1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Troca disco PS3 - pode trazer problemas

Discussão em 'PlayStation' iniciada por juliocesar006, 23 de Março de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 3859)

1. Olá a todos
    Eu sou um daqueles, que como muitos outros, troquei o disco de 60GB da PS3 por um outro de maior capacidade.
    No caso, um WD scoprio 320GB 2,5 5400rmp. Uma maravilha: espaço de sobra, acesso razoáveis, muito bom mesmo. Ou seja, espaço em disco, toca a colocar lá coisas (alguns não muito legais, mas a maior parte como forma de arrumar uma série de conteúdos multimédia familiares: fotos, filmes, músicas, etc.ect.) e coisas (demos e jogos da store) e coisas... ect. ou seja, rapidamente se chega aos 50/100GB preenchidos...

No entanto aconteceu-me algo que também já aconteceu a muita gente e pode acontecer a qualquer um, a PS3 pifou (deu o berro, no meu caso as luzes da morte como se chama os sinais...), não ligava, não dava para aceder ao disco, não dava para fazer backups (e quem faz backups de 75GB???), nada. Assim sendo tive a enviar para a garantia (segui o excelente tópico colocado aqui neste site) e a coisa correu muito bem, 4 semanas de ansiosa espera e finalmente a consola de volta (bem, não era a mesma, era uma "refurb", mas perfeitamente funcional...)
    Bem, mas voltando ao problema da troca de disco:
    Enviei a consola para a garantia, mas primeiro retirei o disco HD (trocando-o novamente pelo original) para poder mais tarde recuperar tudo o que tinha. Pois, mas isso não funciona:
    Cada PS3 fica "ligada" a um e só um disco HD, sendo que esse HD só funciona na PS3 para a qual foi formatado!!!!
    Ou seja, tenho agora um disco de 320GB que não é reconhecido por ninguém (PS3, PC, etc) cheio de conteúdos multimédia que não posso usar, a não ser formatando o disco para começar tudo de novo.

Assim sendo e para todos aqueles que estão a pensar em mudar de disco:
    Pensem bem nisso e talvez a melhor opção seja (caso queiram guardar conteúdos multimédia principalmente) comprar um disco exerno que ligam à PS3 via USB. É mais seguro... (pois sempre pode ser visto em qualquer PC e não apenas na consola, isto, para além de ser móvel....o único senão poderá ser a velocidade de acesso, mas como disse, sempre é mais seguro)

Os conteúdos da store são recuperáveis (via store novamente)... mas o resto não :005:

Juliocear

2. Tomekk

Tomekk Power Member

Re:

Ok, tu meteste o disco original, mas formatas-te esse disco?

Se não foste tu, foi o serviço da sony que a formatou?

É preciso esclarecer isso.... porque se alguém formatou o disco, a consola gera automaticamente novas chaves de encriptação dos dados para o novo disco e o antigo disco fica inútil.

Caso tenha sido a Sony a formatar o disco, estamos perante uma situação lamentável, visto que cabe a eles a colocar os dados que estavam guardados em flash completamente intactos de forma a consola ser entregue ao utilizador tal e qual como veio.

Todavia estamos aqui um pouco sobre o campo da especulação, poderás ter tido uma avaria em que tenhas perdidos todos os dados da flash, e nesses casos torna-se impossível recuperar quaisquer dados do teu disco antigo.

Quando recebeste a consola tinhas as contas de login já criadas, ou tiveste que criar tudo de novo?

--------------------------------------------------------------

PS: Dado que de acordo com as regras não é possível falar sobre ilegalidades, podes tentar procurar no google sobre formas ilicitas de recuperar os dados no disco WD Scorpio e mais não posso dizer.

3. Clerigo

Clerigo Power Member

Já fiz a troca há alguns meses, mas quando troquei o meu disco de 60GB por um de 320GB, fiz uma cópia de segurança do disco de 60Gb que já estava cheio. Todo o procedimento foi bastante simples tem e felizmente não tive qualquer problema.:rolleyes:

4. Hitman

Hitman Power Member

Same here.

5. Oi
    O problema não é esse, não sei se me expliquei bem..
    Eu quando troquei o disco de 60GB por um de 320GB correu tudo bem. É até bastante fácil. Também na altura fiz um backup e repus o que tinha no de 60GB no de 320 GB.

O problema acontece quando a vossa PS3 de disco novo (320GB) avaria e não têm forma de aceder ao disco de 320GB. Ao manda-lo para a garantia é vos pedido que retirem esse disco e coloquem o original (pelo menos a mim foi), pois segundo eles não há garantia de receberem a mesma consola (a mim foi me dito que trocariam a consola por uma nova...).
    Resumindo:
    - Consola Avariou ("luzes da morte")
    - Terei o disco de 320GB (com o material todo)
    - Coloquei o original (ainda o tinha)
    - Enviei para a garantia
    - ...
    - Volta a Consola (uma diferente da enviada. será bom será mau, o tempo o dirá....)
    - Tento trocar o disco que ela tem de 60GB pelo meu de 320GB e nada, não reconhece nada e pede para formatar.
    É tal como disse antes, pelos vistas a PS3 "marca" cada disco HD para funcionar apelas numa e em uma só consola.

Juliocesar

6. Não, não o formatei na PS3, tinha-o era formatado para servir de backup de outros dados. Pelo que eles o deverão ter formatado, ou, penso eu, que o disco (tal como a consola) que recebi não foi o que enviei para a garantia...

Não tinha, a consola (o seu disco e flash) vinham meios "virgens" ao ligar tive que escolher idioma e configurar o restantes dados... (mas não tive que o formatar, isso já estava)

Já tentei, mas ao que parece a coisa não é assim tão simples. vi qualquer coisa usando linux, mas nem assim...

Juliocesar

7. thendless

thendless Power Member

Lição da thead: guardem sempre backups dos ficheiros.

8. DonJuan

DonJuan Power Member

thendless,

Ele fez uma pergunta pertinente: quem faz backups de 75GB?

9. CH4OS

CH4OS Power Member

A não ser que esteja a me escapar algo, o que é mais problemático são mesmo os saves e fotos pessoais que sejam gravadas directamente para a PS3 e isso certamente não ocupa 75 GB's...

Os jogos da store podem voltar a fazer-se download, visto que é permitido 5 downloads a partir da mesma conta (quem faz partilhas obviamente que se está a arriscar).

O que normalmente ocupa mais espaço no disco são mesmo as instalações no disco e patches e isso não vale a pena fazer backup visto que estão sempre disponíveis para fazer num novo disco rígido.

Última edição: 23 de Março de 2009
  10. Tomekk

Tomekk Power Member

re:

Sim, mas sendo assim o procedimento mais poupado de backups incrementais exige a dispença de um tempo enorme de recursos.

Pois tens que eliminar tudo e voltar a sacar.....

Fazer um backup total de 320GB também demora o seu tempo :S.

Enfim a solução da sony deveria sempre passar pela possibilidade de poderes registar varias keys dos discos...

Ou então não, estou simplesmente a fazer uma grande confusão, a consola da sony só serve para gravar jogos, installs, saves e nunca poderá servir para armazenagem de conteúdos multimédia.

Isto tudo, por um motivo muito simples. Não permite ter um sistema redundante altamente produtivo ( sistema de backups ). Nem permite aplicares um plano de contigencia ( teres mais do que um disco registado no sistema ).

Lição da thread:
    Coloquem na PS3 apenas dados temporários, o resto guardem tudo no PC de preferência!

11. AVxAMD

AVxAMD I fold therefore I AM

Boas.
    Algo não bate certo...
    Tirei o meu de 60GB e meti um de 500GB e formatei o dito na PS3.
    Instalei YLD 6 numa partição e o resto para a "tralha" da PS3.
    A partição da tralha não é nada mais, nada menos que uma formatação FAT32 (por isso a PS3 não aceita ficheiros maiores do que 3.9GB).
    Retiro o Disco SATA da PS3 e meto numa gaveta externa USB e tenho acesso a todos os dados
    sem problemas, o mesmo se aplica ao YLD 6.
    Sobre o Disco que veio com a nova PS3 está limpo (formatado) e esse nunca seria o teu original de 60GB.
    Os Discos DE 60GB da PS3 são na realidade Discos de 80GB, os +- 20GB em falta estão bloqueados e ocultos.
    Eu desbloquiei esses 20 GB e formatei o Disco no PC em NTFS e agora uso para transportar dados de casa para o trabalho e vice-versa.
    Se a minha PS3 der o berro (vai lá vai, lá se ia o meu animal de estimação)
    basta retirar o de 500GB e reverter o processo no de 60GB e colocar na PS3 e mandar para a garantia sem perder os dados de interessse que estão no de 500GB.
    Cá para mim o teu Disco passou-se e está em formato RAW...
    Espero ter esclarecido as coisas.
    Um grande abraço a todos.

12. Ask0t

Ask0t Power Member

Não sei se o que vou dizer tem algo de importante ou até novidade (não é de certeza), mas como é explicado em todos os tuturials da troca de discos da PS3 por discos novos, o que é sempre dito é de facto que deve sempre formatar o disco novo na PS3 antes de começar a usar, ele automaticamente pede para formatar, e os utilizadores formatam. Sendo assim a PS3 fica habilitada a utilizar o disco novo com as configurações corretas e completamente limpo.

No teu caso, o novo (ou velho, como queiras) disco que pretendes meter na consola teria que ser formatado para estar corretamente configurado com a PS3 e limpo para utilização.

Consola nova ou diferente, configurações diferentes no disco.

Não entendi uma coisa, afinal esse disco está avariado? ou apenas não funciona no PC por alguma razão desconhecida?

13. S3rgi0

S3rgi0 Power Member

Depois de ter trocado o disco da minha PS3, a única "anomalia" que detectei foi não reconhecer, depois do restauro do backup, os "savegames" de jogos PS3 comprados na store, curiosamente os savegames dos jogos em disco blue-ray, funcionaram sem problemas.

14. sotil

sotil Power Member

Sim o normal é não reconhecer, pois como disseste e bem apenas reconhece se for a mesma consola.
    Quando troquei o meu, mal meti o de 160Gb pediu imediatamente para o formatar, como seria de esperar. Acho que aqui faltou um pouco de informação da tua parte.

Partilhar esta Página