dá feedback :)
 
Não notares nada de nada , mesmo com a lente igual, isso é normal?
Talvez vistas a 100% se possa notar alguma melhoria, mas uma coisa ténue mesmo. Em tamanhos comuns para visualização, diria que não, não irás notar nada de nada. Afinal, estamos a falar duma 18-135 de kit...
Por outro lado, a resolução superior até pode causar o efeito contrário, e as fotos parecerem menos sharp ao ver a 100% (mas só ao ver a 100%). Mais megapíxeis puxam mais pelo vidro.
 
Exemplos
5db11c38d2d0d0daa8aee08ce1cf6921.jpg
ff46dbe6b4368a5c0dc9feefb85b5b9a.jpg
9d529e739fbf9b254050ca1f68de9527.jpg
4487681ad860910ca97e22c828195582.jpg
099b4b2a0f6fc9ac7e2ef6fee6777aa3.jpg
9647fcdd35739b565b9f9342b16f14b0.jpg
72380db2e6e0cebaa402fcc5bb4af104.jpg
357b59c077e75eafb6956027497ec2bf.jpg
82af63f954f0d60a091077cf48fa216a.jpg
 
Certo, mas não vai ajudar-te a atingir os teus objectivos como uma lente adequada iria ajudar. Está aqui alguém que deu precisamente o salto 700D --> 80D.

supercar1 - Em termos de qualidade não notei nada de mais, para não dizer nada. Em termos de velocidade de focagem depende também da lente que metes à frente. Enquanto o foco na 17-55mm é quase instantâneo e correcto em 99% das vezes, na 55-250mm demora um pouco mais e por vezes anda perdido.
Nada??
Eu estava a pensar comprar uma câmara nova (aliás, há uns tempos fiz aí um post até, mas ainda estou à espera da altura certa), e estou indeciso entre a 750D e a 77D, ambas com a lente 18-135 (e posteriormente uma 50mm 1.8 estaria nos planos), e como li que a 77D/800D tem um sensor igual à 80D, que supostamente é melhor, parece estranho a diferença entre essas câmaras e a 700D, que é de 2013, ser nula ou praticamente nula
 
@supercar1
Os sensores evoluem, mas evoluem devagar.
A 80D tem muito mais dynamic range em ISO 100, mas por exemplo, se fores comparar no the digital picture os testes de ISO elevado entre essas câmaras verás que pouco mudam, e nos testes estás a olhar para as imagens a 100% do tamanho, que normalmente nem é o tamanho em que visualizas as fotos depois, pelo que redimensionadas a diferença fica entre o pouca e nula. E a dynamic range extra em ISO 100 serve sobretudo para o pós-processamento.

As grandes diferenças não estão na qualidade de imagem, mas sim nas funcionalidades do corpo. Melhores sistemas de AF, melhor live view, melhor ocular, melhores controlos, etc

E mais uma vez, uma 18-135 não é uma lente que explore nenhum desses sensores ao máximo. Nem o da 80D, nem o da 700D, e nem da minha 1200D (bem vejo a melhoria quando pego numa das primes que tenho).
 
@supercar1
Os sensores evoluem, mas evoluem devagar.
A 80D tem muito mais dynamic range em ISO 100, mas por exemplo, se fores comparar no the digital picture os testes de ISO elevado entre essas câmaras verás que pouco mudam, e nos testes estás a olhar para as imagens a 100% do tamanho, que normalmente nem é o tamanho em que visualizas as fotos depois, pelo que redimensionadas a diferença fica entre o pouca e nula. E a dynamic range extra em ISO 100 serve sobretudo para o pós-processamento.

As grandes diferenças não estão na qualidade de imagem, mas sim nas funcionalidades do corpo. Melhores sistemas de AF, melhor live view, melhor ocular, melhores controlos, etc

E mais uma vez, uma 18-135 não é uma lente que explore nenhum desses sensores ao máximo. Nem o da 80D, nem o da 700D, e nem da minha 1200D (bem vejo a melhoria quando pego numa das primes que tenho).
O Dynamic Range interessa-me, lembro-me de há uns tempos ter feito uma sessão fotográfica na praia, com uma superzoom, e houve uma altura que me vi grego pois ou a modelo ficava com efeito completamente silhueta e o resto ficava bem exposto, ou via-se decentemente bem a modelo mas o fundo todo ficava estourado.

Como já disse, penso comprar outra lente para juntar à 18-135, mas também penso que devo usar a lente de kit mais vezes pois parece-me ser muito versátil. Contudo, à uns tempos mandaram-me umas fotos tiradas com uma 1200D com lente kit 18-55 e fiquei espantado com a qualidade, o detalhe era enorme!
 
O dinamic range é melhor, mas não faz milagres. Não esperes estar a fotografar contra-luz, e deixares tudo bem exposto (céu e modelo). Nesses casos, tinhas que fotometrar no ceu, e iluminar a modelo... Com um flash, por exemplo.
 
+1 ao que disse o @Lyp...esse exemplo é apenas um erro técnico devido à falta de flash em contraluz ou para mero preenchimento. Puxar pelo RAW não é a melhor forma de equilibrar essas exposições, pois há sempre a introdução de grão.

Contudo, à uns tempos mandaram-me umas fotos tiradas com uma 1200D com lente kit 18-55 e fiquei espantado com a qualidade, o detalhe era enorme!
É perfeitamente natural...já tenho dito e vou repetir (porque há sempre quem critique isto) que uma 18-55 de kit é mais sharp do que uma 18-135 de kit, e tem todas as razões para o ser, devido ao facto de cobrir uma gama de distâncias focais mais reduzida.
Uma 18-55 bem utilizada é sharp o suficiente para as imagens serem bastante agradáveis.
Mas não é "razor sharp", e também não vai mostrar o melhor de nenhum destes sensores, pelo que o discurso anterior aplica-se na mesma.

Agora, objectivas como as 50/1.8, 24 STM, 35/2.0 IS, 70-200, Sigma 18-35/1.8, entre outras...essas sim, já resolvem detalhe a sério. Essas são mesmo razor sharp :)
 
+1 ao que disse o @Lyp...esse exemplo é apenas um erro técnico devido à falta de flash em contraluz ou para mero preenchimento. Puxar pelo RAW não é a melhor forma de equilibrar essas exposições, pois há sempre a introdução de grão.

É perfeitamente natural...já tenho dito e vou repetir (porque há sempre quem critique isto) que uma 18-55 de kit é mais sharp do que uma 18-135 de kit, e tem todas as razões para o ser, devido ao facto de cobrir uma gama de distâncias focais mais reduzida.
Uma 18-55 bem utilizada é sharp o suficiente para as imagens serem bastante agradáveis.
Mas não é "razor sharp", e também não vai mostrar o melhor de nenhum destes sensores, pelo que o discurso anterior aplica-se na mesma.

Agora, objectivas como as 50/1.8, 24 STM, 35/2.0 IS, 70-200, Sigma 18-35/1.8, entre outras...essas sim, já resolvem detalhe a sério. Essas são mesmo razor sharp :)
Ahhhh okay, então foi falha minha e não da câmara :P

Por acaso não sabia disso, aliás até tinha a ideia contrária, especialmente em casos que se esteja nos 55mm em que a 18-135 vai ter um melhor resultado que a 18-55. Mas continuo a estar mais virado para a 18-135, pois o meu estilo de fotografia consiste em usar algum zoom (habituei-me a usar uma superzoom e deu nisto), mas também gosto de ter uma grande versatilidade de distâncias focais. Por acaso já tive numa loja com uma 750D e a 77D ambas com a 18-135, e pareceu-me que o conjunto ficava um pouco pesado, mas talvez fosse por não estar a pegar devidamente na câmara devido aos penduricalhos de segurança.

Mais uma questão, e sem querer estar a mudar o rumo deste post (e sem querer criar um novo pois ainda falta algum tempo para comprar uma câmara, se a chegar a comprar), qualquer prime de 50mm 1.8 tem boa qualidade (sigma, yongnuo e por ai), ou devo optar por uma lente da canon?
 
Bom posso dar umas primeiras impressão da máquina 80D.

Primeiro que tudo nota-se o peso e a qualidade de construção...excelente (o peso é bom para trabalhar os biceps).
Tenho andado neste 2 ultimos dias a descobrir a máquina a ver videos no youtube e a tentar afinar os settings da mesma...ainda não tive tempo de sair com ela só tenho testado em casa e caramba só com um candeeiro de mesa ligado tira-me fotos como se tivesse sol em casa (Iso 1600 ate 2000) e zero de ruido.

Andei a estudar qual os melhores pontos de focagem e para já vou deixar por defeito o "unico ponto" altero depois para os 9 pontos em determinadas situações, assim como vou deixar por defeito o AISERVO, tudo é fácil de alterar e não se perde muito tempo.

Gosto mais de fotografar pelo Viewfinder (99% da vezes) mas utilizado o visor nesta máquina de facto melhorou bastante e focagem..muito rapido mesmo.

Tenho testado o modo Manual e Av. Agora se este fds vou até à rua tirar uma sessão com calma e tentar descobrir e estudar mais um pouco da máquina.

Se valeu a troca (ou vai valer) penso que sim que pode valer e a funcionalidade Wifi (que tb já testei, tenho um iphone) é muito rapida para transferir as fotos. Tenho tempo para testar depois vou aqui descrevendo que acho, sabendo eu que sou um mero aprendiz na área, em continua aprendizagem.
 
@supercar1 a 50mm da Sigma está noutra liga :P
Eu iria pela 50 STM da Canon. Tive a antiga 50mm/1.8 II, da qual a Yongnuo é um clone (embora com mount em metal) e apreciei bastante a troca pela nova STM. As diferenças entre as duas são apenas retoques, mas mudam-lhe o estatuto de "brinquedo" para "lente porreira". Acho que vale a pena.

@JCmendes
A 80D é "sempre" uma boa compra, ainda que esteja (estejamos?) céptico que sirva para aquilo que procuras. De qualquer forma, o facto é que a máquina é um pequeno canhão e com muito bom desempenho.
Terás agora tu que testar nos cenários que mencionaste inicialmente para perceber se realmente era aquilo que precisavas.
 
Última edição:
Back
Topo