1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Troca directa de processador; funciona?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Voystice, 18 de Novembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 861)

1. Voystice

Voystice Power Member

Pois é pessoal, estou a pensar em trocar hoje o meu Athlon64 3700+ que tenho aqui numa outra configuração para um Athlon64 X2 4200+!

São ambos Sckt939, e a board em questão é uma Asus A8n-Sli Se; Gráfica XFX 7950GT XXX 570M!

A minha dúvida é a seguinte: se eu desmontar o pc todo, tirar o 3700+ e substituir pelo X2 4200 e tornar a montar tudo e ligar o PC vai tudo funcionar tal e qual como dantes? (leia-se sem conflitos) O windows ou os programas e jogos que aqui tenho instalados não vão ficar marados?

É que se assim for terei que adiar a instalação por mais uma semana para poder fazer o backup completo a todos os ficheiros que lá tenho!

Como é? Dá para fazer troca directa, ou vai dar "zebra"?

Thks!

\w/

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Só tens que verificar se a mboard suporta o CPU e se precisa ou não de actualização da BIOS.

Depois é só trocar.

3. Voystice

Voystice Power Member

Sim, a board já veio com a última bios, e os sockets são o mesmo claro! (939)

Quer dizer que basta tirar um processador e espetar com o outro? O XP não vai ficar "baralhado" por ter feito configurações para um processador de núcleo único e de repente ver se a "braços" com um de dois núcleos?

Se assim for, devo fazer a troca ainda hoje! Basta desmantelar o bicho!

\w/

4. Esgrava

Esgrava Power Member

podes torcar de cpu na boa.. so tens de formatar caso mudes de board... Se a board ja tem bios actualizada e suporta o cpu podes mete-lo na boa que ela vai detectar e corre sem qq problema..

5. Voystice

Voystice Power Member

Ok, obrigado a todos pelas ajudas; infelizmente hoje tive que sair e já não me vou por a fazer um trabalho desses à noite, lá vai ter que ficar para outra altura!
    Depois conto como correu, estou bastante entusiasmado com a ideia de fornecer um dual-core à mobo e à gráfica daquele pc, foram os maiores investimentos que fiz! (Gráfica >350€ e a mobo pela qualidade da Asus)

\w/

6. lfernandes

lfernandes Power Member

só uma coisa, podes ter necessidade de fazer reset à bios para que ela se autoconfigure para o novo cpu, nomeadamente no que diz respeito a frequências de relógio.

7. ShadeX

ShadeX Power Member

E não te esqueças de ir buscar os patches AMD/MS para melhorar o suporte DC no caso de estares a usar o XP. A diferença é de quase nada a bastante em termos de performance.

Btw, prepara-te para um cadito de OC caso tenhas hipoteses... Se os 939 foram como os AM2 vais precisar para não sentires que "foste roubado". O meu X2 4000 para chegar ao mesmo "feeling" de velocidade do velho 3800+ precisou de passar de 2.1 para 2.4 (atm 2.52 e só não dá mais que a ram é ranhosa...).

Claro que em multithread ganhava sempre, mas em single thread não era bem assim...

8. cuto

cuto What is folding?

Só não percebi a parte de desmontar o pc todo para trocar de cpu :P . Já agora, não te esqueças da bela da pasta térmica.

9. Voystice

Voystice Power Member

Hmmm, disso não sabía, mas a verdade é que uma das coisas que me preocupei logo em fazer foi desfazer o overclock e colocar tudo nos valores em default, achas que isso chega?

\w/

10. Voystice

Voystice Power Member

Por acaso já ouvi falar nuns patches, mas não sei mesmo do que se trata; a mobo em questão é uma Asus A8n-SLI SE e pelo que pude apurar quando a adquiri no ano passado, ela já vinha com a última bios,... não sei se será disso que estás a falar, senão, tambem gostava de saber!

Quanto a overclock, claro que adorava fazer, até mesmo porque tenho caixa bem ventilada e um dissipador bom para o efeito; no entanto creio que o meu A64 3700+ devia ser ovelha negra, porque não consegui um overclock superior a 2,40Ghz, quando ele vinha de origem a 2,2...

\w/

11. Voystice

Voystice Power Member

Este Socket 939 é deveras manhoso para se implementar o cooler na board, tens que fazer muita força, e não é de excluir o uso de alguma ferramenta para fazer de "alavanca"; por isso é que quero jogar pelo seguro e ter a board fora da caixa, e para isso,... toca a desmontar (quase) tudo!

Comprei pasta térmica ao mesmo tempo que o CPU novo, isso foi logo daquelas coisas que eu não me podería esquecer, mas obrigado por me lembrares; precauções nunca são demais!

\w/

12. Peachboy

Peachboy Power Member

é melhor fazeres um reset à bios depois de pores o novo cpu... pelo menos eu fazia, e trabalho praticamente nulo.

13. Voystice

Voystice Power Member

Creio que será realmente o melhor; se não me engano a mobo já lá deve ter um "botãozinho" ou jumper para se fazer isso,...

Terei que coscuvilhar!

\w/

14. Voystice

Voystice Power Member

Finalmente, lá instalei o processador; desmontei aquilo tudo, fiz o clear cmos e carregou tudo certinho como dantes!

Mas o overclock tá na bosta!

Os valores de overclock que eu fazía no meu A64 3700+ são os mesmos que faço neste 4200 X2; quando ultrapasso os 220 de fsb ele não reinicia; e isto não chega, preciso de muito mais overclock para conseguir ligar o "next-gen" graphics do Tomb Raider: Legend sem perder estabilidade nem framerates, que aquilo ainda anda um bocado aos soluços...

Já agora algumas specs do pc em questão:

Asus A8n-SLI SE + A64 X2 4200 + XFX 7950GT + 2 x 1Gb DDR 400 (Geil)

Que raio de valores deverei eu meter nos settings das memórias, ou do desmultiplicador do cpu para que o overclock "arranque" para valores superiores?

\w/

15. rustyballzz

rustyballzz Power Member

vais tar sempre limitado por causas das memorias, 220 de fsb ja da 440 mhz nas memorias.
    sao elas que nao deixam subires mais.

cumpz.

16. ShadeX

ShadeX Power Member

True. Talvez relaxando um cadito os timings e dando mais power à ram consigas subir mais um pouco, mas não deve ser nada de estrondoso.

Eu ainda ontem troquei as minhas rams precisamente p/ causa disso (e pq precisava de mais ram...). Com as minha KVR DDR2 667 não conseguia passar dos 240 de FSB (a ram estava a 533+OC). Mal subia a board tinha probs ao fazer reboot. Com as novas Corsair DDR2 800 já vou em 250 e sem probs. Como a ram está a 667+OC ainda tenho mais 25Mhz até atingir o valor nominal de 800. E isto @stock voltage. Este X2 4000+ talvez ainda chegue aos 2700 ;)

17. Voystice

Voystice Power Member

Querem-me dizer que este par de chips DDR400 da Geil que comprei no ano passado pela abominável quantía de mais de 250 euros, não presta para fazer um overclock decente a este X2 4200?

Porra, quería pelo menos dar-lhe os 2.8/3.0 Ghz, que é o necessário para poder correr o TR:L com tudo no máximo sem "travadelas" nos fps! Se um Pentium D820 @stock consegue correr o jogo no máximo só com uma 7600GT, porque raio eu com um A64 X2 4200 não o consigo com uma 7950GT? Não era suposto este AMD ser superior ao Intel?

Cumps!

\w/

P.S: Ainda não sei bem do que se trata o assunto dos patches AMD/MS! São programas que se instalam tipo drivers? Ou é algum pacote de medidas e settings a modificar?

Última edição: 7 de Dezembro de 2007

Partilhar esta Página