• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Troca de portátil para Universidade (sugestões)

Boa noite,

Tenho um HP Pavilion Gaming ak001np com Intel Core i5-6300HQ (2.3-3.2GHz), 8GB de RAM, 1 TB HDD e NVIDIA GeForce GTX 950M. Comprei-o devido às necessidades que o curso de Engenharia Informática viria a exigir, mas entretanto mudei de curso e não necessito de tanto, além de que as minhas costas começaram-se a queixar dos 2.32Kg do portátil, que o deixam não tão portátil quanto desejo. Estou a pensar em vendê-lo para comprar outro mais leve e que seja suficiente para o que faço neste computador. Meto aqui a resposta ao questionário a pedir sugestões. Agradecido a todos!

1) Qual é o orçamento disponível?
800€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Estou a tirar Economia, por isso deverá cumprir as exigências, que não devem ser muitas. Jogar pouco, ver filmes/séries com qualidade, ferramentas do Office, Photoshop muito ocasional e escrever bastante.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Vou transportá-lo várias vezes para a universidade.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Mais que 4 horas, pelo menos.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Sim, mas não me parece que algo com muita exigência.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

1. 1366x768
2. 1600x900
3. 1920x1080
4. 3840x2160

9) Quando é que vais comprar o portátil?
Sem prazo definido.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
SSD seria algo a ter em conta.
 
Última edição:
Clevo N131BU - 13,3" FHD IPS Matte | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel HD 620 | 1.3kg - 658€
HP PAVILION 14-BF002NP - 14" FHD WLED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | 940MX | 1.53kg - 722,50€
ACER SWIFT 3 SF314-51-74VQ - 14" FHD IPS | i7-7500U | 8GB | 256GB SSD | Intel HD 620 | 1.5kg - 799€-100€*
HP PAVILION 14-BF004NP - 14" FHD WLED IPS | i7-7500U | 8GB | 256GB SSD | 940MX | 1.53kg - 850€
ACER SWIFT 3 SF314-52G - 14" FHD LED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel hd 620 + GTX 1050 ? | 1.8kg - 850€-100*
ACER SWIFT 3 SF314-51 - 14" FHD IPS | i7-7500U | 8GB | 512GB SSD | Intel hd 620 | 1.5kg - 850€-100*

*até ao dia 30/09 está em vigor promo de 100€ de reembolso da ACER que julgo ser cumulável com as promoções de retalhistas (nos regulamentos apenas menciona que não pode ser utilizada juntamente com qualquer outra promoção concomitante da Acer).

Há ainda o Acer swift 3 SF314-52G-55ZG com a MX150 mas está a 1000€ (900€ devido a promo de 100€ de reembolso). Acho que já esteve a 800 ou 850€; é esperar umas semanas até voltar a entrar em promoção/desconto de IVA.
 
Sabes que o portátil que tens só vais conseguir vender por 500/600 maximo dos maximos não sabes?

Tens uma boa máquina... Mas etendo o factor peso.
Se vais jogar alguma coisa convém ter grafica dedicada, se vais economia vais trabalhar em excel e fazer varias iterações?

Poderá ser importante o processador.
 
Clevo N131BU - 13,3" FHD IPS Matte | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel HD 620 | 1.3kg - 658€
HP PAVILION 14-BF002NP - 14" FHD WLED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | 940MX | 1.53kg - 722,50€
ACER SWIFT 3 SF314-51-74VQ - 14" FHD IPS | i7-7500U | 8GB | 256GB SSD | Intel HD 620 | 1.5kg - 799€-100€*
HP PAVILION 14-BF004NP - 14" FHD WLED IPS | i7-7500U | 8GB | 256GB SSD | 940MX | 1.53kg - 850€
ACER SWIFT 3 SF314-52G - 14" FHD LED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel hd 620 + GTX 1050 ? | 1.8kg - 850€-100*
ACER SWIFT 3 SF314-51 - 14" FHD IPS | i7-7500U | 8GB | 512GB SSD | Intel hd 620 | 1.5kg - 850€-100*

*até ao dia 30/09 está em vigor promo de 100€ de reembolso da ACER que julgo ser cumulável com as promoções de retalhistas (nos regulamentos apenas menciona que não pode ser utilizada juntamente com qualquer outra promoção concomitante da Acer).

Há ainda o Acer swift 3 SF314-52G-55ZG com a MX150 mas está a 1000€ (900€ devido a promo de 100€ de reembolso). Acho que já esteve a 800 ou 850€; é esperar umas semanas até voltar a entrar em promoção/desconto de IVA.

Obrigado pelas imensas opções que me forneceu.
O Clevo já tinha dado uma vista de olhos ontem à noite. Que te parece, de entre todas as opções? Fiquei também reticente ao facto de ser 13,3" por estar habituado a usar este de 15,6". Achas que vou notar demasiada diferença ou que ver filmes, escrever ou tudo o resto no computador se vai tornar mais exaustivo, tendo em conta que o ecrã é mais pequeno?

Outra coisa. Houve alguns dos portáteis que mencionaste que não encontrei ao preço que está ai. Será que esgotaram ou algo do género? De entre esses, qual aconselharias?

Sabes que o portátil que tens só vais conseguir vender por 500/600 maximo dos maximos não sabes?

Tens uma boa máquina... Mas etendo o factor peso.
Se vais jogar alguma coisa convém ter grafica dedicada, se vais economia vais trabalhar em excel e fazer varias iterações?

Poderá ser importante o processador.

Sim, provavelmente não consigo vender muito acima disso. E também sei que é um excelente portátil, o que me dá pena ter de meter esta opção devido ao espaço que ocupa e ao peso que tem. Achas que os portáteis da resposta acima poderiam ser um bom substituto fidedigno e ao nível deste que tenho?
O que vou jogar não puxa muito pela gráfica. FM, jogos de estratégia e pouco mais. Quanto ao curso, provavelmente vou usar Excel sim.
Obrigado pela resposta!
 
Sinceramente, deve custar um bocado passar de um 15,6" para 13,3". Em termos de preço qualidade é capaz de ser o mais vantajoso. Mas se for para jogar de vez em quando, vais ficar limitado com a placa integrada. Por outro lado (e isto vale para todas as minhas sugestoes) tambem desconheço as cadeiras e conteudos de Economia, e nao sei até que ponto um dual core será suficiente, ou não, para o curso.

Os HP, Acer 51 e 52G estão em promo numa loja de retalho Francesa. So tenho algumas duvidas na grafica do 52G, na dita loja aparece mencionada a gtx 1050, mas no site da acer não. O Acer 51-74VQ está numa loja online portuguesa.
O Ak001np ganha no processador e na gráfica. Os outros ganham no ecrã, no disco (o Ak tem um HDD de 5400rpm - quem decidiu meter este disco num portatil destes merecia levar com um gato morto nos chifres até fazer "Miau"), no peso e na autonomia. Se o conseguires vender perto dos 600 já vai ser bastante bom
 
@Hipocampo se utilizar apenas excel e programas similares os Cores na maioria das vezes não importam porque só funciona 1 core de cada vez. Visto que no excel ele só pode fazer a conta seguinte quando tiver o resultado da anterior logo só há uma operação lógica de cada vez e só é necessário um core. Quanto melhor esse Core mais rapido executa mas usa um de cada vez apenas.
 
Sinceramente, deve custar um bocado passar de um 15,6" para 13,3". Em termos de preço qualidade é capaz de ser o mais vantajoso. Mas se for para jogar de vez em quando, vais ficar limitado com a placa integrada. Por outro lado (e isto vale para todas as minhas sugestoes) tambem desconheço as cadeiras e conteudos de Economia, e nao sei até que ponto um dual core será suficiente, ou não, para o curso.

Os HP, Acer 51 e 52G estão em promo numa loja de retalho Francesa. So tenho algumas duvidas na grafica do 52G, na dita loja aparece mencionada a gtx 1050, mas no site da acer não. O Acer 51-74VQ está numa loja online portuguesa.
O Ak001np ganha no processador e na gráfica. Os outros ganham no ecrã, no disco (o Ak tem um HDD de 5400rpm - quem decidiu meter este disco num portatil destes merecia levar com um gato morto nos chifres até fazer "Miau"), no peso e na autonomia. Se o conseguires vender perto dos 600 já vai ser bastante bom

Pois, esse é um dos meus receios. Fico de pé atrás a pensar se me vou adaptar a 13,3", depois de usar este de 15,6". Pode ser um choque grande, e fico na dúvida se me irei habituar sem ficar a pensar que devia ter escolhido um maior, ou se me habituo e agradeço a mim próprio por ter escolhido um de 13,3". Quanto ao que jogo, são coisas simples, pelo que tenho uma consola e para jogos é o que uso mais. Acabo por jogar jogos básicos tipo AoE/AoM e jogos do género que não puxam muito e não é preciso um brio gráfico tremendo, mas sim que seja fluído o jogo. Achas que será suficiente?
Acho que o curso de Economia acabará por me exigir apenas as ferramentas do Office, e pouco mais (isto se pedir mais que isso), e acho que os processadores de qualquer um dão perfeitamente para o propósito, não?

Concordo contigo quanto ao disco do Ak, não entendo como metem um disco destes, num portátil assim. Deixa muito a desejar...
Sim, vou tentar vender por esses preços, e só depois de o conseguir é que avanço para a compra de qualquer outro, com o dinheiro disponível da venda mais x do meu bolso. Estou inclinado para o Clevo pelo preço e por me parecer bastante bom, só tem o se do tamanho do ecrã que me deixa inquieto.

@Hipocampo se utilizar apenas excel e programas similares os Cores na maioria das vezes não importam porque só funciona 1 core de cada vez. Visto que no excel ele só pode fazer a conta seguinte quando tiver o resultado da anterior logo só há uma operação lógica de cada vez e só é necessário um core. Quanto melhor esse Core mais rapido executa mas usa um de cada vez apenas.

Obrigado pela explicação. Não sabia que isso funcionava dessa forma. Sendo assim, qualquer processador acabará por fazer o trabalho 'com uma perna às costas' ou nem por isso?
 
Obrigado pela explicação. Não sabia que isso funcionava dessa forma. Sendo assim, qualquer processador acabará por fazer o trabalho 'com uma perna às costas' ou nem por isso?

Depende se for um ficheiro simples ou não. Eu na minha tese a calcular os impactes causados pela fabricação de diferentes tipos de material uso uma base em excel que tem lá os componentes todos e vai buscar vários ficheiros. Quanto mais complexo mais tempo leva. Agora no curso pelo menos nivel iniciar deve chegar sim, não chegando é fazeres como eu, ires lanchar por 5 minutos e voltar, mas isto é um nivel já avançado.
 
Depende se for um ficheiro simples ou não. Eu na minha tese a calcular os impactes causados pela fabricação de diferentes tipos de material uso uma base em excel que tem lá os componentes todos e vai buscar vários ficheiros. Quanto mais complexo mais tempo leva. Agora no curso pelo menos nivel iniciar deve chegar sim, não chegando é fazeres como eu, ires lanchar por 5 minutos e voltar, mas isto é um nivel já avançado.

Pois, por isso acho que sera suficiente para o que se destina, pelo menos por agora por uns 4/5 anos de curso mais mestrado ou assim. Senão já sei a tática do lanche ahahah
 
Posto isto eu ia para o mais barato se queres jogar precisas de grafica dedicada:
Clevo N131BU - 13,3" FHD IPS Matte | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel HD 620 | 1.3kg - 658€
HP PAVILION 14-BF002NP - 14" FHD WLED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | 940MX | 1.53kg - 722,50€

Se queres poder jogar durante uns 4 ou 5 anos nem que seja tudo no minimo (previsão não facto)
Ia para a 1050:
ACER SWIFT 3 SF314-52G - 14" FHD LED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel hd 620 + GTX 1050
 
Posto isto eu ia para o mais barato se queres jogar precisas de grafica dedicada:
Clevo N131BU - 13,3" FHD IPS Matte | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel HD 620 | 1.3kg - 658€
HP PAVILION 14-BF002NP - 14" FHD WLED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | 940MX | 1.53kg - 722,50€

Se queres poder jogar durante uns 4 ou 5 anos nem que seja tudo no minimo (previsão não facto)
Ia para a 1050:
ACER SWIFT 3 SF314-52G - 14" FHD LED IPS | i5-7200U | 8GB | 256GB SSD | Intel hd 620 + GTX 1050

Obrigado pelas sugestões!
Agora só me falta vender este que agora tenho. Algum conselho de como posso vender isto o quanto antes? Quanto mais cedo vender, mais cedo começo a poupar as costas nas viagens de portátil na mochila ahaha É que depois de o vender, já fico com dinheiro disponível para optar por um desses 3. Todos eles têm muito bom aspecto, mas só me posso debruçar totalmente sob a decisão definitiva depois de saber que o posso comprar. No entanto, já sei que não é uma má aposta, e que é exequível esta venda e compra, pois há portáteis dentro do meu orçamento que vão de encontro às minhas necessidades.
 
@Spartacuss @Hipocampo Consegui vender o portátil que tinha por 600€. Estive a ver e o HP Pavilion 14-bf002np parece-me bem porque ainda tem a gráfica. Está a 849,99€ e estou disposto a dar isso. Acham que vale ou haverá melhor? Há o mesmo portátil por aí a preço mais acessível?

Obrigado!
 
Na minha opinião o melhor que podes comprar é um Surface Pro da Microsoft. É super leve e faz tudo o que precisas + touch-screen e caneta para apontaentos, quem me dera ter tido uma quando andei na faculdade. Se conseguires uma boa promoção e oferta do teclado não te vais arrepender acredita.
 
Na minha opinião o melhor que podes comprar é um Surface Pro da Microsoft. É super leve e faz tudo o que precisas + touch-screen e caneta para apontaentos, quem me dera ter tido uma quando andei na faculdade. Se conseguires uma boa promoção e oferta do teclado não te vais arrepender acredita.

Por acaso estive a ver também se valia a pena. Eu prefiro o papel e a caneta para apontamentos, na verdade, mas vi na mesma os Surface Pro até porque já tive o Surface RT (o primeiro) quando saiu. Mas acho que fica caro e em termos de tempo de vida, ia-me ficar mais caro. Um portátil "a sério" faz mais que o Surface Por não?
No entanto, gostava de saber o teu ponto de vista e porque defendes a compra de um Surface Pro em detrimento dos aqui falados. Estou completamente aberto a sugestões e é sempre bom ver todos os lados da moeda, além de ser sempre benéfico abrir horizontes porque sem a tua opinião, poderia nunca chegar a ver as coisas desse prisma!

Obrigado pela resposta!
 
O Surface é um portatil a serio agora jogos com ele esquece.

Mas em termos de qualidade/preço o HP não seria melhor opção? Que vantagens teria o Surface Pro ao invés de um dos portáteis já mencionados? Pelo que vi, teria de desembolsar sempre mais dinheiro para ter um i5, 8gb ram e 256 ssd do HP por exemplo.
Vi agora que o modelo acima desse HP (única diferença é a de ter i7 em vez de i5) está em promoção por 849,99€
 
Back
Topo