Troca de grafica, adicionar memoria = Problema!

getlost

Power Member
Boas...

Tou num PIII, 256SDRAM, 20gb disco, GF2 32mb, numa board VIA...

Decidi trocar a grafica por uma GF4 64mb e adicionar mais um dimm de memoria 256SDRAM double-sided como o que lá estava! Então fui ao WinXP, tentei remover a grafica, mas disse-me que iria tambem remover os drivers... entao cm nao tinha os drivers a mao (o pc nao tem acesso á net) decidi cancelar... desliguei o pc, retirei a grafica, pus a nova e pus o outro dimm de memoria... iniciei e tudo normal... detectou novo hardware e software para ele, fez a contagem dos 512mb de memoria e td na boa... vou a jogar GTA... bloqueia!!! Reinicio o pc no botão e ele não chega ao Windows... não faz a contagem de memoria, vai logo para a detecção das drives... chega a um menu que tem varias opções:

- iniciar em modo de segurança
- iniciar em ... de rede
- iniciar ...

- iniciar a ultima configuração correcta

- iniciar windows normalmente


ora, seja qual for a opção que eu escolha o ecran fica preto e o pc reinicia, fazendo td de novo...

o que faço?
qual o problema?
amanha de manha vou correr o MemTest86 e era bom que ele fosse para o Windows para eu puder instalar os drivers da placa grafica que eu sakei agora da net... mas ele não vai!!! Talvez tire a pilha da board e veja o que acontece... ou formate o disco... sei lá... digam opiniões sensatas e sabedoras!!!

Thanks!!!
 
a última vez k comentei esse tipo de prob estranho k uma pessoa k percebe de electronica e de informática, ele explicou-me uma coisa engraçada k eu não sabia:

há memórias de 16bits e 32bits.
não são só diferenciadas como x de memória e y de velocidade mas tb z de bits.

essas diferenças de bits entre as memórias podem fazer com que boards mais antigas (16bits) não reconheçam memórias acima dos 128Mb (uma de 256mb fica a funcionar komo 128) quando são de 32bits, e n dá p resolver k updates à bios komo normalmente se faz
o caso mais recente k encontrei foi tb num PIII 750, slot 1 acho eu (akeles enormes k ficam de lado :P)
podes estar k alguma especie de incompatibilidade k as mems tb


espero ter ajudado em alg koisa

Cumps
 
Bem, vou fazer aqui o UP-Date da situação...

Hoje de manha acerquei-me do PC, a primeira coisa que fiz foi ver se era das memorias, levei o MemTest86 e com os dois dimms lá metidos testei durante 20minutos e deu 0 erros! Sendo assim, tentei formatar o disco... meti a diskette do Win98 e quando apareceu o prompt, fui ao C: pus format c: e ele diz que o disco não suportava a formatação, fiz fdisk e apareceu um ecran com umas 4 opções de formatação e divisão de partições mas nada de formatar o disco... sendo assim meti o CD e arranquei so com ele... ele fez os testes e tal, mas não apareceu a opção instalar o WindowsXP, apenas reparar... pus reparar e ao transferir ficheiros o PC não encontrava ficheiros no proprio cd do Windows!!!!!! depois de tudo isto tentei iniciar em modo de segurança e aparece-me um screen a dizer que me faltava o ficheiro vga.sys... iniciou e tal, mas sentia sempre o ecran fragil, como que a tremer... volto a reiniciar, ele as vezes faz o teste de memoria, outras nao e chega á parte onde apaece o logo do windows reinicia sempre... resumindo... levei á loja e está lá para ser operado!!! tou aguardar noticias...

perguntas...

1- como é que se formata o disco em WinXP afinal de contas???
2- porque faltam ficheiros depois do que fiz?
3- cm é que uma simples troca de grafica e adicionar um dimm de memoria poe o pc assim???

que cena do c*r*lh*
 
getlost disse:
fdisk e apareceu um ecran com umas 4 opções de formatação e divisão de partições mas nada de formatar o disco...

O Fdisk não tem nenhuma opção de formatação de discos, apenas tem opções para apagares, criares e veres as partições que o teu HD possui.
Para formatares cada partição que criaste com o Fdisk, tens que ir posteriormente para o DOS, e é aí que fazes o Format a cada uma dessas partições.

Se fosse a ti limpava o HD - criava partições novas, formatava-as e depois instalava o XP.

Quanto há gráfica, cada gráfica tem os seus drivers especificos, não é nada aconselhável utilizar drivers diferentes dos estipulados. No teu caso deverias de ter removido os drivers antigos.
 
Vocês não leêm as instrucções...

quando mudam de placa gráfica, desistalem os drivers antigos

reiniciem o PC e, caso o Windows não o tenha já feito, instalem os drivers genéricos VGA; esses drivers são os usados pelo Windows quando acabado de instalar e são compativeis com todas as placas do mercado.
 
Back
Topo