Trocar comutador por comutador duplo ajuda

CosmicX

Power Member
Boas,

Queria trocar um comutador que acende 3 lâmpadas em simultâneo por um comutador duplo para acender, uma num botão e 2 noutro.

1ª florescente


outras duas que não preciso delas sempre acesas



Os comutadores actuais são assim:



Na primeira caixa tem fase, retorno para o comutador da esquerda e outra para uma casa de banho.



Na segunda caixa é onde os pontos de luz estão todos ligados em simultâneo, retorno do segundo comutador e os 3 pontos de luz.





Entre os comutadores tem 2 fios pretos, para fazer a comutação.

Queria acender as fluorescentes depois da porta num botão e as outras do lado e baixo da escadaria noutro botão, isto tanto num comutador como noutro, para ter sempre acesso ás luzes. É desnecessário estar 6 florescentes quando normalmente só preciso de 2 acesas.


É só passar mais 2 cabos para a segunda comutação, e depois ligar os cabos das luzes independentes ao segundo comutador?
Pretendo meter 2 comutadores duplos da efapel.

Se alguém poder fazer um esquema ou rabisco seria mais fácil.

Como se liga depois nos comutadores efapel, os fios de comutação e quais são os que vão para as lâmpadas?
Que comutador duplo devo colocar? de escada certo?
Não sei a diferença entre o de lustre eo de escada.


Cumps
 
Última edição:
para o que pretendes tens de trocar os comutadores de escada simples por comutadores de escada duplos e problema resolvido.
image.jpg.php
 
para o que pretendes tens de trocar os comutadores de escada simples por comutadores de escada duplos e problema resolvido.
image.jpg.php

Mas tenho passar mais 2 fio entre os computadores tem que ser certo?

O comutador de lustre, que diferença faz dome um interruptor simples?
 
Última edição:
Mas tenho passar mais 2 fio entre os computadores tem que ser certo?

O comutador de lustre, que diferença faz dome um interruptor simples?

sim vais ter de passar mais dois fios, atualmente entre comutadores tens apenas 2 fios para a comutação dupla vais precisar de 4 fios.

quanto ao comutador de lustre difere de um interruptor simples apenas pelo facto imagina que tens num candeeiro 6 lâmpadas, com um interruptor simples acendes e apagas as 6 lâmpadas, com um comutador de lustre podes dividir entre acender apenas 3 das 6 ou todas.

como nesse caso é um corredor tens uma comutação de escada aplicada para efetuar o mesmo principio tens de mudar para comutadores simples de escada para duplos o que te vai permitir apenas aceder o essencial ou tudo conforme a necessidade.

hoje em dia já se está a abandonar as comutações e está-se a colocar sensores de movimento e deixa de haver esses problemas pois acende-se a luz à passagem, ao fim de um bocado de tempo apaga se não estiver lá ninguém e evita ter luzes permanentemente acesas.
 
sim vais ter de passar mais dois fios, atualmente entre comutadores tens apenas 2 fios para a comutação dupla vais precisar de 4 fios.

quanto ao comutador de lustre difere de um interruptor simples apenas pelo facto imagina que tens num candeeiro 6 lâmpadas, com um interruptor simples acendes e apagas as 6 lâmpadas, com um comutador de lustre podes dividir entre acender apenas 3 das 6 ou todas.

como nesse caso é um corredor tens uma comutação de escada aplicada para efetuar o mesmo principio tens de mudar para comutadores simples de escada para duplos o que te vai permitir apenas aceder o essencial ou tudo conforme a necessidade.

hoje em dia já se está a abandonar as comutações e está-se a colocar sensores de movimento e deixa de haver esses problemas pois acende-se a luz à passagem, ao fim de um bocado de tempo apaga se não estiver lá ninguém e evita ter luzes permanentemente acesas.

Então ao comutador de lustre quase que se pode chamar interruptor duplo, para 3 ou 6 lampadas.
Tava na ideia que os comutadores era para inversão, em geral.

Já pensei em meter sensores, mas acima tem outro piso, e ao descer o sensor nao acende logo, só ao fim de descer, e é um local que fica perto da sala e WC, por isso é que queria trocar por duplo para nao estar as outras 2 armaduras de 2 fluorescentes cada acesas sem ser necessário.

Tenho um senor à entrada no piso de baixo e outro no piso de cima num hall para a cozinha.
Queria por também um sensor numa escadaria, um sensor em baixo e um sonoff rf com interroptor sem fio, só nao sei é se esse interroptor vai fazer interferência com o sensor. Isso está num tópico: sensor 360 aqui no forum.

Obrigado
 
hoje em dia já se está a abandonar as comutações e está-se a colocar sensores de movimento e deixa de haver esses problemas pois acende-se a luz à passagem, ao fim de um bocado de tempo apaga se não estiver lá ninguém e evita ter luzes permanentemente acesas.

Diz destes sensores de encastrar?

ORCR206_5908235905235_2D_0001_small.png


As lâmpadas ainda são florescentes, demora sempre a ligar.

Mudando para led, ao acender na passagem acende também no corredor todo, se separar as luzes vou atravessar o corredor e só acende no fim.

É uma hipótese, gosto de sensores, mas há casos que não sei se é a melhor solução.

Outra duvida é se 2 sensores em paralelo, precisam de neutro para não interferirem um no outro, nem darem complicações ou mesmo sem neutro dão bem sem interferências?
 
Última edição:
CosmicX

Tu na ultima resposta referes que tens um sensor e este só atua ao chegares ao final da escada, isso pode ser relativo ao seu alcance ou localização ou mesmo sensibilidade, pois deveria atuar logo antes de começares de descer a escada, nessas situações usa-se um sensor 380 colocado no teto perpendicular ao inicio da escada a descer e outro no reverso quando for a subir.

Quanto aos de encastrar pode ser uma opção, mas lá está tens lâmpadas florescentes e estas demoram a arrancar como é evidente, devias ter outro tipo de iluminação que acenda instantaneamente, como as LED, devias ponderar mudar.

quanto aos dois sensores em paralelo, sim precisam sempre do neutro, são ligados ambos em paralelo tal como é indicado logo as ligações também.

tens aqui a imagem a demonstrar:
skema.png
 
CosmicX

Tu na ultima resposta referes que tens um sensor e este só atua ao chegares ao final da escada, isso pode ser relativo ao seu alcance ou localização ou mesmo sensibilidade, pois deveria atuar logo antes de começares de descer a escada, nessas situações usa-se um sensor 380 colocado no teto perpendicular ao inicio da escada a descer e outro no reverso quando for a subir.

Ai refiro-me a um tópico que tem aqui: sensor 360 na parede, para apanhar escadas e saída da porta, um piso abaixo.

Este tópico:

https://forum.zwame.pt/threads/sensor-360-na-parede.1060141/
 
CosmicX

Tu na ultima resposta referes que tens um sensor e este só atua ao chegares ao final da escada, isso pode ser relativo ao seu alcance ou localização ou mesmo sensibilidade, pois deveria atuar logo antes de começares de descer a escada, nessas situações usa-se um sensor 380 colocado no teto perpendicular ao inicio da escada a descer e outro no reverso quando for a subir.

Quanto aos de encastrar pode ser uma opção, mas lá está tens lâmpadas florescentes e estas demoram a arrancar como é evidente, devias ter outro tipo de iluminação que acenda instantaneamente, como as LED, devias ponderar mudar.

quanto aos dois sensores em paralelo, sim precisam sempre do neutro, são ligados ambos em paralelo tal como é indicado logo as ligações também.

tens aqui a imagem a demonstrar:
skema.png

Meti 2 comutadores duplos efapel 21101, e 2 led 60cm 6000k para mudar onde passo de um piso para outro, as outras para já ficam com as fluorescentes.

Instalação feita, só meter os leds, acho que não vale a pena estar com sensores nesse corredor.

Obrigado pela atenção.
 
Boas!

Eu no quarto tenho um interruptor que liga 6 focos led (3 vestiário/corredor e outros 3 no quarto propriamente dito). Há outro interruptor junto à cama que faz o mesmo.

Queria mudar o da entrada/vestiário por um duplo e acender 3 x 3. O da cama, apagaria só os 3 do quarto propriamente dito.

Não entendo nada de ligações.. teria que passar cabos extra para fazer o que pretendo?

Obrigado desde já.
 
[_Rafeiro_]

sim terias de alterar as instalação o que obrigava a mudar os comutadores de simples para duplos e meter mais fios para separar os circuitos de modo a fazer o queres, mas não é assim tão simples pois não dever ter espaço nos tubos para meter mais fios, pois isso não foi pensado para ser alterado como queres agora.
 
Boas!

Eu no quarto tenho um interruptor que liga 6 focos led (3 vestiário/corredor e outros 3 no quarto propriamente dito). Há outro interruptor junto à cama que faz o mesmo.

Queria mudar o da entrada/vestiário por um duplo e acender 3 x 3. O da cama, apagaria só os 3 do quarto propriamente dito.

Não entendo nada de ligações.. teria que passar cabos extra para fazer o que pretendo?

Obrigado desde já.

Tira umas fotos com os interruptores fora para ver os fios.

Deves ter uma caixa de derivação, pode estar a acender tudo por estar tudo no mesmo circuito ou não. Só visto por pessoal que entenda.

Eu vou perguntado e fazendo.

Cumps
 
Back
Topo