Troca de router por maquina linux

Melinha

Power Member
Peço imensa desculpa por estar a chatear, mas infelizmente o meu router é excelente mas tem duas falhas, hoje utilizei bastantes ligações simultaneas e infelizmente o Router parece não aguentar com o load, ficando estrangulado e começando a dar imensos timeouts, incluindo simples pings para o mesmo e não é Gigabit


Como a troca para uma Gigabit ficaria a rondar os 150's euros, por ex para um D-Link, fiquei a considerar um pc modesto onde colocaria cerca de 3 placas de rede gigabit, conectando de tal forma os pc's de casa, usando Linux como SO nativo, firewall e etc.

Esta seria uma ideia viável e segura? E os custos / beneficios seriam palpáveis?

Tenho algumas duvidas com algumas situações, uma delas sendo o BUs PCI poder ser insufuciente para suportar Gigabit sem se "mamar" todo

Obrigado e abraços

PS: Tenho de começar a ir mais ao meu pc, pc da namorada. Peço desculpa mais uma vez. Arrakis_Dune
 
Última edição:
Em termos de performance nao tens mta coisa que se consegue comparar a um router feito com pc parts.
Acredita que suporta para cima de 10K ligações e mesmo assim n tens carga de CPU que possas dizer que é notória.

Em caso das placas gigabit tens um problema. Se forem placas com chips INIC n notaras quebras devido ao alto consumo de velocidade por ser gigabit.
Se não tiverem INIC... vais notar que o cpu comeca a saltar qd tiveres a transferir mta coisa a gigabit....

Mas isto é nestes equipamentos e nos routers a giga, pois garantidamente não é um d-link que usa inics...
 
A menos que tenhas uma rede onde o objectivo são transferências constantes de ficheiros de grandes dimensões, não estou a ver que te compense teres 3 NIC's gigabit num único PC para interligar todos os PC's da tua rede.

Se quiseres uma rede gigabit, propunha-te uma NIC gigabit em cada PC, interligádos por um Switch gigabit. Usuálmente, é bem mais que suficiente esta configuração.

Quanto ao o router, um P2400 (ou equivalente) é suficiente para teres como router, na tua rede.

Espeta-lhe um Debian Sarge e uma Shorewall (firewall), que ficas muito bem servido.
 
eu tb tenho uma ideia para fazer o k aki é mencionado, em vez de ter um router ter uma maquina com linux, mas eu queria saber se ha maneira de controlar o trafego k cada pc ligado a ele faz e bloquear ou por limites a alguns pcs ligados a essa maquina com linux...

eu tb qual seria a melhor destribuição para fazer esta maquina linux...?

cumps....
 
Back
Topo