Avaria Trocar cabeças de discos rígidos 2.5

Pappets

Power Member
Olá
Tenho dois discos rígidos 2.5 avariados da marca toshiba. Um não dá qualquer sinal e o outro ouve-se uns estalinhos que creio ser da cabeça de leitura estar encravada. A minha pergunta é a seguinte: é possível trocar as cabeças de leitura de um disco para o outro?

Cumprimentos
 
Tens noção que abrir discos só em ambiente preparado para o efeito tal como laboratório? Desde o momento que expões o disco, num local como por exemplo a tua casa arrumas com ele!
Só em casos de recuperação de dados se justifica mandar abrir um disco e não fica nada barato.
 
Claro que dá para trocar.
Agora quem não tiver condiçoes, ferramentas e principalmente CONHECIMENTO do que faz, não se deve aventurar. E conhecimento, não são videos do youtube.....
E melhor ainda, se os dados são mesmo IMPORTANTES, é não fazer mesmo.
 
Não tenho dados em ambos os discos. Apenas quero aproveitar um que creio que dá para aproveitar, o tal que não arranca mas que se ouve os tais estalinhos, o outro parece-me que está completamente morto porque não dá qualquer sinal, nem mecânico nem luz.

Acredito que consiga fazê-lo apenas vendo vídeos no youtube. Já vi vários e é simples. Não há nada de complicado. A minha dúvida era se as cabeças de leitura têm algum tipo de afinidade apenas com o disco em está instalado. Para começar, ambos os discos são da mesma marca, da Toshiba. Além disto, eu iniciei este tópico para ter mais opiniões do que apenas ver os vídeos.


Tens noção que abrir discos só em ambiente preparado para o efeito tal como laboratório? Desde o momento que expões o disco, num local como por exemplo a tua casa arrumas com ele!
Só em casos de recuperação de dados se justifica mandar abrir um disco e não fica nada barato.

Porque dizes isso? O pó irá danificar o disco? Com pó na superfície do disco, será mais difícil ou impossível a sua leitura por parte da cabeça de leitura? É isso? Pois pelos vídeos que eu vi de discos rígidos 2.5 abertos, estes são bastante simples. A remoção da cabeça de leitura é possível e bastante simples.
 
Remoção é sempre, o problema é montar de novo. Os discos são da mesma marca, mas são iguais? Convinha que os discos fossem do mesmo modelo. Se forem de modelos diferentes, poderão ser diferentes.

Tens noção da proximidade a que andam as cabeças do disco? É de tal maneira próximo que uma impressão digital seria uma obstrução.

Portanto, abrir discos em ambiente não controlado, não me parece boa ideia. Mas se só for para efeitos didácticos...
 
Desculpa a pergunta mas: estás mesmo a serio ao fazer estas perguntas???

Olha, só tens uma solução: tenta. Logo vês o resultado ehehheheh
 
por mim, estás a vontade, se pensas que é assim tão simples abrir HDD's e mexer neles como vês nos videos, então força, eles já estão encostados, logo o que vais fazer é acabar com o resto tão simples quanto isto...

e como já foi dito em situações criticas de necessidade de recuperar dados importantes, os HDD's só podem ser abertos em laboratório com ambiente controlado, e meticulosamente limpo de qualquer tipo de partículas, e quem for executar a tarefa tem de estar devidamente equipado com fato e luvas próprias para o efeito e respectivas ferramentas para tal operação...

se isso fosse algo banal qualquer um fazia isso, não achas...
 
não se ponham por caminhos que não sabem o que estão a fazer.... em 25 anos de informática de facto estamos sempre a ouvir tudo :)

abrir discos para mudar cabeças :D
Sabes que por algum motivo levam alguns milhares de euros para recuperar dados de discos avariados fisicamente...
 
Remoção é sempre, o problema é montar de novo. Os discos são da mesma marca, mas são iguais? Convinha que os discos fossem do mesmo modelo. Se forem de modelos diferentes, poderão ser diferentes.

Eu não sei se estou correto acerca do que vou dizer mas ambos os discos têm duas marcas. Uma marca é a da empresa que os monta e outra marca é da empresa que produz os componentes. Portanto, um disco é da LG e o outro é da Verbatim. Estas são as marcas que vêm nas caixas do disco, mas quando os abri, a marca de ambos é a samsung.

Tens noção da proximidade a que andam as cabeças do disco? É de tal maneira próximo que uma impressão digital seria uma obstrução.

Sim. Uma vez vi aquele programa do discovery channel chamado "How it works" e falaram sobre discos rígidos e disseram que a cabeça de leitura não chega a tocar no disco e que o espaço entre ambos é mais fino do que um cabelo humano.

por mim, estás a vontade, se pensas que é assim tão simples abrir HDD's e mexer neles como vês nos videos, então força, eles já estão encostados, logo o que vais fazer é acabar com o resto tão simples quanto isto...

Sim, os discos já estão encostados/avariados por isso não perco nada em tentar. Nos vídeos que vi, os HDD's parecem ser bastante simples: um disco e a cabeça de leitura, portanto, não tem peças pequeninas que se podem perder ou muitas peças que depois a sua montagem seja um autêntico puzzle. É por isto que eu digo que a desmontagem e montagem é simples e creio que qualquer um concorda. O problema é se depois irá funcionar devido à sujidade que o disco ou a cabeça poderam apanhar. Uma das coisas que eu reparei nos vídeos foi que a cabeça de leitura não é removida simplesmente à mão mas sim com uma ferramenta que me pareceu ser um íman que se encosta no sítio onde o braço da cabeça gira.

se isso fosse algo banal qualquer um fazia isso, não achas...

Sim, correcto. Por isso é que iniciei este tópico.

não se ponham por caminhos que não sabem o que estão a fazer.... em 25 anos de informática de facto estamos sempre a ouvir tudo :) abrir discos para mudar cabeças :D
Sabes que por algum motivo levam alguns milhares de euros para recuperar dados de discos avariados fisicamente...

O conhecimento só vem depois da experiência. Em 25 anos de vida de facto estamos sempre a ouvir tudo. Se não tens curiosidade nem arriscas como sabes como as coisas funcionam? Tens de abrir as coisas para saber. Ou, no mínimo, ver vídeos ou ler livros, mas assim apenas ficas com a teoria e não com a prática e experiência própria. Por exemplo: teres uma experiência sexual é bastante diferente do que leres o que é o sexo. Entendes? Além disso, os discos já estão avariados, não vou perder nada, disse-o no primeiro post: um está praticamente morto, não dá qualquer sinal, e o outro ouve-se o tal click que deve ser a cabeça de leitura estar encravada.

Seja lá como for, mesmo se eu quisesse abrir os discos não posso porque os parafusos dos discos não são de fenda nem philips, a ranhura das cabeças parecem uns asteriscos e eu não tenho chave para eles.

Então o que devo eu fazer com os discos? Um tá morto mas o outro não, apenas tem a cabeça presa. Tentar arranjá-los em casa não posso porque não tenho a chave, e mandar arranjá-los numa loja provavelmente vai-me custar o mesmo do que uma recuperação de dados. Mando-os fora? Alguém compra isto? Alguma loja ou empresa de reciclagem dá alguma coisa por isto? Os discos são lixo, não funcionam, mas o material em si não é lixo.
 
reciclagem. Tal como já disseram aqui varias vezes o que pedes é o mesmo que fazer uma operação ao coração apenas com uma pau que encontraste na rua.
esquece. deita para a reciclagem ou guarda como recordacao. daqui a 50 anos pode valer dinheiro tal como agora os discos de 8' começam a valer e bastante
 
Pappets, a probabilidade de sucesso numa substituição de cabeças é muito reduzida. Nunca ficará como dantes, não nas condições que tu ou outro de nós reúne. Se mesmo assim quiseres aventurar-te, e visto que ambos os discos estarem avariados, vai em frente, quanto mais não seja para efeitos didácticos.
 
... ou guarda como recordacao. daqui a 50 anos pode valer dinheiro tal como agora os discos de 8' começam a valer e bastante

Vai para a reciclagem. Daqui a 50 anos TALVEZ valham algo. Não me apetece guardar coisas avariadas.

... quanto mais não seja para efeitos didácticos.

Exacto. Nem que fosse apenas para aprender.

E porque não trocar a placa controladora, do disco que funciona e colocar no que não dá sinal de vida ?

Isso foi logo a primeira coisa que fiz mas não faz com que nenhum dos discos funcione. Aliás, só tenho uma placa. A outra não sei o que lhe fiz. Vou mandar isto fora, para a reciclagem, e aproveito apenas a placa controladora e caixa.

Obrigado pelas dicas e cumprimentos.
 
Abre-os à bruta nem que seja com um alicate.
Depois liga-os a uma fonte velha. Depois usa canetas, marcadores, e por fim, pregos.
Aquilo roda bem depressa e é engraçado. Sai uma pintura rupestre ^^
Bem, também tem lá uns imanes bem fortes! Depois sim, reciclagem :P
 
Back
Topo