Troca de Proc. Fx-8150 por Fx-8350

Luis Lynce

Power Member
Boas,

Aqui há uns dias atrás, instalei a última versão da bios para a Sabertooth r1.0, com o intuito de vir, brevemente a adquirir o Fx-8350. Normalmente, e porque o dinheiro, infelizmente não me cai do céu, pus-me a ler (dezenas) de reviews deste processador, comparado com o Fx-8150, o meu actual processador. E a minha dúvida é a seguinte: será que a diferença de performance entre um e outro, justifica pagar mais ~de 200 euros? Notar-se-ão, no dia a dia, as diferenças, numa utilização que passa, num futuro próximo, pela utilização de programas de renderização, AutoCad, e outros, para além de uns jogos, umas "viagens" pela net, uns trabalhos em Word? Ou será mais sensato deixar-me ficar como estou, e esperar pelos 8550 (Steamroller)? Por outro lado também acho que a diferença anunciada entre o 8150 eo 8350 é maior do que os 15% anunciados. Resumindo, o que eu não queria era dar um tiro no pé, substituindo um proc. pelo outro, para depois não ver praticamente nenhuma diferença. O fazer OC ao proc. está totalmente fora de questão. Bem como a hipótese de migrar para a Intel, pois isso obrigar-me-ia a uma despesa, para mim, neste momento incomportável. E também porque prefiro ficar pela AMD.
Agradecia sinceramente as vossas opiniões: pedia-lhes no entanto que abordassem apenas as vantagens/desvantagens destes 2 processadores (8150 vs 8350), e que excluissem o factor Intel desta questão.

Cumprimentos,
Luís.
 
deixa-te estar a diferença é alguma mas não justifica o valor ainda tens cpu para uns tempos claro que se fizeres overclock vais até possivelmente ultrapassar a perfomance do 8350 e sim fases bem em ficar-te pela amd o que conta é estarmos satisfeitos com o que temos e não com o que dizem eu sempre tive amd mudei o meu 965 pelo i7 950 já lá vão 3,5 anos e só me arrependi pois não notei diferença alguma a não ser na carteira faz um ligeiro oc ao teu cpu pois nem é nessessário aumentar voltagens e não vai interferir na vida util do cpu
 
A principal diferença é a velocidade do CPU, mas para isso também podes fazer OC ao teu FX 8150.
Claro que se fosses para um i5 ou i7, terias um aumento de desempenho muito grande.
 
Obrigado a todos pelas respostas.
@vici, com essa do SSD puseste-me a pensar, lol.
Por acaso não tenho SSD, e já tinha pensado seriamente em adquirir um para o meu sistema. Os discos que utilizo são: um WD Caviar Green c/ 2Tb e 64 Mb de cache, e um Samsung Story, externo de 1 Tb, mas com uma cache que eu calculo que seja de 12 Mb. É bastante masi lento que o WD. Em relação ao SSD, tenho algumas questões, que gostava que me esclarecesses, se não te importares, claro. Cá vai: terei que instalar o SO (W/ Ultimate 64) no SSD, e apagá-lo do WD, onde está nesnte momento instalado, certo? Na mobo, vou ter que definir o SSD como disco de arranque, uma vez que é onde está instalado o SO, certo? Qual a marca e a capacidade do SSD que me aconselhas, dentro dum preço até aos 100/110 euros? Desinstalo o SO do WD antes ou depois de ter instalado o SO no SSD? Ao instalar o SO no SSD, mantenho todos os programas instalados no WD, certo?
Peço desculpa por este interrogatório, mas a minha formação são as Ciências Sociais (História) e portanto, estou pouco à vontade nesta matéria, se bem que o meu comp. tenha sido todo ele montado por mim. E funciona há mais de um ano sem quaisquer problemas!
Agradeço antecipadamente as vossas explicações técnicas.

Cumprimentos,
Luís.
 
Ah bom se é uma Sabertooth tens Sata III, por isso um SSD vais notar um enorme boost...

S.O convem estar instalado no SSD, como os programas que usas...achas que 128GB chega para ti?
 
@vici,

Não, não chega de maneira nenhuma. No WD devo ter à volta de 300~350Gb de programas instalados. Não é possivel instalar somente o SO no SSD e deixar ficar todos os outros no WD? Para além disso, um SSD de 500Gb é cá uma "cartuxada" na carteira...Completamente fora de questão. Mas também não tenho grande vantagem em ter somente o SO instalado no SSD, não é? A única vantagem que teria seria o boost ao carregar o SO. A partir daí, tudo seria como está neste momento, uma vez que todos os outros programas correm a partir do WD. Estou correcto?
Se assim for, terei que anular a hipótese SSD.

Cumps.
Luís.
 
@mumia7575, boas.
Ok, já percebi. W7, e mais alguns programas. Nesse caso, um Corsair de 120 Gb, passe a publicidade, será suficiente. A partir dessa capacidade para cima, os preços tornam-se incomportáveis para a minha carteira.
Obrigado pela resposta. Quem não sabe, é como quem não vê...

@Xarick, boas.
Referes-te certamente à troca do 8150 pelo 8350, correcto? Essa hipótese já está descartada. No entanto o Piledriver é mesmo mais rápido e eficiente que o Bulldozer. A arquitectura interna do proc. sofreu algumas alterações.
Obrigado pela resposta.

Cumprimentos,
Luís.
 
Não troques. A única vantagem é o FMA não sei das quantas e menor consumo ao mesmo clock. Tudo marketing.
Tens a certeza? bem que podes colocar o teu 8150 com o mesmo clock do 8350 que ainda levas forte

Trocar de 8150 para um 8350 não vale a pena... Investe num sdd e faz um OC ao 8150
 
A principal diferença é a velocidade do CPU, mas para isso também podes fazer OC ao teu FX 8150.
Claro que se fosses para um i5 ou i7, terias um aumento de desempenho muito grande.

Dependo da tarefa... sinceramente acho os octa-cores muito bons processadores, especialmente os novos viscera e mais precisamente o 8350. A maioria dos processadores usado até hoje são dual e quad-cores, daí que as empresas de software projectem os programas para correr em dual/quad-cores, e nesse ponto de vista, os FX octa-cores estão melhor preparados para o futuro. Só ainda não lhes deram o devido valor porque perdem em performance per core para os Intel nas aplicações usuais q normalmente correm bem com apenas 2 ou 4 núcleos.

Embora e ao contrario do que se pensa, não creio que haja diferenças significativas na performance gaming entre um FX de 6 ou 8 núcleos ou mesmo um Phenom II X4/X6 e os novos Intel, para quem tem placas gráficas que permitam correm jogos em very high ou ultra c/ AA em resoluções elevadas...

Por muito que os reviews mostrem o contrario, eu pelo menos não acredito nessas diferenças absurdas, por xs até mesmo entre um i3 e um Fx-8150 e o i3 tem melhores fps...
 
@maximoor, bom dia.

Pois, eu também tenho essa opinião acerca destes FX da AMD. O problema não é dos processadores, mas sim dos fabricantes de software, que desenvolvem os seus produtos com o harware da Intel em mente. Verdade seja dita, no entanto, que durante muito tempo, a própria AMD desenvolveu os seus dual/quad cores. Penso que a questão do OC é um pau de dois bicos, ou seja: posso fazer um OC ao 8150 e aproximar ou mesmo igualizar a sua performance em relação ao 8350. No entanto, essa situação só é válida até eu fazer o mesmo OC ao 8350. Aí volta tudo à estaca 0 e a vantagem continua a ser do 8350. E pelo que já li, e foi bastante, o 8350 até faz um OC mais elevado, e mais estável em OC puxados, que o 8150. Ou seja, em utilização normal, sem OC, parece-me que pelo preço, fico com melhor processador do que aquele que tenho hoje em dia, o qual considero bastante razoavel, em termos de preço/preformance. A questão é que o 8350 é mais barato, relativamente ao preço que dei pelo 8150, e é mais eficiente. O SSD revela-se uma opção interessante. Penso que a aposta final será, 8350/SSD de 120Gb.
Penso ser a opção mais equilibrada em termos de custo/performance.
2ª hipótese, que também considero, manter o 8150/SSD e trocar o 8150 quando sair o 8550 (Steamroller). As dúvidas são muitas e as certezas muito poucas:)
Obrigado a todos pela ajuda.

Cumprimentos,
Luís.
 
Não sei se estou a ver bem queres um upgrade dum 8150 para um 8350? Já fizeste OC ao 8150? Queres gastar 200€ para teres uma diferença mínima? Compra um SSD, que é a melhor aposta que podes fazer, lá para a frente vês os 8550 como são.
 
Fica com o 8150 e espera pelos proximos da amd ou então vende o teu 8150 e compra um 8320.
Pega nesses 200 euros e compra um bom ssd que vais notar um boost ainda grande
 
Back
Topo