Dúvida Troca de Gráfica

Bruno Antunes

Power Member
Boa tarde.

Venho pedir a vossa experiência para me ajudar a decidir. A minha máquina é composta por:

AMD FX 8-CORE 8320 (3.5GHZ) BLACK BOX SKT AM3+
GSKILL KIT 8GB DDR3 1600MHZ RIPJAW (CL9 - 1.5V)
COOLERMASTER K-380
XFX PRO 550W CORE EDITION
SEAGATE 1TB SATA III 64MB
ASUS M5A97 EVO R2.0
Gráfica MSI GTX770 TwinFrozr OC 2GB

Comecei à poucos meses a jogar PUBG e tive imediatamente a certeza que a minha máquina precisa de upgrade.
Estou a pensar mudar a gráfica por uma MSI GTX 1060 6GB Armor, mas como pouco percebo de informática, peço o vosso aconselhamento se estou a fazer a escolha certa ou não.
Não quero o jogo a correr em grandes gráficos. Apenas, que mesmo no mínimo seja fluído.

 
Entao neste caso, aconselhas a uma motherboard e processador novo e esqueco a gráfica?! Ela já tem 4 anos por isso pensei q ja fosse hora de mudar para uma bem superior como essa 1060...
 
Podes sempre actualizar a gráfica primeiro e vez os resultados têm em conta as Rx 580/590 de certeza que vais notar uma melhoria em todos os jogos e entretanto vais juntando mais uns tostões e para o ano actualizas a plataforma...a amd vai lançar processadores novos e segundo os rumores vai ser coisa boa os preços actuais devem cair a pique e os novos produtos prometem melhorias acima das expectativas.
De qualquer forma se quiseres actualizar a plataforma primeiro aconselho a aguentar os cavalos até ao próximo ano.
 
A minha ideia era mesmo essa. Investir agora numa gráfica e para o ano investir no resto da plataforma .
Qt ás RX, th de admitir q sou mais fã das NVIDIA pois a plataforma de atualização de controladores é fantástica, já nas RX .
Th em mãos um negócio de uma GTX 1060 amor armor de 6GB usada com menos de um ano por 210€ .O q acham do negocio??
 
Faz overclock a esse CPU. Tenho o meu a 4.7 e jogo PUBG na boa. O teu PC chega para jogares PUBG, desde que subas o clock ao CPU. No teu caso, alterar a gráfica não te vai fazer nada.

A minha ideia era mesmo essa. Investir agora numa gráfica e para o ano investir no resto da plataforma .
Qt ás RX, th de admitir q sou mais fã das NVIDIA pois a plataforma de atualização de controladores é fantástica, já nas RX .
Th em mãos um negócio de uma GTX 1060 amor armor de 6GB usada com menos de um ano por 210€ .O q acham do negocio??

Estamos em que ano? Se estiveres preso em 2014, talvez seja verdade. Hoje em dia os drivers da AMD são muito melhores do que o que eram antigamente e muito melhores do que os da nvidia, principalmente em funcionalidades, melhoramentos de performance, etc.
 
Por isso é q vim pedir o vosso auxílio. Como posso aprender a fazer overclock no meu processador?
Qt á gráfica, eu n estava a falar na qualidade dos controladores mas sim da plataforma. Como vês, prefiro CPU da AMD pois sai mais em conta e tem ótimas performances. A plataforma NVIDIA experiênce era ao q me estava a referir.
 
Depois do conselho do bruxo, decidi pesquisar e vou me aventurar a fazer overclock ao CPU.
Com a configuração da minha máquina, quanto acham que posso espremer com estabilidade o meu CPU?

P.S.: tenho um cooler Corsair H75 tb.
 
Depois do conselho do bruxo, decidi pesquisar e vou me aventurar a fazer overclock ao CPU.
Com a configuração da minha máquina, quanto acham que posso espremer com estabilidade o meu CPU?

P.S.: tenho um cooler Corsair H75 tb.

Mas é o que eu estou a dizer, a "plataforma" da AMD é superior ao GFore Experience. Aliás, a maioria dos utilizadores usa workarounds para instalar os drivers sem instalar isso, porque é um bocado horrível. Mas pronto, são gostos.

O meu é um 8350, mas é muito parecido ao teu. Fazer overclock ao CPU não tem muito que saber. Só que é preciso bastante tempo para ficar uma coisa bem feita. Primeiro, precisas de encontrar o clock máximo sem mexeres na voltagem. Para isso, vais à BIOS e vais subindo, e testando a estabilidade. Para isso, basta usares o PC normalmente. Claro, podes sacar o Prime95 e correres durante um bocado, se crashar baixas o clock. Mas podes correr o Prime95 durante 3 horas e depois crashas quando vires um vídeo no youtube. É muito relativo. Por isso é que eu acho que o melhor método para testar estabilidade é usar o PC normalmente.

Depois de teres o clock máximo com a voltagem stock, é tempo para aumentares a voltagem. Aumentas o clock 100 MHz, e aumentas a voltagem o mínimo possível que a tua motherboard permita. Se crashar, aumentas mais um bocado a voltagem. Fazes isto até, das duas uma, ou fica estável, ou as temperaturas ficam demasiado altas. Se ficar estável com boas temps, aumentas novamente o clock até crashar. Quando crashar, começas a aumentar a voltagem. E fazes sempre assim até veres que já estás no limite de temperaturas.

Em termos de temperaturas, quando vires que a jogar as temperaturas sobem dos 60-65º, é tempo de parar de subir a voltagem.


Segue esse tutorial, desliga as coisas que ele desliga e configura como ele diz os Load Line Calibrations. E lembra-te que essa fonte não tem muita folga para overclock.
 
Okay. Faço exatamente o que ele faz mas deixo a CPU voltage em auto, certo?
Depois qd crashar, coloco a cpu voltage em manual e vou testando até ficar estável e com temperaturas abaixo de 60º?
 
Esquece o ultimo post Bruxo. Fiz exatamente o que ele diz apenas mudei:

CPU Load Line calibration para High e CPU/NB calibration para Regular e também as duas opções seguintes para 120% e a minha HT Link Speed só me dá o máximo de 2400Mhz. De resto, tudo igual.

Fiz o teste de stress com o prime95 e o CPU vai até aos 61º passados 5 minutos de teste.
Será que já atingi o limite aos 4000Mhz com a máquina que tenho?!
Tenho o cooler da crosshair q acabei de mudar a massa térmica, uma ventoinha na frente a puxar ar pra dentro uma embaixo tb a puxar e outra na lateral da caixa tb a puxar. Pq será que aquece tanto??
 
Última edição:
Agora fiquei confuso...pesquisei mais e fiz um stress test com o programa AIDA 64 Extreme e o CPU não passou dos 45º após 15 minutos de teste.
Quanto ao post anterior eu coloquei no quadro Memory Frequency 1600Mhz em vez dos 1333Mhz que ele colocou.
 
Agora fiquei confuso...pesquisei mais e fiz um stress test com o programa AIDA 64 Extreme e o CPU não passou dos 45º após 15 minutos de teste.
Quanto ao post anterior eu coloquei no quadro Memory Frequency 1600Mhz em vez dos 1333Mhz que ele colocou.

Tens de ir testando, nem todos os PC's são iguais. Prime95 é um stress test muito agressivo, muito mais do que o AIDA. Mas, não crashar não significa que o overclock esteja estável. Com que voltagem estás neste momento? Não deixaste em auto pois não? O suposto é colocares a voltagem stock, que é a que vai estar a ser lida na BIOS em stock.

Onde é que estás a ler as temperaturas do CPU? Não uses os sensores da placa mãe, usa mesmo o do CPU, esse é que importa. Eu diria que até 70º no prime95 não te deves preocupar. Em uso normal, não vai chegar sequer perto desses valores.
 
Última edição:
Os programas q tou a usar são os que ele pede para descarregar no vídeo .
As voltagens nk é um valor fixo. Durante esse teste de 15 minutos deu me 1.320, 1.334, 1.40 e qlq coisa e 1.356.
 
Tendo eu um FX 8150 com 4.7 Oc, apenas em jogos single Core vais ter bottleneck, posso dar o exemplo do war thunder que fico com o core 8 a 100% e não passa dos 60 FPS. Mas derresto a minha rx 580 está sempre a 100%, acredito que se fiseres um upgrade para uma GTX 1060 ou rx590(e um pouco superior) estarias melhor. Estas GPUs vão ser o limite para a plataforma FX a 1080p. O conselho que dou é muda a gpu agora e depois muda quando poderes o resto.
 
As voltagens que setei foram:

CPU Manual Voltage: 1.356V (Número final apresentado: 1.356250)

CPU/NB Manual Voltage: 1.187V (Número final apresentado: 1.187500)

Essa voltagem é baixa. Se estás com essa voltagem estável a 4.0GHz, consegues subir mais um bocado. Mas o que interessa, notaste alguma diferença a jogar?
 
Tive um 8320 Overclocado a 5Ghz com uma xfx7870 2GB e jogava BF1 a médium e não jogas PUBG ? Troca de gráfica por uma RX580/90 8GB ... eu este mês troquei completamente tudo só fiquei com discos e a torre
 
Notei. O jogo já n bloqueia tanto mesmo qd aterro em áreas onde muito pessoal aterra.
O mais giro disto tudo, é q ao fazer overclock na minha gráfica ela deu lhe um AVC e encheu o ecrã de listas horizontais vermelhas. Ao q parece puxei muito pela a coitada. Fui pesquisar e parece q pifei a bichinha. Fdd com isso, tirei a, abria a todinha, dei lhe com um secador durante uns 5 minutos (li um artigo para a meter no forno, mas pareceu me mt hardcore :P), mudei lhe a pasta térmica e voltei a montar e....ronrona q nem um gatinho! Fiz lhe overclock outra vez e até aquece menos no teste de stress com o Kombustor!
Tou a jogar neste momento PUBG, e tanto GPU como CPU não passam dos 55º!!!!
 
Back
Topo