Troca Disco Rigido

r0ss0s

Suspenso
Boas.

Venho colocar um pergunta que é a seguinte: Tenho dois pc's. Um com 250Gb de Disco Rigido e no outro tenho 160Gb. Ambos os computadores têm tem tudo instalado e coisas guardades no Disco Rígido. Queira saber se ao trocar os discos rígidos de um para o outro, os meus ficheiros comtinuam lá, e se ao liga-los continua tudo nas mesma, ou se tenho que instalar o Sistema Operacional de novo e tudo...

Aguardo resposta

Cumps
 
Continuar, continua tudo no sítio, arrancar é que duvido que o faça, porque, a começar pelos discos, as configurações de hardware dos pcs devem ser diferentes, logo o Sistema Operativo não vai arrancar.
 
Exacto. Para cada PC, um sistema operativo diferente, pois pode haver conflitos de drivers e dar sempre ecrãs azuis.

(mesmo assim, consegui "transplantar" um disco rigido com o vista de um P4 para outro pc totalmente diferente. Depois de alguns ecrãs azuis, lá estabilizou... foi sorte, suponho)
 
Então mais vale comprar um Disco Rígido de 160Gb equivalente ao que eu tenho. Certo?
E se eu colocar mais um disco rígido de 160Gb, depois ao ligar tenho que configurar outra vez o SO? Ou continua tudo na mesma?

Aguardo Resposta

Cumpz
 
Equivalente e da mesma marca, convém ligá-lo à mesma entrada que no outro pc (ex: IDE0 ou SATA1 seja qual for o caso) e esperar que, como aparece no Fedora "dazzled and confused", tenhas a mesma "sorte" que o redshot e ele consiga arrancar.
Claro está que o mais provável é teres de instalar drivers para o novo pc.

Em suma. Vais ter mais trabalho que ganho.
Se o objectivo é passagem de dados tens soluções mais simples.
 
Desculpa mas acho que não percebi o teu último post.
O que tu dizias era comprar outro disco para acrescentar ao pc?
Em vez de fazer a troca?
Isso podes fazer na boa sem mexer no Sistema Operativo, e nem precisa de ser igual...
Tens é de ter cuidado para teres o que tem o SO em Master e o outro em Slave.
 
Mega desenterranço LOL.
Então é assim,quero trocar o velhinho disco de 80gb que está no desk a rebentar pelas costuras por um de 320,mas queria transportar toda a informação do disco velho para o novo antes de trocar.
O motivo é o obvio,sistema operativo,montes de programas instalados e registados e tudo o que é ficheiros.
Basicamente queria trocar de disco,ligar o computador e ficar tudo exactamente como estava.
Ha software para isso?Alguem já testou alguma coisa e que seja eficaz?
Gracias...abraço á comunidade.
 
Mega desenterranço LOL.
Então é assim,quero trocar o velhinho disco de 80gb que está no desk a rebentar pelas costuras por um de 320,mas queria transportar toda a informação do disco velho para o novo antes de trocar.
O motivo é o obvio,sistema operativo,montes de programas instalados e registados e tudo o que é ficheiros.
Basicamente queria trocar de disco,ligar o computador e ficar tudo exactamente como estava.
Ha software para isso?Alguem já testou alguma coisa e que seja eficaz?
Gracias...abraço á comunidade.
:lol: Podias ter criado um topico novo!

Sim, há programas para isso.
Ligas o novo disco á MB. ligas o PC e carregas o SO pelo disco antigo. O novo Disco deve ser instalado automaticamente. Após isto é só clonares o teu velho disco para o novo disco, quando esta operação acabar, todo o que tens no disco antigo fai ficar exactamente igual no novo disco. Podes reiniciar, livrar-te do teu antigo disco, e inicar o SO pelo novo disco. A partida deve correr tudo bem ;).

Podes usar este programa para clonar o disco, é free.
 
:lol: Podias ter criado um topico novo!

Sim, há programas para isso.
Ligas o novo disco á MB. ligas o PC e carregas o SO pelo disco antigo. O novo Disco deve ser instalado automaticamente. Após isto é só clonares o teu velho disco para o novo disco, quando esta operação acabar, todo o que tens no disco antigo fai ficar exactamente igual no novo disco. Podes reiniciar, livrar-te do teu antigo disco, e inicar o SO pelo novo disco. A partida deve correr tudo bem ;).

Podes usar este programa para clonar o disco, é free.

Obrigado amigo!
Não abri novo topico porque achei que este dava perfeitamente e para não spamar o forum.

Isso até pode ser super facil,mas eu sou uma beca noob nestas cenas,para mim sera mais facil (acho eu),ligar o novo disco como master no IDE2 e com a ajuda de algum suposto programa,criar uma copia 1:1 do meu disco actual.
No fim era só ligar o novo HDD no IDE1 e ligar o PC.Acho que era mais facil e rapido...
Esse programa que meteste aí o link faz isso?
 
metes o disco novo, pões para arancar por esse através da bios.
Depois instalas o SO nesse mesmo disco. Quando chegares ao ambiente de trabalho, copias os dados que te interessam do antigo para o novo(copy / paste).
 
metes o disco novo, pões para arancar por esse através da bios.
Depois instalas o SO nesse mesmo disco. Quando chegares ao ambiente de trabalho, copias os dados que te interessam do antigo para o novo(copy / paste).

O meu stress nem é o SO em si,porque isso eu instalava na boa,nem tão pouco os documentos e ficheiros de musica,video,fotos,etc...a cena é que tenho montes de programas instalados no disco antigo,muitos deles já nem sei das licenças e não queria de maneira nenhuma voltar a ter que reinstalar tudo de novo.
 
Obrigado amigo!
Não abri novo topico porque achei que este dava perfeitamente e para não spamar o forum.

Isso até pode ser super facil,mas eu sou uma beca noob nestas cenas,para mim sera mais facil (acho eu),ligar o novo disco como master no IDE2 e com a ajuda de algum suposto programa,criar uma copia 1:1 do meu disco actual.
No fim era só ligar o novo HDD no IDE1 e ligar o PC.Acho que era mais facil e rapido...
Esse programa que meteste aí o link faz isso?

:arrow:Sim, podes ligar o disco no IDE2, mas deixa-o em slave.
:arrow:Depois ligas o PC normalmente. O novo disco vai ser detectado e instalado automaticamente.
:arrow:Instalas o programa.
:arrow:Depois é só usar o programa para clonar o teu velho disco para o novo.
:arrow:Podes desligar o PC e retirar o velho disco. E ligar o novo Disco no IDE1 como master.
:arrow:Ligas o computador normalmente e tens tudo exactamente como tinhas no disco antigo ;)

EDIT:
No programa, para clonares o disco carregas na opção "Drive-to-Drive" vai abrir uma janela nessa janela seleciona a opção "RAW mode", depois so tens de seguir as instruções que aparecem na janela.
 
Última edição:
a unica coisa que tens de fazer é o seguinte:
colocar o disco que quiseres no pc (não precisas de andar a fazer clonagens)
sacas o ubcd4win e gravas num cd
arrancas com o cd no pc que tem o disco
dentro do livecd tens lá uma opção na parte de registo para reparar os drivers da controladora
e está feito!!
 
Mike,esse programa é muito bom para quem queira trocar de mothermoard ou então para meter o disco noutro computador e continuar a trabalhar com as definições que tinha,penso eu que é isso.Pode dar-me jeito no futuro!
No meu caso eu quero meter um disco totalmente limpo.

drkdfndr,esse programa,o DriveImage,tenho que instala-lo no disco de 80Gb,o antigo não é?

Obrigado mais uma vez a todos!
 
já que se esta a falar de trocas de discos, vou postar aqui uma pergunta!!!

tenho 1 disco SATA, e queria por outro para alargar a capacidade, como ponho o segundo disco em slave?
 
Back
Topo