Troca do Conector do Headset

KiKo_200

Power Member
Olá a todos!
Eu tenho os Logitech G231 Prodigy, só que o conector está danificado.
Eu já cheguei à conclusão que teria que trocar o conector (solução obvia), mas eu não sei como.
O conector é igual a este:

e98dacdcbfd5db4f58b1c04f74c58fdb..jpg


O problema é: onde que eu adquiro um conector destes para trocar e como que eu troco? Preciso de soldar? É só ligar os fios? E onde ligo os fios?
É que eu sou bastante nabo nestas situações.
Desde já agradeço a vossa atenção
 
Fazendo testes de continuidade/resistência com um multímetro para saber que fio liga a que pino do jack.

Se os fios não tiverem cores diferentes, deves cortar um a um e identifcar de alguma forma, senão depois de cortados os fios ficas sem forma de fazer a correspondência para a ficha 3.5mm nova.
 
Fazendo testes de continuidade/resistência com um multímetro para saber que fio liga a que pino do jack.

Se os fios não tiverem cores diferentes, deves cortar um a um e identifcar de alguma forma, senão depois de cortados os fios ficas sem forma de fazer a correspondência para a ficha 3.5mm nova.

E como que eu faço esse teste de continuidade? E preciso de gastar muito dinheiro para comprar todo esse aparato? É que eu preciso de um multímetro e do ferro de solda e eu também não queria gastar rios de dinheiro nisso pois só vou usar isso uma ou duas vezes se for preciso...
 
Porque não vais a uma casa de música/electrónica/etc e pedes que te façam isso? Se calhar pagas 5/10/15€, mas não tens que comprar nada (bom, talvez te peçam que encomendes a ficha de 4 pólos).
 
Porque não vais a uma casa de música/electrónica/etc e pedes que te façam isso? Se calhar pagas 5/10/15€, mas não tens que comprar nada (bom, talvez te peçam que encomendes a ficha de 4 pólos).

Aqui na terrinha não há nada disso... Teria que ir parar a Peniche e nem sei se me faziam isso e também se não for muito caro essas coisas eu até compro e deixou aqui na necessidade de algum dia...
 
Mandando vir da China/eBay, provavelmente fica-te multímetro mais ferro de soldar mais ficha por 15-20€, dependendo da qualidade/funcionalidades do que comprares.

Multímetro - até 5€ os mais básico do básico (serve para medir resistência/continuidade, umas pilhas/baterias, etc.), até 10€ algo com mais qualidade/funcionalidades mas ainda básico, 15-20€ algo básico mas com muitas funcionalidades (chegou-me há poucos dias um ANENG AN8009 com bolsa e acessórios que à partida fará tudo o que preciso, incluindo medir condensadores e temperatura, e é leve/pequeno - 18€); o que tem qualidade e funcionalidades já custa 30-40€ para cima e é preferível comprar em loja física/europeia por causa da garantia

Ferro de soldar - até 5€ os básicos, pelo que vi no eBay já encontras com regulação de temperatura/LCD até 10€

Ficha - 2-3€
 
Mandando vir da China/eBay, provavelmente fica-te multímetro mais ferro de soldar mais ficha por 15-20€, dependendo da qualidade/funcionalidades do que comprares.

Multímetro - até 5€ os mais básico do básico (serve para medir resistência/continuidade, umas pilhas/baterias, etc.), até 10€ algo com mais qualidade/funcionalidades mas ainda básico, 15-20€ algo básico mas com muitas funcionalidades (chegou-me há poucos dias um ANENG AN8009 com bolsa e acessórios que à partida fará tudo o que preciso, incluindo medir condensadores e temperatura, e é leve/pequeno - 18€); o que tem qualidade e funcionalidades já custa 30-40€ para cima e é preferível comprar em loja física/europeia por causa da garantia

Ferro de soldar - até 5€ os básicos, pelo que vi no eBay já encontras com regulação de temperatura/LCD até 10€

Ficha - 2-3€

A ficha poderia ser esta? https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_640_158_1852&products_id=011-0050

O multímetro acho que não precisaria de algo muito avançado, pois o que eu iria arranjar seria coisas básicas deste tipo, verifiquei estes: https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_484_485&products_id=096-1530 e https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_484_485&products_id=096-4973
Pela diferença de preço acho que vale mais a pena o primeiro, pelo menos parece um pouco mais bem estruturado...

E o ferro de solda vi este: https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_318_476&products_id=096-6025

Se achares que algum desses não é bom ou algo do tipo, tenta ver nessa mesma loja ou então se quiseres em alguma de confiança. Prefiro comprar em lojas portuguesas porque chega mais rápido e sempre ajudo a economia portuguesa :rrotflm:

Desde já agradeço imenso a tua ajuda!
 
Reparei agora que aquilo limpa os nomes todos... É a loja que o seu slogan é "Tudo para eletrónica" e é como eu costumo dizer, a loja do robert :lol:
 
Essa ficha não presta, aquele plástico em forma de "rede" que tem na extremidade oposta à ficha ao fim de alguma utilização vai começar a partir/vai ressequir. É preferível comprar uma ficha que seja redonda nessa extremidade (exemplo 1, exemplo 2) e colocar um pouco de manga termoretráctil à volta dos fios soldados para evitar que dobrem demasiado na ponta.

Esses multímetros não são recomendados, têm fios que saem do interior do multímetro, se partirem (e irão partir) terás que andar a soldar/reparar, e aquele plástico preto a segurar os fios que saem do multímetro vai partir de certeza, ficando os fios mais soltos (mais propensos a partir). É preferível comprar multímetros com cabos em "banana" (não sei qual é o nome técnico, mas refiro-me aos cabos que dá para pôr e tirar, substituir por outros com pontas diferentes, etc.), que são cabos padrão e se partirem ou as pontas se estragarem é facílimo reparar ou substituir (não é preciso abrir o multímetro).

Esse ferro de soldar de ~5€ nem diz que temperatura atinge (pode ser 400 ou 450ºC, o que é demais para a maior parte dos trabalhos de reparação de fios, e arriscas estragar a ficha de 3.5mm), enquanto que por mais 2,5€ compras algo "lá fora" já com regulação de temperatura (este ferro é um dos primeiros resultados do link que coloquei anteriormente). Se queres algo decente, mesmo que seja só para usar 2-3 vezes ao ano, convinha que tivesse regulação de temperatura e também um suporte para o ferro, mas não é estritamente necessário (não tendo o suporte, cuidado onde pousas o ferro enquanto estiver quente!). Ah, não esquecer de ter/comprar solda e ter uma esponja para ir limpando.

Quanto a ajudar a economia portuguesa: não só não vai fazer diferença prática, como poupas metade do valor (ou mais), tens mais e melhor escolha lá fora e é entregue diretamente em casa (não é preciso andar a fazer viagens aos correios, se estiver alguém em casa para receber). E o que as lojas têm "vem do mesmo sítio", a diferença é que pagas os intermediários.
 
Última edição:
Essa ficha não presta, aquele plástico em forma de "rede" que tem na extremidade oposta à ficha ao fim de alguma utilização vai começar a partir/vai ressequir. É preferível comprar uma ficha que seja redonda nessa extremidade (exemplo 1, exemplo 2) e colocar um pouco de manga termoretráctil à volta dos fios soldados para evitar que dobrem demasiado na ponta.

Esses multímetros não são recomendados, têm fios que saem do interior do multímetro, se partirem (e irão partir) terás que andar a soldar/reparar, e aquele plástico preto a segurar os fios que saem do multímetro vai partir de certeza, ficando os fios mais soltos (mais propensos a partir). É preferível comprar multímetros com cabos em "banana" (não sei qual é o nome técnico, mas refiro-me aos cabos que dá para pôr e tirar, substituir por outros com pontas diferentes, etc.), que são cabos padrão e se partirem ou as pontas se estragarem é facílimo reparar ou substituir (não é preciso abrir o multímetro).

Esse ferro de soldar de ~5€ nem diz que temperatura atinge (pode ser 400 ou 450ºC, o que é demais para a maior parte dos trabalhos de reparação de fios, e arriscas estragar a ficha de 3.5mm), enquanto que por mais 2,5€ compras algo "lá fora" já com regulação de temperatura (este ferro é um dos primeiros resultados do link que coloquei anteriormente). Se queres algo decente, mesmo que seja só para usar 2-3 vezes ao ano, convinha que tivesse regulação de temperatura e também um suporte para o ferro, mas não é estritamente necessário (não tendo o suporte, cuidado onde pousas o ferro enquanto estiver quente!). Ah, não esquecer de ter/comprar solda e ter uma esponja para ir limpando.

Quanto a ajudar a economia portuguesa: não só não vai fazer diferença prática, como poupas metade do valor (ou mais), tens mais e melhor escolha lá fora e é entregue diretamente em casa (não é preciso andar a fazer viagens aos correios, se estiver alguém em casa para receber). E o que as lojas têm "vem do mesmo sítio", a diferença é que pagas os intermediários.

Realmente pensei nisso sobre o conector, mas como já tenho algumas mangas termoretrateis por aqui eu pensei em colocar uma à volta.

Sobre o multímetro eu também tinha visto que havia uns com o cabo "preso" mas pensei que tinha separado uns com o cabo separado... Esse que tu indicas é bom ou por mais uns poucos euricos eu arranjo melhor?

Sobre o ferro de solda eu também tinha pensando em comprar um suporte porque não queria torrar acidentalmente a minha mesa. E a solda e a esponja onde que eu posso comprar?

E eu queria mais comprar em lojas portuguesas devido à demora para a entrega, e agora ainda vai chegar ai o natal vai piorar ainda... E se houver algum ferro de solda ou um multimetro melhorzinho eu não me importo de pagar um pouco mais, até 20€ eu pago na boa!
E agradeço imenso a tua ajuda!
 
Aquele multímetro é o básico dos básicos, é do mais barato que arranjas com "bananas". Não te admires é se um dia deixar de funcionar "porque sim". Se houver uma loja de chineses aí perto, talvez encontres algo melhor e com "bananas" até 10€.

A solda e esponja podes comprar com o ferro de soldar/suporte. A loja deve ter isso tudo. Há suportes já com esponja. Há estações de soldar que já trazem tudo (comprei uma destas por 15€ há uns 10 anos ou mais, é o que uso ainda hoje, embora já tenha trocado a esponja 2-3 vezes por esponjas velhas da loiça). Há esponjas de lavar a loiça que servem (aquelas amarelas ásperas e com bolhas grandes, não as lisas com pequenas bolhinhas).
 
Então algo deste tipo serve: https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_318_506&products_id=096-0838

E este multímetro é bom? https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_484_485&products_id=096-6528

E o que achas desta ficha? Sempre parece mais consistente... https://*****.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_2395_158_1852&products_id=011-2150

Mais uma vez prefiro pagar um pouco mais a não ter de esperar semanas para que cá chegue, e duvido muito que aqui nos chineses perto de casa tenha algo desse tipo, mas amanha passo por la e vejo que não me custa nada...
 
Sim, essa estação é igual à que tenho (há várias marcas que vendem esse mesmo modelo com nomes diferentes, a minha nem é da marca Velleman como a do link).

O multímetro é aceitável, mas para 14€ podes pensar em comprar aquele barato de ~3€ e mandar vir de fora uma coisa melhor pelo mesmo valor.

A ficha parece melhor que a anterior, supondo que aquela parte metálica funciona como uma mola (ajuda a evitar que o cabo dobre demasiado e os fios no interior partam).
 
Sim, essa estação é igual à que tenho (há várias marcas que vendem esse mesmo modelo com nomes diferentes, a minha nem é da marca Velleman como a do link).

O multímetro é aceitável, mas para 14€ podes pensar em comprar aquele barato de ~3€ e mandar vir de fora uma coisa melhor pelo mesmo valor.

A ficha parece melhor que a anterior, supondo que aquela parte metálica funciona como uma mola (ajuda a evitar que o cabo dobre demasiado e os fios no interior partam).

Então é isso mesmo, amanha passo pelos chineses aqui perto e logo vejo isso.
Outra questão, solda com chumbo ou sem? Estive a ver para comprar e deparei-me com essa situação...
 
Acho que o normal é 60/40 (60% estanho, 40% de não sei o quê).

Chumbo é tóxico, mas não sei se não usando chumbo consegues soldar os fios. Não te consigo ajudar nisso.
 
Última edição:
Eu não sei o que uso, já tenho a solda que uso há muito tempo e nunca comprei porque nunca gastei tudo. Penso que com chumbo é mais fácil de soldar (temperatura de fusão menor), no entanto os fumos talvez sejam (ligeiramente) tóxicos. Mas não sei pormenores. Só sei que tem servido para o que preciso :)
 
Boas, desculpem desenterrar este tópico mas serve para o propósito. Alguém conhece algum sítio no Porto que faça troca/reparação do Jack 3.5mm de umas colunas? Tenho umas que estão a precisar.
 
Back
Topo